Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Economia, Nacional

Oito anos após sair do ‘lixo’, Portugal tem uma das melhores classificações financeiras

Portugal reforça confiança internacional: dívida em queda, contas equilibradas e ‘rating’ ao nível mais alto desde 2017

12:07 8 Setembro, 2025 11:55 8 Setembro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O ‘rating’ de Portugal esteve num patamar conhecido como ‘lixo’ mas, passados cerca de oito anos, situa-se agora próximo dos níveis mais elevados nas classificações principais agências de notação financeira, após reduzir a dívida e equilibrar as contas públicas.

A classificação da dívida soberana portuguesa esteve vários anos entre os níveis mais baixos, após a crise que retirou a confiança dos investidores e mercados.

Nos últimos anos, os governos de António Costa e depois de Luís Montenegro têm estabelecido como objetivo a redução da dívida pública e saldos orçamentais positivos ou o mais próximo disso possível, o que melhorou a imagem de Portugal perante os investidores.

O ‘rating’ de Portugal tem acompanhado esta mudança na gestão das contas públicas e agora a DBRS avalia a dívida soberana em A (elevado) e a Moody’s em A3, enquanto a Fitch tem atualmente a classificação de A-, mas com uma revisão marcada para esta sexta-feira, dia 12 de setembro

Já a S&P foi a última agência a avaliar o ‘rating’, a 29 de agosto, e melhorou a classificação de ‘A’ para ‘A+’, apenas seis meses após outra subida, contra as expectativas dos analistas ouvidos pela Lusa.

“Apesar de um ambiente comercial e geopolítico altamente incerto, Portugal deverá registar excedentes moderados e continuará a melhorar as suas métricas financeiras externas, caracterizadas por uma significativa desalavancagem da economia”, apontou a agência de notação financeira, na justificação da decisão.

Em comunicado enviado após ser divulgada a decisão da S&P de subir o ‘rating’ de Portugal, o Ministério das Finanças salientou que a agência de notação financeira “é clara ao afirmar que a melhoria do ‘rating’ resulta da política orçamental prudente e sólida que Portugal tem seguido, alinhando-se com o Governo na perspetiva de um excedente orçamental este ano”.

O Governo destacou também que, “neste momento, no ‘rating’ da S&P há apenas nove países da zona euro com notação superior ao de Portugal (Alemanha, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria, Finlândia, França, Irlanda, Bélgica e Eslovénia)”, sendo que “países como Espanha e Itália apresentam esta segunda-feira um ‘rating’ inferior”.

Numa análise, o BPI Research destaca que “a expectativa de manutenção da consolidação das finanças públicas foi uma das razões para o ‘upgrade’ (melhoria) feito pela S&P”, sendo que a revisão teve por base “a melhoria da posição externa de Portugal (mesmo num contexto de elevada incerteza decorrente das tarifas dos EUA) e o compromisso com a consolidação das contas públicas, mesmo num contexto de persistente fragmentação do parlamento português”.

“A S&P refere ainda que o rácio de dívida pública deverá continuar a diminuir nos próximos anos, antecipando que atinja os 84% do PIB em 2028”, lê-se.

A classificação de Portugal está assim atualmente próximo dos níveis mais elevados, cerca de oito anos depois de ter saído do patamar do ‘lixo’.

Cada agência de ‘rating’ tem a sua própria escala de avaliação, mas em todas a melhor classificação é o triplo A (AAA) e as letras C ou D indicam avaliações em que o investimento é considerado de risco ou especulativo (vulgarmente designado ‘lixo’).

Foi em setembro de 2017 que a agência de notação financeira Standard and Poor’s (S&P) tirou Portugal do ‘lixo’, revendo em alta o ‘rating’ atribuído à dívida soberana portuguesa de ‘BB+’ para ‘BBB-‘, um primeiro nível de investimento.

Em dezembro desse mesmo ano, a Fitch retirou Portugal do ‘lixo’, melhorando em dois patamares o ‘rating’ atribuído à dívida pública portuguesa, de ‘BB+’ para ‘BBB’, o segundo nível da categoria de investimento.

Já a Moody’s apenas retirou o país do ‘lixo’ em outubro de 2018, subindo o ‘rating’ de Portugal para ‘Baa3’.

Em 2017, o rácio da dívida pública situava-se em 126% do Produto Interno Bruto (PIB), tendo-se iniciado aí uma trajetória de redução que foi apenas interrompida pela pandemia, em 2020, mas depois retomada.

Já as contas públicas estavam no ‘vermelho’, sendo que em 2017 Portugal registou um défice orçamental de 3% do PIB.

Atualmente, segundo os dados mais recentes disponíveis, a dívida pública fixou-se em 96,3% do PIB no primeiro trimestre do ano e o excedente orçamental foi de 0,2% nesse período.

O ‘rating’ é uma classificação atribuída pelas agências de notação financeira que avalia o risco de crédito (capacidade de pagar a dívida) de um emissor, que pode ser um país ou uma empresa.

Leia também: Muitos se ‘esquecem’, mas a lei é clara: não fazer isto numa rotunda pode tornar a sua carteira 300€ mais ‘leve’

Idoso com papel na mão. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebeu esta carta das Finanças? Há um detalhe da da Autoridade Tributária que ‘muda tudo’, mas quase ninguém repara

09:20 8 Maio, 2026 09:15 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma carta da AT está a chegar às casas com um aspeto inesperado. O imposto é o mesmo, mas há um detalhe novo que está a surpreender contribuintes

Algarve Branded Content Economia Edição Papel Gastronomia

“O Finalmente” em Manta Rota: uma história de família, sabores e autenticidade à beira-mar

10:00 8 Maio, 2026 10:04 7 Maio, 2026 | POSTAL

Em Manta Rota, “O Finalmente” continua a reunir gerações à mesa com tradição familiar e espírito de praia algarvio

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 8 Maio, 2026 17:18 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Chuva forte e persistente vai afetar Portugal nestes dias, com uma depressão fria a prolongar o mau tempo em todo o território nacional

Algarve Ensino

Greve nas escolas de Portimão mantém forte adesão ao longo da semana

07:20 8 Maio, 2026 07:11 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato alerta para falta de respostas nas escolas de Portimão e trabalhadores mantêm greve com forte adesão diária

Algarve Cultura

Lagos investe mais de 935 mil euros em cultura e associativismo

10:10 8 Maio, 2026 10:03 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Apoios culturais em Lagos aumentam mais de 12% este ano, com investimento superior a 935 mil euros a 104 projetos locais

Bomba de gasolina.
Economia Nacional

Tudo conta: gasolineira desta marca acaba de se instalar nesta cidade portuguesa e os primeiros litros de combustível são grátis

10:20 8 Maio, 2026 00:35 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Petroprix abriu um novo posto em Frielas, Loures, e está a oferecer três litros de combustível no primeiro abastecimento

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva em ‘força’ e ventos fortes: tempo ‘veste-se’ de inverno a partir desta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

06:00 8 Maio, 2026 14:11 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão atlântica deverá marcar o tempo em Portugal nos próximos dias, com chuva, trovoada, vento e temperaturas abaixo do normal

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

A Visão do Alto | Por Maria João Neves

09:50 8 Maio, 2026 09:32 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Redescobrir dois clássicos contemporâneos: A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón e Nunca me deixes, de Kazuo Ishiguro | Por Paulo Serra

07:30 8 Maio, 2026 08:00 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Algarve Desporto

Ginastas de todo o mundo competem em Portimão até 17 de maio

09:40 8 Maio, 2026 09:39 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Taça do Mundo de Ginástica Rítmica traz a Portimão, entre 8 e 17 de maio, algumas das melhores atletas mundiais da modalidade

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Idade da reforma de volta aos 65 anos? Proposta será entregue ao Parlamento e ‘divide’ opiniões

11:00 7 Maio, 2026 09:41 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

O Chega apresentou uma proposta ao Parlamento para reduzir a idade da reforma para 65 anos, mas há quem não concorde

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Algarve Cultura

Recante promete noite de música e tradição no Auditório Pedro Ruivo em Faro

09:10 8 Maio, 2026 09:10 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Auditório Pedro Ruivo, em Faro, acolhe espetáculo dos Recante inspirado no cante tradicional alentejano no dia 6 de junho

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Idoso com papel na mão. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebeu esta carta das Finanças? Há um detalhe da da Autoridade Tributária que ‘muda tudo’, mas quase ninguém repara

09:20 8 Maio, 2026 09:15 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma carta da AT está a chegar às casas com um aspeto inesperado. O imposto é o mesmo, mas há um detalhe novo que está a surpreender contribuintes

Algarve, Branded Content, Economia, Edição Papel, Gastronomia

“O Finalmente” em Manta Rota: uma história de família, sabores e autenticidade à beira-mar

10:00 8 Maio, 2026 10:04 7 Maio, 2026 | POSTAL

Em Manta Rota, “O Finalmente” continua a reunir gerações à mesa com tradição familiar e espírito de praia algarvio

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 8 Maio, 2026 17:18 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Chuva forte e persistente vai afetar Portugal nestes dias, com uma depressão fria a prolongar o mau tempo em todo o território nacional

Algarve, Ensino

Greve nas escolas de Portimão mantém forte adesão ao longo da semana

07:20 8 Maio, 2026 07:11 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato alerta para falta de respostas nas escolas de Portimão e trabalhadores mantêm greve com forte adesão diária

Algarve, Cultura

Lagos investe mais de 935 mil euros em cultura e associativismo

10:10 8 Maio, 2026 10:03 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Apoios culturais em Lagos aumentam mais de 12% este ano, com investimento superior a 935 mil euros a 104 projetos locais

Bomba de gasolina.
Economia, Nacional

Tudo conta: gasolineira desta marca acaba de se instalar nesta cidade portuguesa e os primeiros litros de combustível são grátis

10:20 8 Maio, 2026 00:35 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Petroprix abriu um novo posto em Frielas, Loures, e está a oferecer três litros de combustível no primeiro abastecimento

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva em ‘força’ e ventos fortes: tempo ‘veste-se’ de inverno a partir desta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

06:00 8 Maio, 2026 14:11 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão atlântica deverá marcar o tempo em Portugal nos próximos dias, com chuva, trovoada, vento e temperaturas abaixo do normal

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

A Visão do Alto | Por Maria João Neves

09:50 8 Maio, 2026 09:32 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Redescobrir dois clássicos contemporâneos: A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón e Nunca me deixes, de Kazuo Ishiguro | Por Paulo Serra

07:30 8 Maio, 2026 08:00 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Algarve, Desporto

Ginastas de todo o mundo competem em Portimão até 17 de maio

09:40 8 Maio, 2026 09:39 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Taça do Mundo de Ginástica Rítmica traz a Portimão, entre 8 e 17 de maio, algumas das melhores atletas mundiais da modalidade

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Idade da reforma de volta aos 65 anos? Proposta será entregue ao Parlamento e ‘divide’ opiniões

11:00 7 Maio, 2026 09:41 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

O Chega apresentou uma proposta ao Parlamento para reduzir a idade da reforma para 65 anos, mas há quem não concorde

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Algarve, Cultura

Recante promete noite de música e tradição no Auditório Pedro Ruivo em Faro

09:10 8 Maio, 2026 09:10 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Auditório Pedro Ruivo, em Faro, acolhe espetáculo dos Recante inspirado no cante tradicional alentejano no dia 6 de junho

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Últimas Notícias

  • Tudo conta: gasolineira desta marca acaba de se instalar nesta cidade portuguesa e os primeiros litros de combustível são grátis
    Tudo conta: gasolineira desta marca acaba de se instalar nesta cidade portuguesa e os primeiros litros de combustível são grátis
  • Lagos investe mais de 935 mil euros em cultura e associativismo
    Lagos investe mais de 935 mil euros em cultura e associativismo
  • “O Finalmente” em Manta Rota: uma história de família, sabores e autenticidade à beira-mar
    “O Finalmente” em Manta Rota: uma história de família, sabores e autenticidade à beira-mar
  • Ginastas de todo o mundo competem em Portimão até 17 de maio
    Ginastas de todo o mundo competem em Portimão até 17 de maio
  • Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas
    Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas
  • Recebeu esta carta das Finanças? Há um detalhe da da Autoridade Tributária que ‘muda tudo’, mas quase ninguém repara
    Recebeu esta carta das Finanças? Há um detalhe da da Autoridade Tributária que ‘muda tudo’, mas quase ninguém repara

Opinião

  • Cristina Ferreira, santa padroeira do machosfera | Por Cobramor
    Cristina Ferreira, santa padroeira do machosfera | Por Cobramor
  • A Visão do Alto | Por Maria João Neves
    A Visão do Alto | Por Maria João Neves
  • Uma égua ruça, um jumento com albarda, um rapaz e um podengo* | Por José Garrido
    Uma égua ruça, um jumento com albarda, um rapaz e um podengo* | Por José Garrido
  • Ana Custódio eleita presidente da Associação de Freguesias do Parque Natural do Sudoeste Alentejano
    Ana Custódio eleita presidente da Associação de Freguesias do Parque Natural do Sudoeste Alentejano
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
    GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
  • Cancelaram o seu voo por este motivo? União Europeia obriga companhias aéreas a pagar indemnização
    Cancelaram o seu voo por este motivo? União Europeia obriga companhias aéreas a pagar indemnização
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal