Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Lusa
Cultura, Nacional

Ruben Alves filma comédia romântica inspirada na tradição dos casamentos de Santo António

A nova longa conta com um elenco vasto e estreia em 2026, sendo também o primeiro filme português a chegar ao catálogo da Disney+

16:20 25 Novembro, 2025 15:44 25 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O realizador luso-francês Ruben Alves terminou na segunda-feira, em Lisboa, a rodagem de um filme que parte de histórias dos casamentos de Santo António para falar de amor e de tradições.

A Estufa Fria foi o cenário para o último dia de filmagens de “Santo António, o casamenteiro de Lisboa”, convocando grande parte do elenco para filmar duas breves cenas e uma despedida emocionada.

O filme, produzido pela Bla Bla Media e que se estreará nos cinemas no verão de 2026, é protagonizado por Rita Blanco e Joaquim Monchique, como os guardiões de uma tradição lisboeta – os casamentos de Santo António – que corre o risco de ir parar às mãos de uma multinacional estrangeira.

Além daqueles dois atores – que trabalharam pela primeira vez juntos -, o elenco incluiu, entre outros, Lídia Franco, Rui Mendes, Maria Rueff, João Catarré, Maria João Bastos, Ana Bola, Inês Aires Pereira, Jacqueline Corado, Paco León, Joaquim de Almeida, Albano Jerónimo e Isabel Abreu.

Ruben Alves já tinha trabalhado com alguns dos atores deste filme em “A Gaiola Dourada” (2013), um sucesso de bilheteira em Portugal, sobre uma família portuguesa emigrada em Paris, remetendo também para a própria história do realizador.

Em entrevista à agência Lusa, Ruben Alves, que nasceu em cresceu em Paris, filho de emigrantes portugueses, contou que foi por causa do novo filme que descobriu a tradição anual dos casamentos de Santo António.

“Descobri um mundo muito interessante, muito engraçado, com muitas histórias reais, muito caricatas que eu pus aqui no filme”, disse o realizador e coautor do argumento, juntamente com o argumentista espanhol Fer Pérez.

Aproveitando essa tradição, Ruben Alves quis falar “de uma identidade, de um povo, dos habitantes de Lisboa, mas que faz eco em todo o lado”, perante a globalização e o turismo massificado.

“Ando na rua e já nem sei onde estou, posso estar em Paris ou em Milão e temos de ter cuidado porque uma identidade que foge… […] Podemos ser modernos, mas de um jeito particular que a nossa tradição não se vá embora”, disse.

À Lusa, o ator Joaquim Monchique disse que o filme “é uma homenagem que o Ruben faz, numa comédia muito romântica, muito engraçada e com uma visão encantadora de Lisboa”.

“Santo António, o casamenteiro de Lisboa” é a primeira longa-metragem de ficção produzida pela Bla Bla Media e, além de se estrear nos cinemas, chegará também ao ‘streaming’, sendo “o primeiro filme português a ser lançado no Disney+”.

O produtor Filipe Araújo contou à Lusa que a Disney+ foi “a primeira pedra” para fazer avançar este projeto, descrito como “uma aventura com uma outra escala”, com uma equipa de mais de uma centena de pessoas, numa produtora independente que tinha trabalhado sobretudo em documentário e cinema de animação.

A longa-metragem contou com apoio financeiro do Instituto do Cinema e do Audiovisual, Europa Criativa, Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, Turismo de Lisboa e da câmara municipal de Lisboa. A distribuição em sala de cinema em 2026 será pela NOS Audiovisuais.

Leia também: Condutores a partir desta idade não podem conduzir estes veículos em Portugal

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Nacional Tempo

Chuva em força e ventos fortes regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 20 Abril, 2026 08:35 20 Abril, 2026 | Luís Santos

A chuva e o vento regressam com intensidade a Portugal, trazendo mudanças significativas no estado do tempo

Algarve Cultura Política

Celebrações da liberdade em Lagos prolongam-se até ao final do ano

11:00 20 Abril, 2026 11:00 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Lagos assinala liberdade e democracia com programa cultural até ao final do ano, envolvendo comunidade, escolas e instituições locais

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘pesada’ e ventos fortes: o mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

11:10 20 Abril, 2026 18:05 19 Abril, 2026 | João Luís

Tempo vai mudar e há uma fase da semana em que o cenário pode tornar-se mais intenso do que o esperado: veja quando chega a chuva e o vento

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Nova ponte internacional vai ser construída entre Portugal e Espanha: poupará 85 km de caminho e esta é a sua localização

17:50 19 Abril, 2026 15:41 19 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha vai permitir poupar muito tempo em desvios e os locais esperam melhorias na economia local

Reino Unido.
Europa

Reino Unido de volta à UE? País assinou um acordo com a Europa que terá efeitos a partir desta data

10:51 20 Abril, 2026 10:51 20 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Está assinado o acordo que celebra o regresso do Reino Unido ao Erasmus+ a partir de 2027, reabrindo a mobilidade académica com a Europa

Opinião

A ignóbil relativização da violência sexual | Por José Figueiredo Santos

08:04 20 Abril, 2026 08:13 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"O que verdadeiramente inquieta é a combinação entre a violência ativa de uns e a tolerância, por vezes apenas discursiva, de outros"

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia Vida & Lazer

Tem voos marcados? Há um alerta sério sobre o combustível dos aviões

09:10 20 Abril, 2026 08:49 20 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Um bloqueio longe da Europa está a colocar pressão sobre os voos. E o impacto pode chegar mais cedo do que parece

Algarve

Obras de reposição de areia nas praias de Loulé avançam e podem ficar concluídas antes do verão

07:00 20 Abril, 2026 07:04 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Governo investe milhões para travar erosão nas praias de Loulé e reforçar proteção do litoral antes da época balnear no Algarve

Algarve Cultura Saúde

Música e solidariedade juntam-se para apoiar Constança em Lagos

10:23 20 Abril, 2026 10:23 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto solidário em Lagos junta música e solidariedade para apoiar terapias de Constança, criança com síndrome rara KAT6A

Cultura Europa Nacional

Comunidade portuguesa celebra 25 de Abril em Perpignan

09:00 20 Abril, 2026 09:07 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perpignan celebra 25 de Abril com festa portuguesa que junta música, gastronomia e tradição numa avenida transformada em espaço de convívio

Algarve Saúde

Rastreios gratuitos percorrem Alcoutim para detetar cancro da pele

10:38 20 Abril, 2026 10:47 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Alcoutim promove rastreios gratuitos ao cancro da pele em maio, com ações em cinco localidades e participação aberta à população

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

18:00 18 Abril, 2026 01:14 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os 27 Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia

Quer receber o “mesmo salário” na reforma? É possível, mas só para quem cumpre este requisito

15:30 19 Abril, 2026 08:05 20 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Receber uma pensão próxima do último salário não é impossível, mas há uma condição essencial que muitos ignoram

Mulher a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Adeus cartões no Multibanco? União Europeia prepara novas formas de levantar dinheiro

18:00 19 Abril, 2026 14:22 19 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre aplicações móveis, atendimento ao balcão e sistemas de cashback, já há bancos e mercados a testar formas diferentes de levantar dinheiro

Moedas de 1 cêntimo. Crédito: DR
Economia

Espreite a sua carteira: há uma versão das moedas de 1 cêntimo que pode valer 6.000 euros

22:40 19 Abril, 2026 18:05 19 Abril, 2026 | João Luís

Algumas moedas de 1 cêntimo podem valer até 6.000 euros. Saiba como identificar esta raridade e porque é tão procurada

Fachada ALDI. Crédito: DR
Algarve Economia

“Faz meio turno e ganha o verão inteiro”: ALDI está a contratar em várias cidades e salários são acima da média

10:00 18 Abril, 2026 20:21 19 Abril, 2026 | Luís Santos

O ALDI está a contratar em várias localidades, com oportunidades para quem procura trabalho sazonal durante os meses de verão

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Nacional, Tempo

Chuva em força e ventos fortes regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 20 Abril, 2026 08:35 20 Abril, 2026 | Luís Santos

A chuva e o vento regressam com intensidade a Portugal, trazendo mudanças significativas no estado do tempo

Algarve, Cultura, Política

Celebrações da liberdade em Lagos prolongam-se até ao final do ano

11:00 20 Abril, 2026 11:00 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Lagos assinala liberdade e democracia com programa cultural até ao final do ano, envolvendo comunidade, escolas e instituições locais

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘pesada’ e ventos fortes: o mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

11:10 20 Abril, 2026 18:05 19 Abril, 2026 | João Luís

Tempo vai mudar e há uma fase da semana em que o cenário pode tornar-se mais intenso do que o esperado: veja quando chega a chuva e o vento

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Nova ponte internacional vai ser construída entre Portugal e Espanha: poupará 85 km de caminho e esta é a sua localização

17:50 19 Abril, 2026 15:41 19 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha vai permitir poupar muito tempo em desvios e os locais esperam melhorias na economia local

Reino Unido.
Europa

Reino Unido de volta à UE? País assinou um acordo com a Europa que terá efeitos a partir desta data

10:51 20 Abril, 2026 10:51 20 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Está assinado o acordo que celebra o regresso do Reino Unido ao Erasmus+ a partir de 2027, reabrindo a mobilidade académica com a Europa

Opinião

A ignóbil relativização da violência sexual | Por José Figueiredo Santos

08:04 20 Abril, 2026 08:13 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"O que verdadeiramente inquieta é a combinação entre a violência ativa de uns e a tolerância, por vezes apenas discursiva, de outros"

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia, Vida & Lazer

Tem voos marcados? Há um alerta sério sobre o combustível dos aviões

09:10 20 Abril, 2026 08:49 20 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Um bloqueio longe da Europa está a colocar pressão sobre os voos. E o impacto pode chegar mais cedo do que parece

Algarve

Obras de reposição de areia nas praias de Loulé avançam e podem ficar concluídas antes do verão

07:00 20 Abril, 2026 07:04 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Governo investe milhões para travar erosão nas praias de Loulé e reforçar proteção do litoral antes da época balnear no Algarve

Algarve, Cultura, Saúde

Música e solidariedade juntam-se para apoiar Constança em Lagos

10:23 20 Abril, 2026 10:23 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto solidário em Lagos junta música e solidariedade para apoiar terapias de Constança, criança com síndrome rara KAT6A

Cultura, Europa, Nacional

Comunidade portuguesa celebra 25 de Abril em Perpignan

09:00 20 Abril, 2026 09:07 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perpignan celebra 25 de Abril com festa portuguesa que junta música, gastronomia e tradição numa avenida transformada em espaço de convívio

Algarve, Saúde

Rastreios gratuitos percorrem Alcoutim para detetar cancro da pele

10:38 20 Abril, 2026 10:47 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Alcoutim promove rastreios gratuitos ao cancro da pele em maio, com ações em cinco localidades e participação aberta à população

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

18:00 18 Abril, 2026 01:14 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os 27 Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia

Quer receber o “mesmo salário” na reforma? É possível, mas só para quem cumpre este requisito

15:30 19 Abril, 2026 08:05 20 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Receber uma pensão próxima do último salário não é impossível, mas há uma condição essencial que muitos ignoram

Mulher a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus cartões no Multibanco? União Europeia prepara novas formas de levantar dinheiro

18:00 19 Abril, 2026 14:22 19 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre aplicações móveis, atendimento ao balcão e sistemas de cashback, já há bancos e mercados a testar formas diferentes de levantar dinheiro

Moedas de 1 cêntimo. Crédito: DR
Economia

Espreite a sua carteira: há uma versão das moedas de 1 cêntimo que pode valer 6.000 euros

22:40 19 Abril, 2026 18:05 19 Abril, 2026 | João Luís

Algumas moedas de 1 cêntimo podem valer até 6.000 euros. Saiba como identificar esta raridade e porque é tão procurada

Fachada ALDI. Crédito: DR
Algarve, Economia

“Faz meio turno e ganha o verão inteiro”: ALDI está a contratar em várias cidades e salários são acima da média

10:00 18 Abril, 2026 20:21 19 Abril, 2026 | Luís Santos

O ALDI está a contratar em várias localidades, com oportunidades para quem procura trabalho sazonal durante os meses de verão

Últimas Notícias

  • Fica em Portugal uma das maiores cascatas da Península Ibérica e já há um miradouro para a ver
    Fica em Portugal uma das maiores cascatas da Península Ibérica e já há um miradouro para a ver
  • Vem aí chuva ‘pesada’ e ventos fortes: o mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada
    Vem aí chuva ‘pesada’ e ventos fortes: o mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada
  • Celebrações da liberdade em Lagos prolongam-se até ao final do ano
    Celebrações da liberdade em Lagos prolongam-se até ao final do ano
  • Reino Unido de volta à UE? País assinou um acordo com a Europa que terá efeitos a partir desta data
    Reino Unido de volta à UE? País assinou um acordo com a Europa que terá efeitos a partir desta data
  • Rastreios gratuitos percorrem Alcoutim para detetar cancro da pele
    Rastreios gratuitos percorrem Alcoutim para detetar cancro da pele
  • Música e solidariedade juntam-se para apoiar Constança em Lagos
    Música e solidariedade juntam-se para apoiar Constança em Lagos

Opinião

  • Entre mitos e ciência: o desafio de confiar nas vacinas | Por Cláudia Oliveira
    Entre mitos e ciência: o desafio de confiar nas vacinas | Por Cláudia Oliveira
  • A ignóbil relativização da violência sexual | Por José Figueiredo Santos
    A ignóbil relativização da violência sexual | Por José Figueiredo Santos
  • Paulo de Morais e o direito de falar sem medo | Editorial de Henrique Dias Freire
    Paulo de Morais e o direito de falar sem medo | Editorial de Henrique Dias Freire
  • O flagelo da sinistralidade rodoviária em Portugal. A estratégia ou a falta dela!… | Por Amadeu Rodrigues
    O flagelo da sinistralidade rodoviária em Portugal. A estratégia ou a falta dela!… | Por Amadeu Rodrigues
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus cartões no Multibanco? União Europeia prepara novas formas de levantar dinheiro
    Adeus cartões no Multibanco? União Europeia prepara novas formas de levantar dinheiro
  • É oficial: esta nota está a sair de circulação e Banco de Portugal já ‘ficou’ com mais de 400 mil
    É oficial: esta nota está a sair de circulação e Banco de Portugal já ‘ficou’ com mais de 400 mil
  • Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
    Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal