Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

“Oferece bebida, até se agarrar a minha coxa.” Deputada acusa Boaventura Sousa Santos de assédio sexual

Bella Gonçalves afirma que denunciou o caso no Centro de Estudos Sociais, mas que lhe disseram que o professor “era intocável”

10:23 16 Abril, 2023 10:28 16 Abril, 2023
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A deputada estadual brasileira Bella Gonçalves afirma que foi assediada sexualmente pelo investigador Boaventura de Sousa Santos e que denunciou o caso no Centro de Estudos Sociais (CES), mas que lhe disseram que o professor “era intocável”.

A deputada estadual de Minas Gerais, que já tinha dado o seu relato, ainda que não identificada, ao jornal Público, na sexta-feira, decidiu assumir a sua identidade numa entrevista ao jornal brasileiro Agência Pública, especializado em jornalismo de investigação.

Em declarações à Lusa, a deputada do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) lembrou que, na altura do assédio, em 2013, procurou professores e professoras do CES da Universidade de Coimbra.

“O tom geral era que de facto ele era intocável, qualquer denúncia poderia colocar em risco o meu processo de doutorado. Eu não tinha como colocar em risco o meu processo de doutorado estando a receber uma bolsa”, acrescentou, sublinhando que, caso o doutoramento não fosse concluído, teria de devolver o dinheiro ao Governo brasileiro.

A deputada disse ainda que chegou a denunciar o assédio por parte de Boaventura de Sousa Santos ao “coordenador do curso, que à época se estava tornando diretor do CES, que era António Sousa Ribeiro”.

Questionada sobre se teve conhecimento de mais casos de assédio, respondeu que o seu “não era um caso isolado”.

Em agosto de 2013, com 25 anos, a agora deputada do segundo maior colégio eleitoral do Brasil iniciou o doutoramento no programa de Pós-Colonialismos e Cidadania Global no CES e aprofundou a relação de trabalho com o professor Boaventura de Sousa Santos, o seu orientador.

Ao agendar uma das reuniões de orientação de tese, perguntou se se encontrariam no gabinete do investigador, ao que, relatou, o professor respondeu que a reunião seria na casa do próprio.

“Não era reunião de orientação coisa nenhuma. Ele estava ali tentando uma aproximação”, explicou.

“Oferece bebida, eu rejeito. Depois fala que estar próximo dele me daria muitas vantagens no meio académico, até se sentar do meu lado, agarrar a minha coxa e sugerir que poderia aprofundar a relação. Nesse momento eu pego as minhas coisas, saio meio atordoada de lá”, detalhou.

Sou uma das mulheres que sofreu assédio sexual por parte deste senhor, que foi orientador da minha pesquisa de doutorado. Depois de anos de silêncio e muita dor, tá na hora de curar.

Agradeço imensamente à @agenciapublica pelo cuidado que tiveram comigo em todo o processo. https://t.co/M2QoDndXhM

— Bella Gonçalves (@bellagoncalvs) April 14, 2023

“Não era reunião de orientação coisa nenhuma. Ele estava ali tentando uma aproximação”

No dia seguinte, teve uma reunião na sala de Boaventura para discutir um outro trabalho feito juntamente com o seu ex-companheiro e, segundo Bella Gonçalves, o investigador fez críticas bastante duras ao trabalho, em especial ao seu ex-companheiro.

“Eu compreendi que se tratava de uma retaliação, que se tratava de um assédio moral após uma negativa de aproximação íntima”, denunciou.

A deputada afirmou ainda que na altura, além de recear fazer a denúncia por o doutoramento estar em curso, não via contexto para avançar. “Agora tenho condições que muitas mulheres não têm para denunciar”, afirmou, referindo-se à visibilidade dada pelo cargo.

A Lusa questionou hoje, por correio eletrónico, Boaventura de Sousa Santos sobre estas acusações, mas não obteve resposta.

À Lusa, questionado sobre se recebeu as denúncias, António Sousa Ribeiro respondeu: “Estando anunciada uma comissão de averiguações, prestarei todos os esclarecimentos e, se necessário, apresentarei prova documental na sede própria.”

Este caso de alegado assédio envolvendo os investigadores Boaventura de Sousa Santos e Bruno Sena Martins, também do CES, foi conhecido esta semana. Ambos negaram as acusações e suspenderam a atividade, a seu pedido.

Três investigadoras que passaram pelo CES denunciaram situações de assédio e violência sexual por estes dois membros do centro de estudos num capítulo do livro “Má conduta sexual na Academia – Para uma Ética de Cuidado na Universidade”, publicado pela editora internacional Routledge.

“Quando eles se colocam numa posição defensiva, desqualificando as mulheres que escreveram o artigo, desqualificando inclusive o desempenho académico dessas mulheres, numa posição de negação absurda, ali eu já não tinha mais condições de me calar”, sublinhou Bella Gonçalves.

A deputada pondera ainda apresentar uma queixa formal às autoridades, mas admite que tem de avaliar a situação de desgaste que todo esse processo traria.

Vendo com bons olhos o afastamento dos dois investigadores do CES, considera que o caso tem um grande alcance: “Eu não sou uma pessoa que acredita na justiça punitivista, não o quero ver pagar por o que ele fez. Não é sobre ele, é sobre a alteração desse sistema.”

A deputada sublinhou que o CES e a Universidade de Coimbra são instituições muito importantes para o pensamento crítico, inclusive no Brasil e em toda a América Latina.

“O meu objetivo aqui não é de nenhuma forma atacar o legado do conhecimento científico que foi produzido ali, nem sequer atacar o conhecimento científico que foi produzido por Boaventura”, concluiu.

Boaventura Sousa Santos suspenso pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional Tech

Perdeu o telemóvel? Banco de Portugal alerta para o que deve fazer de imediato para proteger o seu dinheiro

21:00 20 Outubro, 2026 12:47 20 Outubro, 2026

Aplicações bancárias e códigos de autorização podem ficar expostos se perder o telemóvel. Saiba o que fazer para proteger a sua conta

Algarve Ensino Nacional

APS vai atribuir bolsas de estudo a estudantes universitários de Portimão, Lagoa e Sines

06:50 21 Outubro, 2026 06:45 21 Outubro, 2026

Apoio financeiro de 1.300 euros destina-se a jovens com dificuldades económicas, com duas bolsas de estudo reservadas aos concelhos algarvios

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Algarve Economia

Resort de Albufeira eleito o melhor de Portugal em regime tudo incluído nos World Travel Awards

08:35 20 Outubro, 2026 08:37 20 Outubro, 2026

Unidade hoteleira de Albufeira conquista distinção internacional nos World Travel Awards 2026, numa cerimónia realizada no Montenegro

Praia da Cordoama.
Algarve

Conheça a praia no Algarve onde é possível caminhar entre três areais diferentes quando a maré está baixa

16:30 20 Outubro, 2026 11:26 20 Outubro, 2026

No Algarve há uma praia que, com a maré baixa, fica ligada a dois areais vizinhos e permite um passeio pouco habitual junto ao Atlântico

Vizinhos a conversar sobre o elevador avariado. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Rés do chão também paga o elevador do condomínio? Saiba o que diz a lei

18:00 20 Outubro, 2026 11:48 20 Outubro, 2026

Viver no rés-do-chão pode levantar dúvidas sobre despesas do elevador. Conheça o critério legal e quando pode haver dispensa de pagamento

Economia Europe Direct Algarve

Algarve tem de executar mais 58 milhões de euros de fundos europeus até ao final de 2026

18:40 20 Outubro, 2026 18:37 20 Outubro, 2026

Beneficiários do programa Algarve 2030 têm de apresentar mais 58 milhões de euros em despesas até dezembro para cumprir as metas financeiras

Veículo danificado.
Auto

Bateu com o carro dentro de uma propriedade privada? Norma de 2026 esclarece quando o seguro pode responder

19:40 20 Outubro, 2026 12:49 20 Outubro, 2026

Acidente numa garagem, pátio ou estrada privada não fica automaticamente fora do seguro obrigatório, mesmo que o veículo esteja parado

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Duas frentes frias estão a caminho de Portugal: saiba onde e quando vai chover até sexta-feira

18:30 20 Outubro, 2026 14:32 20 Outubro, 2026

O Atlântico está cada vez mais agitado e duas frentes frias vão atingir Portugal nos próximos dias

Algarve

Casal detido em Silves suspeito de simular acidentes para extorquir dinheiro a idosos

09:29 20 Outubro, 2026 09:29 20 Outubro, 2026

Suspeitos provocavam pequenos acidentes e pressionavam as vítimas a entregar dinheiro, chegando a acompanhá-las até caixas multibanco

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Governo avisa: estes trabalhadores têm até 31 de outubro para entregar declaração à Segurança Social

14:50 19 Outubro, 2026 14:06 19 Outubro, 2026

A Segurança Social voltou a alertar para uma obrigação que termina a 31 de outubro

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Cozinha moderna. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração

20:30 18 Outubro, 2026 13:45 18 Outubro, 2026

Há utensílios presentes em praticamente todas as cozinhas que podem aumentar a exposição a microplásticos

Máquina de lavar loiça. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A loiça sai suja da máquina? Especialista revela o erro com o detergente que muitos cometem

15:40 18 Outubro, 2026 13:50 18 Outubro, 2026

Se a loiça na máquina de lavar continua suja depois de um ciclo completo, pode estar a cometer um erro comum com o detergente

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

Vai viajar de avião em 2027? Presidente da Ryanair avisa que os bilhetes vão ficar muito mais caros

17:50 20 Outubro, 2026 14:26 20 Outubro, 2026

Quem está a pensar viajar de avião no próximo ano poderá ter de preparar um orçamento maior

Opinião Política

Politicamente (in)correto: A democracia não morre sozinha | Por Francisco Moleiro

16:18 20 Outubro, 2026 16:20 20 Outubro, 2026

"A idade ensinou-me, pelo menos, uma coisa, não é a ausência de discordância que demonstra a inteligência de uma sociedade, mas a sua capacidade de conviver com ela sem a tentar silenciar"

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional, Tech

Perdeu o telemóvel? Banco de Portugal alerta para o que deve fazer de imediato para proteger o seu dinheiro

21:00 20 Outubro, 2026 12:47 20 Outubro, 2026

Aplicações bancárias e códigos de autorização podem ficar expostos se perder o telemóvel. Saiba o que fazer para proteger a sua conta

Algarve, Ensino, Nacional

APS vai atribuir bolsas de estudo a estudantes universitários de Portimão, Lagoa e Sines

06:50 21 Outubro, 2026 06:45 21 Outubro, 2026

Apoio financeiro de 1.300 euros destina-se a jovens com dificuldades económicas, com duas bolsas de estudo reservadas aos concelhos algarvios

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Algarve, Economia

Resort de Albufeira eleito o melhor de Portugal em regime tudo incluído nos World Travel Awards

08:35 20 Outubro, 2026 08:37 20 Outubro, 2026

Unidade hoteleira de Albufeira conquista distinção internacional nos World Travel Awards 2026, numa cerimónia realizada no Montenegro

Praia da Cordoama.
Algarve

Conheça a praia no Algarve onde é possível caminhar entre três areais diferentes quando a maré está baixa

16:30 20 Outubro, 2026 11:26 20 Outubro, 2026

No Algarve há uma praia que, com a maré baixa, fica ligada a dois areais vizinhos e permite um passeio pouco habitual junto ao Atlântico

Vizinhos a conversar sobre o elevador avariado. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Rés do chão também paga o elevador do condomínio? Saiba o que diz a lei

18:00 20 Outubro, 2026 11:48 20 Outubro, 2026

Viver no rés-do-chão pode levantar dúvidas sobre despesas do elevador. Conheça o critério legal e quando pode haver dispensa de pagamento

Economia, Europe Direct Algarve

Algarve tem de executar mais 58 milhões de euros de fundos europeus até ao final de 2026

18:40 20 Outubro, 2026 18:37 20 Outubro, 2026

Beneficiários do programa Algarve 2030 têm de apresentar mais 58 milhões de euros em despesas até dezembro para cumprir as metas financeiras

Veículo danificado.
Auto

Bateu com o carro dentro de uma propriedade privada? Norma de 2026 esclarece quando o seguro pode responder

19:40 20 Outubro, 2026 12:49 20 Outubro, 2026

Acidente numa garagem, pátio ou estrada privada não fica automaticamente fora do seguro obrigatório, mesmo que o veículo esteja parado

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Duas frentes frias estão a caminho de Portugal: saiba onde e quando vai chover até sexta-feira

18:30 20 Outubro, 2026 14:32 20 Outubro, 2026

O Atlântico está cada vez mais agitado e duas frentes frias vão atingir Portugal nos próximos dias

Algarve

Casal detido em Silves suspeito de simular acidentes para extorquir dinheiro a idosos

09:29 20 Outubro, 2026 09:29 20 Outubro, 2026

Suspeitos provocavam pequenos acidentes e pressionavam as vítimas a entregar dinheiro, chegando a acompanhá-las até caixas multibanco

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Governo avisa: estes trabalhadores têm até 31 de outubro para entregar declaração à Segurança Social

14:50 19 Outubro, 2026 14:06 19 Outubro, 2026

A Segurança Social voltou a alertar para uma obrigação que termina a 31 de outubro

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Cozinha moderna. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração

20:30 18 Outubro, 2026 13:45 18 Outubro, 2026

Há utensílios presentes em praticamente todas as cozinhas que podem aumentar a exposição a microplásticos

Máquina de lavar loiça. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A loiça sai suja da máquina? Especialista revela o erro com o detergente que muitos cometem

15:40 18 Outubro, 2026 13:50 18 Outubro, 2026

Se a loiça na máquina de lavar continua suja depois de um ciclo completo, pode estar a cometer um erro comum com o detergente

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

Vai viajar de avião em 2027? Presidente da Ryanair avisa que os bilhetes vão ficar muito mais caros

17:50 20 Outubro, 2026 14:26 20 Outubro, 2026

Quem está a pensar viajar de avião no próximo ano poderá ter de preparar um orçamento maior

Opinião, Política

Politicamente (in)correto: A democracia não morre sozinha | Por Francisco Moleiro

16:18 20 Outubro, 2026 16:20 20 Outubro, 2026

"A idade ensinou-me, pelo menos, uma coisa, não é a ausência de discordância que demonstra a inteligência de uma sociedade, mas a sua capacidade de conviver com ela sem a tentar silenciar"

Últimas Notícias

  • Pensões e subsídios em novembro: estas são as datas em que a Segurança Social vai pagar
    Pensões e subsídios em novembro: estas são as datas em que a Segurança Social vai pagar
  • APS vai atribuir bolsas de estudo a estudantes universitários de Portimão, Lagoa e Sines
    APS vai atribuir bolsas de estudo a estudantes universitários de Portimão, Lagoa e Sines
  • Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana
    Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana
  • Euromilhões: já saiu a chave desta terça-feira e há 59 milhões de euros em jogo
    Euromilhões: já saiu a chave desta terça-feira e há 59 milhões de euros em jogo
  • Perdeu o telemóvel? Banco de Portugal alerta para o que deve fazer de imediato para proteger o seu dinheiro
    Perdeu o telemóvel? Banco de Portugal alerta para o que deve fazer de imediato para proteger o seu dinheiro

Opinião

  • Politicamente (in)correto: A democracia não morre sozinha | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: A democracia não morre sozinha | Por Francisco Moleiro
  • O perigo do tijolo | Por Luís Ganhão
    O perigo do tijolo | Por Luís Ganhão
  • Do crescimento ao valor: o futuro do turismo depende de quem nele trabalha | Por Luís Filipe
    Do crescimento ao valor: o futuro do turismo depende de quem nele trabalha | Por Luís Filipe

Europe Direct Algarve

  • Algarve tem de executar mais 58 milhões de euros de fundos europeus até ao final de 2026
    Algarve tem de executar mais 58 milhões de euros de fundos europeus até ao final de 2026
  • Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
    Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal