Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Presidentes de câmaras do Algarve dormiram na rua ao relento em Marraquexe

“Tínhamos acabado de jantar [em Marraquexe] e estávamos informalmente no exterior do hotel quando surge um grande ruído e estrondo”

13:32 9 Setembro, 2023 13:36 9 Setembro, 2023 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Três presidentes de câmaras municipais do Algarve que se encontram numa deslocação de trabalho em Marraquexe dormiram esta noite ao relento devido ao terramoto que atingiu Marrocos na sexta-feira ao final do dia.

“Estávamos a beber água no jardim exterior do hotel e apanhei um susto enorme com a violência e o ruído produzido pelo sismo. Senti a terra a abanar durante cerca de meio minuto. Afastei-me de qualquer coisa que pudesse cair em cima e esperei”, disse esta manhã à agência Lusa o presidente da Câmara de Loulé.

Vítor Aleixo estava a conversar com os presidentes dos concelhos de Albufeira, José Carlos Rolo, e de Silves, Rosa Cristina Palma, quando sentiram os efeitos do sismo que atingiu a magnitude 7,0 na escala de Richter e ocorreu na localidade de Ighil, situada a cerca de 80 quilómetros a sudoeste de Marraquexe às 23:11, a uma profundidade de oito quilómetros.

“Tínhamos acabado de jantar e estávamos reunidos informalmente no exterior do hotel quando surge um grande ruído e estrondo que durou 15 a 20 segundos”, disse à Lusa por seu lado o autarca de Albufeira.

De acordo com os relatos dos dois autarcas, os hóspedes do hotel foram autorizados a ir aos quartos durante alguns minutos e regressaram aos jardins exteriores para dormir.

Vítor Aleixo afirmou que tentou dormir sentado numa cadeira com as pernas estendidas em cima de uma outra cadeira, ao mesmo tempo que receava a ocorrência de réplicas do sismo inicial.

Não conseguiu dormir com o ruído das ambulâncias em Marraquexe

“Os que conseguiram uma espreguiçadeira dormiram de certeza melhor”, comentou o autarca.

Por seu lado, José Carlos Rolo ficou sentado numa cadeira, tendo afirmado que não conseguiu dormir durante toda a noite com o ruído das ambulâncias a passarem na rua.

Os autarcas referiram que o hotel “talvez tenha algumas fissuras nas paredes, mas o edifício não parece ter sido atingido”, ao contrário do que aconteceu na parte histórica e central de Marraquexe, por onde ainda não tinham passado.

Os responsáveis municipais que estão acompanhados por três técnicos dos respetivos municípios estão a tentar antecipar o seu regresso ao Algarve que estava inicialmente previsto para terça-feira.

Os participantes na 10.ª Conferência Internacional sobre Geoparques Globais da UNESCO deverão ter um derradeiro encontro este sábado à hora do almoço, tudo apontando que o programa previsto inicialmente foi cancelado.

Esta conferência realiza-se a cada dois anos e reúne pessoas de todo o mundo para partilharem as últimas descobertas e experiências numa ampla variedade de tópicos, incluindo geologia, turismo sustentável, educação ou gestão participativa para o desenvolvimento sustentável.

Os três autarcas estavam em Marraquexe a promover o projeto de criação de Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira a Geoparque Mundial da UNESCO.

O último balanço do terramoto que atingiu Marrocos na sexta-feira à noite subiu para 820 mortos e 672 feridos, dos quais 250 graves, anunciou este sábado o Ministério do Interior marroquino.

O forte sismo foi sentido em Portugal e Espanha.

Leia também: Sismo: Várias centenas de pessoas morreram. Autarcas algarvios estavam em Marraquexe [vídeo]

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Bombeiros combatem fogo. Crédito: Lusa
Nacional

Comandante pede mão pesada para quem provoca incêndios: “Temos de ter uma lei que puna severamente”

10:05 9 Julho, 2026 09:45 9 Julho, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Depois dos grandes incêndios registados nos últimos dias, o comandante Luís Martins defende um agravamento das consequências para quem provoca fogos florestais. Em declarações à CNN Portugal, o responsável considerou que o país precisa de uma lei mais dura para punir este tipo de...

Algarve Cultura

Daft Funk Live estreia-se no Algarve com espetáculo no Praia Dourada Beach Club

10:15 9 Julho, 2026 09:52 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto revisita êxitos como “One More Time”, “Around the World”, “Harder, Better, Faster, Stronger” e “Get Lucky”

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

AT deixa esclarecimento a quem entregou IRS em conjunto: veja o que muda na liquidação

07:00 9 Julho, 2026 19:02 8 Julho, 2026 | João Luís

A liquidação de IRS em conjunto é única, mas a Autoridade Tributária notifica os dois sujeitos passivos. Saiba como funciona o pagamento

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Algarve

Sindicatos do Algarve convocam dia de luta para 7 de agosto

07:10 9 Julho, 2026 07:13 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Dia de luta regional pretende mobilizar trabalhadores de todos os setores, empresas e locais de trabalho do Algarve

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Dois homens a pescar.
Europa

Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados

16:30 8 Julho, 2026 15:25 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tentativa de recuperar um peixe de oito quilos terminou com dois pescadores à deriva e uma operação de resgate no sul de Espanha

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Bombeiros combatem fogo. Crédito: Lusa
Nacional

Comandante pede mão pesada para quem provoca incêndios: “Temos de ter uma lei que puna severamente”

10:05 9 Julho, 2026 09:45 9 Julho, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Depois dos grandes incêndios registados nos últimos dias, o comandante Luís Martins defende um agravamento das consequências para quem provoca fogos florestais. Em declarações à CNN Portugal, o responsável considerou que o país precisa de uma lei mais dura para punir este tipo de...

Algarve, Cultura

Daft Funk Live estreia-se no Algarve com espetáculo no Praia Dourada Beach Club

10:15 9 Julho, 2026 09:52 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto revisita êxitos como “One More Time”, “Around the World”, “Harder, Better, Faster, Stronger” e “Get Lucky”

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

AT deixa esclarecimento a quem entregou IRS em conjunto: veja o que muda na liquidação

07:00 9 Julho, 2026 19:02 8 Julho, 2026 | João Luís

A liquidação de IRS em conjunto é única, mas a Autoridade Tributária notifica os dois sujeitos passivos. Saiba como funciona o pagamento

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Algarve

Sindicatos do Algarve convocam dia de luta para 7 de agosto

07:10 9 Julho, 2026 07:13 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Dia de luta regional pretende mobilizar trabalhadores de todos os setores, empresas e locais de trabalho do Algarve

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Dois homens a pescar.
Europa

Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados

16:30 8 Julho, 2026 15:25 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tentativa de recuperar um peixe de oito quilos terminou com dois pescadores à deriva e uma operação de resgate no sul de Espanha

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
    Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
  • Daft Funk Live estreia-se no Algarve com espetáculo no Praia Dourada Beach Club
    Daft Funk Live estreia-se no Algarve com espetáculo no Praia Dourada Beach Club
  • Comandante pede mão pesada para quem provoca incêndios: “Temos de ter uma lei que puna severamente”
    Comandante pede mão pesada para quem provoca incêndios: “Temos de ter uma lei que puna severamente”
  • TAP retoma voos para a Venezuela a 13 de julho mas voa para outro aeroporto
    TAP retoma voos para a Venezuela a 13 de julho mas voa para outro aeroporto
  • Casal que matou duas pessoas foi condenado a 22 anos de prisão mas continua em liberdade por causa das férias judiciais
    Casal que matou duas pessoas foi condenado a 22 anos de prisão mas continua em liberdade por causa das férias judiciais

Opinião

  • Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
    Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

Europe Direct Algarve

  • Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
    Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
  • Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
    Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal