Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Radar de velocidade. Crédito: Freepik
Radar de velocidade. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Radar com falha pode resultar na anulação de todas as multas

ANSR esclareceu “ter havido problemas pontuais num desses radares, com origem numa falha técnica já resolvida, pelo que os autos de contraordenação daí resultantes estão a ser arquivados”

17:05 8 Outubro, 2023 19:22 16 Abril, 2025 | Afonso Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) identificou uma “falha técnica” no radar localizado na EN234, no Lugar dos Valinhos, município de Nelas, que registou uma velocidade de 193 km/h num veículo pesado de mercadorias, velocidade impossível de alcançar, avança o Correio da Manhã.

Este radar faz parte dos 37 novos dispositivos instalados em todo o país, que entraram em funcionamento a partir de 1 de setembro.

A ANSR esclareceu ao CM, “ter havido problemas pontuais num desses radares, com origem numa falha técnica já resolvida, pelo que os autos de contraordenação daí resultantes estão a ser arquivados”.

Quanto à fiabilidade do sistema, que inclui um total de 98 dispositivos de controlo de velocidade, a ANSR sublinhou que estes dispositivos são utilizados em mais de 10 outros países e que “os problemas pontuais detectados em apenas um desses radares obrigaram à revisão de todos os radares instalados em condições semelhantes. Não foram detectados mais problemas”.

Há ainda o caso do novo radar instalado na EN109, perto da Figueira da Foz. Este radar já apanhou condutores de pesados de mercadorias a circular entre os 130 e os 150 km/h, velocidade que não é possível que seja atingida por estes veículos.

A rede de novos radares instalados permitiu um aumento no número de veículos fiscalizados, atingindo um total de 19,6 milhões em setembro. Foram registadas 112.744 infrações, que resultaram em pelo menos 6,7 milhões de euros em multas, considerando o valor mínimo das multas por excesso de velocidade, que é de 60 euros.

No primeiro semestre, os 61 radares já existentes renderam cerca de 24 milhões de euros em multas, o que significa que os 37 novos dispositivos precisam de apenas quatro meses para atingirem o mesmo valor.

Os dados do primeiro mês de funcionamento dos novos radares mostram uma significativa redução na velocidade dos veículos em circulação e uma ausência de acidentes rodoviários graves. Neste momento há zero mortes e zero feridos graves a registar.

Leia também: Radares com falhas? Camião apanhado a 193 km/h numa nacional

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Afinal, que apoios vão entrar na nova prestação social? Veja os 13 subsídios que serão substituídos

17:10 30 Maio, 2026 10:58 30 Maio, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única vai substituir 13 apoios sociais: saiba quais entram na lista e que obrigações podem surgir

Praia da Fábrica.
Algarve Vida & Lazer

“Truque de expert”: espanhóis destacam atividade para fazer no Algarve perto de Tavira que custa 2€

11:40 30 Maio, 2026 14:28 25 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Rota pelo Algarve inclui um acesso marítimo por cerca de dois euros que está a ser destacado em Espanha como um “truque de expert”

Ventos fortes e mar agitado. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí vento forte, chuva e nevoeiro: IPMA prevê mudança no tempo nestas regiões

06:00 30 Maio, 2026 12:58 29 Maio, 2026 | João Luís

IPMA prevê vento forte, nevoeiro matinal e mudanças no tempo em algumas regiões: saiba onde se vai sentir diferenças

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Mulher incomodada com ruído. Crédito: Foto AI
Nacional

Atenção ao barulho: saiba quando o ruído das obras do vizinho deixa de ser permitido

14:30 30 Maio, 2026 13:50 30 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O ruído das obras em casa ou no prédio não pode acontecer livremente e há regras que protegem os moradores em Portugal

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Em junho “águas mil”? Novo mês vai trazer chuva e descida das temperaturas a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

18:00 30 Maio, 2026 13:46 30 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Início do mês de junho pode trazer alterações no estado do tempo em Portugal, com chuva e descida de temperaturas a afetar estas regiões

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Nem Lagos nem Tavira: conheça a cidade algarvia que se tornou moda entre os espanhóis

20:00 29 Maio, 2026 12:28 30 Maio, 2026 | João Luís

“Não é o Porto nem é Lisboa”. Saiba qual é a cidade do Algarve que está na moda entre os espanhóis e por que motivos

Mulher de pernas cruzadas. Crédito: Magnific
Saúde

Senta-se de pernas cruzadas? Médicos explicam por que o deve fazer (ou não) e qual o impacto na sua saúde

16:50 30 Maio, 2026 16:25 30 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

É um gesto automático e quase instintivo, mas há um pormenor que os médicos destacam e que pode mudar a forma como se senta diariamente

Praia deserta. Crédito: Magnific
Algarve Vida & Lazer

Longe da confusão, conheça a praia do Algarve que está deserta até no verão

16:00 30 Maio, 2026 13:06 30 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Além da água transparente e da areia fina e dourada, e da vista, esta praia deserta do Algarve possui uma flora rica, com variadas espécies de aves

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Cristiano Ronaldo.
Desporto Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Marina de Faro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Nem Porto, nem Lisboa: foi esta cidade do Algarve que ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

14:00 30 Maio, 2026 12:40 30 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Cidade algarvia 'encantou' os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo património cultural e paisagens dignas de visita

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia

Há uma nova ferramenta na Segurança Social que pode mudar a sua reforma (e quase ninguém deu por isso)

14:40 27 Maio, 2026 14:40 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma atualização recente promete mexer com o planeamento da reforma, mas o que mudou exatamente pode surpreender mais do que parece

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Complexo de Piscinas Municipais de Albufeira.
Algarve

Piscinas Municipais de Albufeira fecham portas para obras e há compensação para os utilizadores

12:21 29 Maio, 2026 12:16 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

No mês de junho, as Piscinas Municipais de Albufeira encerram temporariamente para obras no sistema de aquecimento

Algarve Saúde

Homem morre nas urgências do Hospital de Faro após quatro horas sem vigilância médica

11:00 29 Maio, 2026 11:02 29 Maio, 2026 | João Luís

O homem morreu na urgência do Hospital de Faro após várias horas sem vigilância médica e concluiu-se que houve falha no atendimento

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Afinal, que apoios vão entrar na nova prestação social? Veja os 13 subsídios que serão substituídos

17:10 30 Maio, 2026 10:58 30 Maio, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única vai substituir 13 apoios sociais: saiba quais entram na lista e que obrigações podem surgir

Praia da Fábrica.
Algarve, Vida & Lazer

“Truque de expert”: espanhóis destacam atividade para fazer no Algarve perto de Tavira que custa 2€

11:40 30 Maio, 2026 14:28 25 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Rota pelo Algarve inclui um acesso marítimo por cerca de dois euros que está a ser destacado em Espanha como um “truque de expert”

Ventos fortes e mar agitado. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí vento forte, chuva e nevoeiro: IPMA prevê mudança no tempo nestas regiões

06:00 30 Maio, 2026 12:58 29 Maio, 2026 | João Luís

IPMA prevê vento forte, nevoeiro matinal e mudanças no tempo em algumas regiões: saiba onde se vai sentir diferenças

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve, Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Mulher incomodada com ruído. Crédito: Foto AI
Nacional

Atenção ao barulho: saiba quando o ruído das obras do vizinho deixa de ser permitido

14:30 30 Maio, 2026 13:50 30 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O ruído das obras em casa ou no prédio não pode acontecer livremente e há regras que protegem os moradores em Portugal

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Em junho “águas mil”? Novo mês vai trazer chuva e descida das temperaturas a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

18:00 30 Maio, 2026 13:46 30 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Início do mês de junho pode trazer alterações no estado do tempo em Portugal, com chuva e descida de temperaturas a afetar estas regiões

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Nem Lagos nem Tavira: conheça a cidade algarvia que se tornou moda entre os espanhóis

20:00 29 Maio, 2026 12:28 30 Maio, 2026 | João Luís

“Não é o Porto nem é Lisboa”. Saiba qual é a cidade do Algarve que está na moda entre os espanhóis e por que motivos

Mulher de pernas cruzadas. Crédito: Magnific
Saúde

Senta-se de pernas cruzadas? Médicos explicam por que o deve fazer (ou não) e qual o impacto na sua saúde

16:50 30 Maio, 2026 16:25 30 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

É um gesto automático e quase instintivo, mas há um pormenor que os médicos destacam e que pode mudar a forma como se senta diariamente

Praia deserta. Crédito: Magnific
Algarve, Vida & Lazer

Longe da confusão, conheça a praia do Algarve que está deserta até no verão

16:00 30 Maio, 2026 13:06 30 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Além da água transparente e da areia fina e dourada, e da vista, esta praia deserta do Algarve possui uma flora rica, com variadas espécies de aves

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Cristiano Ronaldo.
Desporto, Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Marina de Faro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Nem Porto, nem Lisboa: foi esta cidade do Algarve que ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

14:00 30 Maio, 2026 12:40 30 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Cidade algarvia 'encantou' os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo património cultural e paisagens dignas de visita

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia

Há uma nova ferramenta na Segurança Social que pode mudar a sua reforma (e quase ninguém deu por isso)

14:40 27 Maio, 2026 14:40 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma atualização recente promete mexer com o planeamento da reforma, mas o que mudou exatamente pode surpreender mais do que parece

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Complexo de Piscinas Municipais de Albufeira.
Algarve

Piscinas Municipais de Albufeira fecham portas para obras e há compensação para os utilizadores

12:21 29 Maio, 2026 12:16 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

No mês de junho, as Piscinas Municipais de Albufeira encerram temporariamente para obras no sistema de aquecimento

Algarve, Saúde

Homem morre nas urgências do Hospital de Faro após quatro horas sem vigilância médica

11:00 29 Maio, 2026 11:02 29 Maio, 2026 | João Luís

O homem morreu na urgência do Hospital de Faro após várias horas sem vigilância médica e concluiu-se que houve falha no atendimento

Últimas Notícias

  • Em junho “águas mil”? Novo mês vai trazer chuva e descida das temperaturas a partir desta data e estas serão as regiões afetadas
    Em junho “águas mil”? Novo mês vai trazer chuva e descida das temperaturas a partir desta data e estas serão as regiões afetadas
  • Afinal, que apoios vão entrar na nova prestação social? Veja os 13 subsídios que serão substituídos
    Afinal, que apoios vão entrar na nova prestação social? Veja os 13 subsídios que serão substituídos
  • Senta-se de pernas cruzadas? Médicos explicam por que o deve fazer (ou não) e qual o impacto na sua saúde
    Senta-se de pernas cruzadas? Médicos explicam por que o deve fazer (ou não) e qual o impacto na sua saúde
  • Nesta cidade no Algarve há uma adega no fundo do mar com quase 3.000 garrafas e tem ainda uma barrica com 225 litros de vinho
    Nesta cidade no Algarve há uma adega no fundo do mar com quase 3.000 garrafas e tem ainda uma barrica com 225 litros de vinho
  • Longe da confusão, conheça a praia do Algarve que está deserta até no verão
    Longe da confusão, conheça a praia do Algarve que está deserta até no verão
  • Esta piscina é gratuita e fica na serra algarvia: descubra como pode chegar lá
    Esta piscina é gratuita e fica na serra algarvia: descubra como pode chegar lá

Opinião

  • Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
    Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
  • Bilhete Postal: “Aqui sentimo-nos em casa” | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: “Aqui sentimo-nos em casa” | Por Eduardo Costa
  • Portugal habituou-se ao cansaço e isso deve preocupar-nos | Por Paula Freitas
    Portugal habituou-se ao cansaço e isso deve preocupar-nos | Por Paula Freitas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
  • Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
    Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal