Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Piscinas de água salgada no meio do areal? Há um sítio em Portugal onde pode mergulhar sem ‘meter’ os pés no mar

Descubra o destino onde as ondas não são obrigatórias, mas o mergulho é garantido nas piscinas aquecidas com água salgada

13:10 8 Julho, 2025 12:47 8 Julho, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

É um daqueles destinos que, durante o verão, parece condensar o melhor de vários mundos: praia, história, natureza, arquitetura e uma surpresa que poucos conhecem: piscinas aquecidas de água salgada instaladas mesmo no areal, de frente para o mar.

Este local, outrora eleito pela elite como estância de veraneio, continua a atrair famílias, surfistas e amantes da natureza. Com mais de 30 quilómetros de costa, proporciona experiências distintas: das praias agitadas às enseadas discretas, das dunas ao património cultural. Mas é nas piscinas de água salgada, gratuitas e aquecidas por energia solar, que muitos visitantes se detêm primeiro, como sugere o Ekonomista.

As três estruturas localizadas em pontos diferentes da frente marítima funcionam diariamente e obedecem a regras apertadas: proibição de saltos, raquetes, alimentos e permanência limitada a 30 minutos por utilizador. A profundidade máxima é de um metro, ideal para crianças, mas também para quem prefere um banho sem ondas.

Um mar à escolha

Os mais aventureiros encontram na Figueira da Foz, na foz do Rio Mondego, ondas premiadas internacionalmente, com destaque para uma das direitas mais longas da Europa. Outros optam pela tranquilidade das piscinas naturais entre rochas ou, mais para o interior, pelas águas calmas do rio que, nos dias certos, parecem espelhos.

Seja qual for a escolha, há sempre uma praia adaptada ao gosto de cada visitante. Algumas são vigiadas, outras mantêm o lado selvagem. E, segundo a mesma fonte, não faltam recantos para os que preferem fugir da multidão, mesmo em plena época alta.

Desporto, dentro e fora de água

Além do surf, a Figueira da Foz é palco de campeonatos de voleibol, rugby, andebol e basquetebol de praia. Nas imediações, há locais para praticar vela, kitesurf ou BTT. Para os mais audazes, o parque de arborismo é um dos maiores do país e oferece percursos entre árvores com vários níveis de dificuldade.

A floresta próxima também convida a caminhadas e observação de aves, com passadiços sobre lagoas integradas na Rede Natura, onde flamingos, cegonhas e garças passam parte do ano.

O charme dos tempos antigos

O passado glamoroso ainda é visível nas moradias apalaçadas de estilo Arte Nova e Arte Déco, no elegante palácio mandado construir por uma das famílias mais influentes do país e no antigo casino, considerado o mais antigo da Península Ibérica. O bairro que cresceu à volta desses edifícios continua a ser o centro da vida cultural e noturna local.

Entre visitas guiadas e concertos de verão, há sempre um pretexto para entrar e descobrir a história escondida por detrás das fachadas coloridas.

Museus, sal e memórias

De acordo com o Ekonomista, o legado marítimo da Figueira da Foz também está presente nos vários núcleos museológicos dedicados ao mar, ao sal e às tradições piscatórias. Destaca-se ainda a Casa do Paço, revestida com milhares de azulejos holandeses, e o Forte, que protegeu a entrada do porto ao longo dos séculos.

Mais a sul, as salinas continuam ativas e podem ser visitadas a pé. Os chamados “jardins de sal” formam paisagens geométricas e mudam de cor ao longo do dia. Além do valor histórico, são também um habitat para aves aquáticas e fonte de emprego para várias famílias da região.

Verde, arroz e flamingos

Ao contrário de outros destinos costeiros, aqui o mar coexiste com arrozais densos que pintam o horizonte de verde e amarelo. Esta zona do Baixo Mondego é rica em biodiversidade e oferece boas oportunidades para caminhadas, fotografia ou momentos de contemplação.

Com alguma sorte, segundo a mesma fonte, é possível ver bandos de flamingos que ali passam o inverno. Ou, pelo menos, escutar o silêncio interrompido apenas pelo som dos passos na terra molhada.

Um verão com memória

Apesar de continuar a ser procurado por turistas nacionais, a Figueira da Foz mantém um lado autêntico e tranquilo, sobretudo fora do pico de julho e agosto.

De acordo com o Ekonomista, a gastronomia local, marcada pelo peixe fresco e pelo arroz, continua a ser um ponto forte, tal como a hospitalidade discreta das gentes que ali vivem o ano inteiro.

Se procura um destino onde o mar se cruza com a história, onde pode mergulhar sem medo das ondas em piscinas de água salgada e onde o tempo ainda parece correr devagar, talvez o tenha acabado de encontrar.

Leia também: Alerta europeu para inseto ‘gigante’ que tem invadido as praias do Mediterrâneo e pode mesmo chegar a Portugal

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Algarve Desporto

Usumane Djumo regressa ao Algarve para competir no Meeting de Albufeira

08:30 30 Abril, 2026 08:30 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Prova em Albufeira junta competição e emoção no atletismo, com regresso de Usumane Djumo a casa no arranque da época ao ar livre

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Bonsai. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem um bonsai em casa? Há locais onde nunca o deve colocar

08:10 30 Abril, 2026 02:13 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associado à calma e à harmonia, o bonsai pode perder força quando é colocado no sítio errado dentro de casa

Algarve Economia Política

Sindicatos do Algarve convocam manifestação do 1.º de Maio em Faro

07:00 30 Abril, 2026 07:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Trabalhadores saem à rua em Faro no 1.º de Maio com críticas ao Governo e exigências por melhores salários, direitos e condições de vida

Algarve

Veteranos paraquedistas do Algarve visitam escola histórica em Espanha

08:56 30 Abril, 2026 08:56 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Memória e emoção marcam encontro de veteranos paraquedistas em Espanha, assinalando 70 anos da criação das tropas portuguesas

Economia Opinião Política

O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão

08:00 30 Abril, 2026 08:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Celebrar o 1.º de Maio, hoje, é mais do que homenagear o passado. É recusar a normalização da exploração disfarçada de flexibilidade"

Consumidora a ler um rótulo. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

“Pode conter vestígios de glúten”: saiba o que significa este aviso que aparece em tantos rótulos

07:30 30 Abril, 2026 02:12 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

A expressão surge em muitos produtos alimentares e pode passar despercebida, mas há uma razão para estar presente nos rótulos

Operação Stop da GNR.
Auto Nacional

Nem carta, nem seguro: autoridades apertam o cerco a este comprovativo do carro e a multa pode chegar aos 1.250€

12:45 29 Abril, 2026 12:28 29 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Falha detetada em milhares de veículos está a motivar multas nas estradas e pode pesar bastante no bolso dos condutores

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Algarve, Desporto

Usumane Djumo regressa ao Algarve para competir no Meeting de Albufeira

08:30 30 Abril, 2026 08:30 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Prova em Albufeira junta competição e emoção no atletismo, com regresso de Usumane Djumo a casa no arranque da época ao ar livre

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Bonsai. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem um bonsai em casa? Há locais onde nunca o deve colocar

08:10 30 Abril, 2026 02:13 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associado à calma e à harmonia, o bonsai pode perder força quando é colocado no sítio errado dentro de casa

Algarve, Economia, Política

Sindicatos do Algarve convocam manifestação do 1.º de Maio em Faro

07:00 30 Abril, 2026 07:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Trabalhadores saem à rua em Faro no 1.º de Maio com críticas ao Governo e exigências por melhores salários, direitos e condições de vida

Algarve

Veteranos paraquedistas do Algarve visitam escola histórica em Espanha

08:56 30 Abril, 2026 08:56 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Memória e emoção marcam encontro de veteranos paraquedistas em Espanha, assinalando 70 anos da criação das tropas portuguesas

Economia, Opinião, Política

O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão

08:00 30 Abril, 2026 08:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Celebrar o 1.º de Maio, hoje, é mais do que homenagear o passado. É recusar a normalização da exploração disfarçada de flexibilidade"

Consumidora a ler um rótulo. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

“Pode conter vestígios de glúten”: saiba o que significa este aviso que aparece em tantos rótulos

07:30 30 Abril, 2026 02:12 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

A expressão surge em muitos produtos alimentares e pode passar despercebida, mas há uma razão para estar presente nos rótulos

Operação Stop da GNR.
Auto, Nacional

Nem carta, nem seguro: autoridades apertam o cerco a este comprovativo do carro e a multa pode chegar aos 1.250€

12:45 29 Abril, 2026 12:28 29 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Falha detetada em milhares de veículos está a motivar multas nas estradas e pode pesar bastante no bolso dos condutores

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Últimas Notícias

  • Veteranos paraquedistas do Algarve visitam escola histórica em Espanha
    Veteranos paraquedistas do Algarve visitam escola histórica em Espanha
  • Usumane Djumo regressa ao Algarve para competir no Meeting de Albufeira
    Usumane Djumo regressa ao Algarve para competir no Meeting de Albufeira
  • Tem um bonsai em casa? Há locais onde nunca o deve colocar
    Tem um bonsai em casa? Há locais onde nunca o deve colocar
  • Maio traz jazz, fado e teatro a Faro
    Maio traz jazz, fado e teatro a Faro
  • “Pode conter vestígios de glúten”: saiba o que significa este aviso que aparece em tantos rótulos
    “Pode conter vestígios de glúten”: saiba o que significa este aviso que aparece em tantos rótulos
  • Gala de Fado em Olhão junta artistas locais e encerra ciclo “Fados ao Domingo”
    Gala de Fado em Olhão junta artistas locais e encerra ciclo “Fados ao Domingo”

Opinião

  • O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
    O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
  • Politicamente (in)correto: Quando me quiserem calado, é porque ainda faço falta | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Quando me quiserem calado, é porque ainda faço falta | Por Francisco Moleiro
  • Economia portuguesa manteve-se na 18.ª posição da UE em 2025, três posições abaixo de 2000
    Economia portuguesa manteve-se na 18.ª posição da UE em 2025, três posições abaixo de 2000
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal