Um pai e o filho, de 15 anos, foram impedidos de assistir ao jogo do Sporting, disputado em Leiria na última terça-feira, 6 de janeiro, depois de a Polícia de Segurança Pública (PSP) ter detetado artigos pirotécnicos na sua posse durante uma operação de segurança realizada no recinto desportivo. A intervenção ocorreu no contexto da meia-final da Taça da Liga e resultou na abertura de processos de contraordenação, com possíveis consequências futuras.
A situação foi identificada ainda antes da entrada no estádio, numa ação preventiva integrada no policiamento do evento, sublinhando o reforço das medidas de controlo associadas aos jogos considerados de maior risco ou afluência.
Pirotecnia detetada no controlo de acessos
De acordo com o portal Notícias ao Minuto, a ocorrência teve lugar no Estádio Municipal de Leiria Dr. Magalhães Pessoa, onde decorria a primeira meia-final da Allianz Cup Final Four, entre o Sporting e o Vitória de Guimarães. Segundo a mesma fonte, o homem e o filho menor transportavam sete artigos pirotécnicos, situação que levou a PSP a impedir de imediato a entrada de ambos no recinto desportivo.
Além de terem sido afastados do estádio, pai e filho foram alvo dos respetivos autos de contraordenação, que serão agora remetidos à Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto.
Acrescenta a publicação que caberá a esta entidade avaliar o caso e decidir sobre eventuais medidas administrativas, podendo estar em causa a aplicação de sanções de interdição de acesso a eventos desportivos.
Outras intervenções na mesma operação
Na mesma nota divulgada, a PSP revelou que a operação resultou ainda na recusa de entrada a sete adeptos que apresentavam uma taxa de álcool no sangue superior ao limite legalmente permitido.
Segundo o Notícias ao Minuto, foram igualmente identificados dois homens referenciados por crimes de furto em interior de veículo, tendo um deles sido constituído arguido por se encontrar na posse de um telemóvel furtado.
Apelo ao cumprimento das regras nos estádios
A PSP aproveitou a ocorrência para reiterar o apelo à colaboração dos cidadãos e à adoção de comportamentos compatíveis com a segurança em recintos desportivos. A força de segurança sublinha, escreve o jornal, que continuará a intervir sempre que estejam em causa condutas que coloquem em risco a tranquilidade dos espetáculos desportivos, reforçando a prevenção como eixo central da sua atuação.
















