Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
JOSÉ MENDES BOTA, antigo parlamentar e diplomata da União Europeia. Foto DR
Edição Papel, Nacional, Opinião

Pode-se cultivar melhor, com menos água e menos pesticidas. Vamos por aí! | Por Mendes Bota

PERCEPÇÕES… E REALIDADES (27). A opinião de Mendes Bota, antigo presidente da Câmara Municipal de Loulé, parlamentar e diplomata da União Europeia

16:00 8 Outubro, 2023 10:27 7 Outubro, 2023
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

AGRICULTURA ALGARVIA – PROBLEMA OU SOLUÇÃO?

Quantos algarvios saberão que existem (ou existiram?…) na Região 85 variedades diferentes de figueiras, com nomes característicos de que se podem citar sem ofensa as chamadas “Colhão do Mundo”, “Cu de Burro” ou “Passanuda”. Ou que só de amendoeiras se elencam 104 (!…) variedades, como a “Galamba de Boliqueime” (quem diria?…), a “Patarata” ou o “Cristo Morto”. E, para terminar a trindade sagrada dos frutos secos do Algarve, citem-se 43 variedades de alfarrobeiras, de cujos nomes insólitos se podem exemplificar a “Costela de Vaca”, “Cueca” ou “Machorro de Flor Vermelha”.

Um obrigado eterno a João Costa (de Querença) e a Armindo Rosa (de Castro Marim), que ao serviço da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve produziram três obras preciosas de caracterização destas culturas de sequeiro.

MENDES BOTA
Antigo parlamentar e diplomata da União Europeia

Dobrar a espinha na terra, parece desmobilizador face ao emprego debaixo de telha e no ar condicionado

Pergunte-se de novo. Quantos algarvios sabem disto, quantos querem saber disto? Poucos, certamente. De forma acelerada, o sector da Agricultura tem perdido lugar de destaque na comunicação social regional. Vão longe os tempos das épicas manifestações reivindicativas, dos cortes de estrada, dos desfiles de tractores. Deu-se conta do roubo de alfarrobas quando o preço disparou fugazmente sem explicação. Agora em baixa, já nem roubar compensa.

Em 1970, 45% da população activa algarvia labutava no sector primário. Hoje, anda na casa dos 8%. A estrutura fundiária do Algarve, e a qualidade dos solos, não permite grandes ilusões agrárias. A agricultura de subsistência praticamente desapareceu, e o interior desertificou-se. O fogo avançou. Poucos jovens vêem na agricultura um futuro alternativo e compensador aos sectores dos serviços, do comércio, do turismo. Dobrar a espinha na terra, parece desmobilizador face ao emprego debaixo de telha e no ar condicionado. No entanto, existem espaços, ilhas, oportunidades, clusters, fileiras, nichos, onde o Algarve rural pode e deve ser aproveitado.

A UAlg, e bem, tem os seus cursos de Agronomia. Oxalá que os jovens estudantes aprendam que o novo caminho da agricultura passa pela inovação tecnológica. Que saibam aproveitar a enorme quantidade de dados de que a União Europeia dispõe por via satélite, os quais possibilitam medir a saúde do solo a partir do espaço, a capacidade de absorção de água pela terra. Claro que isto requer infraestruturas de ligação à internet de alta velocidade, do cabo, da tecnologia 5G, que existem sobretudo nas cidades. Ainda não chegam aos campos, na maioria dos casos. Entretanto, a ciência está a desenvolver novas culturas, mais resistentes às pragas e às alterações climáticas. Pode-se cultivar melhor, com menos água e menos pesticidas.

Vamos por aí! Há quem pareça muito empenhado em declarar a guerra santa contra os abacateiros e, pelos vistos, contra os citrinos também, alegando o excessivo consumo de água, enquanto se desperdiça em abundância nas redes de distribuição obsoletas, nas nascentes desaproveitadas. Como se vê, em tempo de guerra, a segurança alimentar é fundamental para um País ou uma Região. A Agricultura e a preservação da Natureza podem caminhar de mãos dadas. E os agricultores não devem ser vistos como um problema, mas como uma solução.

OS CINQUENTA ANOS DA CIMPOR

Com o nome de CISUL, a fábrica de cimento instalou-se no Cerro da Cabeça Alta, meia dúzia de quilómetros a poente de Loulé ainda no tempo da outra senhora. Hoje, rebaptizada de CIMPOR, está a comemorar os cinquenta anos de existência, segundo rezam as crónicas, e prepara-se para outro meio século, assim o permitem as jazidas das três pedreiras exploradas pela empresa. Destas três, é a do Cerro da Cabeça Alta que tem sido e, pelos vistos, vai continuar a ser, um pesadelo para as populações das aldeias vizinhas do Parragil e da Picota, cujas casas continuam a sofrer com os impactos das descargas de explosivos, seguramente acima dos níveis suportáveis para não verem as suas paredes e cisternas rachadas.

Esta sismologia cimenteira continua a verificar-se com regularidade frequente, cujos danos estão à vista de quem quiser ir ver. Se as pessoas se queixam ou não, ou a quem se queixam, é outra questão. Durante muitos anos, permaneceu naquelas aldeias um equipamento que permitia medir os impactos e até a qualidade do ar. Parece que era a própria Cimpor quem se fiscalizava a si própria. Os resultados desses registos nunca foram dados a conhecer às populações afectadas. E agora, pelo que se sabe, o equipamento terá sido retirado.

Finalmente, resta o horrível impacto paisagístico, visível a partir da orla meridional na zona de Vilamoura. Uma autêntica clareira vertical de pedra, uma cicatriz alargada no meio do coberto vegetal do Cerro da Cabeça Alta.

Do plano de recuperação paisagística prometido há quase duas décadas ao então deputado que aqui assina, não se vê traço nenhum. Esta fábrica é sem dúvida uma mais-valia da Região, embora se possa suspeitar que o grosso dos impostos gerados pela sua actividade seja depositado noutra sede contabilística. Ali se geraram muitos empregos e se municiou a indústria da construção civil e das obras públicas. Porém, ao celebrar meio século de existência, ficaria bem à Cimpor que limpasse estas manchas da casaca, pedisse desculpa a quem prejudica(ou) e mostrasse vontade de resolver os problemas que causa.

*O autor escreve de acordo com a antiga ortografia

Leia também: Meio século depois, a desigualdade galopante | Por Mendes Bota

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Mede a tensão sentado de pernas cruzadas? DGS alerta para erro que pode fazer os valores subir e induzir em diagnósticos errados

08:50 7 Novembro, 2026 15:14 2 Novembro, 2026

Posição incorreta durante a medição da tensão arterial pode alterar os resultados: DGS explica como evitar este erro

Algarve Auto

Obras condicionam trânsito numa das ruas mais movimentadas de Faro durante quatro meses: saiba o que muda e até quando

16:10 7 Novembro, 2026 17:06 7 Novembro, 2026

Condutores que circulam junto ao Fórum Algarve vão enfrentar alterações ao trânsito até 27 de fevereiro de 2027

Chefe Nuno Martins.
Algarve Edição Papel Gastronomia

“Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin

18:20 7 Novembro, 2026 15:39 4 Novembro, 2026

O chef Nuno Martins e a mulher, Manuela João, arriscaram tudo para abrir o NUMA, em Portimão, e já foram reconhecidos pelo Guia Michelin

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve Economia Nacional

Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses

16:30 7 Novembro, 2026 16:12 7 Novembro, 2026

Continente vai abrir 14 lojas em três meses e criar mais de 500 postos de trabalho, com prioridade ao recrutamento local. Faro está entre os distritos abrangidos

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Nacional

Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”

20:50 7 Novembro, 2026 15:38 7 Novembro, 2026

Uma mulher portuguesa perdeu 400 mil euros depois de confiar numa alegada taróloga que conheceu no Instagram. A vítima conta como foi enganada durante meses

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Edição Papel Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Praia de Quarteira. Crédito: Lusa
Algarve Vida & Lazer

Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões

21:30 6 Novembro, 2026 19:38 6 Novembro, 2026

Praias mais tranquilas, passeios de natureza e cultura dão motivos para visitar o Algarve no inverno. Em Faro, fevereiro tem máximas médias de 17 °C

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Mede a tensão sentado de pernas cruzadas? DGS alerta para erro que pode fazer os valores subir e induzir em diagnósticos errados

08:50 7 Novembro, 2026 15:14 2 Novembro, 2026

Posição incorreta durante a medição da tensão arterial pode alterar os resultados: DGS explica como evitar este erro

Algarve, Auto

Obras condicionam trânsito numa das ruas mais movimentadas de Faro durante quatro meses: saiba o que muda e até quando

16:10 7 Novembro, 2026 17:06 7 Novembro, 2026

Condutores que circulam junto ao Fórum Algarve vão enfrentar alterações ao trânsito até 27 de fevereiro de 2027

Chefe Nuno Martins.
Algarve, Edição Papel, Gastronomia

“Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin

18:20 7 Novembro, 2026 15:39 4 Novembro, 2026

O chef Nuno Martins e a mulher, Manuela João, arriscaram tudo para abrir o NUMA, em Portimão, e já foram reconhecidos pelo Guia Michelin

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia, Nacional

Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses

16:30 7 Novembro, 2026 16:12 7 Novembro, 2026

Continente vai abrir 14 lojas em três meses e criar mais de 500 postos de trabalho, com prioridade ao recrutamento local. Faro está entre os distritos abrangidos

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Nacional

Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”

20:50 7 Novembro, 2026 15:38 7 Novembro, 2026

Uma mulher portuguesa perdeu 400 mil euros depois de confiar numa alegada taróloga que conheceu no Instagram. A vítima conta como foi enganada durante meses

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Edição Papel, Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa, Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Praia de Quarteira. Crédito: Lusa
Algarve, Vida & Lazer

Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões

21:30 6 Novembro, 2026 19:38 6 Novembro, 2026

Praias mais tranquilas, passeios de natureza e cultura dão motivos para visitar o Algarve no inverno. Em Faro, fevereiro tem máximas médias de 17 °C

Últimas Notícias

  • Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”
    Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”
  • Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes
    Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes
  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
    Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
  • Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas
    Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas

Opinião

  • A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
    A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
  • A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
    A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

Europe Direct Algarve

  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
    A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal