Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional

PAN questiona Ministério da Defesa sobre ex-militar que matou cão em Moncarapacho

O partido, além do crime, suscita outras questões e preocupações quanto à manutenção do direito de um ex-militar reformado ter direito à detenção, uso e porte de arma, independentemente de licença

16:25 25 Agosto, 2023 16:25 25 Agosto, 2023 | Afonso Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O PAN questionou esta sexta-feira o Ministério da Defesa sobre que diligências tomou quanto ao militar reformado que matou a tiro um cão, nomeadamente se foram verificados os requisitos legais que lhe permitiam ter uso e porte de arma.

Num requerimento entregue esta sexta-feira no parlamento, a deputada única e porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, refere-se ao caso ocorrido na segunda-feira, em Moncarapacho, Olhão, em que um ex-militar abateu um cão na via pública, alegadamente em legítima defesa, o que é contrariado por testemunhas locais, que referem que o animal era pacífico.

Para o PAN, além desta conduta configurar um crime previsto no Código Penal, “suscita diversas outras questões e preocupações” quanto à manutenção do direito de um ex-militar na situação de reforma ter direito à detenção, uso e porte de arma, independentemente de licença.

“O Ministério tem conhecimento da situação em apreço? E se sim, foi tomada alguma diligência para apuramento do cumprimento da lei vigente e das responsabilidades no âmbito da tutela, nomeadamente verificação do cumprimento de todos os requisitos legalmente impostos para o uso e porte de arma por parte de um ex-militar reformado?”, questiona o PAN.

O partido refere que, de acordo com a legislação em vigor, “um militar na situação de reforma tem direito à detenção, uso e porte de arma, independentemente de licença, mediante apresentação, ao diretor nacional da Polícia de Segurança Pública, a cada cinco anos, de certificado médico que ateste aptidão para a detenção, uso e porte de arma, bem como se está na posse de todas as suas faculdades psíquicas, sem historial clínico”.

Foto DR

“Foi verificado o cumprimento integral e tempestivo das declarações mencionadas por parte do militar reformado envolvido nesta situação? E caso se tenha verificado alguma irregularidade, foi dado conhecimento de tal facto ao Ministério Público?”, pergunta a deputada.

Caso não tenha sido cumprido o previsto no Estatuto dos Militares, o PAN quer saber “por que razão não foi interditado automaticamente o uso de armas, tal como previsto na lei, quando não apresente atempadamente o certificado médico ali previsto e requerida a entrega da arma”.

“Dado que o uso de armas de fogo implica responsabilidade e potenciais riscos para a segurança pública, e ainda que se verifique que os requisitos previstos no Estatuto dos Militares das Forças Armadas tenham sido cumpridos, entende a tutela justificar-se a manutenção do direito de porte de arma por parte deste militar reformado? Entende o Ministério rever a manutenção deste direito ou acompanha o PAN no entendimento de que é necessário rever a legislação a este respeito?”, questiona ainda o partido.

Inês Sousa Real quer ainda saber se, da parte do Ministério da Defesa, foi aberto algum processo para investigar o caso em concreto e, em caso afirmativo, “quais são os resultados preliminares e que sanções poderão ser aplicadas”.

“Em conformidade com os princípios da responsabilidade das forças armadas, que medidas serão implementadas para garantir que situações semelhantes sejam evitadas e tratadas adequadamente”, pergunta também.

Segundo a Rádio Renascença, o antigo militar foi constituído arguido e a arma foi recolhida pela GNR de Moncarapacho.

Leia aqui: Homem vitima cão em Moncarapacho em legítima defesa mas afirmam que o cão era dócil

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher incomodada com ruído. Crédito: Foto AI
Nacional

Atenção ao barulho: saiba quando o ruído das obras do vizinho deixa de ser permitido

14:30 30 Maio, 2026 13:50 30 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O ruído das obras em casa ou no prédio não pode acontecer livremente e há regras que protegem os moradores em Portugal

Praia da Fábrica.
Algarve Vida & Lazer

“Truque de expert”: espanhóis destacam atividade para fazer no Algarve perto de Tavira que custa 2€

11:40 30 Maio, 2026 14:28 25 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Rota pelo Algarve inclui um acesso marítimo por cerca de dois euros que está a ser destacado em Espanha como um “truque de expert”

Ventos fortes e mar agitado. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí vento forte, chuva e nevoeiro: IPMA prevê mudança no tempo nestas regiões

06:00 30 Maio, 2026 12:58 29 Maio, 2026 | João Luís

IPMA prevê vento forte, nevoeiro matinal e mudanças no tempo em algumas regiões: saiba onde se vai sentir diferenças

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Mulher de pernas cruzadas. Crédito: Magnific
Saúde

Senta-se de pernas cruzadas? Médicos explicam por que o deve fazer (ou não) e qual o impacto na sua saúde

16:50 30 Maio, 2026 16:25 30 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

É um gesto automático e quase instintivo, mas há um pormenor que os médicos destacam e que pode mudar a forma como se senta diariamente

Cristiano Ronaldo.
Desporto Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Nem Lagos nem Tavira: conheça a cidade algarvia que se tornou moda entre os espanhóis

20:00 29 Maio, 2026 12:28 30 Maio, 2026 | João Luís

“Não é o Porto nem é Lisboa”. Saiba qual é a cidade do Algarve que está na moda entre os espanhóis e por que motivos

Marina de Albufeira.
Algarve Vida & Lazer

Nesta cidade no Algarve há uma adega no fundo do mar com quase 3.000 garrafas e tem ainda uma barrica com 225 litros de vinho

16:40 30 Maio, 2026 12:50 25 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Milhares de garrafas de vinho estão submersas numa adega no fundo do mar no Algarve e há uma barrica com 225 litros de vinho

Praia deserta. Crédito: Magnific
Algarve Vida & Lazer

Longe da confusão, conheça a praia do Algarve que está deserta até no verão

16:00 30 Maio, 2026 13:06 30 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Além da água transparente e da areia fina e dourada, e da vista, esta praia deserta do Algarve possui uma flora rica, com variadas espécies de aves

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

O condomínio pode cobrar mais a quem usa mais a garagem?

13:30 30 Maio, 2026 16:46 21 Maio, 2026 | João Luís

Saiba quando as despesas do condomínio são comuns, quando só pagam alguns condóminos e o que muda no carregamento elétrico

Idosa em casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Estou cansada disto”: mulher que descontou durante 44 anos foi forçada a reformar-se e teve pensão penalizada

13:40 30 Maio, 2026 13:36 30 Maio, 2026 | Luís Santos

Uma mulher espanhola que descontou durante 44 anos viu a pensão ser penalizada após ter sido forçada a reformar-se antes da idade legal

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia

Há uma nova ferramenta na Segurança Social que pode mudar a sua reforma (e quase ninguém deu por isso)

14:40 27 Maio, 2026 14:40 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma atualização recente promete mexer com o planeamento da reforma, mas o que mudou exatamente pode surpreender mais do que parece

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor perde força e chuva pode voltar: modelo europeu antecipa mudança no tempo a partir desta data

12:32 29 Maio, 2026 12:29 30 Maio, 2026 | João Luís

O modelo europeu aponta para uma mudança no tempo em junho, com o calor a perder força e a possibilidade de chuva em algumas regiões

Algarve Saúde

ERS ordena ao hospital de Faro que garanta resposta na urgência após morte de utente

14:40 28 Maio, 2026 14:40 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Utente entrou nas urgências após acidente rodoviário e acabou por morrer depois de esperar quatro horas no hospital

Mulher incomodada com ruído. Crédito: Foto AI
Nacional

Atenção ao barulho: saiba quando o ruído das obras do vizinho deixa de ser permitido

14:30 30 Maio, 2026 13:50 30 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O ruído das obras em casa ou no prédio não pode acontecer livremente e há regras que protegem os moradores em Portugal

Praia da Fábrica.
Algarve, Vida & Lazer

“Truque de expert”: espanhóis destacam atividade para fazer no Algarve perto de Tavira que custa 2€

11:40 30 Maio, 2026 14:28 25 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Rota pelo Algarve inclui um acesso marítimo por cerca de dois euros que está a ser destacado em Espanha como um “truque de expert”

Ventos fortes e mar agitado. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí vento forte, chuva e nevoeiro: IPMA prevê mudança no tempo nestas regiões

06:00 30 Maio, 2026 12:58 29 Maio, 2026 | João Luís

IPMA prevê vento forte, nevoeiro matinal e mudanças no tempo em algumas regiões: saiba onde se vai sentir diferenças

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve, Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Mulher de pernas cruzadas. Crédito: Magnific
Saúde

Senta-se de pernas cruzadas? Médicos explicam por que o deve fazer (ou não) e qual o impacto na sua saúde

16:50 30 Maio, 2026 16:25 30 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

É um gesto automático e quase instintivo, mas há um pormenor que os médicos destacam e que pode mudar a forma como se senta diariamente

Cristiano Ronaldo.
Desporto, Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Nem Lagos nem Tavira: conheça a cidade algarvia que se tornou moda entre os espanhóis

20:00 29 Maio, 2026 12:28 30 Maio, 2026 | João Luís

“Não é o Porto nem é Lisboa”. Saiba qual é a cidade do Algarve que está na moda entre os espanhóis e por que motivos

Marina de Albufeira.
Algarve, Vida & Lazer

Nesta cidade no Algarve há uma adega no fundo do mar com quase 3.000 garrafas e tem ainda uma barrica com 225 litros de vinho

16:40 30 Maio, 2026 12:50 25 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Milhares de garrafas de vinho estão submersas numa adega no fundo do mar no Algarve e há uma barrica com 225 litros de vinho

Praia deserta. Crédito: Magnific
Algarve, Vida & Lazer

Longe da confusão, conheça a praia do Algarve que está deserta até no verão

16:00 30 Maio, 2026 13:06 30 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Além da água transparente e da areia fina e dourada, e da vista, esta praia deserta do Algarve possui uma flora rica, com variadas espécies de aves

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

O condomínio pode cobrar mais a quem usa mais a garagem?

13:30 30 Maio, 2026 16:46 21 Maio, 2026 | João Luís

Saiba quando as despesas do condomínio são comuns, quando só pagam alguns condóminos e o que muda no carregamento elétrico

Idosa em casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Estou cansada disto”: mulher que descontou durante 44 anos foi forçada a reformar-se e teve pensão penalizada

13:40 30 Maio, 2026 13:36 30 Maio, 2026 | Luís Santos

Uma mulher espanhola que descontou durante 44 anos viu a pensão ser penalizada após ter sido forçada a reformar-se antes da idade legal

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia

Há uma nova ferramenta na Segurança Social que pode mudar a sua reforma (e quase ninguém deu por isso)

14:40 27 Maio, 2026 14:40 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma atualização recente promete mexer com o planeamento da reforma, mas o que mudou exatamente pode surpreender mais do que parece

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor perde força e chuva pode voltar: modelo europeu antecipa mudança no tempo a partir desta data

12:32 29 Maio, 2026 12:29 30 Maio, 2026 | João Luís

O modelo europeu aponta para uma mudança no tempo em junho, com o calor a perder força e a possibilidade de chuva em algumas regiões

Algarve, Saúde

ERS ordena ao hospital de Faro que garanta resposta na urgência após morte de utente

14:40 28 Maio, 2026 14:40 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Utente entrou nas urgências após acidente rodoviário e acabou por morrer depois de esperar quatro horas no hospital

Últimas Notícias

  • Afinal, que apoios vão entrar na nova prestação social? Veja os 13 subsídios que serão substituídos
    Afinal, que apoios vão entrar na nova prestação social? Veja os 13 subsídios que serão substituídos
  • Senta-se de pernas cruzadas? Médicos explicam por que o deve fazer (ou não) e qual o impacto na sua saúde
    Senta-se de pernas cruzadas? Médicos explicam por que o deve fazer (ou não) e qual o impacto na sua saúde
  • Nesta cidade no Algarve há uma adega no fundo do mar com quase 3.000 garrafas e tem ainda uma barrica com 225 litros de vinho
    Nesta cidade no Algarve há uma adega no fundo do mar com quase 3.000 garrafas e tem ainda uma barrica com 225 litros de vinho
  • Longe da confusão, conheça a praia do Algarve que está deserta até no verão
    Longe da confusão, conheça a praia do Algarve que está deserta até no verão
  • Esta piscina é gratuita e fica na serra algarvia: descubra como pode chegar lá
    Esta piscina é gratuita e fica na serra algarvia: descubra como pode chegar lá
  • Adeus mensagens spam: proposta aprovada pelo Governo vai obrigar operadoras a fazer isto
    Adeus mensagens spam: proposta aprovada pelo Governo vai obrigar operadoras a fazer isto

Opinião

  • Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
    Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
  • Bilhete Postal: “Aqui sentimo-nos em casa” | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: “Aqui sentimo-nos em casa” | Por Eduardo Costa
  • Portugal habituou-se ao cansaço e isso deve preocupar-nos | Por Paula Freitas
    Portugal habituou-se ao cansaço e isso deve preocupar-nos | Por Paula Freitas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
  • Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
    Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal