Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Economia, Nacional

Presidente da Jerónimo Martins: “o Estado não gera lucros, só sabe cobrar impostos”

“Estas medidas vêm tarde”, numa altura “em que vai haver um certo alívio da inflação, já chegaram tarde e, por isso, se calhar elas já vêm nessa altura para custar menos”, afirmou o gestor.

17:41 23 Março, 2023 17:42 23 Março, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O presidente do Conselho de Administração e Administrador-Delegado do Grupo Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos considerou esta quinta-feira que “vem tarde” a intenção de medidas do primeiro-ministro, numa altura em que vai haver um “certo alívio da inflação”, talvez até para “custar menos”.

Pedro Soares dos Santos falava em Lisboa na conferência de imprensa sobre os resultados do grupo Jerónimo Martins em 2022.

Questionado sobre as declarações do primeiro-ministro, António Costa, na quinta-feira, o responsável disse que primeiro é preciso ver concretamente de que se trata e que qualquer negociação neste âmbito é feita em sede da APED – Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro anunciou que o seu Governo vai trabalhar com os agentes da cadeia alimentar para garantir uma redução do preço dos bens alimentares, admitindo baixar o IVA.

Em 10 de março do ano passado, na conferência de imprensa de apresentação de resultados, Pedro Soares dos Santos tinha defendido um alívio da carga fiscal perante o aumento dos custos e da inflação.

Questionado sobre se estas eventuais medidas ainda vão a tempo de mitigar impactos, o presidente da Jerónimo Martins considerou que tardam.

“Estas medidas vêm tarde”, numa altura “em que vai haver um certo alívio da inflação, já chegaram tarde e, por isso, se calhar elas já vêm nessa altura para custar menos”, afirmou o gestor.

Isto porque “acho que a União Europeia voltou a anunciar que a dívida pública tem de ser controlada, o défice tem de voltar aos números anteriores” e, como não foi resolvido no passado, “nos tempos das vacas gordas”, agora vai ter de ser feito “no tempo das vacas magras”, acrescentou.

“E só uma forma de resolver isto, é cobrar mais impostos, o resto é conversa”, rematou, porque “o Estado não gera lucros, só sabe cobrar impostos”.

E, portanto, “isto vai acontecer e eu acho que nós vamos passar um mau bocado outra vez este ano com a história das taxas de juro”, sublinhou o presidente da Jerónimo Martins, que já há exatamente um ano tinha manifestado preocupação com os juros e com o nível da dívida.

“Repare no que está a acontecer no setor bancário: estamos outra vez numa nuvem que não sabemos”, advertiu.

“Sem lucros e tendo dinheiro eu sei sobreviver, porque se eu depender dos bancos não sabemos o que é que vai acontecer”, avisou o gestor, apontando o que se passou recentemente com o Crédit Suisse.

Esta história do Crédit Suisse e do UBS “não está bem contada, se calhar se falarem com o António Horta Osório ele conta-lhes tudo o que lá se passou e por que é que teve de sair”, disse Pedro Soares dos Santos aos jornalistas.

Na sua opinião, o mundo ainda vai viver “muitas incertezas” e é preciso estar atento ao que a Reserva Federal norte-americana (Fed) está a fazer.

“Uma coisa que para mim é sagrada neste negócio é gerar caixa para não depender dos bancos”, concluiu Pedro Soares dos Santos.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro anunciou que o seu Governo vai trabalhar com os agentes da cadeia alimentar para garantir uma redução do preço dos bens alimentares, admitindo baixar o IVA.

No debate parlamentar de política geral, António Costa salientou que o Governo e os agentes da cadeia alimentar têm o “objetivo comum” de reduzir e “controlar a inflação sobre os bens alimentares”, reconhecendo que o seu valor está “claramente acima daquilo que é a média da inflação a nível nacional e mesmo acima do que acontece em outros países europeus”.

“Vamos esperar para ver o que foi anunciado”, disse.

“É com a APED que essa negociação, se tiver de existir alguma, vai ser feita”, rematou sobre o tema.

No caso da redução do IVA de alguns produtos na Polónia, o presidente executivo da cadeia polaca Biedronka, Luís Araújo, referiu que naquele mercado a medida “foi inteligente”.

Trata-se de uma “medida eficaz do Governo polaco que efetivamente transportou um valor sólido para as famílias polacas e continua de forma persistente para a redução do avanço da inflação”, prosseguiu, estimando que a inflação seria “à volta de quatro pontos superior se não tivesse implementada”.

As famílias polacas, acrescentou Luís Araújo, “pagaram menos de mil milhões de zloty em IVA que teriam pago” caso a medida do Governo da Polónia não tivesse sido aplicada.

“Todos os preços se reduziram na proporção direta e igual da redução do IVA, não quer dizer que isso trave a inflação, há outros fatores que explicam a evolução dos preços ao longo dos anos, o que pode ficar garantido (…) é que na Polónia o valor da redução do IVA foi integralmente transportado para as famílias”, reforçou, referindo que foi uma “medida muito positiva”.

Por sua vez, a diretora-geral do Pingo Doce, Isabel Ferreira Pinto, disse que as famílias portuguesas estão a passar por dificuldades.

“Se o Governo avançar com esta medida já o devia ter feito há mais de um ano, tal como aconteceu com o Governo da Polónia” e com o espanhol, considerou.

“Dizer que em Espanha a diminuição do IVA, que é 5%, em Portugal é 6%, não tem impacto para as famílias não é verdade”, salientou a gestora.

Agora, a inflação nos preços “é que foi superior” e “se forem avaliar os preços em Espanha, devido a essa diminuição do IVA, subiram com certeza menos do que subiram em Portugal e que ajudou as famílias”, argumentou.

“Acho que o Governo foi o único agente interveniente da cadeia de valor que não fez qualquer tipo de diminuição na sua receita no ano passado”, apontou Isabel Ferreira Pinto.

Portanto, “chegou a altura de tomar medidas para ajudar as famílias portuguesas e nós, com certeza, sendo uma boa medida para as famílias portuguesas vamos repercutir integralmente a diminuição do IVA nos preços dos produtos”, rematou.

Dona do Pingo Doce lucra 590ME em 2022
Jerónimo Martins paga prémio extraordinário de 750 euros a 22 mil colaboradores em Portugal

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações em 2027 se cumprirem estes requisitos

08:30 6 Setembro, 2026 16:35 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores questionam se já têm direito à reforma, e sem penalizações. Em 2027, muitos alcançarão a idade legal que permite aceder à pensão completa

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve

“Deslumbrante e variada costa”: australianos encantados com estas zonas do Algarve pelas suas “praias selvagens”

08:40 6 Setembro, 2026 17:46 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Entre praias selvagens, falésias e quase 300 dias de sol, o Algarve volta a ser elogiado numa seleção internacional

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva e trovoada a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e esta região será a mais ‘castigada’

06:00 6 Setembro, 2026 23:23 5 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Segundo a Luso Meteo, a chuva regressa a Portugal acompanhada de trovoada, com uma região a concentrar maior probabilidade de instabilidade

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Nacional

Adeus reforma? União Europeia só ‘garante’ os pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso

08:20 6 Setembro, 2026 23:39 5 Setembro, 2026 | João Luís

Um novo relatório sobre a Segurança Social atualiza o debate sobre o futuro das pensões e deixa avisos importantes

Algarve Economia

Rendas aumentaram 4,9% em Portugal, mas no Algarve aumentaram 22,8%

07:00 6 Setembro, 2026 13:28 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os preços do arrendamento voltaram a subir em Portugal, mas os novos dados revelam uma diferença expressiva no Algarve

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações

20:20 5 Setembro, 2026 10:44 5 Setembro, 2026 | João Luís

Mesmo com a carta de condução válida, há situações em que um condutor pode ser obrigado a fazer um novo exame

Hortênsias. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem hortênsias em casa? Não faça isto em setembro ou pode ficar sem flores no próximo ano

08:00 6 Setembro, 2026 15:24 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Setembro pode parecer uma boa altura para arranjar as hortênsias depois do verão, mas um corte feito nos ramos errados pode comprometer parte da floração

Opinião Saúde

Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins

07:30 6 Setembro, 2026 19:13 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A enxaqueca é uma doença que compromete significativamente a qualidade de vida, mas o seu impacto pode ser reduzido com um diagnóstico precoce e um tratamento adequado"

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e céu “carregado” a caminho de Portugal nesta data e esta será a região mais afetada

10:30 5 Setembro, 2026 03:15 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a previsão descritiva do IPMA para este sábado, este arquipélago passará por episódios de chuva persistente a fraca, dependendo do grupo

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 15:34 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, Maria recebe uma pensão no Luxemburgo que a obrigou a continuar a trabalhar mesmo após a reforma

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações em 2027 se cumprirem estes requisitos

08:30 6 Setembro, 2026 16:35 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores questionam se já têm direito à reforma, e sem penalizações. Em 2027, muitos alcançarão a idade legal que permite aceder à pensão completa

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve

“Deslumbrante e variada costa”: australianos encantados com estas zonas do Algarve pelas suas “praias selvagens”

08:40 6 Setembro, 2026 17:46 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Entre praias selvagens, falésias e quase 300 dias de sol, o Algarve volta a ser elogiado numa seleção internacional

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva e trovoada a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e esta região será a mais ‘castigada’

06:00 6 Setembro, 2026 23:23 5 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Segundo a Luso Meteo, a chuva regressa a Portugal acompanhada de trovoada, com uma região a concentrar maior probabilidade de instabilidade

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Nacional

Adeus reforma? União Europeia só ‘garante’ os pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso

08:20 6 Setembro, 2026 23:39 5 Setembro, 2026 | João Luís

Um novo relatório sobre a Segurança Social atualiza o debate sobre o futuro das pensões e deixa avisos importantes

Algarve, Economia

Rendas aumentaram 4,9% em Portugal, mas no Algarve aumentaram 22,8%

07:00 6 Setembro, 2026 13:28 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os preços do arrendamento voltaram a subir em Portugal, mas os novos dados revelam uma diferença expressiva no Algarve

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações

20:20 5 Setembro, 2026 10:44 5 Setembro, 2026 | João Luís

Mesmo com a carta de condução válida, há situações em que um condutor pode ser obrigado a fazer um novo exame

Hortênsias. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem hortênsias em casa? Não faça isto em setembro ou pode ficar sem flores no próximo ano

08:00 6 Setembro, 2026 15:24 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Setembro pode parecer uma boa altura para arranjar as hortênsias depois do verão, mas um corte feito nos ramos errados pode comprometer parte da floração

Opinião, Saúde

Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins

07:30 6 Setembro, 2026 19:13 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A enxaqueca é uma doença que compromete significativamente a qualidade de vida, mas o seu impacto pode ser reduzido com um diagnóstico precoce e um tratamento adequado"

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e céu “carregado” a caminho de Portugal nesta data e esta será a região mais afetada

10:30 5 Setembro, 2026 03:15 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a previsão descritiva do IPMA para este sábado, este arquipélago passará por episódios de chuva persistente a fraca, dependendo do grupo

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 15:34 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, Maria recebe uma pensão no Luxemburgo que a obrigou a continuar a trabalhar mesmo após a reforma

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Últimas Notícias

  • Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias
    Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias
  • “Deslumbrante e variada costa”: australianos encantados com estas zonas do Algarve pelas suas “praias selvagens”
    “Deslumbrante e variada costa”: australianos encantados com estas zonas do Algarve pelas suas “praias selvagens”
  • Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações em 2027 se cumprirem estes requisitos
    Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações em 2027 se cumprirem estes requisitos
  • Adeus reforma? União Europeia só ‘garante’ os pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso
    Adeus reforma? União Europeia só ‘garante’ os pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso
  • “Foi o Euromilhões”: Adolfo conseguiu uma casa no centro histórico desta cidade portuguesa e paga 425€ de renda
    “Foi o Euromilhões”: Adolfo conseguiu uma casa no centro histórico desta cidade portuguesa e paga 425€ de renda

Opinião

  • Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
    Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
  • Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves
    Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves
  • A encantadora cidade de Lagos | Por Miguel Xavier Sequeira
    A encantadora cidade de Lagos | Por Miguel Xavier Sequeira

Europe Direct Algarve

  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
  • UE prepara mudanças nas pensões e reforma: estas são as medidas que serão discutidas já na próxima semana
    UE prepara mudanças nas pensões e reforma: estas são as medidas que serão discutidas já na próxima semana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento