Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Residentes temem que Plano de Pormenor de Olhão destrua charme da zona histórica

Um grupo de residentes em Olhão está contra a proposta de Plano de Pormenor (PP) para a zona histórica e teme que as alterações previstas, como a construção de uma torre com 21 metros, destruam o charme da cidade. A oposição à proposta, que se encontra em discussão pública até 28 de Novembro, já […]

12:18 19 Novembro, 2016 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Um dos projectos que estão a merecer maior contestação é a Torre do Mirante

Um grupo de residentes em Olhão está contra a proposta de Plano de Pormenor (PP) para a zona histórica e teme que as alterações previstas, como a construção de uma torre com 21 metros, destruam o charme da cidade.

A oposição à proposta, que se encontra em discussão pública até 28 de Novembro, já foi materializada na petição “Não aos planos que destruam o carácter pitoresco do centro histórico de Olhão”, documento que tinha reunido, até sexta-feira, mais de 1.200 assinaturas, sobretudo de cidadãos estrangeiros.

Um dos projectos que estão a merecer maior contestação é a Torre do Mirante, um edifício que funcionaria como miradouro, no bairro da Barreta, local onde se concentra a maior parte dos residentes estrangeiros em Olhão e onde a altura máxima das fachadas é de 6,5 metros, de acordo com o PP, que pode ser consultado no sítio de Internet da autarquia.

A viver em Olhão há 11 anos com a mulher, de ascendência francesa e britânica, Filipe Monteiro, que se mudou de Nova Iorque para a cidade algarvia, é um dos cidadãos que estão contra as alterações propostas no plano urbanístico e que defende, antes, a implementação de um plano de salvaguarda do património edificado existente.

O arquitecto discorda da criação de uma torre num dos bairros mais característicos de Olhão, onde reside. A construção está prevista para o local onde existe um edifício do século XVIII, propriedade da autarquia, Filipe Monteiro lembra que “a dois passos existe uma igreja com um miradouro”, na qual se paga um euro para subir.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Olhão, António Pina, defendeu que, apesar de antigo, o edifício onde seria implantada a torre, que teria uma altura elevada para dali se poder observar a arquitectura cubista, “não tem valor arquitectónico”, mas reconheceu que este projecto deve ser mais amplamente discutido.

“A Câmara Municipal reconhece que esta questão carece de uma discussão mais alargada e está disponível para encontrar mais soluções”, afirmou o autarca, lembrando que se trata ainda apenas de uma proposta e que nada está decidido.

António Pina apelou ainda aos residentes do bairro da Barreta para que não fiquem “assustados” pelas “mentiras” que têm sido ditas relativamente ao plano, que, “para desmistificar o que tem sido dito”, será objecto de uma apresentação pública na terça-feira.

“Há um grupo de pessoas, uns por desconhecimento e outros por questões políticas, que têm criado um cenário dantesco, de destruição, que não existe, o que só revela que não leram o plano”, sublinhou.

Filipe Monteiro afirmou, por seu turno, que os signatários da petição pretendem que haja um plano, mas de salvaguarda, para a “protecção da autenticidade de Olhão”, que é exactamente o que os turistas actualmente procuram quando viajam para outro país.

“Estamos contra um plano de reabilitação, o que devia ter sido feito era um plano de salvaguarda, mas aí teria que se propor um processo de classificação, que numa zona histórica não é um processo simples, já que tem que ser feito quase casa a casa”, rematou.

Detlev von Rosen, que vive em Portugal há mais de 40 anos, é outro dos habitantes preocupados com o plano e considera que seria importante definir o que se quer dizer com reabilitação, já que esta é uma palavra que “dá para tudo”.

De origem estónia, o empresário, que cresceu na Suécia, mas passou mais de metade da sua vida em Portugal, ainda recorda como era Olhão há 40 anos e teme que suceda no bairro da Barreta o que aconteceu, por exemplo, na Avenida da República.

“As casas tinham normalmente dois andares e algumas ainda outra divisão em cima, uma dimensão humana e virada para o mar, mas agora vemos lá prédios de oito andares feitos em betão, mudou completamente”, observou.

O empresário, que é também signatário da petição, receia que se o plano não for bem estudado, a zona histórica da cidade fique descaracterizada e se destrua a relação com a ria Formosa.

Os signatários contestam ainda a edificação de um “grande e novo” centro cultural na cidade, a alteração das cérceas e do número de pisos dos edifícios, a remoção de calçada portuguesa e a instalação de iluminação e mobiliário urbano “impróprio”.

O Plano de Pormenor para a zona histórica de Olhão identifica como objectivos imediatos a recuperação de edifícios em ruínas ou descaracterizados, a devolução do centro histórico da cidade ao peão, a criação de novos motivos de interesse para turistas e residentes e a colmatação de algumas lacunas em termos equipamentos culturais, entre outros.

(Agência Lusa)

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva vai atingir estas regiões neste dia antes do anticiclone ganhar força

06:00 31 Agosto, 2026 19:17 30 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A chuva ainda pode marcar presença em algumas regiões de Portugal antes de o anticiclone ganhar força e trazer tempo mais seco

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 19:13 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros

11:06 30 Agosto, 2026 11:06 30 Agosto, 2026 | João Luís

Os dados oficiais mostram uma diferença de mais de 330 euros mensais entre dois grandes grupos de pensionistas da Segurança Social

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve

Conheça a praia no Algarve que perdeu a Bandeira Azul este ano e cujo acesso se faz através de escadas rolantes

09:30 30 Agosto, 2026 11:03 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Bandeira Azul deixou de estar hasteada nesta praia no Algarve, conhecida pelo acesso através de escadas rolantes

Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Renovar a carta de condução custa 27 euros a estes portugueses, mas outros pagam apenas 13,50 euros

20:30 30 Agosto, 2026 05:15 31 Agosto, 2026 | João Luís

O preço para renovar a carta de condução não é igual para todos os condutores. A idade e a forma como trata do pedido fazem diferença

Casal de idosos na rua. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Casal de idosos de 75 e 77 anos tiveram de viver com 700€ por mês numa estação após serem despejados da casa onde viviam há 10 anos para proprietário transformar em alojamento turístico

18:20 28 Agosto, 2026 17:57 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este casal de idosos teve de viver numa estação de comboios em Lisboa com apenas 700 euros por mês após terem sido despejados da sua casa

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Parque aquático.
Algarve

Susana foi a um parque aquático no Algarve nos anos 90 e duas pessoas caíram-lhe em cima: acidente deixou-a tetraplégica mas voltou a andar

20:10 30 Agosto, 2026 17:22 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nos anos 90, Susana sofreu um acidente num parque aquático no Algarve que lhe deixou tetraplégica, mas conseguiu voltar a andar

Trotinete a circular. Crédito: Foto AI
Nacional

Lisboa, Porto e não só: municípios querem acabar com este meio de transporte

20:00 30 Agosto, 2026 16:57 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por considerarem este meio de transporte perigoso para a segurança rodoviária, muitos municípios querem acabar com o mesmo

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos que multam e convém saber onde ficam

13:30 29 Agosto, 2026 13:06 29 Agosto, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Tech

O carregador do seu telemóvel tem este símbolo? Quase ninguém sabe o que realmente significa

17:30 30 Agosto, 2026 16:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O carregador que usa todos os dias pode ter um pequeno símbolo ao qual provavelmente nunca prestou atenção, mas o seu significado é mais importante do que parece

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva vai atingir estas regiões neste dia antes do anticiclone ganhar força

06:00 31 Agosto, 2026 19:17 30 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A chuva ainda pode marcar presença em algumas regiões de Portugal antes de o anticiclone ganhar força e trazer tempo mais seco

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 19:13 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros

11:06 30 Agosto, 2026 11:06 30 Agosto, 2026 | João Luís

Os dados oficiais mostram uma diferença de mais de 330 euros mensais entre dois grandes grupos de pensionistas da Segurança Social

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve, Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve

Conheça a praia no Algarve que perdeu a Bandeira Azul este ano e cujo acesso se faz através de escadas rolantes

09:30 30 Agosto, 2026 11:03 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Bandeira Azul deixou de estar hasteada nesta praia no Algarve, conhecida pelo acesso através de escadas rolantes

Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Renovar a carta de condução custa 27 euros a estes portugueses, mas outros pagam apenas 13,50 euros

20:30 30 Agosto, 2026 05:15 31 Agosto, 2026 | João Luís

O preço para renovar a carta de condução não é igual para todos os condutores. A idade e a forma como trata do pedido fazem diferença

Casal de idosos na rua. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Casal de idosos de 75 e 77 anos tiveram de viver com 700€ por mês numa estação após serem despejados da casa onde viviam há 10 anos para proprietário transformar em alojamento turístico

18:20 28 Agosto, 2026 17:57 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este casal de idosos teve de viver numa estação de comboios em Lisboa com apenas 700 euros por mês após terem sido despejados da sua casa

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Parque aquático.
Algarve

Susana foi a um parque aquático no Algarve nos anos 90 e duas pessoas caíram-lhe em cima: acidente deixou-a tetraplégica mas voltou a andar

20:10 30 Agosto, 2026 17:22 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nos anos 90, Susana sofreu um acidente num parque aquático no Algarve que lhe deixou tetraplégica, mas conseguiu voltar a andar

Trotinete a circular. Crédito: Foto AI
Nacional

Lisboa, Porto e não só: municípios querem acabar com este meio de transporte

20:00 30 Agosto, 2026 16:57 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por considerarem este meio de transporte perigoso para a segurança rodoviária, muitos municípios querem acabar com o mesmo

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos que multam e convém saber onde ficam

13:30 29 Agosto, 2026 13:06 29 Agosto, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Tech

O carregador do seu telemóvel tem este símbolo? Quase ninguém sabe o que realmente significa

17:30 30 Agosto, 2026 16:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O carregador que usa todos os dias pode ter um pequeno símbolo ao qual provavelmente nunca prestou atenção, mas o seu significado é mais importante do que parece

Últimas Notícias

  • Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva vai atingir estas regiões neste dia antes do anticiclone ganhar força
    Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva vai atingir estas regiões neste dia antes do anticiclone ganhar força
  • Renovar a carta de condução custa 27 euros a estes portugueses, mas outros pagam apenas 13,50 euros
    Renovar a carta de condução custa 27 euros a estes portugueses, mas outros pagam apenas 13,50 euros
  • Susana foi a um parque aquático no Algarve nos anos 90 e duas pessoas caíram-lhe em cima: acidente deixou-a tetraplégica mas voltou a andar
    Susana foi a um parque aquático no Algarve nos anos 90 e duas pessoas caíram-lhe em cima: acidente deixou-a tetraplégica mas voltou a andar
  • Lisboa, Porto e não só: municípios querem acabar com este meio de transporte
    Lisboa, Porto e não só: municípios querem acabar com este meio de transporte
  • Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”
    Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

Opinião

  • Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire
    Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire
  • Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral
    Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O país de orelhas moucas | Por José Figueiredo Santos
    O país de orelhas moucas | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho
    É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho
  • De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro
    De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento