Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Nacional

São Brás convida a festa na serra

O último fim-de-semana do mês está a chegar e, como já vem sendo habitual, traz consigo a Feira da Serra de São Brás de Alportel, que pretende proporcionar a todos os visitantes uma viagem inesquecível a um Algarve mais genuíno, onde as tradições, hábitos e costumes continuam cheios de vida. A edição deste ano […]

19:45 21 Julho, 2017
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Vinho é o produto em destaque esta edição

O último fim-de-semana do mês está a chegar e, como já vem sendo habitual, traz consigo a Feira da Serra de São Brás de Alportel, que pretende proporcionar a todos os visitantes uma viagem inesquecível a um Algarve mais genuíno, onde as tradições, hábitos e costumes continuam cheios de vida.

A edição deste ano abre portas a 27 de Julho e, pela primeira vez em 26 anos, decorre durante quatro dias, até 30 de Julho. A Câmara de São Brás de Alportel atendeu ao pedido da população, que manifestou vontade em alargar os dias do certame, e este ano apostou num programa maior, com quatro dias de música, animação, actividades, saberes e sabores para toda a família.

A Feira da Serra continua a reinventar-se a cada edição, surpreendendo os visitantes através de novos espaços e iniciativas mas mantendo sempre todos os ingredientes essenciais para um evento de sucesso: diversidade, qualidade e genuinidade.

Ao longo de 26 anos a promover e valorizar os costumes da Serra do Caldeirão, este ano o vinho é o produto em destaque, que leva a organização a apresentar um leque de propostas variadas e inspiradas neste ‘néctar dos deuses’.

Tinto, branco, rosado e licoroso, os aromas e as várias texturas do vinho invadem São Brás com o intuito de conquistar o paladar dos visitantes. No Sítio do Vinho, especialistas da área vão acompanhar todos os curiosos que queiram apreciar os melhores vinhos do Algarve. O vinho também sobe ao Palco Sabores, proporcionando diversos momentos de degustação que prometem surpreender até os mais exigentes.

Organização aposta nos valores locais e promove oferta turística do território

 

Mestres trabalham ao vivo em ofícios de outrora

A organização oferece aos visitantes um espaço multifacetado e acessível a todos, composto por um programa repleto de actividades e momentos de animação. O interior algarvio é um território com enorme potencial, assente nas tradições, recursos locais, produtos e gentes que surpreendem cada vez mais com propostas irreverentes e inovadoras.

A 26ª edição é composta por 15 espaços temáticos com mais de uma centena de artesãos, nove espaços gastronómicos, bailes serranos e mais de 40 actuações que prometem trazer muitos visitantes ao recinto da Escola Poeta Bernardo de Passos.

Os espaços temáticos levam-no numa viagem pelos saberes e afazeres de outros tempos com mestres a trabalhar ao vivo em ofícios de outrora, artesanato tradicional, mercado de sabores da agricultura tradicional, o mundo do faz-de-conta dedicado à pequenada ou desportos radicais.

O evento traz ainda ao presente as memórias do paladar num encontro de sabores da boa gastronomia algarvia, em seis espaços de restauração e três tasquinhas à portuguesa, onde pode provar pratos como papas de milho com sardinhas, jantar de grão, coelho frito com tomilho e vinho do porto ou javali no tacho.

De entre as várias novidades que o evento apresenta esta edição, destaca-se a Mini Feira do Turismo, onde vão estar presentes mais de uma dezena de operadores turísticos do concelho, dedicados aos temas da natureza e do desporto ao ar livre.

A novidade da cobertura de rede wi-fi em todo o recinto vai permitir apresentar o novo site turístico de São Brás durante o evento, assim como o lançamento do novo vídeo promocional do município, que revela algumas das potencialidades turísticas de um território que se situa entre a serra e o mar.

David Carreira traz ritmo e juventude ao Palco Principal do evento
David Carreira actua em São Brás a 27 de Julho

As noites quentes de Verão voltam a apostar nos ritmos intensos e na alegria contagiante que a boa música nacional proporciona. No cartaz constam nomes como David Carreira (27 de Julho), Cuca Roseta (28 de Julho), João Pedro Pais (29 de Julho) e Roberto Leal (30 de Julho).

O ritmo continua no Palco Sonoridades com actuações de ranchos folclóricos, animação infantil, hip hop, dança, cante alentejano e muitas outras sugestões imperdíveis.

Deixe-se inspirar pela tradição algarvia

Na Feira da Serra pode encontrar as melhores experiências que São Brás tem para oferecer, numa iniciativa da Câmara local, em colaboração com a comunidade local e o apoio conjunto de entidades locais, regionais e nacionais.

Descubra tudo de quinta-feira a sábado, das 19 às 2 horas, com horário alargado às 3 horas no Encontro de Sabores e no Palco da Feira, ou no domingo, das 19 à 1 hora.

O ingresso diário tem um valor de 3,50 euros para individual ou dez euros para família (quatro entradas pelo preço de três). Também pela primeira vez este ano, é possível adquirir o bilhete online, através do site http://blueticket.pt, nas lojas FNAC do Algarve (Faro e Guia), ou na tesouraria da Câmara. Nos dias do evento, as bilheteiras vão funcionar junto de cada porta de entrada sendo que, para garantir uma entrada mais cómoda e rápida na Feira, o recinto conta com mais uma entrada a nascente da escola.

Marque já na agenda e deixe-se inspirar pela história, cultura e património que mantêm viva a identidade de um território tão bem representado na Feira da Serra.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal

13:20 7 Novembro, 2026 12:26 7 Novembro, 2026

Quanto pode precisar de poupar para a reforma? A OCDE faz as contas a Portugal, com resultados que dependem do salário e da carreira contributiva

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve Economia Nacional

Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses

16:30 7 Novembro, 2026 16:12 7 Novembro, 2026

Continente vai abrir 14 lojas em três meses e criar mais de 500 postos de trabalho, com prioridade ao recrutamento local. Faro está entre os distritos abrangidos

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve Opinião Saúde

A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos

12:30 7 Novembro, 2026 12:27 7 Novembro, 2026

No Hospital de Portimão, a morte poderá ter chegado sem que saibamos ainda porquê. Mas há uma outra morte, mais lenta, que já anda por aí

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Luis Montenegro no Pro-Am do Open de Portugal, Aroeira, setembro de 2026. Crédito: Federação Portuguesa de Golfe
Algarve Nacional

Luís Montenegro em Portimão para fim de semana de golfe com dono da Solverde: empresa era cliente da Spinumviva

11:54 7 Novembro, 2026 11:55 7 Novembro, 2026

Montenegro joga golfe com o dono da Solverde, antiga cliente da Spinumviva. Gabinete garante que o primeiro-ministro paga a estadia no hotel de cinco estrelas

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Mede a tensão sentado de pernas cruzadas? DGS alerta para erro que pode fazer os valores subir e induzir em diagnósticos errados

08:50 7 Novembro, 2026 15:14 2 Novembro, 2026

Posição incorreta durante a medição da tensão arterial pode alterar os resultados: DGS explica como evitar este erro

Edição Papel Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Praia de Quarteira. Crédito: Lusa
Algarve Vida & Lazer

Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões

21:30 6 Novembro, 2026 19:38 6 Novembro, 2026

Praias mais tranquilas, passeios de natureza e cultura dão motivos para visitar o Algarve no inverno. Em Faro, fevereiro tem máximas médias de 17 °C

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal

13:20 7 Novembro, 2026 12:26 7 Novembro, 2026

Quanto pode precisar de poupar para a reforma? A OCDE faz as contas a Portugal, com resultados que dependem do salário e da carreira contributiva

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia, Nacional

Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses

16:30 7 Novembro, 2026 16:12 7 Novembro, 2026

Continente vai abrir 14 lojas em três meses e criar mais de 500 postos de trabalho, com prioridade ao recrutamento local. Faro está entre os distritos abrangidos

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve, Opinião, Saúde

A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos

12:30 7 Novembro, 2026 12:27 7 Novembro, 2026

No Hospital de Portimão, a morte poderá ter chegado sem que saibamos ainda porquê. Mas há uma outra morte, mais lenta, que já anda por aí

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Luis Montenegro no Pro-Am do Open de Portugal, Aroeira, setembro de 2026. Crédito: Federação Portuguesa de Golfe
Algarve, Nacional

Luís Montenegro em Portimão para fim de semana de golfe com dono da Solverde: empresa era cliente da Spinumviva

11:54 7 Novembro, 2026 11:55 7 Novembro, 2026

Montenegro joga golfe com o dono da Solverde, antiga cliente da Spinumviva. Gabinete garante que o primeiro-ministro paga a estadia no hotel de cinco estrelas

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Mede a tensão sentado de pernas cruzadas? DGS alerta para erro que pode fazer os valores subir e induzir em diagnósticos errados

08:50 7 Novembro, 2026 15:14 2 Novembro, 2026

Posição incorreta durante a medição da tensão arterial pode alterar os resultados: DGS explica como evitar este erro

Edição Papel, Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Praia de Quarteira. Crédito: Lusa
Algarve, Vida & Lazer

Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões

21:30 6 Novembro, 2026 19:38 6 Novembro, 2026

Praias mais tranquilas, passeios de natureza e cultura dão motivos para visitar o Algarve no inverno. Em Faro, fevereiro tem máximas médias de 17 °C

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa, Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Últimas Notícias

  • Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas
    Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas
  • A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum
    A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum
  • “Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin
    “Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin
  • José Manuel Guerreiro: “Nem todas as propostas têm de ser aprovadas por unanimidade”
    José Manuel Guerreiro: “Nem todas as propostas têm de ser aprovadas por unanimidade”
  • PS Algarve pede plano para Hospital de Portimão após duas mortes nas urgências
    PS Algarve pede plano para Hospital de Portimão após duas mortes nas urgências

Opinião

  • A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
    A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
  • A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
    A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

Europe Direct Algarve

  • A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
    A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
  • Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
    Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal