Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

O difícil é lá chegar: esta é a ilha portuguesa mais perto da América e o fuso horário é diferente do de Portugal continental

Lagos escondidos, trilhos de cortar a respiração e um museu improvável caracterizam a ilha portuguesa que se encontra mais perto da América

15:30 27 Junho, 2025 08:01 26 Junho, 2025 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Nas profundezas do Atlântico Norte existe um território insular onde a natureza dita o ritmo e a paisagem se impõe sobre qualquer intervenção humana. Apesar do seu isolamento geográfico, o destino tem registado um aumento consistente no número de visitantes, atraídos por percursos pedestres, cascatas imponentes e lagoas vulcânicas. Ainda assim, a logística de acesso continua a exigir algum planeamento.

Localizada nas ilhas ocidentais dos Açores, a ilha das Flores destaca-se por ser a mais ocidental do arquipélago e, por isso, menos acessível. É também a ilha portuguesa que se encontra mais perto do continente americano. De acordo com a TAP Air Portugal, os visitantes devem voar do continente para uma das ilhas com maior conectividade, como São Miguel, Terceira ou Faial. A partir daí, é necessário utilizar os voos interilhas da SATA Air Açores, podendo também recorrer aos barcos destinados ao efeito.

De salientar que na ilha das Flores, à semelhança do que acontece com as restantes ilhas do arquipélago dos Açores, o fuso horário é diferente do de Portugal continental e da Madeira. Às 9 h nestas duas últimas regiões são 8 h nos Açores.

Trilhos entre encostas e penhascos

A geografia acidentada e o verde predominante tornam a ilha especialmente indicada para atividades ao ar livre. Conforme o blog Alma de Viajante, há quatro trilhos pedestres demarcados, com distâncias e níveis de dificuldade variados, que oferecem vistas sobre falésias, vales e zonas costeiras.

O trilho Lajedo–Fajã Grande, com 13 km, é um dos mais procurados. Parte do percurso pode ser combinado com uma visita ao Poço Ribeira do Ferreiro, um dos locais mais emblemáticos da ilha.

O trilho até ao Poço tem apenas 600 metros, mas inclui troços escorregadios, o que exige calçado adequado. A chegada recompensa com uma lagoa rodeada de vegetação luxuriante e paredes quase verticais cobertas de musgo.

Sete lagoas e outras águas paradas

As depressões vulcânicas que albergam as lagoas da ilha são um dos seus principais cartões de visita. Segundo o Alma de Viajante, são sete no total e localizam-se maioritariamente no Planalto Central, na Reserva Florestal Natural do Morro Alto e Pico da Sé. A Lagoa Comprida, junto à Caldeira Negra, é uma das mais fotografadas, dada a conjugação de cores entre os dois espelhos de água.

Ainda na mesma área, destaca-se a Lagoa Negra, a mais profunda dos Açores, com 115 metros. A Lagoa Seca, por seu lado, pode surpreender por estar totalmente desprovida de água em certas alturas do ano. A Lagoa Branca apresenta um cenário de vertentes suaves cobertas por flores silvestres.

De miradouros a cascatas

Outros pontos altos incluem o Miradouro do Portal, com vista para a Fajãzinha e a linha costeira recortada. A publicação Alma de Viajante recomenda visitar o Poço do Bacalhau, uma cascata com 90 metros de altura, junto à Fajã Grande. A zona balnear das piscinas naturais nesta povoação é também referida como ideal para terminar um dia de caminhadas.

Recomendamos: “A experiência foi horrível”: britânica ‘frustrada’ com preços e má educação dos locais nesta ilha paradisíaca perto de Portugal

A Rocha dos Bordões, formação basáltica com colunas verticais, é outro dos marcos geológicos da ilha, assinalado pela TAP Air Portugal como símbolo icónico da região.

Museu entre mar e história

Em Santa Cruz das Flores, uma antiga unidade industrial foi transformada num espaço museológico. O Museu da Fábrica da Baleia do Boqueirão documenta a atividade baleeira nos Açores, centrada no cachalote. De acordo com o blog Mais pra lá, o museu combina projeções audiovisuais com o acesso a maquinaria original utilizada no desmanche do animal.

O objetivo é dar a conhecer as várias etapas da caça costeira, do avistamento ao processamento final. A mesma fonte realça que o museu pode ser facilmente incluído num roteiro com as piscinas naturais da vila.

Pressão turística e limitações logísticas

Nos últimos anos, o aumento da procura tem gerado constrangimentos. Conforme o blog Mais pra Lá, nos meses de verão verifica-se escassez de alojamento, veículos para alugar e até restaurantes com disponibilidade.

Por este motivo, os visitantes são aconselhados a evitar os períodos de maior afluência. A TAP Air Portugal sublinha que a experiência de viagem pode ser mais cómoda fora da época alta, aproveitando também as ofertas sazonais.

Observação de fauna marinha

Além das paisagens terrestres, a costa da ilha permite avistar raias no seu habitat natural. A publicação da TAP Air Portugal salienta esta possibilidade como uma das atrações da ilha, sugerindo atenção redobrada durante os passeios costeiros.

Voar e explorar

A operação aérea para a ilha das Flores continua dependente de ligações indiretas e de transportes locais. A TAP Air Portugal sugere a reserva atempada dos voos e do alojamento, sobretudo nos meses de maior procura. Segundo a mesma fonte, a experiência de voo confortável e a oferta de ligações com o continente europeu são fatores valorizados pelos viajantes.

Leia também: Viu uma garrafa de água numa esquina ou junto à porta de uma casa? Saiba o que significa e descubra como pode ser (muito) útil

Radar de velocidade.
Auto Nacional

Atenção a este radar: num ano multou 7.526 condutores e o limite de velocidade é ‘rígido’

18:40 15 Maio, 2026 12:47 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Radar instalado numa das estradas mais movimentadas da Grande Lisboa registou milhares de infrações num ano

Algarve

Detido professor suspeito de abusar de aluna de 15 anos em Loulé

15:17 15 Maio, 2026 15:17 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Professor, de 56 anos, foi detido por suspeitas de abuso sexual e importunação de uma menor no concelho de Loulé

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘temporal’: chuva e vento forte em Portugal e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 15 Maio, 2026 14:57 15 Maio, 2026 | João Luís

Chuva fraca e vento forte em Portugal, com rajadas até 70 km/h. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Condutor a fazer o teste do balão depois de um acidente. Foto AI
Economia Europa

Despedido após destruir carrinha da empresa alcoolizado pede indemnização de 62 mil euros: tribunal não ‘deu hipóteses’

07:30 15 Maio, 2026 19:32 14 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Trabalhador em Espanha pediu mais de 62 mil euros de indemnização depois de ser despedido por danificar gravemente uma carrinha da empresa

Algarve

GNR apreende mais de 800 litros de aguardente de medronho ilegal em Loulé

09:41 15 Maio, 2026 09:52 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR em Loulé apreendeu 821 litros de aguardente de medronho e milhares de euros em numerário

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Europa

Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata

10:50 15 Maio, 2026 10:15 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Bruxelas prepara mudanças nas inspeções automóveis e há pormenores que podem surpreender muitos condutores

Algarve

GNR apreende quatro toneladas de haxixe e três embarcações na ria Formosa

09:16 15 Maio, 2026 09:20 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tráfico de droga foi travado pela GNR ao largo da ilha Deserta com apreensão de quatro toneladas de haxixe e identificação de três homens

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, vento e descida das temperaturas em direção a Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

09:00 15 Maio, 2026 15:01 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Este fim-de-semana será marcado ainda por alguma instabilidade, com possibilidade de chuva e descida das temperaturas em algumas regiões

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia Nacional

Há novidades para quem recebe esta prestação da Segurança Social: veja se está na lista

14:40 15 Maio, 2026 14:26 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Beneficiários desta prestação da Segurança Social têm "boas novidades" à sua espera na aplicação, de acordo com comunicado do INSS

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Algarve

São Brás de Alportel distinguido pelo segundo ano consecutivo com Bandeira de Mérito Social

18:20 15 Maio, 2026 18:04 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

A medida “Vale + Natalidade” valeu ao Município de São Brás de Alportel reconhecimento nacional na área do apoio às famílias

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto Europa

Nem dinheiro nem droga: Guardia Civil descobre mais de 500 quilos desta carga durante fiscalização a veículo

17:00 14 Maio, 2026 13:50 14 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O que parecia ser uma fiscalização de rotina da Guardia Civil acabou por revelar uma carga com 520 kg espalhada pelo interior de um veículo

Algarve Cultura

Festival MED volta a transformar Loulé num palco do mundo

10:30 14 Maio, 2026 10:27 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Música de mais de 30 países regressa a Loulé para mais uma edição multicultural do Festival MED em junho.

Radar de velocidade.
Auto, Nacional

Atenção a este radar: num ano multou 7.526 condutores e o limite de velocidade é ‘rígido’

18:40 15 Maio, 2026 12:47 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Radar instalado numa das estradas mais movimentadas da Grande Lisboa registou milhares de infrações num ano

Algarve

Detido professor suspeito de abusar de aluna de 15 anos em Loulé

15:17 15 Maio, 2026 15:17 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Professor, de 56 anos, foi detido por suspeitas de abuso sexual e importunação de uma menor no concelho de Loulé

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘temporal’: chuva e vento forte em Portugal e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 15 Maio, 2026 14:57 15 Maio, 2026 | João Luís

Chuva fraca e vento forte em Portugal, com rajadas até 70 km/h. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Condutor a fazer o teste do balão depois de um acidente. Foto AI
Economia, Europa

Despedido após destruir carrinha da empresa alcoolizado pede indemnização de 62 mil euros: tribunal não ‘deu hipóteses’

07:30 15 Maio, 2026 19:32 14 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Trabalhador em Espanha pediu mais de 62 mil euros de indemnização depois de ser despedido por danificar gravemente uma carrinha da empresa

Algarve

GNR apreende mais de 800 litros de aguardente de medronho ilegal em Loulé

09:41 15 Maio, 2026 09:52 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR em Loulé apreendeu 821 litros de aguardente de medronho e milhares de euros em numerário

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Europa

Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata

10:50 15 Maio, 2026 10:15 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Bruxelas prepara mudanças nas inspeções automóveis e há pormenores que podem surpreender muitos condutores

Algarve

GNR apreende quatro toneladas de haxixe e três embarcações na ria Formosa

09:16 15 Maio, 2026 09:20 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tráfico de droga foi travado pela GNR ao largo da ilha Deserta com apreensão de quatro toneladas de haxixe e identificação de três homens

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, vento e descida das temperaturas em direção a Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

09:00 15 Maio, 2026 15:01 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Este fim-de-semana será marcado ainda por alguma instabilidade, com possibilidade de chuva e descida das temperaturas em algumas regiões

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia, Nacional

Há novidades para quem recebe esta prestação da Segurança Social: veja se está na lista

14:40 15 Maio, 2026 14:26 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Beneficiários desta prestação da Segurança Social têm "boas novidades" à sua espera na aplicação, de acordo com comunicado do INSS

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Algarve

São Brás de Alportel distinguido pelo segundo ano consecutivo com Bandeira de Mérito Social

18:20 15 Maio, 2026 18:04 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

A medida “Vale + Natalidade” valeu ao Município de São Brás de Alportel reconhecimento nacional na área do apoio às famílias

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto, Europa

Nem dinheiro nem droga: Guardia Civil descobre mais de 500 quilos desta carga durante fiscalização a veículo

17:00 14 Maio, 2026 13:50 14 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O que parecia ser uma fiscalização de rotina da Guardia Civil acabou por revelar uma carga com 520 kg espalhada pelo interior de um veículo

Algarve, Cultura

Festival MED volta a transformar Loulé num palco do mundo

10:30 14 Maio, 2026 10:27 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Música de mais de 30 países regressa a Loulé para mais uma edição multicultural do Festival MED em junho.

Últimas Notícias

  • Estes dois países prometem “amizade eterna” e já não há volta a dar: um deles fica a 5 h de avião desde Portugal
    Estes dois países prometem “amizade eterna” e já não há volta a dar: um deles fica a 5 h de avião desde Portugal
  • Atenção a este radar: num ano multou 7.526 condutores e o limite de velocidade é ‘rígido’
    Atenção a este radar: num ano multou 7.526 condutores e o limite de velocidade é ‘rígido’
  • São Brás de Alportel distinguido pelo segundo ano consecutivo com Bandeira de Mérito Social
    São Brás de Alportel distinguido pelo segundo ano consecutivo com Bandeira de Mérito Social
  • MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
    MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
  • Viu um capacete no chão na berma da estrada? Muitos desconhecem o seu significado mas é isto que deve fazer
    Viu um capacete no chão na berma da estrada? Muitos desconhecem o seu significado mas é isto que deve fazer
  • Venha, que o chef Fred faz-lhe a vontade: neste restaurante algarvio dos anos 90 os mexilhões estão a 10€ e o espadarte a 19€
    Venha, que o chef Fred faz-lhe a vontade: neste restaurante algarvio dos anos 90 os mexilhões estão a 10€ e o espadarte a 19€

Opinião

  • Hipertensão: prevenção, diagnóstico precoce e controlo eficaz | Por Vitória Cunha
    Hipertensão: prevenção, diagnóstico precoce e controlo eficaz | Por Vitória Cunha
  • Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
    Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
  • Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
    Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
  • Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
    Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
    MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
  • Vai viajar para Espanha? ‘Nuestros hermanos’ seguem regras da UE e vai começar a ‘pagar mais’ por estas bebidas
    Vai viajar para Espanha? ‘Nuestros hermanos’ seguem regras da UE e vai começar a ‘pagar mais’ por estas bebidas
  • Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
    Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal