Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Populares manifestaram-se contra o furo de petróleo em Aljezur (com fotogaleria)

Cerca de meia centena de pessoas juntaram-se à porta da CCDR Algarve em Faro, na manhã desta terça-feira, dia 5 de Junho. No Dia Mundial do Ambiente, a manifestação foi contra o furo de prospecção de petróleo, que está planeado ser feito a 46 quilómetros da costa de Aljezur. As palavras “Petróleo não, Turismo […]

18:30 5 Junho, 2018
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Cerca de meia centena de pessoas juntaram-se à porta da CCDR Algarve em Faro, na manhã desta terça-feira, dia 5 de Junho. No Dia Mundial do Ambiente, a manifestação foi contra o furo de prospecção de petróleo, que está planeado ser feito a 46 quilómetros da costa de Aljezur.

As palavras “Petróleo não, Turismo sim”, “Sim à vida”, “Nem um furo” foram gritadas durante toda a manhã em Faro. O barulho fazia-se ouvir em toda a zona centro do Algarve e os cartazes mostravam claramente o descontentamento das pessoas que ali se reuniram.

O objectivo era a manifestação durar o dia todo, enquanto na CCDR Algarve decorria um debate sobre o ornamento do território com a presença do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes. Contudo, este não compareceu e, em vez disso, estiveram presentes Miguel Freitas, secretário de Estado das florestas e do desenvolvimento rural, e Célia Ramos, secretária de Estado do ordenamento do território e da conservação da natureza. O debate foi encurtado para a parte da manhã, sendo que a população acabou por dispersar com o fim do mesmo.

“Neste país há facilidade para a corrupção”

Catarina Sá, terapeuta, era uma das manifestantes que mais se fazia ouvir, segurava um cartaz que ilustrava “Petróleo no Algarve não”. Para esta manifestante: “É tudo menos indignação, porque se houvesse indignação, da nossa parte, isso seria reconhecer que haveria muita ignorância sobre esta matéria. Mas não há ignorância nenhuma, o que há é uma facilidade para a negociata e para a corrupção neste país. A prospecção de petróleo é um grande negócio para alguns”.

Luís Pata veio de Sines de propósito para a manifestação, faz parte da associação ALA – Alentejo litoral pelo Ambiente e trabalhou durante 30 anos na indústria da refinaria do petróleo. Para este reformado, a sua maior preocupação passa pelos perigos que o furo pode vir a trazer tanto para os algarvios como para a fauna e flora do local.

“O furo vai acontecer numa zona de falha sísmica que nós temos e foi assim que houve um acidente muito grande, há uns anos, no Golfo do México. Havia lá um furo de prospecção e as válvulas partiram-se o que fez um desastre ecológico tremendo naquela zona”, referiu Luís Pata.

Quanto ao facto de não se realizar o estudo do impacto ambiental, Luís Pata afirma: “é algo absolutamente incrível, porque em toda a zona litoral do Alentejo, se uma pessoa quiser construir um galinheiro tem de ter inúmeros processos de ambiente e uma coisa destas não? Isto só significa que o Governo e as entidades aqui envolvidas estão perfeitamente subjugadas aos interesses internacionais”.

“Onde está a democracia? Estamos a viver uma ditadura camuflada”

Rosália faz parte da PALP – Plataforma Algarve livre de Petróleo e, ao POSTAL, admitiu que depois de analisar os documentos disponíveis para consulta pública concluiu que em momento algum estes falam em medidas de segurança. “Nós acreditamos que estamos a viver uma ditadura camuflada porque o Governo não está a cumprir as leis, não está a cumprir leis ambientais. Onde está a democracia? Eu não percebo o que é que estes contratos têm de especial, se nem a nível económico são benéficos para Portugal”, declara a manifestante.

Já para o professor João Martins, a presença dele à porta da CCDR tem uma razão clara: “Eu estou aqui porque sou contra a exploração de petróleo no Algarve, no Alentejo, no país em geral. Nós queremos a impugnação do furo de petróleo de Aljezur imediatamente. Isto é um crime hediondo que se vai cometer contra as populações do Algarve, do Alentejo, contra os nossos filhos, contra as futuras e actuais gerações”.

Finaliza, prometendo: “Vamos embora, mas vamos preparar os próximos protestos”.

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal depois dos 30 ºC: estas são as datas apontadas

08:00 14 Outubro, 2026 15:16 12 Outubro, 2026

Portugal ainda poderá registar máximas de 30 ºC nos próximos dias, mas o cenário deverá mudar na segunda metade do mês

Algarve Desporto

Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa

18:23 14 Outubro, 2026 18:23 14 Outubro, 2026

Equipas de Walking Football reúnem-se em Lagoa, a 23 de outubro, numa manhã dedicada à atividade física e à participação social

Algarve Desporto

Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim

18:00 14 Outubro, 2026 18:00 14 Outubro, 2026

Pavilhão Municipal de Castro Marim recebe a 17 de outubro uma manhã dedicada ao judo adaptado e paralímpico

Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma. Crédito: DR
Desporto Nacional

Quaresma quebra o silêncio sobre polémica de Cristiano Ronaldo: “Às vezes deitamo-nos na cama que fazemos”

15:23 14 Outubro, 2026 15:23 14 Outubro, 2026

Ricardo Quaresma comentou pela primeira vez a polémica entre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus na Seleção Nacional

Ensino Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Vale Fuzeiros.
Algarve

Nem Monchique nem Tavira: esta localidade do Algarve guarda vestígios de um oceano que desapareceu há milhões de anos

17:50 12 Outubro, 2026 15:28 12 Outubro, 2026

Em Vale Fuzeiros, rochas com mais de 300 milhões de anos conservam marcas de correntes submarinas, plantas e fósseis de um antigo oceano

Europa

Compra sapatos na Shein ou Temu? Estudo europeu encontra substâncias ilegais em mais de um terço dos produtos analisados

13:40 14 Outubro, 2026 12:53 14 Outubro, 2026

Uma investigação europeia que contou com a participação de Portugal encontrou substâncias químicas acima dos limites legais em 35,5% dos pares de sapatos analisados

Ensino Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia

08:40 14 Outubro, 2026 08:19 14 Outubro, 2026

Encontro do projeto CLARKS reuniu parceiros europeus na Finlândia para avaliar atividades e preparar a fase final da iniciativa

Europe Direct Algarve

Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões

07:45 14 Outubro, 2026 07:22 14 Outubro, 2026

Águas do Algarve candidatou a fundos europeus grande parte dos 305 milhões necessários para duas das principais obras hídricas da região

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia Opinião Política

Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir

07:30 14 Outubro, 2026 19:09 13 Outubro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Opinião Política

Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos

17:54 13 Outubro, 2026 18:01 13 Outubro, 2026

"Eu não espero que o país fracasse. Limito-me a reconhecer que, caso fracasse, poderá precisar de mim"

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal depois dos 30 ºC: estas são as datas apontadas

08:00 14 Outubro, 2026 15:16 12 Outubro, 2026

Portugal ainda poderá registar máximas de 30 ºC nos próximos dias, mas o cenário deverá mudar na segunda metade do mês

Algarve, Desporto

Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa

18:23 14 Outubro, 2026 18:23 14 Outubro, 2026

Equipas de Walking Football reúnem-se em Lagoa, a 23 de outubro, numa manhã dedicada à atividade física e à participação social

Algarve, Desporto

Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim

18:00 14 Outubro, 2026 18:00 14 Outubro, 2026

Pavilhão Municipal de Castro Marim recebe a 17 de outubro uma manhã dedicada ao judo adaptado e paralímpico

Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma. Crédito: DR
Desporto, Nacional

Quaresma quebra o silêncio sobre polémica de Cristiano Ronaldo: “Às vezes deitamo-nos na cama que fazemos”

15:23 14 Outubro, 2026 15:23 14 Outubro, 2026

Ricardo Quaresma comentou pela primeira vez a polémica entre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus na Seleção Nacional

Ensino, Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Vale Fuzeiros.
Algarve

Nem Monchique nem Tavira: esta localidade do Algarve guarda vestígios de um oceano que desapareceu há milhões de anos

17:50 12 Outubro, 2026 15:28 12 Outubro, 2026

Em Vale Fuzeiros, rochas com mais de 300 milhões de anos conservam marcas de correntes submarinas, plantas e fósseis de um antigo oceano

Europa

Compra sapatos na Shein ou Temu? Estudo europeu encontra substâncias ilegais em mais de um terço dos produtos analisados

13:40 14 Outubro, 2026 12:53 14 Outubro, 2026

Uma investigação europeia que contou com a participação de Portugal encontrou substâncias químicas acima dos limites legais em 35,5% dos pares de sapatos analisados

Ensino, Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia

08:40 14 Outubro, 2026 08:19 14 Outubro, 2026

Encontro do projeto CLARKS reuniu parceiros europeus na Finlândia para avaliar atividades e preparar a fase final da iniciativa

Europe Direct Algarve

Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões

07:45 14 Outubro, 2026 07:22 14 Outubro, 2026

Águas do Algarve candidatou a fundos europeus grande parte dos 305 milhões necessários para duas das principais obras hídricas da região

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia, Opinião, Política

Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir

07:30 14 Outubro, 2026 19:09 13 Outubro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Opinião, Política

Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos

17:54 13 Outubro, 2026 18:01 13 Outubro, 2026

"Eu não espero que o país fracasse. Limito-me a reconhecer que, caso fracasse, poderá precisar de mim"

Últimas Notícias

  • Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC
    Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC
  • Hilton Vilamoura prepara jantar de Halloween com buffet temático e música ao vivo
    Hilton Vilamoura prepara jantar de Halloween com buffet temático e música ao vivo
  • Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa
    Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa
  • Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim
    Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim
  • Águas do Algarve lança 5.ª edição do concurso que transforma chapéus de chuva em obras de arte [vídeo]
    Águas do Algarve lança 5.ª edição do concurso que transforma chapéus de chuva em obras de arte [vídeo]

Opinião

  • Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
    Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
  • O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão
    O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão
  • Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir
    Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir

Europe Direct Algarve

  • Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
    Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
  • Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
    Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal