Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Pode levar um aviso: este comportamento comum nas praias portuguesas não é permitido mas falta legislação

Apesar de a legislação nacional não conter uma proibição direta, este comportamento comum nas praias portuguesas está longe de ser consensual

17:20 2 Julho, 2025 16:37 2 Julho, 2025 | Miguel Frazão
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O cenário é habitual nas praias portuguesas: toldos alinhados ao longo do areal, assinalados por placas e setas que indicam áreas concessionadas, muitas vezes acompanhadas por espreguiçadeiras ou pequenos apoios balneares. Mas quando o espaço começa a escassear, instala-se a dúvida: é permitido colocar um chapéu de sol em frente a uma zona concessionada?

Apesar de a legislação nacional não conter uma proibição direta, esta prática está longe de ser consensual, podendo dar origem a advertências por parte de concessionários ou, em alguns casos, à intervenção das autoridades marítimas.

Chapéus à frente dos toldos: o que diz (e o que não diz) a lei

De acordo com o Polígrafo, não existe em Portugal uma norma legal que, de forma expressa, impeça os banhistas de instalar chapéus de sol em frente às áreas concessionadas. Ainda assim, a ausência de uma proibição geral não significa que a prática seja livre de restrições.

Segundo a mesma fonte, as zonas concessionadas constituem espaços do domínio público hídrico cuja utilização foi licenciada a operadores privados. Estes concessionários ficam autorizados a disponibilizar serviços, como o aluguer de toldos, espreguiçadeiras ou a venda de bebidas e refeições.

Regras definidas localmente

Acrescenta a publicação que, embora não exista um impedimento legislativo uniforme, é possível que as autoridades locais ou os próprios concessionários estabeleçam regras específicas para o uso do areal. Estas restrições têm como finalidade garantir o acesso e visibilidade dos serviços concessionados.

Refere a mesma fonte que os regulamentos locais podem, por exemplo, proibir a instalação de chapéus de sol em frente aos toldos, de modo a evitar a obstrução das zonas pagas. Nesses casos, os banhistas poderão ser convidados a deslocar-se para fora da área em questão.

Sanções em caso de obediência

Segundo o Polígrafo, o incumprimento das instruções dadas pelos concessionários ou autoridades pode levar à intervenção da Polícia Marítima. Se houver recusa em desocupar a zona concessionada, poderá ser aplicada uma sanção ou até uma multa. Explica o site que estas medidas procuram salvaguardar o funcionamento regular das concessões e evitar conflitos entre banhistas e operadores de praia.

Licenças e limites das concessões

Contactada pelo Polígrafo, Sofia Lima, jurista da Deco Proteste, clarifica que a ocupação do areal para fins de apoio balnear depende de uma licença emitida pela Câmara Municipal. Essa licença determina a percentagem do areal útil que pode ser ocupada por cada concessionário.

Conforme a mesma fonte, dentro dessa área licenciada, o operador tem legitimidade para oferecer diversos serviços, incluindo toldos, espreguiçadeiras ou restauração. Fora dessa zona, a ocupação livre do areal por banhistas continua a ser permitida, salvo disposição em contrário.

O que fazer em caso de dúvida

Sublinha a jurista que os banhistas devem consultar o chamado “Edital de Praia” quando têm dúvidas quanto aos limites das zonas concessionadas ou às atividades permitidas em determinada praia. Este documento contém informação sobre o concessionário, a zona de apoio balnear e eventuais interdições em vigor.

Escreve a mesma fonte que o edital deve estar afixado num local visível à entrada da praia, permitindo aos utentes conhecer os direitos e deveres associados à utilização daquele espaço balnear.

Direitos e obrigações dos concessionários

Além de usufruírem de determinados direitos sobre o espaço licenciado, os concessionários têm também obrigações. Entre estas destaca-se a responsabilidade pela limpeza, manutenção e higienização da área concessionada, como estipulado na legislação em vigor. O equilíbrio entre direitos e deveres é essencial para o funcionamento ordenado das zonas balneares concessionadas, especialmente durante os meses de maior afluência.

Convivência no areal exige informação

Apesar da ausência de uma proibição clara e uniforme, a utilização de chapéus de sol em frente a zonas concessionadas pode estar limitada por regulamentos locais ou pela própria atuação dos concessionários. A informação disponível no local e o respeito pelas orientações dadas são, por isso, fundamentais para evitar situações de conflito.

Leia também: ‘Maldivas portuguesas’: espanhóis estão rendidos ao parque de campismo desta ilha paradisíaca no Algarve onde “quase não há carros”

Carteira digital UE. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Europe Direct Algarve Nacional

Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar

11:00 27 Setembro, 2026 03:42 26 Setembro, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma nova forma de provar a identidade através do telemóvel, que deverá ficar disponível até ao final de 2026

Algarve

Nova apreensão de combustível no Algarve leva à detenção de seis pessoas em Albufeira

07:00 28 Setembro, 2026 06:56 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de duas centenas de jerricãs e dois veículos foram apreendidos pela GNR nas imediações da praia do Castelo, em Albufeira

Opinião Política

Quatro caminhos para São Bento numas possíveis próximas legislativas | Por Tiago Manuel

08:22 28 Setembro, 2026 08:26 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Tiago Manuel traça quatro cenários para São Bento e coloca a capacidade de construir maiorias no centro da próxima disputa legislativa

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Algarve Cultura

Lídia Jorge participa na estreia da INCULTA em Tavira

08:00 28 Setembro, 2026 08:10 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Primeira edição decorre de 15 a 17 de outubro, em Tavira, com oficinas, diálogos, exposições e propostas ligadas a Álvaro de Campos

Opinião

É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura

07:30 28 Setembro, 2026 19:44 26 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Atrevam-se a sonhar, a conhecerem-se cada vez mais e melhor. Arregacem mangas e ponham-se em ação"

Algarve Desporto

Supertaça do Algarve fica em Albufeira após vitória do Imortal DC

07:40 28 Setembro, 2026 07:17 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Leandro Pimenta, Rafael Floro e Diogo Cabral marcaram os golos que deram ao Imortal DC a Supertaça do Algarve

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Opinião

O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos

15:06 27 Setembro, 2026 15:06 27 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Outra, bem diversa, é encontrar-me, às sete da manhã, num gabinete da Assembleia da República, a destruir papéis de vital importância para o Estado", diz José Figueiredo dos Santos

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Idosa a contar dinheiro.
Economia Nacional

Segurança Social já revelou as datas de outubro: saiba em que dia recebe cada apoio

06:45 27 Setembro, 2026 18:46 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Segurança Social já divulgou o calendário de pagamentos para outubro

Monchique.
Algarve

“Gosto desta forma segura de viver”: luso-brasileira deixou São Paulo após ser assaltada e encontrou nesta vila algarvia o lugar para recomeçar

09:10 27 Setembro, 2026 13:53 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma experiência traumática no Brasil, Fernanda Eva mudou-se para Portugal e encontrou em Monchique a tranquilidade que procurava

Animais Europa

A chegar a Portugal? Novo vírus já está na Península Ibérica e DGAV pede reforço da vigilância

10:10 26 Setembro, 2026 22:11 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O vírus Shamonda já foi detetado em explorações de bovinos em Espanha, naquela que é a primeira identificação da infeção na Península Ibérica

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva, vento e poeiras a caminho de Portugal: mau tempo veio para ficar durante estes dias

09:30 27 Setembro, 2026 12:10 27 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva, vento e poeiras estão a caminho de Portugal, segundo a Meteored. Saiba quais são os dias em que o mau tempo deverá ganhar força

Carteira digital UE. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar

11:00 27 Setembro, 2026 03:42 26 Setembro, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma nova forma de provar a identidade através do telemóvel, que deverá ficar disponível até ao final de 2026

Algarve

Nova apreensão de combustível no Algarve leva à detenção de seis pessoas em Albufeira

07:00 28 Setembro, 2026 06:56 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de duas centenas de jerricãs e dois veículos foram apreendidos pela GNR nas imediações da praia do Castelo, em Albufeira

Opinião, Política

Quatro caminhos para São Bento numas possíveis próximas legislativas | Por Tiago Manuel

08:22 28 Setembro, 2026 08:26 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Tiago Manuel traça quatro cenários para São Bento e coloca a capacidade de construir maiorias no centro da próxima disputa legislativa

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Algarve, Cultura

Lídia Jorge participa na estreia da INCULTA em Tavira

08:00 28 Setembro, 2026 08:10 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Primeira edição decorre de 15 a 17 de outubro, em Tavira, com oficinas, diálogos, exposições e propostas ligadas a Álvaro de Campos

Opinião

É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura

07:30 28 Setembro, 2026 19:44 26 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Atrevam-se a sonhar, a conhecerem-se cada vez mais e melhor. Arregacem mangas e ponham-se em ação"

Algarve, Desporto

Supertaça do Algarve fica em Albufeira após vitória do Imortal DC

07:40 28 Setembro, 2026 07:17 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Leandro Pimenta, Rafael Floro e Diogo Cabral marcaram os golos que deram ao Imortal DC a Supertaça do Algarve

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Opinião

O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos

15:06 27 Setembro, 2026 15:06 27 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Outra, bem diversa, é encontrar-me, às sete da manhã, num gabinete da Assembleia da República, a destruir papéis de vital importância para o Estado", diz José Figueiredo dos Santos

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Idosa a contar dinheiro.
Economia, Nacional

Segurança Social já revelou as datas de outubro: saiba em que dia recebe cada apoio

06:45 27 Setembro, 2026 18:46 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Segurança Social já divulgou o calendário de pagamentos para outubro

Monchique.
Algarve

“Gosto desta forma segura de viver”: luso-brasileira deixou São Paulo após ser assaltada e encontrou nesta vila algarvia o lugar para recomeçar

09:10 27 Setembro, 2026 13:53 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma experiência traumática no Brasil, Fernanda Eva mudou-se para Portugal e encontrou em Monchique a tranquilidade que procurava

Animais, Europa

A chegar a Portugal? Novo vírus já está na Península Ibérica e DGAV pede reforço da vigilância

10:10 26 Setembro, 2026 22:11 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O vírus Shamonda já foi detetado em explorações de bovinos em Espanha, naquela que é a primeira identificação da infeção na Península Ibérica

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva, vento e poeiras a caminho de Portugal: mau tempo veio para ficar durante estes dias

09:30 27 Setembro, 2026 12:10 27 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva, vento e poeiras estão a caminho de Portugal, segundo a Meteored. Saiba quais são os dias em que o mau tempo deverá ganhar força

Últimas Notícias

  • São Brás recebe “O Amor que Perdura”, filme premiado de Hlynur Pálmason
    São Brás recebe “O Amor que Perdura”, filme premiado de Hlynur Pálmason
  • Lídia Jorge participa na estreia da INCULTA em Tavira
    Lídia Jorge participa na estreia da INCULTA em Tavira
  • Supertaça do Algarve fica em Albufeira após vitória do Imortal DC
    Supertaça do Algarve fica em Albufeira após vitória do Imortal DC
  • Nova apreensão de combustível no Algarve leva à detenção de seis pessoas em Albufeira
    Nova apreensão de combustível no Algarve leva à detenção de seis pessoas em Albufeira
  • Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina
    Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

Opinião

  • Quatro caminhos para São Bento numas possíveis próximas legislativas | Por Tiago Manuel
    Quatro caminhos para São Bento numas possíveis próximas legislativas | Por Tiago Manuel
  • É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura
    É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura
  • O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos
    O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos

Europe Direct Algarve

  • Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
    Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento