Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Nacional

Olhão em festa durante três dias

A alegria das comemorações das Festas da Cidade de Olhão começa a fazer-se sentir já na noite do próximo domingo, quando às 22 horas, no Jardim Pescador Olhanense, os jovens músicos que se deram a conhecer no Mostra-te, em Maio, chamarem o povo para a rua, com o projecto Olhão ao Vivo. A noite […]

16:31 12 Junho, 2015 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Rapper D8, um dos finalistas do programa Factor X da SIC em 2014, mostra o seu talento em Olhão na noite de terça-feira

A alegria das comemorações das Festas da Cidade de Olhão começa a fazer-se sentir já na noite do próximo domingo, quando às 22 horas, no Jardim Pescador Olhanense, os jovens músicos que se deram a conhecer no Mostra-te, em Maio, chamarem o povo para a rua, com o projecto Olhão ao Vivo.

A noite seguinte, segunda-feira, é dedicada ao fado com Inês Graça, Luís Moreno e Teresa Viola a pisarem o palco instalado no Jardim. D8, o jovem rapper que fez sensação e foi um dos finalistas do programa Factor X, da SIC, em 2014, actua junto à Ria Formosa na noite de 16 de Junho, Dia da Cidade de Olhão.

No entanto, o Dia da Cidade começa bem cedo, com a cerimónia do hastear das bandeiras, às 9.30, frente ao edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se a homenagem aos Heróis da Restauração de 1808, no monumento frente à Igreja Matriz, onde será colocada uma coroa de flores.

Às 10 horas, realiza-se a cerimónia de atribuição do nome Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo, ao que era conhecido até agora como Museu da Cidade. Numa das suas salas será inaugurada, de seguida, a exposição Olhão, Terra Cubista.

O novo edifício do Arquivo Histórico, que mudou de instalações e agora se situa na Rua 18 de Junho, também será inaugurado na manhã terça-feira, às 11 horas, sendo-lhe atribuído o nome de António Rosa Mendes, um profundo conhecedor da história olhanense, que ficará para sempre ligado a esta cidade.

Às 11.30 tem início a Sessão Solene Comemorativa do Dia da Cidade, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para a qual todos os olhanenses estão convidados.

Mariano Gago dá nome à Biblioteca Municipal

Também a Biblioteca Municipal de Olhão passará a ter um patrono. Neste caso, será atribuído o nome de José Mariano Gago, um ilustre físico com raízes no concelho de Olhão (Pechão), conhecido por ter sido o ministro que mais tempo exerceu funções de forma continuada nas áreas do Ensino Superior e da Ciência, revolucionando a forma de ver esta área do conhecimento. A cerimónia na Biblioteca realiza-se às 16 horas, onde meia hora depois será inaugurada, na galeria, a exposição do Centro de Pintores Olhanenses.

D8 – Diogo Valente – é o artista maior destas Festas da Cidade, que actua às 22 horas de terça-feira no Jardim Pescador Olhanense. O artista em quem ninguém acreditava, venceu. Diz que “sempre soube que o rap e o hip-hop iriam fazer parte da sua vida”. Prendia o microfone do Singstar entre um secador e um livro e foi assim que começou a gravar as suas primeiras músicas. Com um pai ausente, foi buscar força à mãe e à avó que, mesmo com as dificuldades que passaram, acreditaram e alimentaram o potencial do D8. Hoje, sabe agradecer a quem acreditou, avança com confiança e orgulho para um futuro grandioso e vem agora mostrar o seu talento em Olhão.

D8, Diogo para os amigos, depois da presença no Factor X, assinou contrato com a Sony Music, surpreendendo tudo e todos. Com apenas 17 anos, acompanhado pelos melhores músicos da actualidade, o D8 move multidões.

Lançou o seu primeiro álbum em Novembro de 2014 e já tem uma legião de fãs incondicionais. Porque, afinal, podemos ser o que quisermos!

Mas no domingo e segunda-feira também há muita festa pela noite dentro no Jardim Pescador Olhanense. Domingo, os jovens músicos do concelho apresentam-se ao vivo nas Festas da Cidade. Na sequência do Mostra-te, realizado em Maio, os jovens músicos que se apresentaram nas várias sessões do Mostra-te ao Vivo e no Palco Aberto irão juntar-se num espectáculo memorável no palco olhanense.

Noite de fado com artistas do concelho

Na noite de segunda-feira, o fado é rei. Teresa Viola, Inês Graça e Luís Moreno, todos naturais do concelho de Olhão, são os seus intérpretes. Teresa Viola é natural de Moncarapacho. Recentemente gravou o seu primeiro CD, Renasci no Fado, trabalho que tem sido divulgado através de vários concertos realizados nos auditórios da região. França e Espanha fazem já parte do seu itinerário internacional.

Inês Graça, natural da Fuseta, obteve vários prémios nas suas participações em concursos de fado, já actuou em Cabo Verde a convite do Grupo Al-Mouraria, com o qual participa em vários espectáculos pelo País e integrou a banda Íris como corista. Desde 2010 tem viajado com frequência até ao Luxemburgo, Alemanha e Bélgica, onde tem realizado diversos espectáculos junto das comunidades portuguesas aí residentes.

Luís Moreno, outro olhanense, participou no XXII Encontro Algarvio de Fado, que se realizou em Olhão a 16 de Agosto de 2004. Ao longo dos anos arrecadou 10 primeiros lugares em concursos no Algarve e o primeiro prémio do público no Concurso de Fado Amador da Cidade de Setúbal, em 2009. Gravou um CD no ano de 2006. Já actuou na Alemanha e em Espanha. Actualmente, é finalista no II Grande Prémio Nacional do Fado (uma parceria entre a Rádio Amália e a RTP).

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 15:34 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, Maria recebe uma pensão no Luxemburgo que a obrigou a continuar a trabalhar mesmo após a reforma

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e céu “carregado” a caminho de Portugal nesta data e esta será a região mais afetada

10:30 5 Setembro, 2026 03:15 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a previsão descritiva do IPMA para este sábado, este arquipélago passará por episódios de chuva persistente a fraca, dependendo do grupo

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações

20:20 5 Setembro, 2026 10:44 5 Setembro, 2026 | João Luís

Mesmo com a carta de condução válida, há situações em que um condutor pode ser obrigado a fazer um novo exame

Toalhas brancas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Lavandaria recomenda: toalhas devem ser lavadas com esta frequência

17:20 5 Setembro, 2026 04:03 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Para evitar o aparecimento de fungos e bolor, especialistas revelam que lave as toalhas com alguma frequência

Praia de Monte Gordo.
Algarve

“Uma excelente ideia”: banhista descobre uma novidade nesta praia no Algarve e elogia a iniciativa

09:10 5 Setembro, 2026 16:13 31 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Novo equipamento desportivo instalado nesta praia no Algarve está a ser utilizado sobretudo por jovens e foi alvo de elogios

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoadas chegam a Portugal: antes da bonança vem aí chuva, granizo e rajadas e estas vão ser as regiões afetadas

06:30 5 Setembro, 2026 16:24 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Meteored avança que Portugal enfrenta este sábado um forte contraste entre calor intenso e instabilidade, com previsão de chuva, trovoadas e possibilidade de granizo em várias regiões

Segurança Social. Crédito: Lusa
Algarve Economia Nacional

Segurança Social paga em média 361 euros de RSI às famílias do Algarve, mas há um distrito onde o valor chega aos 484 euros

07:20 5 Setembro, 2026 15:19 4 Setembro, 2026 | João Luís

Dados oficiais revelam uma diferença de 122,50 euros entre os dois distritos, mas o RSI é calculado segundo as mesmas regras em todo o país

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Rafael trocou Maiorca pela Tailândia com uma pensão de cerca de 1.250 euros: “Aqui consigo viver bem”

19:30 4 Setembro, 2026 19:16 4 Setembro, 2026 | João Luís

Reformado espanhol recebe cerca de 1.250 euros de pensão e vive na Tailândia, onde diz pagar 100 euros de renda e conseguir viver melhor

Idoso com chaves na mão. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Reformado recebeu 700.000€ de herança da irmã com quem viveu durante 10 anos e foi obrigado a pagar 305.000€ em impostos por ‘erro administrativo’

21:20 5 Setembro, 2026 16:54 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Neste caso, em França, um homem já reformado recebeu herança da irmã e teve de pagar quase metade em impostos de sucessão

Cónios. Crédito: Foto AI
Algarve Cultura Nacional

Não eram Lusitanos: este povo viveu no Algarve e Alentejo e deixou uma escrita ainda por decifrar

16:30 5 Setembro, 2026 10:28 5 Setembro, 2026 | João Luís

Antes dos Romanos, diferentes povos habitavam o Algarve e o Alentejo: ligação dos Cónios à escrita do Sudoeste, porém, continua em discussão

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 15:34 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, Maria recebe uma pensão no Luxemburgo que a obrigou a continuar a trabalhar mesmo após a reforma

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e céu “carregado” a caminho de Portugal nesta data e esta será a região mais afetada

10:30 5 Setembro, 2026 03:15 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a previsão descritiva do IPMA para este sábado, este arquipélago passará por episódios de chuva persistente a fraca, dependendo do grupo

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações

20:20 5 Setembro, 2026 10:44 5 Setembro, 2026 | João Luís

Mesmo com a carta de condução válida, há situações em que um condutor pode ser obrigado a fazer um novo exame

Toalhas brancas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Lavandaria recomenda: toalhas devem ser lavadas com esta frequência

17:20 5 Setembro, 2026 04:03 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Para evitar o aparecimento de fungos e bolor, especialistas revelam que lave as toalhas com alguma frequência

Praia de Monte Gordo.
Algarve

“Uma excelente ideia”: banhista descobre uma novidade nesta praia no Algarve e elogia a iniciativa

09:10 5 Setembro, 2026 16:13 31 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Novo equipamento desportivo instalado nesta praia no Algarve está a ser utilizado sobretudo por jovens e foi alvo de elogios

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoadas chegam a Portugal: antes da bonança vem aí chuva, granizo e rajadas e estas vão ser as regiões afetadas

06:30 5 Setembro, 2026 16:24 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Meteored avança que Portugal enfrenta este sábado um forte contraste entre calor intenso e instabilidade, com previsão de chuva, trovoadas e possibilidade de granizo em várias regiões

Segurança Social. Crédito: Lusa
Algarve, Economia, Nacional

Segurança Social paga em média 361 euros de RSI às famílias do Algarve, mas há um distrito onde o valor chega aos 484 euros

07:20 5 Setembro, 2026 15:19 4 Setembro, 2026 | João Luís

Dados oficiais revelam uma diferença de 122,50 euros entre os dois distritos, mas o RSI é calculado segundo as mesmas regras em todo o país

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Rafael trocou Maiorca pela Tailândia com uma pensão de cerca de 1.250 euros: “Aqui consigo viver bem”

19:30 4 Setembro, 2026 19:16 4 Setembro, 2026 | João Luís

Reformado espanhol recebe cerca de 1.250 euros de pensão e vive na Tailândia, onde diz pagar 100 euros de renda e conseguir viver melhor

Idoso com chaves na mão. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Reformado recebeu 700.000€ de herança da irmã com quem viveu durante 10 anos e foi obrigado a pagar 305.000€ em impostos por ‘erro administrativo’

21:20 5 Setembro, 2026 16:54 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Neste caso, em França, um homem já reformado recebeu herança da irmã e teve de pagar quase metade em impostos de sucessão

Cónios. Crédito: Foto AI
Algarve, Cultura, Nacional

Não eram Lusitanos: este povo viveu no Algarve e Alentejo e deixou uma escrita ainda por decifrar

16:30 5 Setembro, 2026 10:28 5 Setembro, 2026 | João Luís

Antes dos Romanos, diferentes povos habitavam o Algarve e o Alentejo: ligação dos Cónios à escrita do Sudoeste, porém, continua em discussão

Últimas Notícias

  • Reformado recebeu 700.000€ de herança da irmã  com quem viveu durante 10 anos e foi obrigado a pagar 305.000€ em impostos por ‘erro administrativo’
    Reformado recebeu 700.000€ de herança da irmã com quem viveu durante 10 anos e foi obrigado a pagar 305.000€ em impostos por ‘erro administrativo’
  • Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações
    Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações
  • “Reformei-me para ganhar mais”: homem de 81 anos ganha 2.300€ de pensão e considera-se um “sortudo”
    “Reformei-me para ganhar mais”: homem de 81 anos ganha 2.300€ de pensão e considera-se um “sortudo”
  • Inquilina descobre que estava a ser filmada pelo senhorio: caso foi a tribunal e foi condenado a pagar multa de 6.000€
    Inquilina descobre que estava a ser filmada pelo senhorio: caso foi a tribunal e foi condenado a pagar multa de 6.000€
  • Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura
    Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

Opinião

  • Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves
    Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves
  • A encantadora cidade de Lagos | Por Miguel Xavier Sequeira
    A encantadora cidade de Lagos | Por Miguel Xavier Sequeira
  • Que destino o nosso? | Por Luís Ganhão
    Que destino o nosso? | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
  • UE prepara mudanças nas pensões e reforma: estas são as medidas que serão discutidas já na próxima semana
    UE prepara mudanças nas pensões e reforma: estas são as medidas que serão discutidas já na próxima semana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento