Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Cultura, Nacional

Receita de alheira de Mirandela no forno, uma maravilha da gastronomia de Portugal 

Se gosta de saborear as melhores tentações portuguesas, certamente que já provou a famosa Alheira de Mirandela. Uma iguaria irresistível

19:04 15 Novembro, 2024 17:46 12 Novembro, 2024 | Francisco Ferreira
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O nosso país é reconhecido por ter uma gastronomia de elevada qualidade. Alguns dos nossos pratos são verdadeiras tentações e temos produtos que garantem uma qualidade reconhecida em todo o mundo. Por exemplo, a alheira de Mirandela é uma iguaria irresistível, revelando-se um alimento bastante rico e cheio de sabor. Há um vasto conjunto de receitas com este produto: criativas e inovadoras ou tradicionais. Fique a conhecer melhor este produto único da cozinha portuguesa, que é tão reconhecido no nosso país que até foi eleito uma das 7 maravilhas da gastronomia de Portugal.

História da alheira de Mirandela

As alheiras são um produto repleto de aromas e sabores muito particulares. A origem deste produto remonta ao final do século XV. Na época, os judeus que viviam na região de Trás-os-Montes não podiam comer os enchidos tradicionais devido à carne de porco. 

Num contexto em que na Península Ibérica católicos fervorosos estavam a perseguir os judeus, forçando-os a converter-se ao cristianismo, eles tentaram passar-se por cristãos, imitando os cultos e rituais católicos. Por isso, preparavam uma alheira que não tinha carne de porco, mas frango e pão de dias anteriores. 

A religião judaica proíbe o consumo deste tipo de carne e essa era uma das formas que a Inquisição utilizava para identificar os judeus. 

Diversidade

Entre as diversas alheiras feitas no nosso país, destacam-se as alheiras de Mirandela. Elas 

são simplesmente divinais. Por isso, são bastante populares. Esta maravilhosa alheira está associada à cidade de Mirandela. Logo, este enchido regional tão especial recebeu o nome de alheira de Mirandela. 

Este produto recebeu esta denominação ligada ao local de comercialização e expedição. Este ingrediente tão especial do fumeiro transmontano é mesmo o enchido mais consumido e conhecido de Portugal. 

A alheira de Mirandela é um ingrediente especial. A alheira pode ser grelhada, assada ou frita. É, frequentemente, consumida como prato de entrada. Este alimento pode ser facilmente combinado com outros ingredientes e produtos. Pode até ligar-se na perfeição com elementos inesperados. 

Por isso, podem preparar-se refeições muito distintas com este produto. A sua versatilidade é comprovada pelos diversos pratos com este ingrediente. Ela tem um sabor tão distinto e intenso que facilmente se torna na estrela destas refeições criadas com este produto delicioso.

Nomeação

Foi no ano de 2011 que a alheira foi eleita uma das 7 maravilhas da gastronomia nacional. 

As outras tentações da cozinha portuguesa destacadas foram as seguintes: o Queijo Serra

da Estrela; o Caldo Verde; a Sardinha Assada; o Arroz de Marisco; o Leitão da Bairrada e o Pastel de Belém. 

Receita de alheira de Mirandela assada no forno

Ingredientes

  • 3 dentes de alho
  • 1 pimentão-doce
  • 800 g alheira de Mirandela  
  • 600 g batata para cozer média
  • 600 g grelo de couve limpos
  • 200 g pão
  • 4 c. de sopa azeite  
  • 2 c. de chá de sal

Modo de Preparação

  1. Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
  2. Primeiro, pré-aqueça o forno a 180 °C.
  3. Coza os grelos num tacho, em água temperada com uma colher de chá de sal.
  4. Então, aguarde até estarem tenros.
  5. Entretanto, coza as batatas separadamente. 
  6. Depois, coloque 2 colheres de sopa de azeite numa frigideira que possa ir ao forno.
  7. Posteriormente, com um palito, pique as alheiras diversas vezes.
  8. Em seguida, coloque as alheiras na frigideira.
  9. Deixe que elas cozinhem por 30 minutos, aproximadamente.
  10. Não se esqueça, a meio do tempo, de virar as alheiras.
  11. Após os grelos e as batatas se apresentarem cozidos, retire do lume.
  12. Então, escorra os legumes muito bem.
  13. Depois, com o restante azeite, unte uma frigideira.
  14. Em seguida, aloure os dentes de alho picados.
  15. Posteriormente, salteie nela os grelos, num processo relativamente rápido.
  16. No imediato, pele as batatas e corte-as em grossas rodelas.
  17. Então, disponha os grelos e as alheiras num prato. Estes elementos devem ser mantidos quentes dentro do forno já desligado.
  18. Entretanto, leve ao lume a frigideira onde cozinhou as alheiras.
  19. Depois, polvilhe com o pimentão-doce.
  20. Em seguida, deite as rodelas de batata na frigideira. 
  21. Posteriormente, salteie as batatas de ambos os lados sobre lume médio a forte.
  22. Então, aguarde até ao momento em que as batatas fiquem douradas. 
  23. Finalmente, deve servir as batatas com as alheiras e os grelos. 
  24. Pode acompanhar com o pão e uma salada fresca.
  25. Bom apetite.

Com esta receita, poderá realizar uma viagem gastronómica memorável. Este prato de alheira assada no forno com grelos de couve e batata cozida apresenta o melhor dos sabores transmontanos. Trata-se de uma refeição absolutamente irresistível. Uma verdadeira uma tentação!

Leia também: Novo champô do Lidl: um “sonho mágico” que só dura até ao fim do stock que custa 1,39€

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Rui Cristina. Crédito: CMA
Algarve Política

Rui Cristina acusado de discriminação e incitamento ao ódio pelo Ministério Público

10:48 17 Agosto, 2026 11:06 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A acusação do Ministério Público incide sobre declarações de Rui Cristina relativas ao acesso à habitação por uma comunidade minoritária

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e ventos de 100 km/h: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 10:02 16 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias marcados por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

06:00 17 Agosto, 2026 09:25 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Algarve Cultura Nacional Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Algarve Cultura

Ideias do Levante procura vozes para o Coro Internacional do Algarve

09:10 17 Agosto, 2026 08:53 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Cantores adultos e jovens de várias nacionalidades são convidados a integrar um novo projeto coral regional promovido pela Ideias do Levante

Opinião

Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura

07:20 17 Agosto, 2026 07:35 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A vida é o que é, e cabe a nós fazê-la à nossa maneira, sendo verdadeiros e fiéis a nós mesmos, à nossa realidade interior e ao nosso modo de ser"

Algarve Cultura

Obra de João Cutileiro ‘Ao Pescador’ junto à ria de Alvor está a ser restaurada

10:20 17 Agosto, 2026 10:32 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os primeiros trabalhos realizados na escultura 'Ao Pescador' já permitiram reduzir de forma significativa as marcas existentes na pedra

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Rui Cristina. Crédito: CMA
Algarve, Política

Rui Cristina acusado de discriminação e incitamento ao ódio pelo Ministério Público

10:48 17 Agosto, 2026 11:06 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A acusação do Ministério Público incide sobre declarações de Rui Cristina relativas ao acesso à habitação por uma comunidade minoritária

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e ventos de 100 km/h: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 10:02 16 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias marcados por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

06:00 17 Agosto, 2026 09:25 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Algarve, Cultura, Nacional, Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Algarve, Cultura

Ideias do Levante procura vozes para o Coro Internacional do Algarve

09:10 17 Agosto, 2026 08:53 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Cantores adultos e jovens de várias nacionalidades são convidados a integrar um novo projeto coral regional promovido pela Ideias do Levante

Opinião

Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura

07:20 17 Agosto, 2026 07:35 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A vida é o que é, e cabe a nós fazê-la à nossa maneira, sendo verdadeiros e fiéis a nós mesmos, à nossa realidade interior e ao nosso modo de ser"

Algarve, Cultura

Obra de João Cutileiro ‘Ao Pescador’ junto à ria de Alvor está a ser restaurada

10:20 17 Agosto, 2026 10:32 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os primeiros trabalhos realizados na escultura 'Ao Pescador' já permitiram reduzir de forma significativa as marcas existentes na pedra

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Últimas Notícias

  • Campanha “Taxa Zero ao Volante” reforça fiscalização ao álcool na condução
    Campanha “Taxa Zero ao Volante” reforça fiscalização ao álcool na condução
  • Rui Cristina acusado de discriminação e incitamento ao ódio pelo Ministério Público
    Rui Cristina acusado de discriminação e incitamento ao ódio pelo Ministério Público
  • Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro
    Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro
  • Obra de João Cutileiro ‘Ao Pescador’ junto à ria de Alvor está a ser restaurada
    Obra de João Cutileiro ‘Ao Pescador’ junto à ria de Alvor está a ser restaurada
  • “Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve
    “Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

Opinião

  • A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
    A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
  • Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura
    Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura
  • Cancro do pulmão: o diagnóstico começa quando vencemos mitos e estigma | Por Fernanda Estevinho
    Cancro do pulmão: o diagnóstico começa quando vencemos mitos e estigma | Por Fernanda Estevinho

Europe Direct Algarve

  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
  • “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
    “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento