Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Pessoa a segurar bandeira portuguesa. Crédito: Freepik
Pessoa a segurar bandeira portuguesa. Crédito: Freepik
Nacional, Vida & Lazer

Novo feriado ‘a caminho’? Este partido pretende celebrar anualmente o “dia 1 de Portugal”

Nem é o 10 de Junho nem o 5 de Outubro: este partido quer celebrar feriado a outro dia da história portuguesa

12:30 7 Outubro, 2025 12:15 7 Outubro, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portugal pode vir a ganhar um novo feriado nacional. A proposta partiu de José Luís Carneiro, secretário-geral do Partido Socialista, que defendeu este domingo, em Guimarães, que o 24 de junho, dia da Batalha de São Mamede, deve ser reconhecido oficialmente como o “dia 1 de Portugal”, como sugere o Zap.aeiou, publicação digital portuguesa focada em atualidade, política e cultura.

A data, considerada por muitos como o verdadeiro nascimento do país, poderia assim passar a ser celebrada em todo o território.

A batalha que marcou o início de Portugal

De acordo com a mesma fonte, Carneiro apresentou a proposta durante um comício autárquico em Guimarães, cidade que ficou conhecida como o “berço da nação”. O dirigente recordou que, nesse dia de 1128, D. Afonso Henriques derrotou as forças lideradas pela mãe, D. Teresa, e pelo conde galego Fernão Peres de Trava, consolidando o domínio sobre o Condado Portucalense.

O político explicou que “foi a partir desse momento que começou a construção da nacionalidade”, e defendeu que o país deve “dedicar um feriado ao dia da fundação de Portugal”.

Segundo a publicação, a proposta já reúne apoio de várias figuras locais, incluindo o atual presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, e o candidato socialista Ricardo Costa.

Uma meta para 2028

Carneiro sublinhou ainda que em 2028 se cumprem 900 anos sobre a Batalha de São Mamede, uma efeméride que o PS quer ver celebrada “com a dignidade que representa o início de Portugal”.

Segundo a mesma fonte, o secretário-geral socialista referiu que o compromisso “é também uma forma de reconhecer o papel histórico de Guimarães e de todos os que continuam a fazer dela uma das cidades mais inovadoras do país”.

O líder socialista destacou ainda que a ideia de instituir um feriado nacional não é apenas um gesto simbólico, mas também um tributo à identidade e à história portuguesa.

De Guimarães ao resto do país

A Batalha de São Mamede é hoje lembrada sobretudo em Guimarães e nas cidades que celebram São João, como Porto e Braga, onde o dia 24 de junho é feriado municipal.

Mas Carneiro pretende dar-lhe um alcance nacional, colocando-a ao nível de outras datas fundacionais, como o 5 de outubro ou o 10 de junho.

O Zap.aeiou destaca que o político aproveitou a coincidência simbólica de o comício ocorrer 882 anos após o Tratado de Zamora, assinado em 1143, que marcou o reconhecimento de Portugal como reino independente. “É tempo de dar valor à data que assinala o começo de tudo”, afirmou.

Com a aproximação do nono centenário da batalha, a proposta promete reabrir o debate sobre o calendário dos feriados nacionais e sobre como o país celebra a sua própria origem.

Leia também: Conheça o novo valor previsto para o salário mínimo nacional em 2026

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

Algarve Opinião

Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega

16:04 1 Julho, 2026 16:09 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal precisa de estar preparado: famílias com planos de emergência, escolas treinadas, autarquias equipadas, edifícios reforçados"

Martelo de juíz.
Nacional

Mulher desferiu um soco a uma enfermeira no Hospital de Aveiro depois de lhe ter pedido que esperasse pela sua vez

15:11 1 Julho, 2026 14:40 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tribunal da Relação do Porto confirmou multa de 825 euros a mulher que agrediu enfermeira no Hospital de Aveiro

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, acompanhada pelo presidente do Conselho de Administração da ULS Algarve, Tiago Botelho, durante a visita ao terreno de implantação do novo Hospital Central do Algarve, no Parque das Cidades. Crédito: Luís Forra | Lusa
Algarve Política

PSD Algarve reage a debate sobre acessos ao Hospital Central e pede entendimento urgente

11:26 1 Julho, 2026 11:37 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas alertam para o risco de novos atrasos no Hospital Central do Algarve e pedem responsabilidade institucional

Carro parado na garagem.
Auto

Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor

15:50 1 Julho, 2026 15:55 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um engenheiro alerta para um erro comum quando se deixa o carro parado durante muito tempo

Comboio parado na plataforma.
Algarve

Faz hoje 137 anos que o primeiro comboio chegou ao Algarve

11:23 1 Julho, 2026 11:23 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Ferrovia no Algarve celebra 137 anos desde a chegada oficial do comboio a Faro, num percurso marcado debates sobre o futuro da mobilidade

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Opinião

A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão

11:54 1 Julho, 2026 11:54 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tal como existem inúmeros seres humanos (...) poderão existir inúmeras estruturas superiores, cada uma acolhendo universos inteiros com formas de vida semelhantes ou completamente diferentes da nossa"

Economia Europe Direct Algarve

Santa Casa de Albufeira ultrapassa 350 formandos com projeto CAPACITAR

09:01 1 Julho, 2026 09:04 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Desde 2024, o projeto CAPACITAR tem criado oportunidades de formação e desenvolvimento pessoal na região algarvia

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Telemóveis na gaveta. Crédito: Freepik
Tech

Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna

20:30 29 Junho, 2026 18:36 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns telemóveis antigos deixaram de ser apenas recordações esquecidas em gavetas e passaram a ser procurados por colecionadores

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Gastronomia

Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos

19:40 30 Junho, 2026 14:52 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtos congelados ou enlatados podem ser tão nutritivos como os frescos e, em alguns casos, até conservar melhor certos nutrientes

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

Algarve, Opinião

Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega

16:04 1 Julho, 2026 16:09 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal precisa de estar preparado: famílias com planos de emergência, escolas treinadas, autarquias equipadas, edifícios reforçados"

Martelo de juíz.
Nacional

Mulher desferiu um soco a uma enfermeira no Hospital de Aveiro depois de lhe ter pedido que esperasse pela sua vez

15:11 1 Julho, 2026 14:40 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tribunal da Relação do Porto confirmou multa de 825 euros a mulher que agrediu enfermeira no Hospital de Aveiro

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, acompanhada pelo presidente do Conselho de Administração da ULS Algarve, Tiago Botelho, durante a visita ao terreno de implantação do novo Hospital Central do Algarve, no Parque das Cidades. Crédito: Luís Forra | Lusa
Algarve, Política

PSD Algarve reage a debate sobre acessos ao Hospital Central e pede entendimento urgente

11:26 1 Julho, 2026 11:37 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas alertam para o risco de novos atrasos no Hospital Central do Algarve e pedem responsabilidade institucional

Carro parado na garagem.
Auto

Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor

15:50 1 Julho, 2026 15:55 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um engenheiro alerta para um erro comum quando se deixa o carro parado durante muito tempo

Comboio parado na plataforma.
Algarve

Faz hoje 137 anos que o primeiro comboio chegou ao Algarve

11:23 1 Julho, 2026 11:23 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Ferrovia no Algarve celebra 137 anos desde a chegada oficial do comboio a Faro, num percurso marcado debates sobre o futuro da mobilidade

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Opinião

A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão

11:54 1 Julho, 2026 11:54 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tal como existem inúmeros seres humanos (...) poderão existir inúmeras estruturas superiores, cada uma acolhendo universos inteiros com formas de vida semelhantes ou completamente diferentes da nossa"

Economia, Europe Direct Algarve

Santa Casa de Albufeira ultrapassa 350 formandos com projeto CAPACITAR

09:01 1 Julho, 2026 09:04 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Desde 2024, o projeto CAPACITAR tem criado oportunidades de formação e desenvolvimento pessoal na região algarvia

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional, Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Telemóveis na gaveta. Crédito: Freepik
Tech

Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna

20:30 29 Junho, 2026 18:36 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns telemóveis antigos deixaram de ser apenas recordações esquecidas em gavetas e passaram a ser procurados por colecionadores

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Gastronomia

Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos

19:40 30 Junho, 2026 14:52 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtos congelados ou enlatados podem ser tão nutritivos como os frescos e, em alguns casos, até conservar melhor certos nutrientes

Últimas Notícias

  • Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia
    Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia
  • Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor
    Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor
  • Portimão volta a ser capital mundial do futsal em agosto
    Portimão volta a ser capital mundial do futsal em agosto
  • Filomena Sintra garante que concessionários de praia em Castro Marim cumprem a legislação
    Filomena Sintra garante que concessionários de praia em Castro Marim cumprem a legislação
  • Mulher desferiu um soco a uma enfermeira no Hospital de Aveiro depois de lhe ter pedido que esperasse pela sua vez
    Mulher desferiu um soco a uma enfermeira no Hospital de Aveiro depois de lhe ter pedido que esperasse pela sua vez

Opinião

  • Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
    Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
  • A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão
    A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão
  • O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

Europe Direct Algarve

  • Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia
    Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia
  • Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais
    Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal