Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Ciência, Nacional, Opinião

O céu de setembro, o mês que traz o outono

Ao início da noite de dia 5 iremos assistir ao ocaso de Vénus junto à estrela Spica (ou Espiga) da constelação de Virgem. Esta é uma das 20 estrelas com maior brilho aparente do nosso céu

15:38 1 Setembro, 2021 20:00 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Fernando J.G. Pinheiro é investigador do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e do CITEUC*

A primeira efeméride relevante deste mês é a passagem da Lua junto a Pólux uma das duas cabeças da constelação de Gémeos. Esta estrela gigante alaranjada (sendo, portanto, mais evoluída que o Sol) tem um exoplaneta com 2,3 vezes a massa de Júpiter.

Este evento coincide com o 45º aniversário da amartagem (aterragem em Marte) da sonda Viking 2. No entanto, será difícil comemorar esta efeméride observando Marte por este encontrar-se numa direção demasiado próxima da do Sol.

Ao início da noite de dia 5 iremos assistir ao ocaso de Vénus junto à estrela Spica (ou Espiga) da constelação de Virgem. Esta é uma das 20 estrelas com maior brilho aparente do nosso céu. A estrela Espiga é um sistema binário, cujas componentes estão tão próximas que a sua atração gravitacional faz com que não tenham uma forma esférica, mas sim alongada como um ovo.

Na madrugada de dia 7 terá lugar a Lua Nova. Como esta fase lunar ocorre quando a Lua está na direção do Sol, é-nos impossível observá-la. Dois dias depois já não haverá este problema. Nesta altura o nosso satélite natural será visto entre os planetas Vénus e Mercúrio.

Céu a sul ao início da noite de dia 13. Igualmente é visível a posição da Lua na noite de dia 20.

O quarto crescente dar-se-á ao início da noite de dia 13, e no dia seguinte Mercúrio atinge a sua maior elongação (afastamento) para leste relativamente ao Sol, sendo a melhor ocasião para a sua observação.

Neste mesmo dia 14 o planeta Neptuno estará em oposição: a posição diametralmente oposta à do Sol, sendo a altura do ano em que Neptuno estará mais próximo de nós. Apesar da sua maior aproximação, a observação deste planeta continuará a requerer a utilização de um telescópio (ou uns binóculos com uma grande abertura).

Entre as madrugadas de dia 17 e 18 iremos notar como a Lua passa da vizinhança do planeta Saturno até junto de Júpiter.

A Lua Cheia irá ocorrer ao início da madrugada de dia 21. Igualmente por estes dias será a vez de encontrarmos o planeta Mercúrio ao lado da estrela Espiga.

Tal como sucede ao final de cada inverno e verão, às vinte horas e vinte e um minutos de dia 22 o equador terrestre e o Sol irão estar alinhados. Em Portugal dizemos que este equinócio é de outono pois a partir deste instante o Sol passa a ser visto abaixo do equador celeste, marcando assim o início desta estação.

A finalizar o mês temos o quarto minguante de dia 29, o qual antecede uma nova passagem da Lua pela estrela Pólux no último dia do mês.

Boas observações!

*Fernando J.G. Pinheiro é investigador do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e do CITEUC – Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra. Os seus domínios de especialização incluem a Astrofísica, Geomagnetismo e Meteorologia Espacial. Para além do seu trabalho de investigador, já exerceu funções nos orgãos sociais da Sociedade Portuguesa, e coordenou o grupo Solar System Science do CITEUC. Para além disto, Fernando Pinheiro é colaborador regular em atividades de divulgação científica.

Nacional

Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos

06:00 22 Setembro, 2026 09:44 22 Setembro, 2026 | João Luís

Cantor, compositor e pianista português Jorge Palma deixa uma carreira com mais de cinco décadas e vários temas que marcaram gerações

Algarve Cultura Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental

11:30 22 Setembro, 2026 02:15 22 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, o outono começa com sol e calor em Portugal, mas os mapas já mostram sinais de chuva nestes dias

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Opinião

A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão

11:50 22 Setembro, 2026 11:38 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"É preciso combater quem lucra criminosamente com a dependência dos outros. É preciso impedir que redes criminosas se fortaleçam. É preciso proteger os jovens"

Algarve Economia Mundo

Missão empresarial do Grupo Timing à China esgota vagas e já prepara nova edição para 2027

11:40 22 Setembro, 2026 11:23 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quarta edição está prevista para abril de 2027 e deverá voltar a integrar a participação de empresários na Canton Fair

Anta da Masmorra, Cachopo.
Algarve

Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja

12:00 22 Setembro, 2026 11:24 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

No interior do concelho de Tavira encontra-se uma freguesia onde a arqueologia, a paisagem e as antigas tradições rurais marcam o território

Europe Direct Algarve Opinião

SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo

09:27 22 Setembro, 2026 09:37 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A ideia europeia reafirma-se ao 'abrir horizontes' e procurar novas alianças globais com parceiros que partilham do mesmo ideário democrático — como demonstra a aproximação histórica ao Canadá"

Nacional

Beja recebe Campeonatos Nacionais de Tiro aos Pratos e Santo Huberto

12:10 22 Setembro, 2026 12:10 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Campeonatos decorrem entre 25 e 27 de setembro e reúnem participantes de várias regiões do continente e ilhas

Economia Europe Direct Algarve Opinião

Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

07:30 22 Setembro, 2026 06:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Para se manterem competitivos e resilientes, a Europa e Portugal devem dar prioridade à investigação e à inovação"

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Algarve Desporto

Surf, judo, skate e hidroginástica animam Semana Europeia do Desporto em Portimão

11:05 22 Setembro, 2026 11:05 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Entre 23 e 30 de setembro, Portimão promove surf adaptado, fitness, judo, skate, hidroginástica e atividades ao ar livre

São Brás de Alportel.
Algarve

Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro

18:40 21 Setembro, 2026 09:59 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Crescimento económico ligado aos sobreiros transformou São Brás de Alportel no início do século XX e levou à criação do concelho em 1914

Nacional

Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos

06:00 22 Setembro, 2026 09:44 22 Setembro, 2026 | João Luís

Cantor, compositor e pianista português Jorge Palma deixa uma carreira com mais de cinco décadas e vários temas que marcaram gerações

Algarve, Cultura, Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental

11:30 22 Setembro, 2026 02:15 22 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, o outono começa com sol e calor em Portugal, mas os mapas já mostram sinais de chuva nestes dias

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Opinião

A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão

11:50 22 Setembro, 2026 11:38 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"É preciso combater quem lucra criminosamente com a dependência dos outros. É preciso impedir que redes criminosas se fortaleçam. É preciso proteger os jovens"

Algarve, Economia, Mundo

Missão empresarial do Grupo Timing à China esgota vagas e já prepara nova edição para 2027

11:40 22 Setembro, 2026 11:23 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quarta edição está prevista para abril de 2027 e deverá voltar a integrar a participação de empresários na Canton Fair

Anta da Masmorra, Cachopo.
Algarve

Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja

12:00 22 Setembro, 2026 11:24 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

No interior do concelho de Tavira encontra-se uma freguesia onde a arqueologia, a paisagem e as antigas tradições rurais marcam o território

Europe Direct Algarve, Opinião

SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo

09:27 22 Setembro, 2026 09:37 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A ideia europeia reafirma-se ao 'abrir horizontes' e procurar novas alianças globais com parceiros que partilham do mesmo ideário democrático — como demonstra a aproximação histórica ao Canadá"

Nacional

Beja recebe Campeonatos Nacionais de Tiro aos Pratos e Santo Huberto

12:10 22 Setembro, 2026 12:10 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Campeonatos decorrem entre 25 e 27 de setembro e reúnem participantes de várias regiões do continente e ilhas

Economia, Europe Direct Algarve, Opinião

Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

07:30 22 Setembro, 2026 06:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Para se manterem competitivos e resilientes, a Europa e Portugal devem dar prioridade à investigação e à inovação"

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Algarve, Desporto

Surf, judo, skate e hidroginástica animam Semana Europeia do Desporto em Portimão

11:05 22 Setembro, 2026 11:05 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Entre 23 e 30 de setembro, Portimão promove surf adaptado, fitness, judo, skate, hidroginástica e atividades ao ar livre

São Brás de Alportel.
Algarve

Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro

18:40 21 Setembro, 2026 09:59 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Crescimento económico ligado aos sobreiros transformou São Brás de Alportel no início do século XX e levou à criação do concelho em 1914

Últimas Notícias

  • Beja recebe Campeonatos Nacionais de Tiro aos Pratos e Santo Huberto
    Beja recebe Campeonatos Nacionais de Tiro aos Pratos e Santo Huberto
  • Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja
    Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja
  • Missão empresarial do Grupo Timing à China esgota vagas e já prepara nova edição para 2027
    Missão empresarial do Grupo Timing à China esgota vagas e já prepara nova edição para 2027
  • Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental
    Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental
  • Surf, judo, skate e hidroginástica animam Semana Europeia do Desporto em Portimão
    Surf, judo, skate e hidroginástica animam Semana Europeia do Desporto em Portimão

Opinião

  • A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão
    A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão
  • SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
    SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
  • Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
    Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

Europe Direct Algarve

  • SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
    SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
  • Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
    Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento