Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Animais, Nacional

O meu cão não é meu

  O meu cão não é meu. O meu cão faz parte de um grupo restrito ao qual dou muito amor e do qual também o recebo. O meu cão é da minha família. Mas o meu cão, há anos atrás, foi o cão de alguém que o considerava sua propriedade plena. Por ser […]

09:29 16 Julho, 2018 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

 

Sónia Pires,
Jurista e co-coordenadora do Grupo de Cidadã(o)s
Por uma Tavira mais Amiga dos Animais

O meu cão não é meu. O meu cão faz parte de um grupo restrito ao qual dou muito amor e do qual também o recebo. O meu cão é da minha família.

Mas o meu cão, há anos atrás, foi o cão de alguém que o considerava sua propriedade plena. Por ser sua propriedade, podia deixá-lo à fome durante vários dias e, como não tinha muito jeito para o pretendido, foi abandonado. O meu cão não tem jeito algum para caçar ou para guardar.

Mas a verdade é que o meu cão tem imenso jeito a ser cão. O meu cão tem muito jeito em ser quem é.

É o cão mais meigo e especial que conheço, é o cão que conheço que salta mais alto, é o cão mais eclético que conheço, é o cão mais trapalhão que conheço, é o cão que me roeu a mesa da cozinha, é o cão que fez muitos xixis e outras coisas que tais em casa, é o cão que ladrava imenso aos vizinhos e às vizinhas que passavam nas escadas, é o cão que me fez ter algumas discussões com o meu companheiro porque tinha arranjado “um problema”, é “o problema” que o meu companheiro actualmente adora, é o cão que quando via alguém que não conhecia quase me fazia cair porque queria fugir, é o cão que durante mais do que um ano não podia passear com normalidade, é o cão que me espera todos os dias, é o cão que me lambuza de lambidelas na chegada a casa, é o cão que espera que vá para a cama para se aninhar junto à minha barriga. O meu cão tem muito jeito a ser quem é, mas não é meu.

O meu cão agora tem um nome: Xico da Vila. Mas nem sempre foi assim, antes se tinha nome não lhe serviu de muito.

O Xico foi encontrado, por uma associação, nos arredores de uma localidade, numa estrada deserta, em pele e osso, e não se deixava apanhar, pois claramente isso significaria para ele ficar novamente à mercê da maldade humana.

No primeiro ano em que esteve connosco, não podíamos falar um pouco mais alto, tínhamos de ter cuidado com os gestos e não podíamos passeá-lo para sítios muito movimentados e com muitas pessoas.

O Xico foi encontrado, por uma associação, numa estrada deserta, em pele e osso (Foto: D.R.)

É desolador e impossível descrever num parágrafo os efeitos que os maus tratos e o abandono têm num animal. Tremia, chorava, aninhava-se num canto com medo.

Aliás, ainda não podemos ir para qualquer sítio, porque o Xico tem medo de pessoas. O Xico não é agressivo para quem não conhece, mas foge, ladra e se não encontrar um lugar para fugir, aninha-se como se estivesse a esconder.

O Xico é família e deveria ser família para quem o abandonou, mas não o foi.

Chega a época das férias e quantos animais de alguém serão abandonados, sem mais. São abandonados porque as pessoas acham que estes seres são plenamente seus. Mas os seus animais não são delas, são sim de sua responsabilidade.

Escolhemos acolher um animal, e não ter. Escolhemos proteger e cuidar de um animal, e não utilizar. Escolhemos ser responsáveis por aquele animal e por isso flexibilizar a nossa vida ao facto de agora alguém estar ao nosso cuidado.

Escolhemos nós. Escolheu o anterior detentor do Xico da Vila, mas não cumpriu com o que lhe seria esperado. Abandonou-o e presumo que o fez mais facilmente do que se fosse o seu carro ou o seu telemóvel.

Quando tomamos a opção de aumentar a nossa família, ter uma filha ou um filho, cuidar de um sobrinho ou afilhada decerto, quando algo não corre tão bem ou quando corre mal, não o vamos deixar à sua sorte na rua ou num local deserto. Muito menos o faremos se formos de férias e não conseguirmos levar essa pessoa connosco. Iremos encontrar alguém que cuide dele ou dela na nossa ausência ou arranjar alternativas para levá-la connosco.

Hoje em dia (e em dia algum) não se justifica assumir uma responsabilidade de cuidar de uma pessoa (não humana) para depois desistir e abandoná-la, porque nos é mais conveniente ou só porque está a dar algumas chatices, submetendo essa criatura a privações, sofrimento e muita angústia.

Na verdade, tento não recriminar de forma irrefutável quem abandona os animais porque quero considerar que muitos ainda não estão devidamente consciencializados para a atrocidade que cometem. A educação os moldou e a educação, ou sua falta, faz com que sejam levados a cabo muitos dos crimes que flagelam a nossa sociedade.

Claro que outras pessoas são simplesmente más e falta-lhes um pingo de empatia (seja para com humanos ou não humanos), mas julgo que estes casos são a minoria.

Por isso, não são demais as campanhas de sensibilização contra o abandono e os maus tratos a animais, a inserção da temática nos currículos das escolas e educar a população para a compaixão, porque é ela que promove um digno desenvolvimento da pessoa humana.

Acresce que quem abandona um animal não humano também o pode fazer mais tarde a um humano. Aliás, nem pensemos o impacto no crescimento e formação da personalidade de uma criança que assiste aos seus progenitores a abandonar ou a maltratar o seu cão, gato ou outro animal que está ao seu cuidado.

Que férias valem tanto para abandonar um animal que trouxemos para o nosso lar? Que mudança de casa ou de vida vale tanto ou mais do que o animal que escolhemos acolher e de nós fazer depender?

O seu cão ou o seu gato não é seu, é uma parte da sua família. É uma parte das suas responsabilidades e, se deixar, será parte das suas alegrias e sucessos. Não são perfeitos, tal como nós também não o somos. Por isso, o seu animal, que nunca o abandonaria, forma consigo um par perfeito.

O meu cão não é de companhia, é uma companhia. O meu cão é meu companheiro. O meu cão é meu amigo. O meu cão não me abandonaria e eu não abandonaria o meu cão, porque o meu cão faz parte da minha vida.

Mas o meu cão não é meu.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Economia Nacional

Conheça as datas de pagamento dos subsídios e pensões para julho

06:30 1 Julho, 2026 15:48 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calendário de pagamentos da Segurança Social para julho já foi divulgado

Algarve Economia

Dormidas e proveitos crescem no Algarve durante o mês de maio

07:57 1 Julho, 2026 07:57 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Proveitos turísticos no Algarve chegaram aos 179 milhões de euros em maio, mais 10,5% do que em 2025

Tempo

Calor extremo instala-se em Portugal e pode durar vários dias seguidos: cúpula de calor traz máximas acima dos 40 ºC

06:00 1 Julho, 2026 15:49 30 Junho, 2026 | João Luís

Portugal poderá enfrentar vários dias seguidos de temperaturas extremas, com uma cúpula de calor a empurrar máximas acima dos 40 ºC

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Algarve Gastronomia

Um gelado de melancia pela paz volta a mobilizar a São Gelados em Olhão

08:22 1 Julho, 2026 08:25 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha solidária regressa à São Gelados depois de, em 2025, ter permitido doar mais de 1.000 euros à organização Médicos Sem Fronteiras

Algarve Cultura

“Celebrar Tavira” leva música, fado e bailes a várias localidades da freguesia

07:30 1 Julho, 2026 07:42 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculos decorrem em locais como Praça da República, Jardim de São Francisco, Largo do Carmo e Alto de Sant’Ana

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona abre hoje novo supermercado em Portugal e cria 64 postos de trabalho: saiba onde

15:00 30 Junho, 2026 14:36 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cadeia espanhola Mercadona abre esta terça-feira uma nova loja em Portugal, no município de Sintra

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai de mota a Espanha? Já pode conduzir na berma, mas só nestas situações

16:40 30 Junho, 2026 14:44 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha aprovou novas regras para motociclistas que permitem circular na berma direita em situações de congestionamento

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto

Vem aí uma onda de calor: saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

14:22 30 Junho, 2026 13:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Carro ao sol pode transformar-se num forno durante uma onda de calor. Saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

Europe Direct Algarve

Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro

11:32 30 Junho, 2026 11:31 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos apoiados pelo Farol abordam neurodivergência, economia circular, trabalho remoto e participação cívica

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Economia, Nacional

Conheça as datas de pagamento dos subsídios e pensões para julho

06:30 1 Julho, 2026 15:48 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calendário de pagamentos da Segurança Social para julho já foi divulgado

Algarve, Economia

Dormidas e proveitos crescem no Algarve durante o mês de maio

07:57 1 Julho, 2026 07:57 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Proveitos turísticos no Algarve chegaram aos 179 milhões de euros em maio, mais 10,5% do que em 2025

Tempo

Calor extremo instala-se em Portugal e pode durar vários dias seguidos: cúpula de calor traz máximas acima dos 40 ºC

06:00 1 Julho, 2026 15:49 30 Junho, 2026 | João Luís

Portugal poderá enfrentar vários dias seguidos de temperaturas extremas, com uma cúpula de calor a empurrar máximas acima dos 40 ºC

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional, Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Algarve, Gastronomia

Um gelado de melancia pela paz volta a mobilizar a São Gelados em Olhão

08:22 1 Julho, 2026 08:25 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha solidária regressa à São Gelados depois de, em 2025, ter permitido doar mais de 1.000 euros à organização Médicos Sem Fronteiras

Algarve, Cultura

“Celebrar Tavira” leva música, fado e bailes a várias localidades da freguesia

07:30 1 Julho, 2026 07:42 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculos decorrem em locais como Praça da República, Jardim de São Francisco, Largo do Carmo e Alto de Sant’Ana

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona abre hoje novo supermercado em Portugal e cria 64 postos de trabalho: saiba onde

15:00 30 Junho, 2026 14:36 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cadeia espanhola Mercadona abre esta terça-feira uma nova loja em Portugal, no município de Sintra

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai de mota a Espanha? Já pode conduzir na berma, mas só nestas situações

16:40 30 Junho, 2026 14:44 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha aprovou novas regras para motociclistas que permitem circular na berma direita em situações de congestionamento

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto

Vem aí uma onda de calor: saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

14:22 30 Junho, 2026 13:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Carro ao sol pode transformar-se num forno durante uma onda de calor. Saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

Europe Direct Algarve

Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro

11:32 30 Junho, 2026 11:31 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos apoiados pelo Farol abordam neurodivergência, economia circular, trabalho remoto e participação cívica

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Últimas Notícias

  • Um gelado de melancia pela paz volta a mobilizar a São Gelados em Olhão
    Um gelado de melancia pela paz volta a mobilizar a São Gelados em Olhão
  • Dormidas e proveitos crescem no Algarve durante o mês de maio
    Dormidas e proveitos crescem no Algarve durante o mês de maio
  • “Celebrar Tavira” leva música, fado e bailes a várias localidades da freguesia
    “Celebrar Tavira” leva música, fado e bailes a várias localidades da freguesia
  • Obra de estabilização da EN2 em São Brás de Alportel deve estar concluída no final do ano
    Obra de estabilização da EN2 em São Brás de Alportel deve estar concluída no final do ano
  • Conheça as datas de pagamento dos subsídios e pensões para julho
    Conheça as datas de pagamento dos subsídios e pensões para julho

Opinião

  • O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves
    O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves
  • António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
    António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

Europe Direct Algarve

  • O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro
    Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal