Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
O CEIIA fez a primeira demonstração do ORCA em Londres, nas águas do Rio Tamisa
Economia, Nacional

ORCA: o barco autónomo que pode ser usado para cartografar fundo do mar como pode assumir funções de sentinela num rio

No CEIIA, as expectativas de desbravar novos segmentos de negócio cabem em 3,5 metros de comprimento.

22:55 25 Março, 2022 22:58 25 Março, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Nem todos os barcos precisam de marinheiro a bordo, e no caso de ORCA, nem sequer é preciso um humano a pilotar. “O ORCA executa missões em modo autónomo, mas exige uma pessoa a acompanhar, com linha de vista, o que a embarcação está a fazer, para o caso de ser necessário intervir (com o controlo remoto)”, explica Tiago Rebelo, diretor de Desenvolvimento do Centro de Engenharia e Desenvolvimento.

Com 3,5 metros de comprimento e 1,7 metros de largura, o ORCA dificilmente poderia ter aspirações a disponibilizar aposentos espaçosos para tripulação. Em contrapartida, essa dimensão pode revelar-se a mais indicada para dotar da agilidade necessária um catamarã desenhado para uso em águas abrigadas, lagos ou rios.

“Já fizemos testes piloto em vários locais. Acredito que até ao final do ano já teremos feito as primeiras vendas”, antevê Tiago Rebelo. Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Instituto Hidrográfico, e os Portos de Aveiro e Leixões figuram entre as entidades que contribuíram para a realização de diferentes ensaios com a embarcação desenvolvida pelo CEIIA.

O ORCA está equipado com dois motores elétricos e pode atingir velocidades superiores a 2,5 metros por segundo. Pode chegar às 24 horas de autonomia energética

Depois de uma primeira aparição sobre as águas do Rio Tamisa, em Londres, o catamarã do CEIIA zarpa agora para novos escaparates comerciais, na expectativa de dar resposta às necessidades de autoridades portuárias, monitorização ambiental ou forças de segurança e militares.

O preço de base começa nos 100 mil euros – mas está dependente das tecnologias e sensores que forem integrados no navio, de acordo com as necessidades do utilizador final.

O CEIIA também admite que pode vir a comercializar serviços junto de empresas que precisam das funcionalidades do ORCA pontualmente, mas não estão dispostas a investir na compra. “Por enquanto, é um mercado de pequena escala”, explica Tiago Rebelo, para depois acrescentar: “Temos fornecedores que nos enviam os componentes, mas a montagem é assegurada por nós. Se houver procura que justifique, admitimos recorrer a parceiros para garantir o fabrico das embarcações”.

O ORCA é composto de cascos de alumínio e cobertura de carbono. No interior, pode conter duas ou quatro baterias amovíveis – e a promessa de 24 horas de navegação sem paragens, no caso de se optar pelo número máximo de unidades de armazenamento de energia. A deslocação é garantida por dois motores elétricos e três hélices, podendo chegar aos cinco nós – o correspondente a mais de 2,5 metros por segundo.

O “cérebro” da embarcação tanto suporta a pilotagem sem intervenção de humanos como a pilotagem remota com um comando, através de comunicações sem fios. São dois os núcleos de processamento: um primeiro que executa rotas e manobras tendo em conta mapas descarregados e dados fornecidos por sensores que permitem detetar obstáculos e obter localização precisa; e um segundo núcleo de processamento que tem como função a recolha e armazenamento de dados que vão sendo captados pelos sensores.

Tiago Rebelo recorda que o ORCA foi desenhado para garantir capacidade de adaptação e escolha dos sensores mais indicados a cada cenário. E por isso tanto permite atuar como um barco que recolhe dados sobre salinidade, acidez, ou temperatura das águas, como pode servir de sentinela num rio ou num lago que divide dois países, como pode ainda recolher imagens de batimetria e cartografia do fundo do mar com recurso a sonares, que localizam assoreamentos em docas e portos.

O CEIIA aponta para a possibilidade de uso de dois tipos de sonar: um de varrimento lateral, que é usado para recolher informação relacionada com a mobilidade dentro de água, e um sonar multifeixe que garante captação de dados de maior detalhe. Este segundo sonar deverá ser acoplado a um pilar retrátil para recolher dados que ajudam a cartografar o fundo do mar. O sonar de varrimento lateral deverá seguir integrado nos cascos.

Na popa, há um guincho que permite submergir sensores com a ajuda de um cabo que alcança os 30 metros de profundidade. Além do sistema de localização e identificação AIS, o ORCA conta com comunicações por Wi-Fi, que poderão alcançar alguns quilómetros de distância, e redes móveis (atualmente 4G, mas prevê-se que no futuro chegue ao 5G).

A ficha técnica do ORCA revela que poderá ter um peso de 450 quilos, sendo que 100 quilos poderão ser relativos aos sensores e outros equipamentos. Em caso de incidente ou falha de comunicações, a embarcação está apta a recolher automaticamente a um local protegido que tenha sido predefinido.

O CEIIA fez a primeira demonstração do ORCA em Londres, nas águas do Rio Tamisa

No CEIIA, há a expectativa de que o ORCA possa também ajudar a desbravar outros segmentos do mercado: “Prevemos desenvolver embarcações maiores para mar aberto. A partir do momento, que conseguimos construir esta plataforma, apenas temos de trabalhar ao nível da escala (para construir embarcações maiores)”, conclui Tiago Rebelo.

  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Homem a abrir a porta de casa.
Nacional

Vendedor entrega chaves antes de o comprador assinar a escritura e continua sem receber o dinheiro: agora quer recuperar a casa

11:47 14 Julho, 2026 11:32 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Proprietário de Vila Nova de Gaia diz ter entregue a casa antes da escritura por confiar na compradora que não paga o valor devido

Agente da PSP. Crédito: Lusa
Algarve Nacional

PSP descobre mais de 100 telemóveis roubados neste festival do Algarve dentro de malas num restaurante em Lisboa

06:30 14 Julho, 2026 18:22 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A pista deixada por um dos aparelhos permitiu à PSP chegar a um restaurante de Arroios

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Euro digital avança em Portugal: três instituições nacionais vão testar nova forma de pagamento

13:40 14 Julho, 2026 13:38 14 Julho, 2026 | João Luís

Portugal vai entrar numa nova fase de testes ao euro digital, mas a futura moeda do BCE ainda está longe de chegar ao bolso dos cidadãos

Crianças na escola. Crédito: Freepik
Economia Ensino Nacional

Manuais escolares gratuitos: estas são as datas para pedir os vouchers MEGA

22:42 12 Julho, 2026 22:35 12 Julho, 2026 | João Luís

Vouchers MEGA para os manuais escolares gratuitos de 2026/2027 começam a ser emitidos em agosto. Veja as datas por ano de escolaridade

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Calor regressa a Portugal: estabilidade volta neste dia e temperaturas podem aproximar-se dos 40 ºC

13:20 14 Julho, 2026 13:10 14 Julho, 2026 | João Luís

Regresso da estabilidade atmosférica e calor neste dia, com temperaturas em subida e valores próximos dos 40 ºC no fim de semana

Algarve Saúde

Campanha de prevenção solar chega a 40 locais do sul do país

11:37 14 Julho, 2026 11:40 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Praias, piscinas, jardins e ATL recebem uma campanha interativa de prevenção do cancro da pele entre 20 de julho e 20 de agosto

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Algarve Cultura

‘Core Cuore’ leva arte digital e pensamento crítico ao Centro Cultural de Lagos

09:18 14 Julho, 2026 09:22 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Curadoria de Ana Borralho & João Galante reúne artistas internacionais ligados à imagem, som e culturas digitais

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Montanha-russa.
Nacional Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Ensino Opinião Política

A República dos Alhos e dos Bugalhos | Por José Figueiredo Santos

10:18 14 Julho, 2026 10:20 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Vivemos num tempo em que os bugalhos passaram a explicar aos alhos como funciona o mundo"

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Cultura Europe Direct Algarve

Candidaturas abertas aos Prémios Europeus do Património Cultural 2027

10:03 14 Julho, 2026 10:18 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Distinção valoriza iniciativas com impacto, inovação e relevância na preservação do património cultural europeu

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Homem a abrir a porta de casa.
Nacional

Vendedor entrega chaves antes de o comprador assinar a escritura e continua sem receber o dinheiro: agora quer recuperar a casa

11:47 14 Julho, 2026 11:32 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Proprietário de Vila Nova de Gaia diz ter entregue a casa antes da escritura por confiar na compradora que não paga o valor devido

Agente da PSP. Crédito: Lusa
Algarve, Nacional

PSP descobre mais de 100 telemóveis roubados neste festival do Algarve dentro de malas num restaurante em Lisboa

06:30 14 Julho, 2026 18:22 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A pista deixada por um dos aparelhos permitiu à PSP chegar a um restaurante de Arroios

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Euro digital avança em Portugal: três instituições nacionais vão testar nova forma de pagamento

13:40 14 Julho, 2026 13:38 14 Julho, 2026 | João Luís

Portugal vai entrar numa nova fase de testes ao euro digital, mas a futura moeda do BCE ainda está longe de chegar ao bolso dos cidadãos

Crianças na escola. Crédito: Freepik
Economia, Ensino, Nacional

Manuais escolares gratuitos: estas são as datas para pedir os vouchers MEGA

22:42 12 Julho, 2026 22:35 12 Julho, 2026 | João Luís

Vouchers MEGA para os manuais escolares gratuitos de 2026/2027 começam a ser emitidos em agosto. Veja as datas por ano de escolaridade

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Calor regressa a Portugal: estabilidade volta neste dia e temperaturas podem aproximar-se dos 40 ºC

13:20 14 Julho, 2026 13:10 14 Julho, 2026 | João Luís

Regresso da estabilidade atmosférica e calor neste dia, com temperaturas em subida e valores próximos dos 40 ºC no fim de semana

Algarve, Saúde

Campanha de prevenção solar chega a 40 locais do sul do país

11:37 14 Julho, 2026 11:40 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Praias, piscinas, jardins e ATL recebem uma campanha interativa de prevenção do cancro da pele entre 20 de julho e 20 de agosto

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional, Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Algarve, Cultura

‘Core Cuore’ leva arte digital e pensamento crítico ao Centro Cultural de Lagos

09:18 14 Julho, 2026 09:22 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Curadoria de Ana Borralho & João Galante reúne artistas internacionais ligados à imagem, som e culturas digitais

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Montanha-russa.
Nacional, Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Ensino, Opinião, Política

A República dos Alhos e dos Bugalhos | Por José Figueiredo Santos

10:18 14 Julho, 2026 10:20 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Vivemos num tempo em que os bugalhos passaram a explicar aos alhos como funciona o mundo"

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Cultura, Europe Direct Algarve

Candidaturas abertas aos Prémios Europeus do Património Cultural 2027

10:03 14 Julho, 2026 10:18 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Distinção valoriza iniciativas com impacto, inovação e relevância na preservação do património cultural europeu

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros
    Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros
  • Euro digital avança em Portugal: três instituições nacionais vão testar nova forma de pagamento
    Euro digital avança em Portugal: três instituições nacionais vão testar nova forma de pagamento
  • Estado gastou cerca de 271 milhões de euros com hemodiálise em 2025
    Estado gastou cerca de 271 milhões de euros com hemodiálise em 2025
  • Calor regressa a Portugal: estabilidade volta neste dia e temperaturas podem aproximar-se dos 40 ºC
    Calor regressa a Portugal: estabilidade volta neste dia e temperaturas podem aproximar-se dos 40 ºC
  • Piscina ou apenas um tanque? Ministro da Administração Interna construiu uma piscina em Odemira mas não pediu autorização à câmara
    Piscina ou apenas um tanque? Ministro da Administração Interna construiu uma piscina em Odemira mas não pediu autorização à câmara

Opinião

  • A República dos Alhos e dos Bugalhos | Por José Figueiredo Santos
    A República dos Alhos e dos Bugalhos | Por José Figueiredo Santos
  • Quando o futebol derrota as superpotências | Por João Pirbhay
    Quando o futebol derrota as superpotências | Por João Pirbhay
  • “À mulher de César não basta ser honesta; tem também de parecê-lo” | Por Luís Ganhão
    “À mulher de César não basta ser honesta; tem também de parecê-lo” | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Euro digital avança em Portugal: três instituições nacionais vão testar nova forma de pagamento
    Euro digital avança em Portugal: três instituições nacionais vão testar nova forma de pagamento
  • Candidaturas abertas aos Prémios Europeus do Património Cultural 2027
    Candidaturas abertas aos Prémios Europeus do Património Cultural 2027
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal