Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Economia, Nacional

Saiba porque é que os piores alimentos são os mais apelativos

Depois do combate direto aos maus hábitos alimentares, ao limitar alimentos considerados “prejudiciais à saúde” nas escolas, o próximo ataque é a publicidade, porque “uma bolacha tem muito mais dinheiro para se publicitar do que uma maçã”

10:16 31 Agosto, 2021 12:23 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O próximo ataque do Programa Nacional para a Alimentação Saudável não tem nada que ver com alimentos: é a publicidade

Há uma expressão que muda tudo na história da alimentação: “ambiente obesogénico”. O palavrão teve origem na década de 2010 e saiu dos rascunhos de teóricos ingleses. Significa que, independentemente de alguém ser doutorado ou de ter a 4ª classe, se existirem condições à sua volta incentivos a uma alimentação inadequada, esta vai ser praticada.

A descoberta revirou toda a estratégia tomada desde o início do século para combater a obesidade, especialmente a infantil, que vinha a ganhar um lugar no primeiro plano das emergências em saúde pública.

Veja-se Portugal: o êxodo rural dos anos 60 e 70, fruto de uma industrialização da sociedade, acarretou consigo uma grande mudança nos hábitos alimentares dos portugueses. “Hoje temos uma população a viver entre Viana do Castelo e Setúbal e depois no Algarve, sempre junto ao mar, as mulheres ocupam grande parte do mundo do trabalho e dos estudos”, descreve o nutricionista Pedro Graça. Essas mudanças fizeram com que houvesse o abandono de uma alimentação baseada no cultivo familiar e precipitou uma necessidade por parte dos nutricionistas em informar.

“Toda a estratégia de educação alimentar para a população portuguesa foi muito baseada na ideia de que as pessoas desconheciam uma alimentação adequada, estavam a modificar a sua alimentação por causa da urbanização e precisavam de ser informadas para fazerem escolhas adequadas”, diz o primeiro diretor do Programa Nacional para a Alimentação Saudável (PNPAS), organismo da Direção-Geral da Saúde, e atual diretor da Faculdade de Nutrição da Universidade do Porto.

Surgem a roda dos alimentos e as grandes campanhas de saúde alimentar dos anos 80, “todo o esforço que foi feito nas escolas para ter a roda dos alimentos nos manuais escolares” – e a ideia de que os ovos e os frangos não nascem no supermercado.

A MUDANÇA DE PARADIGMA

Uma conferência em Istambul, promovida pela Organização Mundial da Saúde e pela Comissão Europeia em 2006 por causa do contínuo aumento da obesidade, fez mudar o paradigma, diz Pedro Graça. “Apercebemo-nos, já no século XXI, de que independentemente do sítio onde estávamos no mundo e do investimento que era feito em educação, a obesidade infantil e a obesidade no geral, bem como algumas doenças resultantes de hábitos alimentares inadequados, estavam a aumentar”.

Se a educação até amortecia o fenómeno, uma outra série de questões de ambiente contrariavam a tendência, ao contrário do que havia sido calculado. Ela sozinha não estava a conseguir parar o crescimento “avassalador” da obesidade. Aqui entra o ambiente obesogénico, que Pedro Graça se esforça por explicar.

“Se quiser, se o esforço que eu tenho para comer saudável foi muito superior ao esforço que eu tenho de ter para comer não-saudável, vou comer não-saudável. Ponto final”. O mesmo acontece com a atividade física, se o local do exercício é longínquo e o tempo escassear, ou se os outros vão rir-se de uma pessoa quando ela se despir. O mesmo para conseguir tomar café sem açúcar. “A máquina tem por defeito a saída de café com dois pauzinhos de açúcar, mas se eu colocar no default café sem açúcar, passa a ter de haver um esforço para alguém tirar café com açúcar”, explica. “Se eu aqui na cantina [da faculdade] quiser ter opção de sumo de laranja natural mas esse sumo custar dois euros e meio e demorar dez minutos a ser feito e um refrigerante demorar segundos e custar um euro e meio, está a ver o ambiente obesogénico?”.

PORQUE É QUE OS PIORES ALIMENTOS SÃO OS MAIS APELATIVOS?

Ao mesmo tempo, os ingredientes que se associam ao prazer – o açúcar, o sal, as gorduras – também embaratecem o alimento. Um pacote de bolachas pode estar numa bomba de gasolina durante três ou quatro semanas e não se estraga. “Ao retirar-lhe água e introduzir sal ou açúcar, a possibilidade de uma bactéria crescer naquela atmosfera é muito baixa”, explica Pedro Graça. Para além disso, torna-se menos pesado, o que o torna mais fácil de transportar, e conserva as suas propriedades nutricionais e de sabor durante mais tempo. A longo prazo, este vários fatores embaratecem os produtos.

Com o dinheiro que sobra, os produtores podem investir em publicidade, o que faz com que, simplificadamente, o nutricionista diga que “uma bolacha tem muito mais dinheiro para se publicitar do que uma maçã”.

Mas a este, acrescenta-se outro problema: a bolacha tem um nome e a maçã não tem, é toda igual. Uma maçã ou um pão “são produtos pobres a vários níveis: não têm ninguém que os publicite, não se conseguem diferenciar uns dos outros… no entanto, são os produtos mais saudáveis e mais baratos”.

“Não faz sentido Portugal estar a proibir uma bebida quando um produtor de jogos israelita traz um jogo para cá cujas cores são iguaizinhas a uma bebida que nós queremos proibir”, Pedro Graça, diretor da Faculdade de Nutrição do Porto.

Em 2012, quando o governo decidiu criar o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), olhou-se para o que estava a ser desenvolvido na União Europeia e começaram a implementar-se medidas apontadas ao ambiente.

Em janeiro de 2017, a quantidade máxima de açúcar permitida nos pacotes passou de oito para seis gramas. Três anos depois, em janeiro de 2020, os pacotes que acompanham o café nas grandes superfícies passaram a não poder ter mais do que quatro gramas.

Já em 2019, as bebidas com açúcar passaram a ter de pagar o Imposto Especial sobre Consumo (IEC).

COMO A PUBLICIDADE SE TORNOU UMA DAS PRINCIPAIS “AMEAÇAS”

A última medidas do grupo, que incidiu sobre a proibição de mais de meia centena de alimentos nos bares e máquinas das escolas públicas veio complementar outras que já se tinham implementado especificamente para a faixa etária que comete “os principais erros alimentares”, garante a atual diretora do PNPAS, Maria João Gregório, e por isso é considerada “um grupo de intervenção prioritário”.

Em abril de 2019, três anos depois de ser proposta, foi publicada a legislação que proibiu a publicidade a bebidas e alimentos que fazem mal à saúde nas escolas, nos cinemas, em programas televisivos e em aplicações dirigidas a menores de 16 anos. “Portugal foi dos primeiros países europeus a ter uma lei para esta área”, congratula-se Maria João.

Mas foi sol de pouca dura. O espaço digital e a forte presença dos jovens nele veio complicar as contas dos especialistas. “Agora a exposição é muito maior porque é dirigida ao perfil individual de cada um. O ambiente digital está a alterar a forma como consumimos e isso foi claramente acelerado pela pandemia”, sublinha a nutricionista que coordenou uma ‘Call to Action’ no âmbito da Presidência Portuguesa da Comissão Europeia para a necessidade de acelerar medidas.

“Com a pandemia e a maior parte dos miúdos fechados em casa a estudar, o desafio é tremendo”, corrobora Pedro Graça. “Não faz sentido Portugal estar a proibir uma bebida quando um produtor de jogos israelita traz um jogo para cá cujas cores são iguaizinhas a uma bebida que nós queremos proibir. É tudo muito sensível. Desde o português dos anos 80 que levava a rodas dos alimentos debaixo do braço, nós hoje estamos a discutir que há um miúdo oito horas fechado em casa, que precisa do computador para estudar e que gosta de uma bebida por associação a uma cor que surge no ecrã quando o herói ganha. É a este nível que estamos a discutir”.


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso

Transporte público em Portugal. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Transportes passam a ser gratuitos a partir de hoje nesta cidade portuguesa: saiba quem pode viajar sem pagar e o que tem de fazer

09:30 1 Setembro, 2026 17:18 1 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Entrou hoje em vigor uma medida que permite viajar sem pagar, mas há regras e um requisito obrigatório para ter acesso ao benefício

Algarve

Jovem de 17 anos está desaparecida há uma semana entre Almancil e Tunes

07:50 1 Setembro, 2026 15:24 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carolina está desaparecida desde a última semana de agosto e familiares e amigos continuam a tentar localizar a jovem

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma frente atlântica: chuva volta a Portugal nesta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

07:00 1 Setembro, 2026 15:46 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

ECMWF prevê o regresso da chuva a Portugal em duas fases, com Norte e Centro entre as regiões mais expostas

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: setembro pode ficar mais chuvoso a partir deste dia e estas regiões serão as mais afetadas

11:40 1 Setembro, 2026 11:04 1 Setembro, 2026 | João Luís

Mês de setembro deverá começar com tempo de verão, mas a chuva e as trovoadas deverão chegar a Portugal a partir deste dia

Talho.
Europe Direct Algarve

É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez

13:00 1 Setembro, 2026 12:36 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há uma carne que vai deixar de entrar no mercado europeu a partir de quinta-feira, após a Comissão Europeia confirmar a decisão

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de luz entre 2 e 4 de setembro em Portugal: estas são as zonas afetadas

18:10 1 Setembro, 2026 17:53 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os cortes de luz estão programados para os próximos dias e vão afetar várias localidades. Consulte as zonas abrangidas e os horários previstos para cada interrupção

Algarve Ensino Nacional

Faro entre os distritos mais afetados pela falta de professores

18:30 1 Setembro, 2026 18:12 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A escassez de docentes volta a marcar o início do ano escolar, com o Algarve entre as regiões mais afetadas pela falta de professores

Algarve Cultura

Dias Medievais levam milhares a Castro Marim e registam aumento de visitantes

10:28 1 Setembro, 2026 10:28 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O tradicional desfile, os torneios medievais e os banquetes com lotação esgotada estiveram entre os destaques da 27.ª edição

Algarve Cultura

Faro recebe exposição “Palíndromo” antes da Festa do Cinema de Animação

17:40 1 Setembro, 2026 17:49 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição coletiva inaugura a 3 de setembro, no IPDJ de Faro, e funciona como antecâmara da 5.ª edição da ANIMAGORIA

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Especialistas a tratar ave doente. Crédito: Freepik AI
Animais Nacional Saúde

Doença contagiosa encontrada em aves neste local de Portugal: DGAV recomenda cuidados a ter

18:20 1 Setembro, 2026 17:45 1 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Apesar do risco para a população ser muito reduzido, a DGAV recomendou alguns cuidados para lidar com este vírus contagioso em aves, conhecido como Doença de Newcastle e presente neste arquipélago.

Transporte público em Portugal. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Transportes passam a ser gratuitos a partir de hoje nesta cidade portuguesa: saiba quem pode viajar sem pagar e o que tem de fazer

09:30 1 Setembro, 2026 17:18 1 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Entrou hoje em vigor uma medida que permite viajar sem pagar, mas há regras e um requisito obrigatório para ter acesso ao benefício

Algarve

Jovem de 17 anos está desaparecida há uma semana entre Almancil e Tunes

07:50 1 Setembro, 2026 15:24 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carolina está desaparecida desde a última semana de agosto e familiares e amigos continuam a tentar localizar a jovem

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma frente atlântica: chuva volta a Portugal nesta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

07:00 1 Setembro, 2026 15:46 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

ECMWF prevê o regresso da chuva a Portugal em duas fases, com Norte e Centro entre as regiões mais expostas

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: setembro pode ficar mais chuvoso a partir deste dia e estas regiões serão as mais afetadas

11:40 1 Setembro, 2026 11:04 1 Setembro, 2026 | João Luís

Mês de setembro deverá começar com tempo de verão, mas a chuva e as trovoadas deverão chegar a Portugal a partir deste dia

Talho.
Europe Direct Algarve

É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez

13:00 1 Setembro, 2026 12:36 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há uma carne que vai deixar de entrar no mercado europeu a partir de quinta-feira, após a Comissão Europeia confirmar a decisão

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de luz entre 2 e 4 de setembro em Portugal: estas são as zonas afetadas

18:10 1 Setembro, 2026 17:53 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os cortes de luz estão programados para os próximos dias e vão afetar várias localidades. Consulte as zonas abrangidas e os horários previstos para cada interrupção

Algarve, Ensino, Nacional

Faro entre os distritos mais afetados pela falta de professores

18:30 1 Setembro, 2026 18:12 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A escassez de docentes volta a marcar o início do ano escolar, com o Algarve entre as regiões mais afetadas pela falta de professores

Algarve, Cultura

Dias Medievais levam milhares a Castro Marim e registam aumento de visitantes

10:28 1 Setembro, 2026 10:28 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O tradicional desfile, os torneios medievais e os banquetes com lotação esgotada estiveram entre os destaques da 27.ª edição

Algarve, Cultura

Faro recebe exposição “Palíndromo” antes da Festa do Cinema de Animação

17:40 1 Setembro, 2026 17:49 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição coletiva inaugura a 3 de setembro, no IPDJ de Faro, e funciona como antecâmara da 5.ª edição da ANIMAGORIA

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto, Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Especialistas a tratar ave doente. Crédito: Freepik AI
Animais, Nacional, Saúde

Doença contagiosa encontrada em aves neste local de Portugal: DGAV recomenda cuidados a ter

18:20 1 Setembro, 2026 17:45 1 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Apesar do risco para a população ser muito reduzido, a DGAV recomendou alguns cuidados para lidar com este vírus contagioso em aves, conhecido como Doença de Newcastle e presente neste arquipélago.

Últimas Notícias

  • “Mais fraco”: portugueses ‘fugiram’ desta cidade no Algarve este verão e deixaram as praias mais livres
    “Mais fraco”: portugueses ‘fugiram’ desta cidade no Algarve este verão e deixaram as praias mais livres
  • Faro entre os distritos mais afetados pela falta de professores
    Faro entre os distritos mais afetados pela falta de professores
  • Doença contagiosa encontrada em aves neste local de Portugal: DGAV recomenda cuidados a ter
    Doença contagiosa encontrada em aves neste local de Portugal: DGAV recomenda cuidados a ter
  • Vai haver cortes de luz entre 2 e 4 de setembro em Portugal: estas são as zonas afetadas
    Vai haver cortes de luz entre 2 e 4 de setembro em Portugal: estas são as zonas afetadas
  • Faro recebe exposição “Palíndromo” antes da Festa do Cinema de Animação
    Faro recebe exposição “Palíndromo” antes da Festa do Cinema de Animação

Opinião

  • Porque é que os músculos são um órgão da longevidade e como preservá-los | Por Kristina Verdilhão
    Porque é que os músculos são um órgão da longevidade e como preservá-los | Por Kristina Verdilhão
  • O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves
    O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves
  • A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende
    A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
    Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
  • É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez
    É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento