Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional

Quer perder peso? Eis 15 alimentos que ajudam a emagrecer

Se pretende ter um peso equilibrado, convém ter critério na alimentação que faz. É essencial selecionar alimentos que ajudam a emagrecer

09:57 7 Novembro, 2024 17:10 5 Novembro, 2024 | Francisco Ferreira
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma vida saudável está assente em alguns alicerces fundamentais. Um deles consiste em manter uma atividade física regular, cerca de 3 vezes por semana. O hábito de beber água (os 2 litros que os especialistas recomendam) também é fundamental para hidratar o corpo. Outro alicerce está em dormir bem (idealmente, 8 horas por noite) para se poder descansar. Naturalmente, um dos alicerces fundamentais para uma vida saudável está na alimentação. Aliás, os alimentos que se escolhem para a dieta diária têm um papel fundamental na saúde, mas também no peso que se apresenta.

Quem pretende perder peso, deve valorizar os alicerces mencionados e escolher os alimentos mais indicados para conseguir alcançar esse objetivo.

15 alimentos que ajudam a emagrecer

Quem pretende perder peso, deve ter em consideração que não há milagres. Para emagrecer sem prejudicarmos a saúde, temos de seguir uma dieta equilibrada.

Valorizar os alicerces acima mencionados para uma vida saudável é fundamental. No entanto, selecionar determinados alimentos, pode ajudar a que a perda de peso surja mais rapidamente. Eis alguns dos alimentos que ajudam a emagrecer de forma equilibrada.

1. Brócolos

Este alimento revela-se uma ótima fonte de fibra e de cálcio. Os brócolos também apresentam muita água na sua composição. Sempre que são cozidos e temperados com um fio de azeite, revelam-se um acompanhamento muito saboroso.

2. Ervilhas

Nem todos apreciam o sabor das ervilhas, embora haja quem adore devorá-las. Este alimento deve ser incluído numa dieta equilibrada, porque apresenta características bastante benéficas.

As ervilhas são um dos alimentos que ajuda a emagrecer, porque promovem a saciedade em quem as come. Logo, não há abusos alimentares. Além disso, as ervilhas são uma excelente fonte de fibra solúvel e possuem vitaminas, minerais e proteína.

3. Alface

Este alimento apresenta somente 140 calorias por 1 kg. Naturalmente, a alface facilmente integra uma dieta equilibrada. A alface romana é um dos alimentos que ajuda a emagrecer, porque apresenta uma grande riqueza nutricional.

Esta é uma fonte rica em vitaminas B, ácido fólico e magnésio. O consumo regular deste alimento ajuda a regular o açúcar no sangue e auxilia o sistema imunológico a funcionar adequadamente.

4. Repolho

Este alimento representa uma boa fonte de antioxidantes. O repolho é um dos alimentos que ajuda a emagrecer e também se revela um precioso aliado do sistema imunitário. Ele pode ser adicionado a uma salada, que também pode ser enriquecida com maçãs e um pouco de nozes. Desta forma, consegue-se fazer uma refeição saborosa e saciante.

5. Couve-flor

Este alimento é rico em fitonutrientes, como acontece com outros vegetais cruciferos. A couve-flor é um dos alimentos que ajuda a emagrecer e que deve integrar na sua dieta, porque se trata de uma fonte rica em vitamina C e folato.

A couve-flor pode ser comida crua em vinagrete, em pickles ou levemente vaporizada, possibilidade que permite maximizar o poder antioxidante deste alimento.

6. Abacate

Este fruto é rico em gorduras monoinsaturadas. Esta característica do abacate promove a saciedade em quem come este alimento, além de se revelar bastante benéfico para a saúde do coração.

O facto de ser um alimento rico em fibras e nutrientes também torna o abacate num dos alimentos que ajuda a emagrecer e que deve integrar na sua dieta.

7. Pepino

Este alimento contém uma concentração elevada de água. Mais precisamente, 96,7% do pepino é água. Desta forma, percebe-se que este seja um dos alimentos que ajuda a emagrecer. O pepino pode integrar facilmente as refeições, nomeadamente uma salada, um acompanhamento ou um prato principal.

8. Rabanetes

A riqueza em potássio, ácido fólico, antioxidantes e compostos de enxofre ajuda a comprovar que os rabanetes são alimentos bastante saudáveis, que ajudam na digestão.

Os topos verdes frágeis dos rabanetes contêm seis vezes mais vitamina C e cálcio do que as raízes deste alimento. Os rabanetes podem ser cortados em fatias finas e enriquecer uma salada verde fresca e apetitosa. Desta forma, serve-se uma refeição leve e saudável.

9. Aipo

Este alimento é basicamente composto por água. Tem apenas 6 calorias por haste. Por isso, o aipo é um dos alimentos que ajuda a emagrecer. As calorias reduzidas do aipo são uma qualidade ímpar deste alimento que consegue manter-nos saciados por muito tempo devido à sua riqueza em fibra.

10. Bananas

Este alimento é doce e algo calórico. No entanto, apesar das calorias, as bananas apresentam uma viscosidade que intensifica a sensação de saciedade. Desta forma, quem come bananas aguenta mais tempo sem comer. 

11. Canela

Este alimento pode ser adicionado a frutas, iogurtes e sobremesas. Esta especiaria reduz os níveis de colesterol e a pressão arterial. A canela tem uma capacidade de potenciar a atividade da insulina no organismo, revelando-se um alimento bastante útil, porque promove a redução dos níveis de açúcar no sangue, após as refeições.

12. Pimentos Verdes ou Vermelhos

Apesar de parecerem ser muito densos, os pimentos são bons amigos de quem quer perder peso. Na composição dos pimentos, há uma abundância de água (cerca de 92%). A riqueza em antioxidantes é outra qualidade dos pimentos.

Os pimentos assados ou comidos com sardinhas são muito apreciados pelos portugueses. Eles podem ser servidos como acompanhamento. Podem acompanhar um frango grelhado numa refeição saudável ou serem integrados numa sande apetitosa.

13. Aveia

Este alimento ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL. A aveia ajuda a regular os níveis de glicemia devido à quantidade residual de açúcares que apresenta.

Este cereal também gera saciedade, pois a aveia apresenta grande riqueza em fibra e em proteína (cerca de 13%). A aveia apresenta ainda grande riqueza em vitaminas e minerais, nomeadamente B1, B3, E, folato, fósforo, ferro, magnésio e zinco.

14. Ovo

Comer ovos gera grande saciedade. O ovo contém proteínas de elevada qualidade. Além disso, este alimento revela um fantástico equilíbrio de aminoácidos. A riqueza do ovo em vitaminas e minerais como A, D, K, B2, B12, folato, selénio, zinco e iodo tornam o alimento particularmente valioso.

15. Espinafre

A riqueza em fibras permite ao espinafre aumentar o metabolismo. Este alimento também fomenta a sensação de estar cheio durante horas. O espinafre é uma boa fonte de vitaminas, minerais e algumas proteínas.

Este é um dos alimentos que ajuda a emagrecer, pois ele acelera o metabolismo rapidamente. Por isso, há quem o adicione às saladas ou até a um batido matinal. O Popeye ficava mais forte com espinafres. Por alguma razão será…

Leia também: Conheça o truque caseiro e barato que promete acabar com a humidade em casa neste inverno

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Algarve Cultura Desporto Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Operação stop. Crédito: DR
Auto Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Política Saúde

BE exige reabrir radioterapia em Évora e alerta para deslocações até Faro

19:40 6 Setembro, 2026 19:24 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Desde junho, “centenas de doentes” fazem radioterapia fora de Évora, segundo o BE, que pede garantias para os tratamentos e os postos de trabalho

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Homem a lavar os pés na praia.
Algarve

Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei

19:20 6 Setembro, 2026 16:07 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Um banhista relatou ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve, mas a lei é clara quanto a esta prática

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde Vida & Lazer

Aviso de especialista: não compre bananas no supermercado se estiverem assim e estas são as várias razões

19:00 6 Setembro, 2026 18:54 6 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A cor, a textura e até a haste podem revelar muito sobre a qualidade das bananas. Saiba quais os sinais que deve verificar antes de comprar

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Rafael trocou Maiorca pela Tailândia com uma pensão de cerca de 1.250 euros: “Aqui consigo viver bem”

19:30 4 Setembro, 2026 19:16 4 Setembro, 2026 | João Luís

Reformado espanhol recebe cerca de 1.250 euros de pensão e vive na Tailândia, onde diz pagar 100 euros de renda e conseguir viver melhor

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Algarve, Cultura, Desporto, Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Operação stop. Crédito: DR
Auto, Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Política, Saúde

BE exige reabrir radioterapia em Évora e alerta para deslocações até Faro

19:40 6 Setembro, 2026 19:24 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Desde junho, “centenas de doentes” fazem radioterapia fora de Évora, segundo o BE, que pede garantias para os tratamentos e os postos de trabalho

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Homem a lavar os pés na praia.
Algarve

Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei

19:20 6 Setembro, 2026 16:07 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Um banhista relatou ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve, mas a lei é clara quanto a esta prática

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde, Vida & Lazer

Aviso de especialista: não compre bananas no supermercado se estiverem assim e estas são as várias razões

19:00 6 Setembro, 2026 18:54 6 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A cor, a textura e até a haste podem revelar muito sobre a qualidade das bananas. Saiba quais os sinais que deve verificar antes de comprar

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Rafael trocou Maiorca pela Tailândia com uma pensão de cerca de 1.250 euros: “Aqui consigo viver bem”

19:30 4 Setembro, 2026 19:16 4 Setembro, 2026 | João Luís

Reformado espanhol recebe cerca de 1.250 euros de pensão e vive na Tailândia, onde diz pagar 100 euros de renda e conseguir viver melhor

Últimas Notícias

  • BE exige reabrir radioterapia em Évora e alerta para deslocações até Faro
    BE exige reabrir radioterapia em Évora e alerta para deslocações até Faro
  • José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”
    José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”
  • Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei
    Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei
  • Aviso de especialista: não compre bananas no supermercado se estiverem assim e estas são as várias razões
    Aviso de especialista: não compre bananas no supermercado se estiverem assim e estas são as várias razões
  • Taróloga Maria Helena diz o que significa a fase da Lua em que nasceu: veja se corresponde à realidade
    Taróloga Maria Helena diz o que significa a fase da Lua em que nasceu: veja se corresponde à realidade

Opinião

  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
  • O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
    O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
  • Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
    Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins

Europe Direct Algarve

  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso
    Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento