Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura, Economia, Nacional

Requalificação da Igreja Matriz de Loulé valoriza local de culto e ponto turístico da cidade

A obra representou um investimento em cerca de um milhão e cem mil euros

17:25 4 Setembro, 2022 17:30 4 Setembro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Passados cinco anos de trabalhos profundos de reabilitação, a Igreja Matriz de Loulé reabriu este sábado de “cara lavada” e com melhores condições de conforto e segurança, não só para a comunidade católica que frequenta o espaço, mas também para os turistas que visitam o centro histórico da cidade de Loulé e que têm aqui um ponto de paragem obrigatória, informou hoje a autarquia.

Neste dia de festa para os louletanos, a secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, veio até ao Algarve para ver o trabalho realizado neste edifício datado do século XIII, classificado como Monumento Nacional, e que constitui um dos principais testemunhos do período Gótico na região. Em representação da Igreja esteve o Bispo do Algarve, Manuel Quintas, no dia em que celebrou o 22º aniversário da sua ordenação episcopal, juntando-se ainda à cerimónia o louletano António Carrilho, Bispo Emérito do Funchal, que mantém fortes laços a este território e a esta “casa”.

Numa iniciativa do Município de Loulé que passou por várias fases – primeiro a reabilitação dos retábulos e altares, seguindo-se a recuperação do pórtico e finalmente os trabalhos na estrutura que obrigaram ao encerramento do local – esta intervenção, com projeto da autoria do arquiteto Vítor Mestre, foi realizada no “momento limite” até porque como explicou o autarca Vítor Aleixo esta igreja estava em risco de colapso. “Estava a degradar-se silenciosamente, lentamente mas inexoravelmente. Dentro de algum tempo já não teríamos a integridade dos altares e já não seria possível recuperá-los. Foi uma intervenção feita no limite, mas decidida em boa hora”, explicou o presidente da Câmara de Loulé, entidade que financiou a obra orçada em cerca de um milhão e cem mil euros.

Espaço de memória, mas também de afetos e sentimentos, elemento identitário, a Matriz de Loulé vive a partir de agora um novo ciclo na sua vida, depois “de uma Intervenção capital, de A a Z”. “Fica aberto ao culto e fica também aberto à visitação turística, a todos aqueles que vêm a Loulé e procuram conhecer o seu património porque este é também um espaço riquíssimo do ponto de vista da sua representação, da arquitetura, dos altares, dos estilos. Tudo isso é motivo de atração de turistas e foi também a pensar neles que esta intervenção foi feita”, recordou Vítor Aleixo.

A reabilitação deste edifício faz parte de uma linha política de orientação estratégica apostada na valorização e na recuperação do património, “de uma forma consistente e com um olhar estratégico para o futuro”. “Loulé tem tido a sorte dos últimos ciclos políticos da Câmara terem sido governados por pessoas que sempre tiveram o cuidado de valorizar o património mas, nos últimos anos, acelerou-se francamente”, disse o responsável municipal, enumerando alguns dos exemplo como a recuperação do Palácio Gama Lobo ou, logo em frente, o trabalho de requalificação levado a cabo no Solar da Música Nova para instalação do Conservatório de Música de Loulé Francisco Rosado, para o qual o autarca antevê já uma possível “ampliação do espaço”. O edil considerou ainda os projetos “muito ambiciosos” como o Quarteirão Cultural no centro histórico da cidade ou a recente abertura dos Banhos Islâmicos/Casa Senhorial dos Barreto.

E foi, de resto, este o espaço que a secretária de Estado da Cultura visitou antes de participar na reabertura da Igreja Matriz. As palavras desta responsável com a tutela do património foram também para o “trabalho meritoso” do Município de Loulé na área da Cultura “que deve servir de exemplo de boas práticas ao levar em conta harmoniosamente a tradição e a modernidade, colocando o foco nas pessoas e no território para alcançar o desenvolvimento sustentável”.

Quanto a esta reabilitação sublinhou “a importância artística e patrimonial de uma igreja que apresenta notáveis testemunhos da evolução histórica e das sucessivas camadas construtivas e ornamentais, do século XIII aos finais do século XVIII, mas também o que representa enquanto elemento agregador das pessoas e das comunidades”.

O anfitrião da cerimónia, o padre Carlos Aquino, falou da alegria para a comunidade católica de Loulé da reabertura depois de um longo tempo de portas fechadas “desta bela e grandiosa casa onde se aviva a memória de uma história, de uma cultura e de um povo crente”. O pároco evocou o simbolismo da igreja enquanto espaço de representação humana do divino, lugar e assembleia, local de reunião e celebração. “Construir ou reconstruir uma igreja exige sempre que se desenhe e promova esta identidade. O espaço litúrgico, a casa da Igreja é um lugar simbólico na medida em que a sua linguagem nos fala de outra realidade: a do mistério de Cristo significativamente presente na mesa do sacrifício – altar – e no ambão, lugar para a proclamação da palavra”, aludiu o prior.

Neste dia outra das novidades foi a abertura do espaço museológico da Igreja Matriz, numa ala lateral do edifício. Este espaço visitável conta com duas salas: uma dedicada ao cerimonial que envolve a Eucaristia e o Batismo, onde é possível ver elementos como livros litúrgicos, a cruz processional e ciriais, duas custódias ou alguns paramentos; e uma outra onde está patente uma exposição dedicada ao culto da Mãe Soberana e onde se destaca o manto e as coroas da Nossa Senhora da Piedade.

Área envolvente sem carros e com projeto

O presidente da Câmara de Loulé anunciou que a partir deste sábado a circulação e estacionamento automóvel no Largo da Matriz será condicionado apenas com acesso a moradores e viaturas de emergência. “Aproveitámos esta oportunidade para libertar este largo dos carros. Não podemos gastar tanto dinheiro do erário público municipal a recuperar o património e depois deixar que os carros, sem qualquer regra nem disciplina, tirem o brilho”, explicou.

Numa altura em que existe já um projeto, da autoria do arquiteto Gonçalo Byrne, para a requalificação do largo e envolvente da igreja, o autarca adiantou que essa intervenção poderá ser o próximo passo para a valorização do Centro Histórico de Loulé.

LOULÉ: Igreja Matriz de S. Clemente reabre no sábado após reabilitação
Após vários anos encerrada para restauro, Igreja Matriz de Loulé reabre portas

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Algarve Ensino

São Brás de Alportel mantém Vale + Educação com apoio de 25 euros por aluno

16:50 17 Agosto, 2026 16:49 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Cada aluno recebe 25 euros, divididos em dois vales de 12,50 euros, para aquisição de material escolar no comércio local aderente

Algarve Cultura Nacional Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve Economia

Estas são as 10 ruas mais caras de Portugal para viver e 3 ficam no Algarve

14:30 17 Agosto, 2026 14:15 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Algarve aparece entre as zonas mais caras de Portugal para comprar casa, com três urbanizações no top 10 nacional

Opinião

Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende

15:10 17 Agosto, 2026 14:57 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Se há alguma coisa que estes dias nos podem ensinar, não é que devemos ter medo do céu ou da Terra. É que talvez devêssemos cuidar um pouco melhor daquilo que existe entre ambos"

Algarve

Procissão marítima de Nossa Senhora da Orada voltou a unir comunidade de Albufeira

16:40 17 Agosto, 2026 16:36 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Fé, memória e ligação ao mar marcaram as celebrações de Nossa Senhora da Orada, uma das mais antigas tradições religiosas de Albufeira

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Algarve Cultura

Tavira convida a descobrir histórias para além do seu célebre vaso islâmico

16:30 17 Agosto, 2026 16:19 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Vaso de Tavira já esteve exposto em vários países, mas o museu quer agora dar visibilidade a outras peças da coleção islâmica

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Algarve, Ensino

São Brás de Alportel mantém Vale + Educação com apoio de 25 euros por aluno

16:50 17 Agosto, 2026 16:49 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Cada aluno recebe 25 euros, divididos em dois vales de 12,50 euros, para aquisição de material escolar no comércio local aderente

Algarve, Cultura, Nacional, Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve, Economia

Estas são as 10 ruas mais caras de Portugal para viver e 3 ficam no Algarve

14:30 17 Agosto, 2026 14:15 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Algarve aparece entre as zonas mais caras de Portugal para comprar casa, com três urbanizações no top 10 nacional

Opinião

Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende

15:10 17 Agosto, 2026 14:57 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Se há alguma coisa que estes dias nos podem ensinar, não é que devemos ter medo do céu ou da Terra. É que talvez devêssemos cuidar um pouco melhor daquilo que existe entre ambos"

Algarve

Procissão marítima de Nossa Senhora da Orada voltou a unir comunidade de Albufeira

16:40 17 Agosto, 2026 16:36 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Fé, memória e ligação ao mar marcaram as celebrações de Nossa Senhora da Orada, uma das mais antigas tradições religiosas de Albufeira

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Algarve, Cultura

Tavira convida a descobrir histórias para além do seu célebre vaso islâmico

16:30 17 Agosto, 2026 16:19 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Vaso de Tavira já esteve exposto em vários países, mas o museu quer agora dar visibilidade a outras peças da coleção islâmica

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Últimas Notícias

  • Adeus radares de velocidade? Alemão descobre método legal (e insólito) para ‘fugir’ às multas
    Adeus radares de velocidade? Alemão descobre método legal (e insólito) para ‘fugir’ às multas
  • São Brás de Alportel mantém Vale + Educação com apoio de 25 euros por aluno
    São Brás de Alportel mantém Vale + Educação com apoio de 25 euros por aluno
  • Procissão marítima de Nossa Senhora da Orada voltou a unir comunidade de Albufeira
    Procissão marítima de Nossa Senhora da Orada voltou a unir comunidade de Albufeira
  • Tavira convida a descobrir histórias para além do seu célebre vaso islâmico
    Tavira convida a descobrir histórias para além do seu célebre vaso islâmico
  • Fim da entrada livre? Este jardim que enche todos os dias para se ver o pôr do sol vai passar a ter uma vedação e as entradas serão controladas
    Fim da entrada livre? Este jardim que enche todos os dias para se ver o pôr do sol vai passar a ter uma vedação e as entradas serão controladas

Opinião

  • Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
    Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
  • O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
    O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
  • A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
    A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento