Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Passageiros do submarino Titan morreram, submersível sofreu “implosão catastrófica”

O Ocean Gate confirma a morte dos cinco tripulantes do Titan, que desapareceu dos radares quando fazia uma viagem para a observação dos destroços do Titanic

20:46 22 Junho, 2023 08:34 23 Junho, 2023
Henrique Dias FreireHenrique Dias FreireJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou esta quinta-feira que os escombros encontrados na área dos destroços do Titanic correspondem à parte externa do submersível com cinco ocupantes desaparecido no domingo, que terá sofrido uma “implosão catastrófica” sem deixar sobreviventes.

A implosão terá ocorrido perto do naufrágio do Titanic, para onde o submersível se dirigia, referiram as autoridades da Guarda Costeira numa conferência de imprensa realizada após terem notificado as famílias da tripulação.

“Os destroços são consistentes com a perda catastrófica da câmara de pressão”, frisou o contra-almirante John Mauger, do Primeiro Distrito da Guarda Costeira, endereçando as condolências aos familiares da tripulação.

A empresa OceanGate, que organizou a expedição, tinha divulgado momentos antes que os cinco passageiros do submersível Titan foram considerados mortos.

“Consideramos neste momento que o nosso patrão Stockton Rush, Shahzada Dawood e o seu filho Suleman, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet estão infelizmente mortos”, indicou a empresa em comunicado.

A Guarda Costeira norte-americana também referiu que o “campo de destroços” encontrado perto da área onde se encontram os restos do Titanic corresponde à parte externa do submersível Titanic, que desapareceu desde domingo com cinco pessoas a bordo.

Ainda não está claro se a implosão ocorreu no domingo ou nos dias seguintes, em que decorreu uma busca internacional para encontrar o submersível desaparecido.

O campo de destroços do Titan estava localizado a cerca de 488 metros do Titanic.

“A demonstração de apoio nesta operação de busca altamente complexa foi muito apreciada. As nossas mais sinceras condolências vão para os amigos e entes queridos da tripulação”, sublinhou Mauger.

A Guarda Costeira divulgou ainda que irá continuar a procurar no fundo do mar, perto do naufrágio do Titanic em busca de mais pistas sobre o que aconteceu com o submersível Titan nas profundezas das águas do Atlântico Norte.

As autoridades referiram que não há prazo para cancelar a busca internacional maciça e que os esforços para recuperar o submersível e os restos mortais dos cinco homens que morreram a bordo do submergível continuam em andamento.

Grande parte da busca está a ser feita por veículos subaquáticos operados remotamente, conhecidos como ROV, que podem inspecionar o fundo do mar.

“É um ambiente incrivelmente implacável no fundo do mar”, salientou ainda John Mauger.

OceanGate anuncia morte dos cinco passageiros a bordo do Titan

Os cinco passageiros do submersível Titan, desaparecido perto dos destroços do Titanic, foram esta quinta-feira dados como mortos pela empresa OceanGate, que organizou a expedição.

“Consideramos neste momento que o nosso patrão Stockton Rush, Shahzada Dawood e o seu filho Suleman, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet estão infelizmente mortos”, indicou a empresa em comunicado.

Por sua vez, os guardas-costeiros norte-americanos asseguraram que os fragmentos do submersível encontrados mostravam que o aparelho registou uma “implosão catastrófica”.

Anteriormente tinham anunciado no Twitter que “um conjunto de fragmentos” tinha sido localizado “na zona de pesquisa por um ROV [aparelho teleguiado], perto do Titanic”, o célebre navio de cruzeiro que se afundou há 111 anos ao largo dos Estados Unidos e do Canadá após colidir com um iceberg.

Os socorristas avaliaram que às 12:08 de hoje (hora de Lisboa) os passageiros poderiam ficar sem oxigénio a bordo do Titan, o pequeno aparelho explorador em águas profundas da empresa privada norte-americana OceanGate Expeditions.

Anunciado como desaparecido desde domingo, o engenho dispunha de uma autonomia teórica de 96 horas em submersão.

O anúncio na quarta-feira de ruídos na água detetados por aviões P-3 canadianos suscitou a esperança e orientou a armada internacional de socorro presente no local, mas sem que fosse determinada a origem dos ruídos.

Foto DR
Detidos dois clandestinos a bordo de navio mercante português ao largo do Algarve
Futebolista de 24 anos morre atropelado dentro de casa enquanto almoçava

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Economia Europa Nacional

Análise aponta referência de 1.808 euros líquidos por mês para viver sozinho confortavelmente em Portugal: e se for em casal?

08:20 29 Outubro, 2026 08:21 29 Outubro, 2026

Comparação europeia usa 150% do rendimento mediano como referência: veja os o que muda nos casais e famílias com filhos

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve Ciência Desporto Ensino

ANT GAMES reúnem mais de 5.000 pessoas em quatro dias de atividades em Albufeira

08:40 29 Outubro, 2026 08:30 29 Outubro, 2026

Evento juntou crianças, jovens e famílias em atividades educativas e desportivas, envolvendo 36 parceiros e cerca de 400 voluntários

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Quatro condutores confessam ter dado cartas de condução como perdidas para continuar a conduzir

06:40 29 Outubro, 2026 16:51 28 Outubro, 2026

Processo em Leiria envolve um advogado acusado de 33 crimes de falsificação de documento e mais 27 arguidos. Em causa estão pedidos de duplicados das cartas

Universidade do Algarve.
Algarve Ensino

Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas

16:10 28 Outubro, 2026 12:47 28 Outubro, 2026

Universidade do Algarve criou um programa para maiores de 50 anos, com aulas de diferentes áreas e horários flexíveis

Algarve

Loulé entrega mais 36 habitações públicas e eleva para 171 o número de casas atribuídas

07:00 29 Outubro, 2026 06:53 29 Outubro, 2026

Município entregou 36 habitações de renda acessível a jovens, professores, forças de segurança e famílias, com financiamento integral do PRR

Europe Direct Algarve

CCDR Algarve defende ligação ferroviária a Sevilha até 2040 e ponte Alcoutim–Sanlúcar

08:02 29 Outubro, 2026 08:02 29 Outubro, 2026

Região reforça aposta na ligação ferroviária Faro–Huelva–Sevilha, na construção da ponte sobre o Guadiana e na cooperação hídrica

Ciência Cultura Europe Direct Algarve Gastronomia

Faro recebe festival gratuito de ciência com experiências, cinema, gastronomia e atividades para famílias

07:45 29 Outubro, 2026 07:40 29 Outubro, 2026

Evento leva a ciência ao Jardim da Alameda e ao IPDJ, nos dias 30 e 31 de outubro, com dezenas de atividades gratuitas e mais de 30 parceiros

Algarve Cultura

Algarve e Alentejo encontram-se na nova versão de “O Meu Montinho” dos Brasa Doirada

07:20 29 Outubro, 2026 07:10 29 Outubro, 2026

Grupo sediado no Algarve revisita 'O Meu Montinho', de Jota Mendes, com nova sonoridade e estreia do videoclip marcada para 31 de outubro

Economia Opinião

Uma crise anunciada, uma resposta adiada | Por Luís Ganhão

07:30 29 Outubro, 2026 19:02 28 Outubro, 2026

"A crise habitacional não surgiu de um dia para o outro. Não rebentou como uma tempestade inesperada nem caiu do céu como uma fatalidade inevitável"

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Frente fria traz chuva a Portugal: IPMA emite avisos para região portuguesa

06:00 29 Outubro, 2026 08:02 29 Outubro, 2026

Chuva por vezes forte está prevista nos Açores. Na Madeira, a precipitação deverá ser mais localizada até domingo, 1 de novembro

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto Economia Nacional

Fisco deixa aviso sobre “aniversário que não pode esquecer”: alguns condutores têm até sábado para pagar este imposto

17:40 28 Outubro, 2026 15:03 28 Outubro, 2026

Autoridade Tributária alerta para o fim de um prazo importante já a 31 de outubro. Há ainda mudanças no pagamento deste imposto a partir de 2027

Jovem com tonturas.
Saúde

Quando se levanta rapidamente da cama fica com tonturas durante alguns segundos? Saiba o que pode estar a acontecer

17:10 28 Outubro, 2026 11:18 28 Outubro, 2026

Sentir tonturas ao levantar-se rapidamente pode estar relacionado com uma descida temporária da tensão arterial

Mulher com alergia a gatos.
Animais Saúde

É alérgico a gatos? Ciência mostra que afinal o problema não está propriamente no pelo

15:30 28 Outubro, 2026 12:22 28 Outubro, 2026

Alergia aos gatos está associada a proteínas presentes na saliva e na pele dos animais, que se espalham pela casa

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Economia, Europa, Nacional

Análise aponta referência de 1.808 euros líquidos por mês para viver sozinho confortavelmente em Portugal: e se for em casal?

08:20 29 Outubro, 2026 08:21 29 Outubro, 2026

Comparação europeia usa 150% do rendimento mediano como referência: veja os o que muda nos casais e famílias com filhos

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve, Ciência, Desporto, Ensino

ANT GAMES reúnem mais de 5.000 pessoas em quatro dias de atividades em Albufeira

08:40 29 Outubro, 2026 08:30 29 Outubro, 2026

Evento juntou crianças, jovens e famílias em atividades educativas e desportivas, envolvendo 36 parceiros e cerca de 400 voluntários

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Quatro condutores confessam ter dado cartas de condução como perdidas para continuar a conduzir

06:40 29 Outubro, 2026 16:51 28 Outubro, 2026

Processo em Leiria envolve um advogado acusado de 33 crimes de falsificação de documento e mais 27 arguidos. Em causa estão pedidos de duplicados das cartas

Universidade do Algarve.
Algarve, Ensino

Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas

16:10 28 Outubro, 2026 12:47 28 Outubro, 2026

Universidade do Algarve criou um programa para maiores de 50 anos, com aulas de diferentes áreas e horários flexíveis

Algarve

Loulé entrega mais 36 habitações públicas e eleva para 171 o número de casas atribuídas

07:00 29 Outubro, 2026 06:53 29 Outubro, 2026

Município entregou 36 habitações de renda acessível a jovens, professores, forças de segurança e famílias, com financiamento integral do PRR

Europe Direct Algarve

CCDR Algarve defende ligação ferroviária a Sevilha até 2040 e ponte Alcoutim–Sanlúcar

08:02 29 Outubro, 2026 08:02 29 Outubro, 2026

Região reforça aposta na ligação ferroviária Faro–Huelva–Sevilha, na construção da ponte sobre o Guadiana e na cooperação hídrica

Ciência, Cultura, Europe Direct Algarve, Gastronomia

Faro recebe festival gratuito de ciência com experiências, cinema, gastronomia e atividades para famílias

07:45 29 Outubro, 2026 07:40 29 Outubro, 2026

Evento leva a ciência ao Jardim da Alameda e ao IPDJ, nos dias 30 e 31 de outubro, com dezenas de atividades gratuitas e mais de 30 parceiros

Algarve, Cultura

Algarve e Alentejo encontram-se na nova versão de “O Meu Montinho” dos Brasa Doirada

07:20 29 Outubro, 2026 07:10 29 Outubro, 2026

Grupo sediado no Algarve revisita 'O Meu Montinho', de Jota Mendes, com nova sonoridade e estreia do videoclip marcada para 31 de outubro

Economia, Opinião

Uma crise anunciada, uma resposta adiada | Por Luís Ganhão

07:30 29 Outubro, 2026 19:02 28 Outubro, 2026

"A crise habitacional não surgiu de um dia para o outro. Não rebentou como uma tempestade inesperada nem caiu do céu como uma fatalidade inevitável"

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Frente fria traz chuva a Portugal: IPMA emite avisos para região portuguesa

06:00 29 Outubro, 2026 08:02 29 Outubro, 2026

Chuva por vezes forte está prevista nos Açores. Na Madeira, a precipitação deverá ser mais localizada até domingo, 1 de novembro

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto, Economia, Nacional

Fisco deixa aviso sobre “aniversário que não pode esquecer”: alguns condutores têm até sábado para pagar este imposto

17:40 28 Outubro, 2026 15:03 28 Outubro, 2026

Autoridade Tributária alerta para o fim de um prazo importante já a 31 de outubro. Há ainda mudanças no pagamento deste imposto a partir de 2027

Jovem com tonturas.
Saúde

Quando se levanta rapidamente da cama fica com tonturas durante alguns segundos? Saiba o que pode estar a acontecer

17:10 28 Outubro, 2026 11:18 28 Outubro, 2026

Sentir tonturas ao levantar-se rapidamente pode estar relacionado com uma descida temporária da tensão arterial

Mulher com alergia a gatos.
Animais, Saúde

É alérgico a gatos? Ciência mostra que afinal o problema não está propriamente no pelo

15:30 28 Outubro, 2026 12:22 28 Outubro, 2026

Alergia aos gatos está associada a proteínas presentes na saliva e na pele dos animais, que se espalham pela casa

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Últimas Notícias

  • Vêm aí novas regras de proteção animal: Parlamento aprova proibição de manter animais permanentemente acorrentados ou em varandas
    Vêm aí novas regras de proteção animal: Parlamento aprova proibição de manter animais permanentemente acorrentados ou em varandas
  • ANT GAMES reúnem mais de 5.000 pessoas em quatro dias de atividades em Albufeira
    ANT GAMES reúnem mais de 5.000 pessoas em quatro dias de atividades em Albufeira
  • Análise aponta referência de 1.808 euros líquidos por mês para viver sozinho confortavelmente em Portugal: e se for em casal?
    Análise aponta referência de 1.808 euros líquidos por mês para viver sozinho confortavelmente em Portugal: e se for em casal?
  • CCDR Algarve defende ligação ferroviária a Sevilha até 2040 e ponte Alcoutim–Sanlúcar
    CCDR Algarve defende ligação ferroviária a Sevilha até 2040 e ponte Alcoutim–Sanlúcar
  • Faro recebe festival gratuito de ciência com experiências, cinema, gastronomia e atividades para famílias
    Faro recebe festival gratuito de ciência com experiências, cinema, gastronomia e atividades para famílias

Opinião

  • Uma crise anunciada, uma resposta adiada | Por Luís Ganhão
    Uma crise anunciada, uma resposta adiada | Por Luís Ganhão
  • Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos
    Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos
  • Brasil caiu na teia do petismo: o poder, o STF e a democracia sob pressão | Por João Rúben Silva
    Brasil caiu na teia do petismo: o poder, o STF e a democracia sob pressão | Por João Rúben Silva

Europe Direct Algarve

  • CCDR Algarve defende ligação ferroviária a Sevilha até 2040 e ponte Alcoutim–Sanlúcar
    CCDR Algarve defende ligação ferroviária a Sevilha até 2040 e ponte Alcoutim–Sanlúcar
  • Faro recebe festival gratuito de ciência com experiências, cinema, gastronomia e atividades para famílias
    Faro recebe festival gratuito de ciência com experiências, cinema, gastronomia e atividades para famílias
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal