Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Mulher numa caixa Multibanco. Crédito: Freepik
Mulher numa caixa Multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Ouviu isto no Multibanco? Conheça a ‘novidade’ que marca os 40 anos das caixas automáticas em Portugal

O Multibanco faz 40 anos e continua a inovar: de nove máquinas iniciais para 13 mil em todo o país, a rede estreia agora uma nova funcionalidade

15:10 2 Setembro, 2025 14:16 3 Setembro, 2025 | Rubén Gonçalves
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Quarenta anos depois de ter sido lançado, o Multibanco continua a ser um dos símbolos de inovação em Portugal. A rede, que começou com apenas nove caixas automáticas em Lisboa e no Porto, chega hoje a todo o país com milhares de equipamentos e dezenas de funcionalidades.

Dos primeiros levantamentos às múltiplas operações

Segundo o portal online de tecnologia Pplware, a Rede de Caixas Automáticas foi inaugurada a 2 de setembro de 1985, permitindo aos utilizadores realizar levantamentos, consultar saldo, verificar movimentos e alterar o código PIN.

Quase quatro décadas depois, o cenário mudou radicalmente. De um serviço simples e limitado, evoluiu para uma rede com cerca de 13 mil equipamentos espalhados por todo o território nacional.

Atualmente, cada terminal oferece mais de 90 operações diferentes, transformando o Multibanco num verdadeiro ponto de acesso a serviços financeiros e administrativos.

Um motor de digitalização

O impacto desta rede vai muito além das funções bancárias. Desde cedo, o Multibanco assumiu-se como um motor de digitalização em Portugal, introduzindo serviços inovadores que marcaram gerações. A conveniência e a simplicidade foram fatores determinantes para o sucesso do sistema, que rapidamente passou a fazer parte da rotina diária dos portugueses.

A nova voz com Inteligência Artificial

Para assinalar a data, a SIBS apresentou uma novidade simbólica: uma voz gerada por Inteligência Artificial que passa a apoiar os utilizadores durante as operações.

Ao premir a tecla 5, os portugueses podem agora contar com este apoio adicional, pensado para facilitar ainda mais a experiência de utilização das caixas automáticas.

A introdução da voz é vista como mais um passo na modernização do serviço, que pretende continuar a acompanhar a evolução tecnológica.

Declarações da administração

Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS, citada pela Pplware, sublinha que “a SIBS continua empenhada no desenvolvimento da Rede MULTIBANCO, que continua a facilitar de forma incontornável o dia a dia dos portugueses, e a ser um caso ímpar de inovação a nível global”.

As declarações reforçam o compromisso da empresa em manter o Multibanco como um serviço essencial e inovador, mesmo numa era em que os pagamentos digitais e móveis estão cada vez mais presentes.

Para a SIBS, a longevidade da rede deve-se à sua capacidade de adaptação e de resposta às necessidades concretas dos cidadãos.

Utilização em números

Os dados mais recentes demonstram a relevância da rede. Em 2024, foram registadas mais de 693 milhões de operações nas caixas automáticas.

Curiosamente, mais de 55% dessas operações não corresponderam a levantamentos. A maioria dos utilizadores recorreu ao Multibanco para outras funcionalidades digitais e não presenciais.

Entre elas estão os pagamentos de serviços, transferências, carregamentos de telemóveis e até pagamentos ao Estado, confirmando a diversidade de utilizações do sistema.

Um caso singular a nível internacional

A versatilidade do Multibanco tornou-o um caso de estudo a nível global. Poucos países contam com uma rede tão integrada, capaz de oferecer serviços que, noutros mercados, só estão disponíveis através de diferentes plataformas.

Este modelo centralizado permitiu a Portugal criar uma rede eficaz, fiável e com custos reduzidos para os utilizadores.

O desafio para o futuro passa por manter esta relevância numa altura em que os pagamentos digitais, através de aplicações móveis, ganham cada vez mais espaço.

Leia também: Vai viajar com a Ryanair? Prepare-se para esta regra em novembro que pode impedi-lo de embarcar

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa

07:00 1 Maio, 2026 14:16 30 Abril, 2026 | João Luís

Governo admite novo bónus nas pensões, mas decisão depende das contas públicas. Saiba o que está em causa e que medidas estão em análise

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes invadem Portugal: depressão chega nesta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 1 Maio, 2026 13:18 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal serão marcados por chuva, ventos tendencialmente fortes e descida das temperaturas

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve Vida & Lazer

Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar

10:30 1 Maio, 2026 15:46 30 Abril, 2026 | João Luís

Há uma praia no Algarve com a água mais quente de Portugal. Saiba onde fica este refúgio menos conhecido e como lá chegar

Mulher a cortar o cabelo. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer

08:30 1 Maio, 2026 22:59 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Parecem inofensivas, mas certas expressões ditas no cabeleireiro podem comprometer um corte ou uma cor. Um stylist explica porquê e como evitá-las

Algarve Economia

Especialistas reúnem-se no Algarve para jornadas de agricultura biológica

09:00 1 Maio, 2026 07:52 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Loulé e Tavira acolhem jornadas técnicas de agricultura biológica com programa gratuito e especialistas nos dias 2 e 3 de maio

Algarve Animais

Oficina noturna dá a conhecer aves e sons da natureza em Estômbar

10:00 1 Maio, 2026 11:20 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Lagoa promove oficina noturna sobre aves no Parque do Sítio das Fontes para dar a conhecer biodiversidade e incentivar preservação

Operação de trânsito.
Auto Economia

Levou uma multa? Tentar evitá‑la pode ter consequências mais sérias do que imagina

09:50 1 Maio, 2026 08:07 1 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem arrisque esquemas para evitar coimas rodoviárias. Mas quando o plano falha, as consequências podem ir muito além da carteira

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Arranha-ceús. Crédito: Freepik
Nacional

Nem Lisboa nem Porto: vão ser construídos dois dos maiores arranha-céus do país nesta cidade e estes serão os preços das casas

17:10 29 Abril, 2026 21:04 30 Abril, 2026 | Luís Santos

A construção de novos arranha-céus nesta cidade promete mudar o panorama urbano e já há preços definidos para os apartamentos

Algarve Cultura

Festival “Os Dias do Jazz” regressa a Faro com programação alargada

08:00 1 Maio, 2026 06:54 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival “Os Dias do Jazz” regressa a Faro com programação alargada e concertos em vários espaços culturais até ao final de maio

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Praia fluvial de Odeleite.
Algarve Vida & Lazer

Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão

22:20 30 Abril, 2026 15:55 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Albufeira algarvia ganhou uma nova praia fluvial e já tem a Bandeira Azul garantida para o verão deste ano

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo, Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve, Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa

07:00 1 Maio, 2026 14:16 30 Abril, 2026 | João Luís

Governo admite novo bónus nas pensões, mas decisão depende das contas públicas. Saiba o que está em causa e que medidas estão em análise

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes invadem Portugal: depressão chega nesta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 1 Maio, 2026 13:18 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal serão marcados por chuva, ventos tendencialmente fortes e descida das temperaturas

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve, Vida & Lazer

Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar

10:30 1 Maio, 2026 15:46 30 Abril, 2026 | João Luís

Há uma praia no Algarve com a água mais quente de Portugal. Saiba onde fica este refúgio menos conhecido e como lá chegar

Mulher a cortar o cabelo. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer

08:30 1 Maio, 2026 22:59 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Parecem inofensivas, mas certas expressões ditas no cabeleireiro podem comprometer um corte ou uma cor. Um stylist explica porquê e como evitá-las

Algarve, Economia

Especialistas reúnem-se no Algarve para jornadas de agricultura biológica

09:00 1 Maio, 2026 07:52 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Loulé e Tavira acolhem jornadas técnicas de agricultura biológica com programa gratuito e especialistas nos dias 2 e 3 de maio

Algarve, Animais

Oficina noturna dá a conhecer aves e sons da natureza em Estômbar

10:00 1 Maio, 2026 11:20 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Lagoa promove oficina noturna sobre aves no Parque do Sítio das Fontes para dar a conhecer biodiversidade e incentivar preservação

Operação de trânsito.
Auto, Economia

Levou uma multa? Tentar evitá‑la pode ter consequências mais sérias do que imagina

09:50 1 Maio, 2026 08:07 1 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem arrisque esquemas para evitar coimas rodoviárias. Mas quando o plano falha, as consequências podem ir muito além da carteira

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Arranha-ceús. Crédito: Freepik
Nacional

Nem Lisboa nem Porto: vão ser construídos dois dos maiores arranha-céus do país nesta cidade e estes serão os preços das casas

17:10 29 Abril, 2026 21:04 30 Abril, 2026 | Luís Santos

A construção de novos arranha-céus nesta cidade promete mudar o panorama urbano e já há preços definidos para os apartamentos

Algarve, Cultura

Festival “Os Dias do Jazz” regressa a Faro com programação alargada

08:00 1 Maio, 2026 06:54 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival “Os Dias do Jazz” regressa a Faro com programação alargada e concertos em vários espaços culturais até ao final de maio

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Praia fluvial de Odeleite.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão

22:20 30 Abril, 2026 15:55 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Albufeira algarvia ganhou uma nova praia fluvial e já tem a Bandeira Azul garantida para o verão deste ano

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Últimas Notícias

  • Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’
    Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’
  • Frio volta a Portugal: ar polar chega nestes dias e estas serão as regiões com maior descida das temperaturas
    Frio volta a Portugal: ar polar chega nestes dias e estas serão as regiões com maior descida das temperaturas
  • Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar
    Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar
  • Oficina noturna dá a conhecer aves e sons da natureza em Estômbar
    Oficina noturna dá a conhecer aves e sons da natureza em Estômbar
  • Levou uma multa? Tentar evitá‑la pode ter consequências mais sérias do que imagina
    Levou uma multa? Tentar evitá‑la pode ter consequências mais sérias do que imagina
  • Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data
    Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

Opinião

  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
  • Porque não? | Por Rafael Dias
    Porque não? | Por Rafael Dias
  • Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
    Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal