Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Ponte de Lagos vai para obras no Verão

A centenária ponte de Lagos, encerrada há dois anos por risco de colapso “iminente”, continua fechada mas a presidente da Câmara assegura que os trabalhos de recuperação da estrutura se vão iniciar ainda este ano. “Apresentámos uma candidatura a fundos comunitários para a realização das obras, que foi aceite, e assim prevemos iniciar as […]

16:21 8 Abril, 2014 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Ponte está encerrada há dois anos por risco de colapso iminente

A centenária ponte de Lagos, encerrada há dois anos por risco de colapso “iminente”, continua fechada mas a presidente da Câmara assegura que os trabalhos de recuperação da estrutura se vão iniciar ainda este ano.

“Apresentámos uma candidatura a fundos comunitários para a realização das obras, que foi aceite, e assim prevemos iniciar as obras antes do final deste Verão”, disse à Lusa Joaquina Matos, presidente da Câmara de Lagos.

“Recebemos no dia 1 de Abril a notícia da aprovação da nossa candidatura, e estamos a preparar tudo para abrir concurso público para adjudicar a obra, cuja conclusão prevemos para Maio/Junho de 2015”, indicou Joaquina Matos.

A ponte D. Maria II, um dos principais acessos à cidade de Lagos, com ligação à Meia Praia, foi fechada ao trânsito automóvel e pedonal em Fevereiro de 2012, por recomendação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), por “risco de colapso iminente”, após uma inspecção à estrutura de suporte.

Danos graves podem provocar colapso iminente

Segundo o relatório preliminar do LNEC, existem “danos graves” em dois arcos assentes sobre o primeiro pilar, que correspondem “à fendilhação em toda a largura dos arcos base de sustentação da ponte com alteração significativa da sua geometria”.

O relatório do LNEC sustenta que os danos “comprometem a capacidade de resistência dos arcos, sendo possível o seu colapso iminente e de forma brusca”.

A presidente da autarquia justifica o atraso na realização das obras de reabilitação da ponte com “os constrangimentos financeiros da autarquia” tendo a Câmara de Lagos sido obrigada a recorrer ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) para pagamento das dívidas a fornecedores.

Segundo Joaquina Matos, as obras de consolidação dos pilares de sustentação estão orçadas em cerca de um milhão de euros, comparticipadas em cerca de 65% por fundos comunitários, sendo o restante assegurado pela autarquia.

A autarca reconheceu que o encerramento da ponte causou “prejuízos para os residentes e milhares de turistas que visitam o concelho anualmente, tendo, por isso sido considerada como uma das obras prioritárias para Lagos”.

A ponte rodoviária D. Maria II, um dos principais acessos da cidade de Lagos à Meia Praia, tem 103 metros de comprimento e nove de largura, com um tabuleiro assente sobre 12 arcos.

Ao longo dos anos (não é conhecida a data da construção), a ponte sofreu vários danos, nomeadamente aquando do terramoto de 1755. Foi reconstruída em 1783 e, em 1805, três arcos foram destruídos como consequência de cheias, pelo que decorreu uma recuperação em 1807.

As últimas grandes intervenções de manutenção foram efectuadas em 1958 e 1960.

(Agência Lusa) 

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Homem com dores no peito recebe pulseira verde e morre à espera de ser atendido nas urgências

13:30 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Utente de 63 anos deslocou-se pelos próprios meios às urgências, mas caiu inanimado na sala de espera

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Vêm aí novos radares de velocidade média: saiba como funcionam e a partir de quando poderão estar nas estradas

20:30 11 Julho, 2026 15:00 11 Julho, 2026 | João Luís

Portugal vai receber 12 novos radares de velocidade média, que calculam a velocidade ao longo de um troço

Aeroporto Internacional de Faro - Gago Coutinho.
Algarve

Há 61 anos Américo Tomás inaugurava o Aeroporto de Faro

08:20 11 Julho, 2026 08:41 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Recorde o dia 11 de julho de 1965, que marcou a inauguração do Aeroporto de Faro, hoje Aeroporto Gago Coutinho,

Ciência Edição Papel Opinião Política

Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas

07:30 11 Julho, 2026 07:11 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Quando a ciência deixa de orientar a política e passa a ser refém da geopolítica, é como enfrentar uma tempestade depois de abandonar a bússola. Numa crise desta dimensão, renunciar ao conhecimento é escolher a deriva"

Algarve Cultura Edição Papel

“Filmes com Estrelas” leva cinema português ao ar livre a 11 freguesias de Loulé

10:00 11 Julho, 2026 11:33 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Exibições gratuitas decorrem ao ar livre, promovendo o cinema português junto de públicos familiares e intergeracionais

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 12:50 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Comprar um carro usado por menos de 600 euros e mantê-lo em circulação durante cerca de 15 anos sem avarias graves parece improvável, mas foi isso que aconteceu a um mecânico com mais de quatro décadas de experiência. O profissional revela agora qual foi...

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

19:50 10 Julho, 2026 19:30 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 12 de julho, em várias localidades do país

Nacional Saúde Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Divisão de bens. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Separação, divórcio ou partilhas? Saiba como desvincular alguém do crédito habitação

19:30 11 Julho, 2026 19:38 11 Julho, 2026 | João Luís

Retirar um titular do crédito habitação não é automático e depende da aprovação do banco. Saiba quais são os passos a seguir

Economia Opinião

O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos

18:40 10 Julho, 2026 18:39 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Enquanto os homens discutem os regimes, o dinheiro limita-se a mudar de carteira. Nunca tem preferência por bandeiras. Sempre preferiu bolsos"

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Nacional

Homem com dores no peito recebe pulseira verde e morre à espera de ser atendido nas urgências

13:30 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Utente de 63 anos deslocou-se pelos próprios meios às urgências, mas caiu inanimado na sala de espera

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve, Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Vêm aí novos radares de velocidade média: saiba como funcionam e a partir de quando poderão estar nas estradas

20:30 11 Julho, 2026 15:00 11 Julho, 2026 | João Luís

Portugal vai receber 12 novos radares de velocidade média, que calculam a velocidade ao longo de um troço

Aeroporto Internacional de Faro - Gago Coutinho.
Algarve

Há 61 anos Américo Tomás inaugurava o Aeroporto de Faro

08:20 11 Julho, 2026 08:41 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Recorde o dia 11 de julho de 1965, que marcou a inauguração do Aeroporto de Faro, hoje Aeroporto Gago Coutinho,

Ciência, Edição Papel, Opinião, Política

Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas

07:30 11 Julho, 2026 07:11 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Quando a ciência deixa de orientar a política e passa a ser refém da geopolítica, é como enfrentar uma tempestade depois de abandonar a bússola. Numa crise desta dimensão, renunciar ao conhecimento é escolher a deriva"

Algarve, Cultura, Edição Papel

“Filmes com Estrelas” leva cinema português ao ar livre a 11 freguesias de Loulé

10:00 11 Julho, 2026 11:33 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Exibições gratuitas decorrem ao ar livre, promovendo o cinema português junto de públicos familiares e intergeracionais

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 12:50 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Comprar um carro usado por menos de 600 euros e mantê-lo em circulação durante cerca de 15 anos sem avarias graves parece improvável, mas foi isso que aconteceu a um mecânico com mais de quatro décadas de experiência. O profissional revela agora qual foi...

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

19:50 10 Julho, 2026 19:30 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 12 de julho, em várias localidades do país

Nacional, Saúde, Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Divisão de bens. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Separação, divórcio ou partilhas? Saiba como desvincular alguém do crédito habitação

19:30 11 Julho, 2026 19:38 11 Julho, 2026 | João Luís

Retirar um titular do crédito habitação não é automático e depende da aprovação do banco. Saiba quais são os passos a seguir

Economia, Opinião

O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos

18:40 10 Julho, 2026 18:39 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Enquanto os homens discutem os regimes, o dinheiro limita-se a mudar de carteira. Nunca tem preferência por bandeiras. Sempre preferiu bolsos"

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal
    Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal
  • Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa
    Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa
  • Vêm aí novos radares de velocidade média: saiba como funcionam e a partir de quando poderão estar nas estradas
    Vêm aí novos radares de velocidade média: saiba como funcionam e a partir de quando poderão estar nas estradas
  • Separação, divórcio ou partilhas? Saiba como desvincular alguém do crédito habitação
    Separação, divórcio ou partilhas? Saiba como desvincular alguém do crédito habitação
  • Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina
    Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

Opinião

  • Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
    Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
  • O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
    O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
  • A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
    A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva

Europe Direct Algarve

  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
  • Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
    Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal