O Crédito Agrícola lançou a 3.ª edição do Programa de Aceleração para a Transição Sustentável do setor do Turismo, desenvolvido em parceria com a Maze Impact e dirigido a pequenas e médias empresas que pretendam estruturar práticas ambientais, sociais e de governação (ESG).
As candidaturas decorrem até 6 de outubro e destinam-se a PME do setor turístico que ainda não tenham publicado um relatório de sustentabilidade. Segundo a organização, o objetivo é apoiar estas empresas nos primeiros passos para integrar de forma estruturada critérios de sustentabilidade na atividade.
O programa decorre entre novembro de 2026 e março de 2027 e combina formação técnica, acompanhamento individualizado e momentos de partilha entre empresas. Ao longo de cinco meses, os participantes terão sessões teóricas semanais, reuniões quinzenais de acompanhamento, sessões práticas com recurso a ferramentas digitais e oportunidades de networking com outras organizações e especialistas.
No final do percurso, cada empresa deverá ter desenvolvido e publicado o respetivo relatório de sustentabilidade, contando ainda com acompanhamento de uma equipa especializada e participação num evento que reunirá empresas, parceiros e entidades ligadas ao setor.
Programa já apoiou 25 empresas
De acordo com o Crédito Agrícola, as duas primeiras edições do programa apoiaram 25 empresas e contribuíram para a publicação de 17 relatórios de sustentabilidade.
A entidade refere ainda que 100% dos participantes das edições anteriores recomendariam o programa a outras empresas e que 86% afirmaram sentir-se confiantes para elaborar autonomamente o relatório de sustentabilidade seguinte.
Entre os testemunhos recolhidos, a WOTELS refere que “o Programa desafiou-nos a refletir de forma estruturada e a definir compromissos claros”. Já a Seven O Five Hotels sublinha que “o acompanhamento contínuo foi especialmente valioso”, enquanto o Hotel Dom Henrique Downtown considera que a participação “ajudou a validar o projeto e a identificar oportunidades reais de crescimento”.
Candidaturas abertas a clientes e não clientes
O programa está aberto a empresas clientes e não clientes do Crédito Agrícola, embora as vagas sejam limitadas e a participação dependa dos critérios de admissão definidos pela organização.
As candidaturas podem ser submetidas através do Programa Turismo Sustentável Crédito Agrícola 2026-27 | Formulário de candidatura.
Segundo o Crédito Agrícola, a iniciativa procura apoiar a transição das PME portuguesas através da partilha de conhecimento, capacitação técnica e desenvolvimento de ferramentas práticas relacionadas com sustentabilidade e competitividade.
Leia também: Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região
















