Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Mundo, Nacional, Vida & Lazer

Passageiro com necessidades especiais tem voo suspenso por decisão da TAP: conheça os motivos

Saiba mais sobre o cancelamento de um voo da TAP que envolveu uma menina com necessidades especiais e causou prejuízos de mais de meio milhão de euros

10:30 28 Maio, 2025 12:35 28 Maio, 2025 | Tiago Alcobia
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

No Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, foi cancelado um voo com destino a Lisboa operado pela TAP. A decisão gerou polémica e poderá ter causado prejuízos superiores a meio milhão de euros.

Recusa do transporte do cão na cabine

O animal, classificado como cão de suporte emocional, de acordo com a Executive Digest, deveria viajar na cabine para acompanhar a sua tutora, uma jovem portuguesa de 12 anos diagnosticada com autismo. A família da menina procurou a justiça para garantir o direito do animal viajar junto da irmã.

A TAP recusou o embarque do cão na cabine, alegando que o transporte contrariava o seu manual de operações de voo.

A companhia, tal como refere a mesma fonte, sugeriu que o animal fosse colocado no porão do avião, uma solução rejeitada pela passageira, que possuía uma ordem judicial provisória para o cão viajar na cabine.

Conflito e consequências no aeroporto

A recusa da TAP, segundo a Executive Digest, levou à intervenção da Polícia Federal no aeroporto do Galeão. O gerente da companhia foi multado por desobedecer à ordem judicial que autorizava o transporte do cão na cabine.

O voo, inicialmente marcado para as 15h40 de 24 de maio, foi impedido de partir. Um segundo voo planeado para as 20h25 atrasou-se e só iniciou o check-in quase à meia-noite, mas sem o cão de assistência a bordo.

Alguns passageiros presentes no aeroporto relataram confusão e protestos no momento do impedimento do voo. A situação gerou atraso generalizado, afetando o planeamento de todos os que viajavam naquela tarde, gerando desconforto e reclamações.

Recomendamos: Entre rio e mar, esta praia faz fronteira entre o Alentejo e o Algarve e é uma das 7 maravilhas de Portugal

Impacto para a família e para a TAP

De acordo com a mesma fonte, esta não foi a primeira vez que a TAP impediu o embarque do cão de assistência. Em abril, quando a família se mudou para Portugal, a companhia também não permitiu que o animal viajasse.

O pai da jovem entrou com um processo judicial, relatando os prejuízos emocionais que a separação entre a filha e o cão causou a ambos.

Na sequência, tal como referido pela fonte citada anteriormente, a justiça emitiu uma ordem para que o cão viajasse com a irmã da criança, mas a decisão voltou a ser ignorada pela TAP. A jovem, autista não-verbal, sofreu uma crise de ansiedade ao saber que o cão não viajaria, segundo informações da família.

O caso gerou uma forte repercussão nas redes sociais, com muitos utilizadores a expressarem solidariedade para com a família e críticas à postura da companhia aérea.

Para além disso, segundo a mesma fonte, organizações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência pediram esclarecimentos e medidas para evitar situações semelhantes no futuro.

Perdas financeiras significativas para a companhia aérea

Tal como foi descrito pela Executive Digest, o cancelamento do voo causou um impacto financeiro elevado para a TAP. Além do valor dos bilhetes, o alojamento e alimentação dos cerca de 300 passageiros retidos, somou-se o custo do regresso do avião vazio a Portugal.

Os prejuízos estimados ultrapassam meio milhão de euros, refletindo o custo do incumprimento da ordem judicial e da posterior decisão de cancelar o voo para evitar transportar o cão na cabine.

O episódio levanta questões sobre a forma como as companhias aéreas gerem casos que envolvem animais de assistência, e a necessidade de alinhar procedimentos internos com legislações nacionais e internacionais relativas à acessibilidade e direitos humanos.

Leia também: Nem cozido nem mexido: conheça a forma mais saudável de cozinhar ovos

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos

16:00 2 Agosto, 2026 15:06 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores podem chegar à reforma sem penalizações em 2026, desde que atinjam a idade legal e cumpram o prazo mínimo de descontos exigido

Algarve

Possível encerramento do Quiosque São Luís gera preocupação em Faro

09:29 2 Agosto, 2026 09:29 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Clientes e cidadãos defendem a continuidade do Quiosque São Luís e pedem à Câmara de Faro que esclareça a decisão sobre o espaço

Algarve Desporto

São Brás recebe corrida onde parar para beber é obrigatório

09:00 2 Agosto, 2026 07:04 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Segunda edição da corrida promete juntar desafio físico e convívio noturno no Parque das Amendoeiras, em São Brás

Nacional Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Algarve Vida & Lazer

“Maldivas portuguesas”: espanhóis continuam rendidos ao parque de campismo desta ilha do Algarve

15:30 2 Agosto, 2026 14:59 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre praias de águas cristalinas, natureza preservada e um parque de campismo junto ao mar, esta ilha algarvia continua a conquistar visitantes

Tempo

Tempo muda este domingo: há regiões com chuvisco e temperaturas a descer

06:00 2 Agosto, 2026 20:42 1 Agosto, 2026 | João Luís

Este domingo, o estado do tempo deverá variar entre céu pouco nublado, neblina matinal e alguma instabilidade em zonas do litoral

Auto Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘alerta’: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

16:10 2 Agosto, 2026 16:04 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Segundo o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio em diversas situações

Europa

Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia

11:45 2 Agosto, 2026 11:48 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Em alerta máximo, a Grécia enfrenta vários incêndios, ventos até 100 quilómetros por hora e mais de 12 mil hectares ardidos numa semana

IKEA. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

IKEA abre nova loja em Portugal com formato pioneiro e investimento de três milhões de euros

15:30 31 Julho, 2026 17:28 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova loja IKEA representa um investimento de três milhões de euros e estreia em Portugal um conceito que existe em poucos locais no mundo

Opinião Saúde

Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre

07:30 2 Agosto, 2026 19:21 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez esteja na altura de deixarmos de olhar para as viagens apenas como um período de deslocação e passarmos a encará-las também como um momento em que a saúde precisa de continuar em movimento"

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Europa

Jovem de 22 anos morre presa em máquina de lavar

15:30 1 Agosto, 2026 14:55 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A jovem de 22 anos morreu depois de ter ficado presa no interior de uma máquina industrial, num acidente que está a ser investigado pelas autoridades espanholas

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Novo apoio da Segurança Social já tem valor definido: veja quem pode receber a Prestação Social Única

12:50 31 Julho, 2026 12:36 31 Julho, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única da Segurança Social vai substituir 13 apoios sociais e terá regras próprias: fique a par

Algarve Cultura

Noite Branca transforma Paderne numa aldeia encantada

08:00 1 Agosto, 2026 08:06 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música ao vivo, atuações de DJ, comes e bebes e animação pela noite dentro marcam o evento, com entrada livre e roupa branca

Motas a circular entre filas de trânsito. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Motas podem passar entre filas de trânsito? Saiba o que diz o Código da Estrada

18:00 30 Julho, 2026 12:40 30 Julho, 2026 | João Luís

A prática é comum em zonas de trânsito intenso, mas há regras que muitos condutores continuam a interpretar de forma errada

Carro elétrico a carregar. Crédito: Lusa
Auto

Vai comprar um carro elétrico usado? Este é o problema mais comum e não é a bateria principal

18:30 1 Agosto, 2026 14:13 30 Julho, 2026 | João Luís

Um estudo sobre avarias em carros elétricos usados mostra que há componentes menos óbvios a merecer atenção antes da compra

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos

16:00 2 Agosto, 2026 15:06 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores podem chegar à reforma sem penalizações em 2026, desde que atinjam a idade legal e cumpram o prazo mínimo de descontos exigido

Algarve

Possível encerramento do Quiosque São Luís gera preocupação em Faro

09:29 2 Agosto, 2026 09:29 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Clientes e cidadãos defendem a continuidade do Quiosque São Luís e pedem à Câmara de Faro que esclareça a decisão sobre o espaço

Algarve, Desporto

São Brás recebe corrida onde parar para beber é obrigatório

09:00 2 Agosto, 2026 07:04 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Segunda edição da corrida promete juntar desafio físico e convívio noturno no Parque das Amendoeiras, em São Brás

Nacional, Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Algarve, Vida & Lazer

“Maldivas portuguesas”: espanhóis continuam rendidos ao parque de campismo desta ilha do Algarve

15:30 2 Agosto, 2026 14:59 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre praias de águas cristalinas, natureza preservada e um parque de campismo junto ao mar, esta ilha algarvia continua a conquistar visitantes

Tempo

Tempo muda este domingo: há regiões com chuvisco e temperaturas a descer

06:00 2 Agosto, 2026 20:42 1 Agosto, 2026 | João Luís

Este domingo, o estado do tempo deverá variar entre céu pouco nublado, neblina matinal e alguma instabilidade em zonas do litoral

Auto, Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘alerta’: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

16:10 2 Agosto, 2026 16:04 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Segundo o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio em diversas situações

Europa

Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia

11:45 2 Agosto, 2026 11:48 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Em alerta máximo, a Grécia enfrenta vários incêndios, ventos até 100 quilómetros por hora e mais de 12 mil hectares ardidos numa semana

IKEA. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

IKEA abre nova loja em Portugal com formato pioneiro e investimento de três milhões de euros

15:30 31 Julho, 2026 17:28 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova loja IKEA representa um investimento de três milhões de euros e estreia em Portugal um conceito que existe em poucos locais no mundo

Opinião, Saúde

Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre

07:30 2 Agosto, 2026 19:21 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez esteja na altura de deixarmos de olhar para as viagens apenas como um período de deslocação e passarmos a encará-las também como um momento em que a saúde precisa de continuar em movimento"

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Europa

Jovem de 22 anos morre presa em máquina de lavar

15:30 1 Agosto, 2026 14:55 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A jovem de 22 anos morreu depois de ter ficado presa no interior de uma máquina industrial, num acidente que está a ser investigado pelas autoridades espanholas

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Novo apoio da Segurança Social já tem valor definido: veja quem pode receber a Prestação Social Única

12:50 31 Julho, 2026 12:36 31 Julho, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única da Segurança Social vai substituir 13 apoios sociais e terá regras próprias: fique a par

Algarve, Cultura

Noite Branca transforma Paderne numa aldeia encantada

08:00 1 Agosto, 2026 08:06 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música ao vivo, atuações de DJ, comes e bebes e animação pela noite dentro marcam o evento, com entrada livre e roupa branca

Motas a circular entre filas de trânsito. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Motas podem passar entre filas de trânsito? Saiba o que diz o Código da Estrada

18:00 30 Julho, 2026 12:40 30 Julho, 2026 | João Luís

A prática é comum em zonas de trânsito intenso, mas há regras que muitos condutores continuam a interpretar de forma errada

Carro elétrico a carregar. Crédito: Lusa
Auto

Vai comprar um carro elétrico usado? Este é o problema mais comum e não é a bateria principal

18:30 1 Agosto, 2026 14:13 30 Julho, 2026 | João Luís

Um estudo sobre avarias em carros elétricos usados mostra que há componentes menos óbvios a merecer atenção antes da compra

Últimas Notícias

  • Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados no Algarve (e não só) esta semana e estas são as regiões afetadas
    Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados no Algarve (e não só) esta semana e estas são as regiões afetadas
  • Banco de Portugal ‘alerta’: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio
    Banco de Portugal ‘alerta’: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio
  • Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos
    Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos
  • “Maldivas portuguesas”: espanhóis continuam rendidos ao parque de campismo desta ilha do Algarve
    “Maldivas portuguesas”: espanhóis continuam rendidos ao parque de campismo desta ilha do Algarve
  • Fernando Pessanha celebra casamento com a tricampeã nacional de judo Sabrina Vitorino
    Fernando Pessanha celebra casamento com a tricampeã nacional de judo Sabrina Vitorino

Opinião

  • Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
    Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
  • A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
    A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
  • Muito sol, pouca vitamina D: o paradoxo dos portugueses | Por Bruno Moreno
    Muito sol, pouca vitamina D: o paradoxo dos portugueses | Por Bruno Moreno

Europe Direct Algarve

  • “Muitos portugueses” perderam casas e negócios nos incêndios em França
    “Muitos portugueses” perderam casas e negócios nos incêndios em França
  • Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE
    Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento