Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Presidentes de câmaras do Algarve dormiram na rua ao relento em Marraquexe

“Tínhamos acabado de jantar [em Marraquexe] e estávamos informalmente no exterior do hotel quando surge um grande ruído e estrondo”

13:32 9 Setembro, 2023 13:36 9 Setembro, 2023 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Três presidentes de câmaras municipais do Algarve que se encontram numa deslocação de trabalho em Marraquexe dormiram esta noite ao relento devido ao terramoto que atingiu Marrocos na sexta-feira ao final do dia.

“Estávamos a beber água no jardim exterior do hotel e apanhei um susto enorme com a violência e o ruído produzido pelo sismo. Senti a terra a abanar durante cerca de meio minuto. Afastei-me de qualquer coisa que pudesse cair em cima e esperei”, disse esta manhã à agência Lusa o presidente da Câmara de Loulé.

Vítor Aleixo estava a conversar com os presidentes dos concelhos de Albufeira, José Carlos Rolo, e de Silves, Rosa Cristina Palma, quando sentiram os efeitos do sismo que atingiu a magnitude 7,0 na escala de Richter e ocorreu na localidade de Ighil, situada a cerca de 80 quilómetros a sudoeste de Marraquexe às 23:11, a uma profundidade de oito quilómetros.

“Tínhamos acabado de jantar e estávamos reunidos informalmente no exterior do hotel quando surge um grande ruído e estrondo que durou 15 a 20 segundos”, disse à Lusa por seu lado o autarca de Albufeira.

De acordo com os relatos dos dois autarcas, os hóspedes do hotel foram autorizados a ir aos quartos durante alguns minutos e regressaram aos jardins exteriores para dormir.

Vítor Aleixo afirmou que tentou dormir sentado numa cadeira com as pernas estendidas em cima de uma outra cadeira, ao mesmo tempo que receava a ocorrência de réplicas do sismo inicial.

Não conseguiu dormir com o ruído das ambulâncias em Marraquexe

“Os que conseguiram uma espreguiçadeira dormiram de certeza melhor”, comentou o autarca.

Por seu lado, José Carlos Rolo ficou sentado numa cadeira, tendo afirmado que não conseguiu dormir durante toda a noite com o ruído das ambulâncias a passarem na rua.

Os autarcas referiram que o hotel “talvez tenha algumas fissuras nas paredes, mas o edifício não parece ter sido atingido”, ao contrário do que aconteceu na parte histórica e central de Marraquexe, por onde ainda não tinham passado.

Os responsáveis municipais que estão acompanhados por três técnicos dos respetivos municípios estão a tentar antecipar o seu regresso ao Algarve que estava inicialmente previsto para terça-feira.

Os participantes na 10.ª Conferência Internacional sobre Geoparques Globais da UNESCO deverão ter um derradeiro encontro este sábado à hora do almoço, tudo apontando que o programa previsto inicialmente foi cancelado.

Esta conferência realiza-se a cada dois anos e reúne pessoas de todo o mundo para partilharem as últimas descobertas e experiências numa ampla variedade de tópicos, incluindo geologia, turismo sustentável, educação ou gestão participativa para o desenvolvimento sustentável.

Os três autarcas estavam em Marraquexe a promover o projeto de criação de Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira a Geoparque Mundial da UNESCO.

O último balanço do terramoto que atingiu Marrocos na sexta-feira à noite subiu para 820 mortos e 672 feridos, dos quais 250 graves, anunciou este sábado o Ministério do Interior marroquino.

O forte sismo foi sentido em Portugal e Espanha.

Leia também: Sismo: Várias centenas de pessoas morreram. Autarcas algarvios estavam em Marraquexe [vídeo]

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher no banco.
Economia Nacional

Nova ‘lista negra’? Banco de Portugal quer expor contas usadas para fraudes nos pagamentos

09:10 18 Junho, 2026 13:45 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Banco de Portugal estuda criar base de dados com contas usadas em fraudes e reforçar regras nos pagamentos digitais até 2030

Algarve Cultura

“E se fosse contigo?” leva dilemas da Geração Alfa ao palco na Nave do Barão em Salir

07:15 18 Junho, 2026 07:12 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo na Nave do Barão convida o público a sugerir finais para cada uma das performances apresentadas

Algarve

Segurança aquática no Algarve ganha novo impulso com certificação da Red Seagull

08:42 18 Junho, 2026 08:43 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Certificação reconhece trabalho da Red Seagull na prevenção do afogamento e na educação para segurança aquática

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Algarve Ensino

Alunos de Albufeira ajudam a monitorizar biodiversidade do Geoparque Algarvensis

07:59 18 Junho, 2026 08:02 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto escolar de Albufeira promove educação ambiental, ciência cidadã e preservação do património natural local

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Mulher chateada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Quem mente faz ‘sempre’ isto: conheça os sinais discretos que denunciam uma mentira mesmo quando tudo parece normal

15:10 17 Junho, 2026 14:37 17 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Gestos subtis, respostas vagas e detalhes que parecem inocentes podem revelar mais do que imagina quando alguém não está a dizer a verdade

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Mulher com produtos de limpeza. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Limpa a casa todas as semanas? Estes são os locais que acabam mais vezes esquecidos e que acumulam mais sujidade

11:00 16 Junho, 2026 09:53 16 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Toca nelas todos os dias e quase nunca as limpa. Há 12 sítios em casa que podem estar muito mais sujos do que imagina

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Trovoadas à espreita: mau tempo chega neste dia e estas serão as zonas mais ‘castigadas’

09:50 16 Junho, 2026 09:36 16 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor, ar frio em altitude e nuvens a crescer. Há regiões onde a tarde pode mudar rapidamente e trazer chuva forte, granizo e trovoadas

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Europe Direct Algarve

Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural

18:40 16 Junho, 2026 18:37 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Seminário integra o projeto FIREPOCTEP+, iniciativa transfronteiriça entre Portugal e Espanha para reforçar prevenção florestal.

Mulher no banco.
Economia, Nacional

Nova ‘lista negra’? Banco de Portugal quer expor contas usadas para fraudes nos pagamentos

09:10 18 Junho, 2026 13:45 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Banco de Portugal estuda criar base de dados com contas usadas em fraudes e reforçar regras nos pagamentos digitais até 2030

Algarve, Cultura

“E se fosse contigo?” leva dilemas da Geração Alfa ao palco na Nave do Barão em Salir

07:15 18 Junho, 2026 07:12 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo na Nave do Barão convida o público a sugerir finais para cada uma das performances apresentadas

Algarve

Segurança aquática no Algarve ganha novo impulso com certificação da Red Seagull

08:42 18 Junho, 2026 08:43 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Certificação reconhece trabalho da Red Seagull na prevenção do afogamento e na educação para segurança aquática

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Algarve, Ensino

Alunos de Albufeira ajudam a monitorizar biodiversidade do Geoparque Algarvensis

07:59 18 Junho, 2026 08:02 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto escolar de Albufeira promove educação ambiental, ciência cidadã e preservação do património natural local

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Mulher chateada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Quem mente faz ‘sempre’ isto: conheça os sinais discretos que denunciam uma mentira mesmo quando tudo parece normal

15:10 17 Junho, 2026 14:37 17 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Gestos subtis, respostas vagas e detalhes que parecem inocentes podem revelar mais do que imagina quando alguém não está a dizer a verdade

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Mulher com produtos de limpeza. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Limpa a casa todas as semanas? Estes são os locais que acabam mais vezes esquecidos e que acumulam mais sujidade

11:00 16 Junho, 2026 09:53 16 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Toca nelas todos os dias e quase nunca as limpa. Há 12 sítios em casa que podem estar muito mais sujos do que imagina

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Trovoadas à espreita: mau tempo chega neste dia e estas serão as zonas mais ‘castigadas’

09:50 16 Junho, 2026 09:36 16 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor, ar frio em altitude e nuvens a crescer. Há regiões onde a tarde pode mudar rapidamente e trazer chuva forte, granizo e trovoadas

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Europe Direct Algarve

Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural

18:40 16 Junho, 2026 18:37 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Seminário integra o projeto FIREPOCTEP+, iniciativa transfronteiriça entre Portugal e Espanha para reforçar prevenção florestal.

Últimas Notícias

  • Nova ‘lista negra’? Banco de Portugal quer expor contas usadas para fraudes nos pagamentos
    Nova ‘lista negra’? Banco de Portugal quer expor contas usadas para fraudes nos pagamentos
  • Segurança aquática no Algarve ganha novo impulso com certificação da Red Seagull
    Segurança aquática no Algarve ganha novo impulso com certificação da Red Seagull
  • Alunos de Albufeira ajudam a monitorizar biodiversidade do Geoparque Algarvensis
    Alunos de Albufeira ajudam a monitorizar biodiversidade do Geoparque Algarvensis
  • Janela Aberta Teatro recebeu menção honrosa nos Prémios Acesso Cultura
    Janela Aberta Teatro recebeu menção honrosa nos Prémios Acesso Cultura
  • “E se fosse contigo?” leva dilemas da Geração Alfa ao palco na Nave do Barão em Salir
    “E se fosse contigo?” leva dilemas da Geração Alfa ao palco na Nave do Barão em Salir

Opinião

  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal