Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Nacional

Olhão em festa durante três dias

A alegria das comemorações das Festas da Cidade de Olhão começa a fazer-se sentir já na noite do próximo domingo, quando às 22 horas, no Jardim Pescador Olhanense, os jovens músicos que se deram a conhecer no Mostra-te, em Maio, chamarem o povo para a rua, com o projecto Olhão ao Vivo. A noite […]

16:31 12 Junho, 2015 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Rapper D8, um dos finalistas do programa Factor X da SIC em 2014, mostra o seu talento em Olhão na noite de terça-feira

A alegria das comemorações das Festas da Cidade de Olhão começa a fazer-se sentir já na noite do próximo domingo, quando às 22 horas, no Jardim Pescador Olhanense, os jovens músicos que se deram a conhecer no Mostra-te, em Maio, chamarem o povo para a rua, com o projecto Olhão ao Vivo.

A noite seguinte, segunda-feira, é dedicada ao fado com Inês Graça, Luís Moreno e Teresa Viola a pisarem o palco instalado no Jardim. D8, o jovem rapper que fez sensação e foi um dos finalistas do programa Factor X, da SIC, em 2014, actua junto à Ria Formosa na noite de 16 de Junho, Dia da Cidade de Olhão.

No entanto, o Dia da Cidade começa bem cedo, com a cerimónia do hastear das bandeiras, às 9.30, frente ao edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se a homenagem aos Heróis da Restauração de 1808, no monumento frente à Igreja Matriz, onde será colocada uma coroa de flores.

Às 10 horas, realiza-se a cerimónia de atribuição do nome Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo, ao que era conhecido até agora como Museu da Cidade. Numa das suas salas será inaugurada, de seguida, a exposição Olhão, Terra Cubista.

O novo edifício do Arquivo Histórico, que mudou de instalações e agora se situa na Rua 18 de Junho, também será inaugurado na manhã terça-feira, às 11 horas, sendo-lhe atribuído o nome de António Rosa Mendes, um profundo conhecedor da história olhanense, que ficará para sempre ligado a esta cidade.

Às 11.30 tem início a Sessão Solene Comemorativa do Dia da Cidade, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para a qual todos os olhanenses estão convidados.

Mariano Gago dá nome à Biblioteca Municipal

Também a Biblioteca Municipal de Olhão passará a ter um patrono. Neste caso, será atribuído o nome de José Mariano Gago, um ilustre físico com raízes no concelho de Olhão (Pechão), conhecido por ter sido o ministro que mais tempo exerceu funções de forma continuada nas áreas do Ensino Superior e da Ciência, revolucionando a forma de ver esta área do conhecimento. A cerimónia na Biblioteca realiza-se às 16 horas, onde meia hora depois será inaugurada, na galeria, a exposição do Centro de Pintores Olhanenses.

D8 – Diogo Valente – é o artista maior destas Festas da Cidade, que actua às 22 horas de terça-feira no Jardim Pescador Olhanense. O artista em quem ninguém acreditava, venceu. Diz que “sempre soube que o rap e o hip-hop iriam fazer parte da sua vida”. Prendia o microfone do Singstar entre um secador e um livro e foi assim que começou a gravar as suas primeiras músicas. Com um pai ausente, foi buscar força à mãe e à avó que, mesmo com as dificuldades que passaram, acreditaram e alimentaram o potencial do D8. Hoje, sabe agradecer a quem acreditou, avança com confiança e orgulho para um futuro grandioso e vem agora mostrar o seu talento em Olhão.

D8, Diogo para os amigos, depois da presença no Factor X, assinou contrato com a Sony Music, surpreendendo tudo e todos. Com apenas 17 anos, acompanhado pelos melhores músicos da actualidade, o D8 move multidões.

Lançou o seu primeiro álbum em Novembro de 2014 e já tem uma legião de fãs incondicionais. Porque, afinal, podemos ser o que quisermos!

Mas no domingo e segunda-feira também há muita festa pela noite dentro no Jardim Pescador Olhanense. Domingo, os jovens músicos do concelho apresentam-se ao vivo nas Festas da Cidade. Na sequência do Mostra-te, realizado em Maio, os jovens músicos que se apresentaram nas várias sessões do Mostra-te ao Vivo e no Palco Aberto irão juntar-se num espectáculo memorável no palco olhanense.

Noite de fado com artistas do concelho

Na noite de segunda-feira, o fado é rei. Teresa Viola, Inês Graça e Luís Moreno, todos naturais do concelho de Olhão, são os seus intérpretes. Teresa Viola é natural de Moncarapacho. Recentemente gravou o seu primeiro CD, Renasci no Fado, trabalho que tem sido divulgado através de vários concertos realizados nos auditórios da região. França e Espanha fazem já parte do seu itinerário internacional.

Inês Graça, natural da Fuseta, obteve vários prémios nas suas participações em concursos de fado, já actuou em Cabo Verde a convite do Grupo Al-Mouraria, com o qual participa em vários espectáculos pelo País e integrou a banda Íris como corista. Desde 2010 tem viajado com frequência até ao Luxemburgo, Alemanha e Bélgica, onde tem realizado diversos espectáculos junto das comunidades portuguesas aí residentes.

Luís Moreno, outro olhanense, participou no XXII Encontro Algarvio de Fado, que se realizou em Olhão a 16 de Agosto de 2004. Ao longo dos anos arrecadou 10 primeiros lugares em concursos no Algarve e o primeiro prémio do público no Concurso de Fado Amador da Cidade de Setúbal, em 2009. Gravou um CD no ano de 2006. Já actuou na Alemanha e em Espanha. Actualmente, é finalista no II Grande Prémio Nacional do Fado (uma parceria entre a Rádio Amália e a RTP).

Casal de reformados triste.
Economia Nacional

Reformados perdem 30.000€ guardados neste banco em 36 minutos: esta foi a resposta da instituição bancária sobre um possível reembolso

11:50 28 Abril, 2026 11:33 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Casal português ficou com apenas seis euros na conta após perder 30.000 euros em 36 minutos durante férias no estrangeiro

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Caracol anima a Fuzeta com música e tradição

15:10 28 Abril, 2026 15:11 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Fuzeta celebra 1 de maio com Festa do Caracol na zona ribeirinha, com música ao vivo, animação e tradição gastronómica algarvia

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Trovoada. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí tempo carregado e trovoada: estes distritos estão sob aviso e a instabilidade ‘é para ficar’

15:50 28 Abril, 2026 15:42 28 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Chuva forte, trovoada e possível granizo podem marcar várias zonas do país. Saiba onde estão ativos os avisos e até quando

Mosquito. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Alerta de saúde: mosquito invasor capaz de portar uma das doenças mais transmitidas já foi detetado nestes 28 concelhos do país

19:00 28 Abril, 2026 23:48 27 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Nova vigilância de saúde pública revela que uma espécie invasora associada à dengue alargou presença em Portugal em 2025

Algarve Cultura

Novo espaço multiúsos inaugurado em Faro reforça apoio aos jovens

18:50 28 Abril, 2026 18:49 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Juventude ganha novo espaço no coração de Faro com áreas de lazer, formação e criação, num investimento municipal de 500 mil euros

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Algarve

Moncarapacho quer afirmar-se no mapa cultural do Algarve

18:40 28 Abril, 2026 18:50 28 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

A freguesia de Moncarapacho assinala 555 anos e quer transformar a sua herança histórica num motor de afirmação cultural no Algarve

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Algarve Cultura

“O Avesso da Cena” termina primeira temporada em Tavira

18:16 28 Abril, 2026 18:16 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Teatro Municipal de Tavira encerra temporada de visitas aos bastidores com sessão no sábado após meses de lotação esgotada

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Cartão de Cidadão.
Economia Nacional

Fez isto com o Cartão de Cidadão? Multas podem chegar aos 750€

17:40 28 Abril, 2026 14:40 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Há regras sobre perda, entrega, retenção e até reprodução do Cartão de Cidadão que muitos portugueses desconhecem

Algarve Cultura Vídeo

Banda Soma Please grava novo videoclip na Sociedade Vencedora Portimonense

17:39 28 Abril, 2026 17:44 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço centenário de Portimão recebe gravações de banda luso-britânica Soma Please para novo videoclip com participação local

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Casal de reformados triste.
Economia, Nacional

Reformados perdem 30.000€ guardados neste banco em 36 minutos: esta foi a resposta da instituição bancária sobre um possível reembolso

11:50 28 Abril, 2026 11:33 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Casal português ficou com apenas seis euros na conta após perder 30.000 euros em 36 minutos durante férias no estrangeiro

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Caracol anima a Fuzeta com música e tradição

15:10 28 Abril, 2026 15:11 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Fuzeta celebra 1 de maio com Festa do Caracol na zona ribeirinha, com música ao vivo, animação e tradição gastronómica algarvia

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Trovoada. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí tempo carregado e trovoada: estes distritos estão sob aviso e a instabilidade ‘é para ficar’

15:50 28 Abril, 2026 15:42 28 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Chuva forte, trovoada e possível granizo podem marcar várias zonas do país. Saiba onde estão ativos os avisos e até quando

Mosquito. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Alerta de saúde: mosquito invasor capaz de portar uma das doenças mais transmitidas já foi detetado nestes 28 concelhos do país

19:00 28 Abril, 2026 23:48 27 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Nova vigilância de saúde pública revela que uma espécie invasora associada à dengue alargou presença em Portugal em 2025

Algarve, Cultura

Novo espaço multiúsos inaugurado em Faro reforça apoio aos jovens

18:50 28 Abril, 2026 18:49 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Juventude ganha novo espaço no coração de Faro com áreas de lazer, formação e criação, num investimento municipal de 500 mil euros

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Algarve

Moncarapacho quer afirmar-se no mapa cultural do Algarve

18:40 28 Abril, 2026 18:50 28 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

A freguesia de Moncarapacho assinala 555 anos e quer transformar a sua herança histórica num motor de afirmação cultural no Algarve

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Algarve, Cultura

“O Avesso da Cena” termina primeira temporada em Tavira

18:16 28 Abril, 2026 18:16 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Teatro Municipal de Tavira encerra temporada de visitas aos bastidores com sessão no sábado após meses de lotação esgotada

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Cartão de Cidadão.
Economia, Nacional

Fez isto com o Cartão de Cidadão? Multas podem chegar aos 750€

17:40 28 Abril, 2026 14:40 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Há regras sobre perda, entrega, retenção e até reprodução do Cartão de Cidadão que muitos portugueses desconhecem

Algarve, Cultura, Vídeo

Banda Soma Please grava novo videoclip na Sociedade Vencedora Portimonense

17:39 28 Abril, 2026 17:44 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço centenário de Portimão recebe gravações de banda luso-britânica Soma Please para novo videoclip com participação local

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Últimas Notícias

  • Alerta de saúde: mosquito invasor capaz de portar uma das doenças mais transmitidas já foi detetado nestes 28 concelhos do país
    Alerta de saúde: mosquito invasor capaz de portar uma das doenças mais transmitidas já foi detetado nestes 28 concelhos do país
  • Novo espaço multiúsos inaugurado em Faro reforça apoio aos jovens
    Novo espaço multiúsos inaugurado em Faro reforça apoio aos jovens
  • Moncarapacho quer afirmar-se no mapa cultural do Algarve
    Moncarapacho quer afirmar-se no mapa cultural do Algarve
  • Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos
    Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos
  • “O Avesso da Cena” termina primeira temporada em Tavira
    “O Avesso da Cena” termina primeira temporada em Tavira
  • Fez isto com o Cartão de Cidadão? Multas podem chegar aos 750€
    Fez isto com o Cartão de Cidadão? Multas podem chegar aos 750€

Opinião

  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
    A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
  • Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
    Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
  • Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
    Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
    O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal