Cristiano Ronaldo quebrou o silêncio sobre a polémica que marcou o último estágio da Seleção Nacional e revelou novos pormenores sobre a rutura com Jorge Jesus. O capitão assume que errou ao abandonar a concentração, aceita ser castigado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), mas acusa o selecionador de lhe ter faltado à palavra em dois momentos.
No comunicado partilhado num post na conta de Instagram do próprio, Ronaldo conta ainda que chegou a validar um documento com oito pontos que foram posteriormente entregues a Jorge Jesus, para servirem de base à conferência de imprensa anterior ao encontro com a Dinamarca.
“Foi um erro colocar-me a aquecer”
A origem do conflito remonta ao encontro com a Noruega. Cristiano Ronaldo afirma que esse jogo não fazia parte do plano inicialmente definido por Jorge Jesus para a gestão da sua condição física. No próprio dia, porém, o selecionador perguntou-lhe se estaria disponível para jogar cerca de 30 minutos. Ronaldo aceitou e começou a aquecer ao intervalo, mas acabou por não entrar. “O selecionador tinha-me falhado com a sua palavra”, considera.
Dois dias depois, Ronaldo reuniu-se com Jorge Jesus e Simão Coutinho, diretor desportivo do Al Nassr. Segundo a versão do capitão, nessa conversa ficou combinado que o treinador explicaria publicamente o sucedido. Entre aquilo que Ronaldo esperava que fosse esclarecido estava precisamente este ponto: «foi um erro colocar-me a aquecer para não entrar».
Ronaldo validou documento com aquilo que Jesus deveria dizer
É aqui que surge um dos detalhes mais polémicos da declaração. Cristiano Ronaldo confirma que, depois da reunião, foi preparado «um pequeno documento» com aquilo que deveria ser abordado por Jorge Jesus na conferência de imprensa. “Foi produzido um pequeno documento que eu mesmo validei e que, com o meu conhecimento, foi entregue ao selecionador”, escreveu Ronaldo.
Documento comparava Ronaldo a Pelé e Maradona
Um dos pontos que mais chamou a atenção dizia respeito precisamente ao episódio do aquecimento. Nas notas validadas por Cristiano Ronaldo, Jorge Jesus deveria afirmar: “Errei ao colocar alguém da dimensão de Pelé ou Maradona a aquecer para depois não o colocar em jogo. Se fosse hoje não o faria”. O documento previa ainda que o selecionador dissesse que tinha sido ele próprio a propor o plano de gestão física de Ronaldo, que o capitão nunca tinha questionado as suas decisões e que tinha sido “exemplar, leal e profissional”.
Outro dos pontos dizia que Jorge Jesus queria Cristiano Ronaldo na Seleção: “Aliás não quero pouco, quero muito”. As notas continham também uma defesa do comportamento do jogador depois do encontro com a Noruega, quando não cumprimentou os adeptos. O texto previa que Jesus salientasse a relação de Ronaldo com os portugueses e desvalorizasse o episódio como um momento de frustração.
Ronaldo diz que Jesus não cumpriu o combinado
Cristiano Ronaldo afirma que a conferência de imprensa acabou por decorrer de forma muito diferente daquela que tinha sido discutida em privado. Segundo o capitão, Jorge Jesus apresentou uma postura mais agressiva e não seguiu aquilo que tinha ficado acordado entre ambos. “Era a segunda vez que me estava a faltar à palavra dada”, escreveu Ronaldo. Foi depois dessa conferência de imprensa que decidiu abandonar o estágio da Seleção Nacional.
“Eu não o devia ter feito“
Apesar das críticas ao selecionador, Cristiano Ronaldo assume que a decisão de abandonar a concentração foi errada. O avançado pede desculpa aos companheiros e aos portugueses e reconhece: “Eu não o devia ter feito. A responsabilidade é exclusivamente minha”. Ronaldo explica que considerou existir uma quebra total de confiança e que sentiu que permanecer no estágio poderia prejudicar o grupo de trabalho.
Ronaldo aceita ser castigado e não quer tratamento especial
O capitão vai ainda mais longe e admite que espera consequências disciplinares pela decisão. Ronaldo afirma que a FPF deve avaliar o comportamento e considera que “a punição não deve ter atenuantes”. Na sua perspetiva, o facto de ser capitão não deve protegê-lo. Pelo contrário, entende que o estatuto representa uma responsabilidade acrescida. O avançado garante, por isso, que cumprirá a eventual suspensão que lhe venha a ser aplicada.
Cristiano Ronaldo quer continuar na Seleção
Apesar de toda a polémica, Ronaldo esclarece também que não pretende despedir-se já da Seleção Nacional. O avançado admite que haverá no futuro um ou mais jogos de despedida, mas garante que continua a pensar na equipa das quinas numa perspetiva competitiva Se estiver fisicamente bem, continuar a jogar pelo clube e cumprir a eventual suspensão, Cristiano Ronaldo afirma que continuará disponível para representar Portugal.
A declaração deixa, assim, dois reconhecimentos importantes: Ronaldo assume que foi um erro abandonar o estágio, mas mantém que a rutura começou quando Jorge Jesus o colocou a aquecer sem o utilizar e se aprofundou quando, segundo o jogador, o selecionador não cumpriu posteriormente aquilo que tinha sido combinado entre ambos.
Leia o comunicado na íntegra, em português:
“Como prometido, decidi contar, na primeira pessoa e diretamente, as circunstâncias que envolveram o mais recente estágio da Seleção Nacional.
Depois do Mundial de 2026, preparei uma carta dirigida ao povo português, que ainda tenho, com as palavras que quero dirigir-lhe quando deixar definitivamente a Seleção Nacional.
No final do torneio, no voo de regresso dos Estados Unidos, o Presidente da Federação pediu-me e insistiu para que reconsiderasse a decisão de sair, porque a FPF queria que eu continuasse.
Logo depois, pediu-me a minha opinião sobre o nome do atual Selecionador Nacional, que estava a considerar juntamente com outros nomes que não me revelou. Disse ao Presidente da Federação que, na minha opinião, seria a escolha certa.
Foi por isso que, no dia em que o atual Selecionador Nacional foi anunciado, fiquei genuinamente feliz com a escolha. Foi a opção certa, como os resultados estão a demonstrar.
Alguns dias depois, recebi um primeiro contacto do novo selecionador nacional, dizendo que gostaria de se encontrar comigo pessoalmente. Disse que sim e marcámos o encontro para o final das minhas férias.
Encontrámo-nos na Cidade do Futebol, onde o meu clube estava a realizar o estágio de pré-época. O Selecionador disse-me que, naquele momento, contava comigo e que a minha presença era essencial para o seu projeto. Apresentou-me, ali mesmo, um plano para a minha utilização. Disse-me que jogaria o primeiro e o último jogo e que, por razões de gestão física, faria sempre três ou quatro alterações por partida.
Nesse momento, apresentou a ideia de eu não viajar com a equipa para a Noruega e Dinamarca. Propôs que jogasse o primeiro encontro, ficasse em Portugal e voltasse depois a juntar-me à equipa antes do jogo no Dragão.
Recusei imediatamente essa proposta. Pareceu-me óbvio que não a podia aceitar. Mesmo que não fosse jogar os encontros no estrangeiro, continuava a ser capitão da nossa equipa. Esse privilégio de ficar em Portugal não daria um bom exemplo.
O Selecionador acabou por concordar com o meu ponto de vista.
Esta conversa contou com a presença de Simão Coutinho, diretor desportivo do Al Nassr, pessoa a quem o atual Selecionador reportou durante toda a época passada e um dos responsáveis pela sua contratação pelo clube em 2025.
Na véspera do início do estágio, o Selecionador foi a minha casa, em Lisboa, a pedido dele, para termos outra conversa. A conversa foi tranquila e todos os princípios acordados em agosto foram mantidos.
Joguei o encontro em Alvalade e, embora tenha sido substituído, não criei qualquer problema. Fui eu próprio que coloquei a braçadeira em Bruno Fernandes, longe de imaginar que poderia estar a dar os meus últimos passos enquanto jogador e capitão da Seleção Nacional. O que me interessava naquele dia era a nossa vitória. Ganhar é sempre bom; em Portugal e pelo meu país, ainda melhor.
À hora de almoço, no dia do jogo na Noruega, um adjunto do Selecionador foi à mesa onde o grupo estava a almoçar e disse-me que o Selecionador queria falar comigo.
Para minha absoluta surpresa, o Selecionador perguntou-me se estava disponível para jogar 30 minutos. Eu estava totalmente focado na minha recuperação física, integrado com os meus companheiros como sempre e convencido de que não jogaria naquele dia. Sem problema algum.
Este pedido estava fora do meu plano de recuperação física e de treino, porque estava previsto jogar apenas no dia 4, no Dragão, mas obviamente disse que sim. Ele respondeu que deveria estar preparado, porque iria jogar 30 minutos.
O resto toda a gente sabe. Comecei a aquecer ao intervalo, fui vendo os minutos passar e nunca fui chamado para entrar.
O Selecionador tinha faltado à sua palavra.
No final do jogo, só queria que tudo terminasse com uma vitória e que me deixassem sozinho. Não fui cumprimentar os adeptos. Essa é uma falha que é exclusivamente da minha responsabilidade e que não deveria ter acontecido.
Peço desculpa ao povo português que nos apoiou lá, peço desculpa aos adeptos e peço desculpa àqueles que, mesmo não sendo portugueses, possam ter viajado até lá para me ver e que eu possa ter desiludido.
Quarenta e oito horas depois, tivemos uma conversa: eu, o Selecionador e Simão Coutinho, uma vez que este tinha estado presente nas nossas conversas de agosto.
Foi um momento profundo, muito franco, sem qualquer tipo de filtro. Concordámos que havia apenas uma forma de encerrar este «assunto»: o Selecionador repetir na Sala de Imprensa aquilo que me tinha acabado de dizer em privado, na presença de Simão Coutinho.
O que ficou acordado era simples: o Selecionador começaria a conferência de imprensa por este tema, procurando encerrar o assunto através da verdade.
Diria que eu nunca tinha pedido para jogar quaisquer minutos, que tinha sido o Selecionador, e mais ninguém, a propor-me o plano para este estágio, que tinha sido um erro colocar-me a aquecer e depois não me fazer entrar e que, se acontecesse novamente, não o faria.
Terminámos essa reunião com o Selecionador a pedir-me um abraço, prometendo-me que diria na conferência de imprensa aquilo que me tinha acabado de dizer e que o assunto ficaria para trás. Eu não jogaria na Dinamarca e disputaria o jogo no Dragão. Tudo isto sempre na presença de Simão Coutinho.
A pedido do Selecionador, realizou-se depois uma reunião por videoconferência entre ele, Simão Coutinho e Tiago Craveiro, na qual foi resumido aquilo que tínhamos discutido.
Foi produzido um pequeno documento, que eu próprio validei e que, com o meu conhecimento, foi entregue ao Selecionador, como ele tinha solicitado.
A conferência foi aquilo que se sabe: a atitude não teve nada a ver com a nossa reunião. Ouvi expressões e uma agressividade que acredito não merecer, uma atitude de superioridade que ele nunca tinha demonstrado comigo, nem remotamente, em privado no dia anterior.
As notas que validei eram as seguintes:
«Acho que é importante, até porque é a verdade, esclarecer algumas coisas antes de falar da Dinamarca:
1. Fui eu próprio, e mais ninguém, que propus ao Cristiano um plano para esta época na Seleção Nacional. Foi uma conversa longa e muito boa.
2. Sei o quanto ele vive e ama a Seleção Nacional, o peso que tem no Mundo e, ainda mais, o peso e a influência positiva que teve na Seleção Nacional durante 24 anos consecutivos.
3. O plano que propus ao Cristiano foi aceite.
4. Nunca questionou as minhas escolhas. Foi exemplar, leal e profissional.
5. O jogo na Noruega não fazia parte do plano que defini para ele. No entanto, senti que tinha conseguido recuperar fisicamente do primeiro jogo e avisei-o de que poderia ter de utilizá-lo. O Cristiano concordou.
6. Cometi um erro ao colocar alguém da dimensão de Pelé ou Maradona a aquecer e depois não o colocar no jogo. Se fosse hoje, não o faria.
7. Para encerrar o assunto: quero o Cristiano na Seleção Nacional. Aliás, não o quero pouco, quero-o muito. Felizmente, ele também acredita em mim. Acreditou em mim no Al Nassr e aqui também.
8. Sobre não ter cumprimentado os adeptos. Já falámos sobre isso. Alguém que disputou mais de 230 jogos pela Seleção Nacional não recebe lições minhas sobre se ama Portugal. Foi um momento de frustração que não apaga nada. É o jogador que dá mais autógrafos, tira mais selfies, demonstra mais carinho pelos adeptos. Não vamos inventar problemas onde eles não existem. Quando não estamos felizes, reagimos. Foi apenas isso.»
Nenhuma destas notas, portanto, obrigava sequer o Selecionador a pedir-me desculpa.
Era a segunda vez que me faltava à palavra.
Decidi abandonar o estágio sem esperar por mais uma promessa quebrada. Para mim, a verdade continua a ser a coisa mais importante numa relação entre pessoas. Por muito que possa doer, digam-me a verdade.
Aliás, numa conversa que tive com o Presidente da FPF e com o Selecionador na manhã do dia dessa conferência de imprensa, e que certamente poderão confirmar, voltei a dizer que, se não me quisessem ali, deveriam dizer-mo. Bastava serem francos comigo. Eu aceitaria e prometi que prepararíamos algo bonito, como sonho que possa acontecer, e ninguém ficaria zangado.
Lembro-me como se fosse hoje. Responderam em uníssono que não. Que o meu lugar era na Seleção Nacional.
Nunca, em momento algum, interferi em qualquer decisão técnica ou tática de qualquer treinador ou selecionador em quase 25 anos a jogar futebol. Simplesmente aceito melhor ou pior, dependendo daquilo que me propõem.
Respeito a decisão e, quando me faltam à palavra, sinto que o meu lugar não é ali.
Também devo um pedido de desculpa aos meus companheiros da Seleção Nacional por ter abandonado o estágio. Apesar da quebra absoluta de confiança na palavra do Selecionador, como qualquer pessoa que tenha testemunhado estas conversas poderá confirmar, eu não deveria tê-lo feito. A responsabilidade é inteiramente minha.
Peço novamente desculpa ao povo português, mas a quebra da palavra dada tem, para mim, um impacto decisivo. Senti que, a partir daquele momento, a minha permanência apenas prejudicaria o grupo e fiz aquilo que sempre disse que faria caso não me sentisse útil: peguei nas minhas malas e fui-me embora.
A consequência deste meu ato deve ser avaliada e punida pela Federação Portuguesa de Futebol. Acredito que a punição não deve ter atenuantes. Não sou um jogador qualquer. Sou capitão de equipa e isso é uma circunstância agravante.
Já pedi desculpa, mas sei que os atos têm de ter consequências. Qualquer pessoa que esteja no futebol como eu sabe que, independentemente do estatuto de cada um, as regras são iguais para todos.
A este respeito, tenho ouvido falar muito de jogos de despedida, de que devo ter uma despedida digna e de que a Federação me quer dar essa oportunidade.
Aprendi na vida, passando fome e sem ter nada para comer, que ninguém dá nada a ninguém.
Posso prometer a todos os meus adeptos, naturalmente, e especialmente a todo o povo português, que teremos um ou mais jogos de despedida; haverá tempo para isso.
Mas, quando penso na Seleção Nacional, aquilo em que realmente penso é em competir. Foi nisso que pensei no dia em que me deram a notícia da morte do meu pai. Estava no estágio da nossa Seleção Nacional e decidi ficar lá até ao final do jogo do dia seguinte. Fiz, portanto, pelo meu país aquilo que nunca faria por qualquer clube.
Assim, se estiver fisicamente bem, a jogar pelo meu clube, espero que com golos, depois de cumprir qualquer suspensão que me seja aplicada, estarei disponível, como sempre estive até hoje, para competir e ganhar pela nossa Seleção Nacional.
Esta é, acreditem em mim, a mais pura das verdades.”















