Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia, Nacional, Política, Vídeo

Os senhores fazem alguma ideia do que se está a passar no Algarve?

O deputado algarvio do PSD, Cristóvão Norte, teceu duras críticas ao Governo, esta semana na Assembleia da República, “perante a tragédia económica e social que se está a verificar” no Algarve

12:22 28 Novembro, 2020 12:26 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Numa intervenção, cujo vídeo aqui reproduzimos, Cristóvão Norte diz interrogar-se “se os senhores [membros do Governo] sabem o que se está a passar no Algarve?! E se qualquer um de vós encara a possibilidade de intervir perante a tragédia económica e social que se está a verificar numa das regiões mais afetadas pela crise na Europa”.

Segundo o deputado do PSD, o “Algarve tem um crescimento homólogo de desemprego na ordem dos 200%, um dominó de falências” e enfatiza que “o Algarve está de luto e aguarda que o programa específico de emergência que o Governo prometeu apresentar em junho, e que o senhor Presidente da República assumiu como desígnio nacional, tenha tradução no orçamento de Estado”.

“Nós vasculhamos o Orçamento de Estado (OE) de uma ponta à outra e não há qualquer vestígio de um programa dessa natureza”, salienta.

O deputado algarvio relembra que o “Algarve tem a dificuldade acrescida não ter acesso a um conjunto de fundos comunitários”, como o “Feder” e o “Fundo Social Europeu em larga medida”.

“É imperioso que os senhores apoiem uma proposta não para 2027 garantir mais 300 milhões de euros para a região, mas para garantir hoje, agora que este momento tenebroso é combatido para garantir respostas aos empresários, para garantir respostas aos trabalhadores”.

Cristóvão Norte conclui que “no fim de contas, para que esta região, que é das mais devastadas da Europa pela crise consegue-se transformar noutra coisa que não seja um monte de ruínas”.

Para o deputado social democrata, o Algarve é “uma das regiões mais afectadas da Europa” e precisa de apoios específicos. Acusa o Governo de entender que não e lamenta que as propostas que apresentam estejam a ser chumbadas, referindo-se “a de compensação de fundos comunitários que a região não tem por via do Orçamento de Estado”.

Maioria positiva: redução de 50% nas portagens da Via do Infante


Cristóvão Norte disse esta quinta-feira que “por nossa proposta – do PSD – conseguimos reduzir as portagens na Via do Infante em 50%” com o PS a votar contra: “o PS votou contra, chamou-lhe maioria negativa. Eu digo que é uma maioria positiva para os algarvios”.

O deputado algarvio justifica que “na crise que enfrentamos é importante reduzir custos, aumentar a mobilidade e dar passos em frente para atenuar os efeitos das portagens”.

Relembrou, insistidamente nas redes sociais que a proposta do PSD contou com os votos “a favor do CDS, BE, PCP, PEV, CH e todos os demais”, mas com os “votos contra do PS e IL”.

Para Cristóvão Norte, o “Algarve sofre um sufoco sem paralelo. Cinco vezes maior crescimento do desemprego que qualquer região do país e a destruição implacável do seu tecido económico e social”.

Insiste que “o Governo prometeu um programa específico de emergência para a região mas nada fez” e acusa que “é um mero espectador do alto do seu pedestal”.

E defende que é por isso que “propomos que a região, que tem menos acesso a fundos comunitários, seja compensada por verbas do OE para combatermos este colapso que empurra tanta gente para o desespero”.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto Economia Nacional

Condutores com seguro pagam todos os anos por quem circula sem ele: saiba quanto

13:00 19 Julho, 2026 19:08 15 Julho, 2026 | João Luís

Quem tem seguro automóvel contribui para um fundo que indemniza vítimas de acidentes provocados por veículos sem seguro válido

Algarve Saúde

CUDESP denuncia esperas ao calor e falta de privacidade na urgência de Portimão

09:53 19 Julho, 2026 09:53 19 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Comissão pede medidas urgentes após relatar doentes junto às ambulâncias e triagens sem resguardo na urgência do Hospital de Portimão

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Já se encontra na reforma? Saiba qual o mecanismo legal que pode aumentar o valor da pensão

07:00 19 Julho, 2026 13:37 15 Julho, 2026 | João Luís

Quem já está reformado pode, em alguns casos, aumentar o valor da pensão: veja como funciona este mecanismo legal

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 40 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

18:10 17 Julho, 2026 16:08 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 19 de julho, em várias localidades do país

Algarve Cultura

Música, dança e tradição tomam conta do centro de Tavira

08:00 19 Julho, 2026 12:31 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa “Verão em Tavira” promove o encontro entre residentes e visitantes através de uma oferta cultural destinada a todas as idades

Homem com o passaporte na mão.Crédit
Europe Direct Algarve

Ryanair divulgou uma lista de 16 aeroportos onde há longas filas no controlo de passaportes e Faro ficou de fora

09:10 19 Julho, 2026 17:25 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro ficou de fora da lista de 16 aeroportos europeus onde a Ryanair alerta para longas filas no controlo de passaportes

Mulher idosa a organizar moedas e notas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Estas pensões já têm datas para julho, agosto e setembro e trazem dinheiro extra: veja quando recebe

07:00 18 Julho, 2026 15:55 16 Julho, 2026 | João Luís

O calendário do terceiro trimestre já permite saber quando entram as pensões, com um dos meses a trazer um reforço

Opinião Saúde

Cérebro e coluna: envelhecem juntos, protegem-se juntos | Por Carla Reizinho

07:30 19 Julho, 2026 19:08 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Envelhecer com qualidade não significa apenas viver mais anos. Significa manter a capacidade de pensar, mover-se, participar e ser independente. E para isso, cérebro e coluna devem ser cuidados em conjunto"

Algarve Cultura Gastronomia

Cinco noites de sabores e concertos animam a Feira Arte Doce em Lagos

09:00 19 Julho, 2026 11:04 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Marisa Liz, Matias Damásio, Dino D’Santiago, Carlão e Ana Moura encabeçam o cartaz da 37.ª Feira Arte Doce, em Lagos

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Chefs revelam os alimentos que pode compensar comprar congelados em vez de frescos

21:30 18 Julho, 2026 18:33 18 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Maior duração, menos desperdício e preparação mais simples são algumas das vantagens apontadas por especialistas, que destacam vários alimentos

Ensino Opinião

Que Ensino para que Escola? | Por José Figueiredo Santos

20:12 18 Julho, 2026 20:12 18 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"A continuar por este caminho, é de temer que o futuro do país, ao chegar para apresentar a conta, já não aceite reclamações"

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Garrafas de água são dos bens mais vendidos devido à falta de água na rede em Almada. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE

16:40 17 Julho, 2026 16:02 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As embalagens de plástico usadas apenas para juntar várias garrafas deverão ser restringidas em toda a União Europeia

Mulher idosa ao volante.
Auto

Existe idade máxima para tirar a carta de condução? A resposta pode ‘surpreender’ muitos portugueses

15:00 17 Julho, 2026 10:43 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem ache que existe uma idade limite para aprender a conduzir. A realidade é bem diferente e há especialistas a explicar porquê

Bandeira de Espanha.
Europa Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Atenção ao que deixa no carro ao sol: estes objetos podem ser perigosos com o calor

12:00 18 Julho, 2026 15:17 16 Julho, 2026 | João Luís

Com o carro estacionado ao sol, alguns objetos esquecidos no interior podem comportar-se de forma bem diferente do que à temperatura ambiente

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Nacional

Condutores com seguro pagam todos os anos por quem circula sem ele: saiba quanto

13:00 19 Julho, 2026 19:08 15 Julho, 2026 | João Luís

Quem tem seguro automóvel contribui para um fundo que indemniza vítimas de acidentes provocados por veículos sem seguro válido

Algarve, Saúde

CUDESP denuncia esperas ao calor e falta de privacidade na urgência de Portimão

09:53 19 Julho, 2026 09:53 19 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Comissão pede medidas urgentes após relatar doentes junto às ambulâncias e triagens sem resguardo na urgência do Hospital de Portimão

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Já se encontra na reforma? Saiba qual o mecanismo legal que pode aumentar o valor da pensão

07:00 19 Julho, 2026 13:37 15 Julho, 2026 | João Luís

Quem já está reformado pode, em alguns casos, aumentar o valor da pensão: veja como funciona este mecanismo legal

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 40 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

18:10 17 Julho, 2026 16:08 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 19 de julho, em várias localidades do país

Algarve, Cultura

Música, dança e tradição tomam conta do centro de Tavira

08:00 19 Julho, 2026 12:31 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa “Verão em Tavira” promove o encontro entre residentes e visitantes através de uma oferta cultural destinada a todas as idades

Homem com o passaporte na mão.Crédit
Europe Direct Algarve

Ryanair divulgou uma lista de 16 aeroportos onde há longas filas no controlo de passaportes e Faro ficou de fora

09:10 19 Julho, 2026 17:25 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro ficou de fora da lista de 16 aeroportos europeus onde a Ryanair alerta para longas filas no controlo de passaportes

Mulher idosa a organizar moedas e notas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Estas pensões já têm datas para julho, agosto e setembro e trazem dinheiro extra: veja quando recebe

07:00 18 Julho, 2026 15:55 16 Julho, 2026 | João Luís

O calendário do terceiro trimestre já permite saber quando entram as pensões, com um dos meses a trazer um reforço

Opinião, Saúde

Cérebro e coluna: envelhecem juntos, protegem-se juntos | Por Carla Reizinho

07:30 19 Julho, 2026 19:08 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Envelhecer com qualidade não significa apenas viver mais anos. Significa manter a capacidade de pensar, mover-se, participar e ser independente. E para isso, cérebro e coluna devem ser cuidados em conjunto"

Algarve, Cultura, Gastronomia

Cinco noites de sabores e concertos animam a Feira Arte Doce em Lagos

09:00 19 Julho, 2026 11:04 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Marisa Liz, Matias Damásio, Dino D’Santiago, Carlão e Ana Moura encabeçam o cartaz da 37.ª Feira Arte Doce, em Lagos

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Chefs revelam os alimentos que pode compensar comprar congelados em vez de frescos

21:30 18 Julho, 2026 18:33 18 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Maior duração, menos desperdício e preparação mais simples são algumas das vantagens apontadas por especialistas, que destacam vários alimentos

Ensino, Opinião

Que Ensino para que Escola? | Por José Figueiredo Santos

20:12 18 Julho, 2026 20:12 18 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"A continuar por este caminho, é de temer que o futuro do país, ao chegar para apresentar a conta, já não aceite reclamações"

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Garrafas de água são dos bens mais vendidos devido à falta de água na rede em Almada. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE

16:40 17 Julho, 2026 16:02 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As embalagens de plástico usadas apenas para juntar várias garrafas deverão ser restringidas em toda a União Europeia

Mulher idosa ao volante.
Auto

Existe idade máxima para tirar a carta de condução? A resposta pode ‘surpreender’ muitos portugueses

15:00 17 Julho, 2026 10:43 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem ache que existe uma idade limite para aprender a conduzir. A realidade é bem diferente e há especialistas a explicar porquê

Bandeira de Espanha.
Europa, Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Atenção ao que deixa no carro ao sol: estes objetos podem ser perigosos com o calor

12:00 18 Julho, 2026 15:17 16 Julho, 2026 | João Luís

Com o carro estacionado ao sol, alguns objetos esquecidos no interior podem comportar-se de forma bem diferente do que à temperatura ambiente

Últimas Notícias

  • Condutores com seguro pagam todos os anos por quem circula sem ele: saiba quanto
    Condutores com seguro pagam todos os anos por quem circula sem ele: saiba quanto
  • Académica de Coimbra lança “Isto é Gozar com Quem Estuda” em defesa dos estudantes
    Académica de Coimbra lança “Isto é Gozar com Quem Estuda” em defesa dos estudantes
  • Monólogo sobre o aborto chega a Loulé depois da estreia em Braga
    Monólogo sobre o aborto chega a Loulé depois da estreia em Braga
  • 44.ª Concentração de Faro termina hoje após quatro dias de música e milhares de motas [fotos & vídeos]
    44.ª Concentração de Faro termina hoje após quatro dias de música e milhares de motas [fotos & vídeos]
  • Burlas estão cada vez mais disfarçadas: PSP explica os sinais que devem fazer desconfiar
    Burlas estão cada vez mais disfarçadas: PSP explica os sinais que devem fazer desconfiar

Opinião

  • Cérebro e coluna: envelhecem juntos, protegem-se juntos | Por Carla Reizinho
    Cérebro e coluna: envelhecem juntos, protegem-se juntos | Por Carla Reizinho
  • Que Ensino para que Escola? | Por José Figueiredo Santos
    Que Ensino para que Escola? | Por José Figueiredo Santos
  • Hemodiálise em férias: Um direito que não deve tirar férias | Por Cristina Pires
    Hemodiálise em férias: Um direito que não deve tirar férias | Por Cristina Pires

Europe Direct Algarve

  • Ryanair divulgou uma lista de 16 aeroportos onde há longas filas no controlo de passaportes e Faro ficou de fora
    Ryanair divulgou uma lista de 16 aeroportos onde há longas filas no controlo de passaportes e Faro ficou de fora
  • Chat Control volta a dividir a Europa: o que está em causa na ‘polémica’ ferramenta
    Chat Control volta a dividir a Europa: o que está em causa na ‘polémica’ ferramenta
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal