Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional

Restaurante Vista de Portimão vence prémio de gastronomia Mesa Marcada

O restaurante Vista ainda viu o seu responsável pela pastelaria ganhar o Prémio Especial Roastelier by Nescafé Chefe de Pastelaria

23:43 22 Janeiro, 2024 23:46 22 Janeiro, 2024
Henrique Dias FreireHenrique Dias FreireJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O restaurante lisboeta “Prado” conquistou o primeiro lugar dos prémios de gastronomia Mesa Marcada, enquanto João Rodrigues voltou a ser o chefe preferido e o restaurante Vista de Portimão venceu o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano.

Na edição deste ano, que marca o 15.º aniversário dos prémios do blogue com o mesmo nome, o restaurante liderado por António Galapito atingiu o primeiro lugar, depois de em 2020 e 2021 ter ficado em segundo na lista dos 10 preferidos, anunciou esta segunda-feira a organização.

O “Ocean” (duas estrelas Michelin), do austríaco Hans Neuner, primeiro classificado no ano passado, desceu agora uma posição na tabela, que regista, como nova entrada, o restaurante “Cozinha das Flores” (Porto), de Nuno Mendes, no nono lugar, e que recebeu o Prémio Especial Sogrape Restaurante Novo do Ano.

Por sua vez, João Rodrigues (“Canalha”, Lisboa, e projeto itinerante Residência) voltou a liderar a lista dos chefes preferidos – um posto que ocupou por seis anos consecutivos quando chefiava o “Feitoria” (Lisboa, uma estrela Michelin).

O novo restaurante de João Rodrigues, inaugurado no ano passado na capital, venceu o Prémio Especial Queijo São Jorge DOP Mesa Diária 2023, que premeia o melhor restaurante de preço acessível.

O segundo classificado na lista dos chefes foi Vasco Coelho dos Santos (“Euskalduna”, Porto, uma estrela Michelin), que tinha ficado em primeiro lugar no ano passado.

O chefe Rui Paula (“Casa de Chá da Boa Nova”, Leça da Palmeira, duas estrelas), que está a comemorar 30 anos de carreira, recebeu o Prémio Especial Cutipol Carreira – um galardão que já tinha sido anunciado previamente, bem como o Prémio Especial Maria José Macedo Produtor/Fornecedor do Ano 2023, entregue à Herdade do Freixo do Meio (Montemor-o-Novo).

“Portugal é um imenso restaurante. Culturalmente, a gastronomia é o que mais nos define”, afirmou, ao receber a distinção.

Na lista dos restaurantes, outra novidade é o “Vista”, do Bela Vista Hotel (Portimão, uma estrela Michelin), do chefe João Oliveira, que subiu 12 posições para o oitavo lugar, arrecadando o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano. Do mesmo restaurante, o responsável pela pastelaria, Fábio Quiraz, venceu o Prémio Especial Roastelier by Nescafé Chefe de Pastelaria 2023.

O chefe Gil Fernandes (“Fortaleza do Guincho”, uma estrela Michelin) subiu 24 posições, alcançando o 16.º lugar na votação geral, o que lhe mereceu o Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano.

Nos prémios especiais, há dois “repetentes”: a “Comida Independente”, de Rita Santos, em Lisboa, que voltou a ganhar o Prémio Especial Bom Sucesso Loja Gastronómica do Ano (pela terceira vez consecutiva), assim como o festival Chefs on Fire, da Lohad, de Gonçalo Castel-Branco, que conquistou o Prémio Especial Nutrifresco Evento Gastronómico do Ano, tal como no ano passado.

A edição deste ano, a maior de sempre, contou com novas categorias de prémios, “recebidas com entusiasmo pelo setor”: o Prémio Especial Don Julio Bar do Ano, atribuído ao “Red Frog”, de Paulo Gomes e Emanuel Minez, e o Prémio Especial Johnnie Walker Bar de Restaurante do Ano, para o “Rossio Gastrobar” (Hotel Altis Avenida), que tem como bartender Flavi Andrade.

Os profissionais de sala também são abrangidos: o Prémio Especial NX Store Serviço de Sala do Ano foi entregue ao “The Yeatman”, em Vila Nova de Gaia, liderado por Pedro Marques, enquanto Daniel Silva (“Essencial”, Lisboa) recebeu o Prémio Especial S. Pellegrino/Acqua Panna Escanção de 2023.

Os restaurantes “clássicos”, que atraem clientes fiéis há pelo menos 25 anos, também merecem uma distinção: nesta edição, o Prémio Especial Miele Restaurante Clássico do Ano foi atribuído ao célebre “Fialho”, em Évora, hoje dirigido por Helena e Rui Fialho, filhos dos fundadores.

Paula Amorim e Miguel Guedes de Sousa, do Amorim Luxury Group, responsáveis pelo universo JNcQUOI, em Lisboa, receberam o Prémio Especial NX Hotelaria Empresário de Restauração 2023.

Já o Prémio Especial Studioneves de Sustentabilidade foi para o restaurante “Vale Abraão” do Hotel Six Senses Douro Valley (Samodães, Lamego), na categoria “Ambiente Rural” e, em “Ambiente Urbano”, o restaurante “Em Carne Viva” (Porto).

Esta foi a maior edição de sempre dos prémios Mesa Marcada, contando com 280 votantes, um número inédito, entre chefes de cozinha e outros profissionais ligados à área da restauração e da indústria da hospitalidade, bem como jornalistas e outros comunicadores da área, críticos, bloggers e gastrónomos.

Também a cerimónia, que decorreu ao início da noite de hoje no Centro de Congressos do Estoril, foi a mais participada de sempre, com cerca de 450 convidados.

“Quinze anos de prémios Mesa Marcada é um período já bastante abrangente para poder ser útil a quem quiser analisar, através dos seus resultados, como evoluiu a gastronomia em Portugal. Não apenas através de quem ficou nos primeiros lugares ou de quem ganhou prémios especiais, mas também para registar quem neles esteve presente e de como foi visto por um painel de jurados que, cada vez mais, é uma boa representação da nossa comunidade gastronómica”, considerou Duarte Calvão, responsável pelo Mesa Marcada, a par de Miguel Pires.

Leia também: Olhão: Real Marina Hotel tem menu especial para almoços. Conheça a ementa e o preço

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto Economia Nacional

Fisco deixa aviso sobre “aniversário que não pode esquecer”: alguns condutores têm até sábado para pagar este imposto

17:40 28 Outubro, 2026 15:03 28 Outubro, 2026

Autoridade Tributária alerta para o fim de um prazo importante já a 31 de outubro. Há ainda mudanças no pagamento deste imposto a partir de 2027

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Universidade do Algarve.
Algarve Ensino

Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas

16:10 28 Outubro, 2026 12:47 28 Outubro, 2026

Universidade do Algarve criou um programa para maiores de 50 anos, com aulas de diferentes áreas e horários flexíveis

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto Nacional

Governo anuncia apoio até 80% para comprar carros elétricos: mais de 20 mil veículos abrangidos

16:50 28 Outubro, 2026 14:57 28 Outubro, 2026

Novo incentivo anunciado esta quarta-feira poderá financiar até 80% da aquisição de veículos elétricos para famílias com menos recursos

Jovem com tonturas.
Saúde

Quando se levanta rapidamente da cama fica com tonturas durante alguns segundos? Saiba o que pode estar a acontecer

17:10 28 Outubro, 2026 11:18 28 Outubro, 2026

Sentir tonturas ao levantar-se rapidamente pode estar relacionado com uma descida temporária da tensão arterial

Vila do Bispo.
Algarve Cultura

No Barlavento algarvio há uma vila que hoje é conhecida pelas praias mas no passado foi o “celeiro do Algarve”

12:40 28 Outubro, 2026 10:48 28 Outubro, 2026

Vila do Bispo guarda um passado ligado à produção de cereais, que ainda hoje pode ser descoberto através do seu património

Fábio Paim.
Algarve

Fábio Paim reage após ser acusado de violar jovem em Faro: “Acusação não é condenação”

12:10 28 Outubro, 2026 11:42 28 Outubro, 2026

Antigo futebolista quebrou o silêncio sobre a acusação de violação de uma estudante em Faro e garante que vai provar a sua inocência

Mulher com alergia a gatos.
Animais Saúde

É alérgico a gatos? Ciência mostra que afinal o problema não está propriamente no pelo

15:30 28 Outubro, 2026 12:22 28 Outubro, 2026

Alergia aos gatos está associada a proteínas presentes na saliva e na pele dos animais, que se espalham pela casa

Cultura Ensino Europe Direct Algarve

Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo

07:44 28 Outubro, 2026 07:44 28 Outubro, 2026

Estudantes de Portugal, Irlanda e Reino Unido participam em encontro de cidadania europeia promovido pelo Parlamento Europeu no Algarve

Opinião

Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos

18:51 28 Outubro, 2026 18:51 28 Outubro, 2026

"Não tenho brasão, reconheço. Mas tenho uma vantagem de ninguém me exigir que faça manutenção heráldica"

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Ciência Opinião

Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte

16:30 26 Outubro, 2026 16:39 26 Outubro, 2026

"Uma alga que nada em direção à luz não parecia ter muito para ensinar à medicina. Afinal, ensinou-nos a acender neurónios para melhor os compreender"

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto, Economia, Nacional

Fisco deixa aviso sobre “aniversário que não pode esquecer”: alguns condutores têm até sábado para pagar este imposto

17:40 28 Outubro, 2026 15:03 28 Outubro, 2026

Autoridade Tributária alerta para o fim de um prazo importante já a 31 de outubro. Há ainda mudanças no pagamento deste imposto a partir de 2027

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Universidade do Algarve.
Algarve, Ensino

Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas

16:10 28 Outubro, 2026 12:47 28 Outubro, 2026

Universidade do Algarve criou um programa para maiores de 50 anos, com aulas de diferentes áreas e horários flexíveis

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto, Nacional

Governo anuncia apoio até 80% para comprar carros elétricos: mais de 20 mil veículos abrangidos

16:50 28 Outubro, 2026 14:57 28 Outubro, 2026

Novo incentivo anunciado esta quarta-feira poderá financiar até 80% da aquisição de veículos elétricos para famílias com menos recursos

Jovem com tonturas.
Saúde

Quando se levanta rapidamente da cama fica com tonturas durante alguns segundos? Saiba o que pode estar a acontecer

17:10 28 Outubro, 2026 11:18 28 Outubro, 2026

Sentir tonturas ao levantar-se rapidamente pode estar relacionado com uma descida temporária da tensão arterial

Vila do Bispo.
Algarve, Cultura

No Barlavento algarvio há uma vila que hoje é conhecida pelas praias mas no passado foi o “celeiro do Algarve”

12:40 28 Outubro, 2026 10:48 28 Outubro, 2026

Vila do Bispo guarda um passado ligado à produção de cereais, que ainda hoje pode ser descoberto através do seu património

Fábio Paim.
Algarve

Fábio Paim reage após ser acusado de violar jovem em Faro: “Acusação não é condenação”

12:10 28 Outubro, 2026 11:42 28 Outubro, 2026

Antigo futebolista quebrou o silêncio sobre a acusação de violação de uma estudante em Faro e garante que vai provar a sua inocência

Mulher com alergia a gatos.
Animais, Saúde

É alérgico a gatos? Ciência mostra que afinal o problema não está propriamente no pelo

15:30 28 Outubro, 2026 12:22 28 Outubro, 2026

Alergia aos gatos está associada a proteínas presentes na saliva e na pele dos animais, que se espalham pela casa

Cultura, Ensino, Europe Direct Algarve

Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo

07:44 28 Outubro, 2026 07:44 28 Outubro, 2026

Estudantes de Portugal, Irlanda e Reino Unido participam em encontro de cidadania europeia promovido pelo Parlamento Europeu no Algarve

Opinião

Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos

18:51 28 Outubro, 2026 18:51 28 Outubro, 2026

"Não tenho brasão, reconheço. Mas tenho uma vantagem de ninguém me exigir que faça manutenção heráldica"

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve, Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Ciência, Opinião

Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte

16:30 26 Outubro, 2026 16:39 26 Outubro, 2026

"Uma alga que nada em direção à luz não parecia ter muito para ensinar à medicina. Afinal, ensinou-nos a acender neurónios para melhor os compreender"

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Últimas Notícias

  • Usa o carro da empresa ao fim de semana? Finanças podem cobrar 23% de IVA mesmo que seja apenas uma vez
    Usa o carro da empresa ao fim de semana? Finanças podem cobrar 23% de IVA mesmo que seja apenas uma vez
  • Novo aeroporto de Lisboa dá passo decisivo em janeiro: Governo revela calendário para Alcochete
    Novo aeroporto de Lisboa dá passo decisivo em janeiro: Governo revela calendário para Alcochete
  • Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia
    Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia
  • Pagamento com cartão que não autorizou? Como reclamar e quais são as regras de reembolso
    Pagamento com cartão que não autorizou? Como reclamar e quais são as regras de reembolso
  • Tartaruga-marinha Molly regressa ao oceano no Algarve após 20 anos sob cuidados humanos
    Tartaruga-marinha Molly regressa ao oceano no Algarve após 20 anos sob cuidados humanos

Opinião

  • Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos
    Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos
  • Brasil caiu na teia do petismo: o poder, o STF e a democracia sob pressão | Por João Rúben Silva
    Brasil caiu na teia do petismo: o poder, o STF e a democracia sob pressão | Por João Rúben Silva
  • A habitação num país de contrastes
    A habitação num país de contrastes

Europe Direct Algarve

  • Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia
    Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia
  • Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
    Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal