Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Lusa
Cultura, Nacional

Noite e Dia dos Museus celebram-se com arte, história e experiências para toda a família

Em todo o país, mais de 175 atividades gratuitas marcam o Dia e a Noite dos Museus, a 17 e 18 de maio

12:40 14 Maio, 2025 12:22 14 Maio, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Mais de 175 atividades, a maioria de entrada gratuita, vão assinalar o Dia Internacional e a Noite dos Museus, com visitas guiadas, oficinas, jogos, experiências imersivas e atividades para famílias, por todo o país.

O Dia Internacional dos Museus comemora-se em 18 de maio e, este ano, na véspera, a 17 de maio, assinala-se a Noite Europeia dos Museus, com dezenas de iniciativas a decorrer em museus, monumentos e palácios, de entrada gratuita, informou a empresa pública Museus e Monumentos de Portugal (MMP).

Este ano, o mote “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), promotor do evento a nível mundial, convida a reimaginar o papel dos museus como catalisadores de mudança, inovação e inclusão social.

Em Braga, as celebrações começam logo no dia 17 de manhã, com momentos musicais no Paço dos Duques de Bragança, em colaboração com o Conservatório de Guimarães, enquanto à noite, as portas do Museu Nogueira da Silva se abrem para visitas guiadas à sua coleção permanente e aos seus jardins.

Entre as ofertas no Porto, incluem-se visitas à botica oitocentista do Hospital de Santo António e à farmácia de oficina do Hospital Joaquim Urbano, sessões de yoga no jardim do Museu de Vila do Conde, visitas guiadas à Torre dos Clérigos, bem como a várias obras do Museu Soares dos Reis, que abre as portas à noite para outras visitas e para um concerto do Grupo Solista da Academia A Pauta.

Das várias atividades propostas, destacam-se os ‘workshops’ “Aurélia de Souza: Construindo um Autorretrato” e “Vamos desenhar as esculturas do Soares dos Reis”, em que os participantes exploram a expressão artística. Há ainda uma oficina de construção naval de madeira, que permite experimentar ferramentas e conhecer os saberes dos antigos carpinteiros e calafates, no Museu de Vila do Conde.

Em Coimbra, à noite, no Museu Nacional Machado de Castro, há espetáculos de música, dança, teatro e circo, estudos sobre o universo alimentar representado por Josefa d’Óbidos e uma viagem com degustação pela história dos vinhos e licores aromatizados, da Roma Imperial à Coimbra do século XIX.

Durante o dia, no mesmo espaço, há várias visitas guiadas e temáticas, jogos, uma oficina multimédia e outras oficinas criativas, ao passo que o Museu Nacional de Conímbriga propõe uma sessão de desenho de modelo vivo com panejamento.

Em Leiria, há oficinas para refletir sobre o papel dos museus e visitas estendidas até à noite, no Museu José Malhoa.

No Museu de Alcobaça, há visitas orientadas a diversos espaços, como a Capela do Desterro e abertura das reservas técnicas, normalmente não visitáveis, e uma visita noturna, intitulada “O Quotidiano dos Monges”, que dará uma visão do dia-a-dia dos monges cistercienses.

Neste dia dos museus é possível também fazer uma visita orientada à Fortaleza e ao Museu Nacional Resistência e Liberdade, ao pôr do Sol.

Em Lisboa, desenha-se ao ar livre, há uma oficina de diário gráfico dinamizada por finalistas de Belas Artes da Faculdade de Lisboa, no Parque Botânico do Museu Nacional do Traje, espaço que vai ainda disponibilizar visitas guiadas, horas de conto para crianças e uma sessão de Tai-Chi Chuan.

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência terá diversas visitas temáticas à noite, a povos, dinossauros, plantas, minerais e até à “Joias da Terra”, exposição dedicada à Mina da Panasqueira, a única mina de volfrâmio em atividade na Europa.

O Museu Nacional do Coches tem um ‘Peddy Paper’, que desafia crianças e adultos a desvendar um mistério; o Museu Nacional de Etnologia tem oficinas de cerâmica, fiação, tapeçaria, tecelagem manual em tear de cintura e tinturaria natural; e no Palácio Nacional da Ajuda, as recriações e encenações históricas permitem ser-se rei e rainha por uma noite.

No Museu da Água, celebra-se também os 180 anos do nascimento de Eça de Queirós, através de uma visita orientada com animação histórica, que dá a conhecer a relação existente entre o escritor e a Companhia das Águas de Lisboa. Neste museu, será também possível descobrir as peças expostas através de um jogo de Bingo.

No Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, uma visita-oficina ensina e permite experimentar na prática o trabalho de restaurador e conservador, enquanto à noite uma visita guiada permite conhecer algumas das principais peças da coleção museológica.

Fora do âmbito da MMP, a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, vai ter entrada gratuita nos dois dias e propõe visitas, ‘workshops’, poesia, conversas, performances e muita música.

O Museu Serralves, no Porto, tem oficinas artísticas de desenho, pintura, escultura, arquitetura e cinema; visitas guiadas, e uma sessão de “leitura furiosa”, uma festa que envolve pessoas que escrevem, pessoas que desenham e pessoas zangadas com a leitura.

Todas as atividades promovidas por entidades pertencentes à MMP podem ser consultadas na página https://dim.museusemonumentospt.pt/, que está em permanente atualização.

Anualmente, mais de 40 mil museus de todo o mundo participam no Dia Internacional dos Museus, segundo o ICOM, organizando programações que envolvem, entre outras, visitas guiadas, lançamento de livros, recriações históricas e conferências.

Leia também: Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Inspetor da PJ foi apanhado pela PSP a circular na via do autocarro e fugiu

13:31 17 Julho, 2026 12:40 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

PSP intercetou um inspetor da PJ por circular na via reservada aos autocarros: este fugiu do local e acabou por abandonar a zona

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve Nacional

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 09:59 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Mulher no banco.
Economia Nacional

Juros dos depósitos sobem há três meses mas pouco: Camilo Lourenço explica por que é que os bancos não querem subir mais as taxas

13:50 17 Julho, 2026 12:08 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Camilo Lourenço explica por que é que os bancos continuam sem interesse em aumentar significativamente as taxas de juro dos depósitos

Algarve Cultura

Festival Beliche Jazz esgota todos os concertos

12:50 17 Julho, 2026 12:46 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O sucesso de bilheteira volta a confirmar o crescente reconhecimento do Beliche Jazz como referência cultural do verão algarvio

Desporto Economia Ensino Opinião

As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão

11:10 17 Julho, 2026 11:11 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal continua a ser um país extraordinariamente tranquilo: quando faltam professores, resigna-se; quando faltam casas, conforma-se; quando falta Governo, liga a televisão para ver a bola"

Ciência Europe Direct Algarve

Algarve 2030 abre candidaturas com dois milhões de euros para projetos de investigação e desenvolvimento

07:35 17 Julho, 2026 07:26 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Empresas podem obter cofinanciamento até 80%, enquanto as entidades de investigação podem beneficiar de uma taxa máxima de 85%

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover

06:00 17 Julho, 2026 14:25 16 Julho, 2026 | João Luís

Fim de semana traz uma subida gradual das temperaturas, embora algumas zonas do litoral possam acordar com mais nuvens e chuva fraca

Cultura Europe Direct Algarve

Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico

12:12 17 Julho, 2026 12:13 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A histórica ligação entre Tui e Valença acolhe produtores, artesãos, músicos e criadores dos dois lados da fronteira durante 12 horas

Falésia Hotel.
Algarve Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Economia Nacional

GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara

19:30 15 Julho, 2026 13:32 15 Julho, 2026 | João Luís

Mais de 4.000 condutores já foram apanhados este ano numa infração que pode comprometer a segurança nas viagens de verão

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Europe Direct Algarve Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Europa Saúde

Poeiras do deserto estão a aumentar na Europa e afetam sobretudo o sul

18:02 16 Julho, 2026 18:02 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigadores alertam para impactos na saúde pública, na eficiência dos painéis solares e na estabilidade das redes elétricas

Cultura Vida & Lazer

Mata portuguesa vai tornar-se a primeira Floresta Terapêutica da Península Ibérica

09:50 14 Julho, 2026 18:47 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A distinção será atribuída a 17 de julho e reconhece as características botânicas, culturais e ambientais de um espaço com cerca de 105 hectares

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Inspetor da PJ foi apanhado pela PSP a circular na via do autocarro e fugiu

13:31 17 Julho, 2026 12:40 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

PSP intercetou um inspetor da PJ por circular na via reservada aos autocarros: este fugiu do local e acabou por abandonar a zona

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve, Nacional

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 09:59 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Mulher no banco.
Economia, Nacional

Juros dos depósitos sobem há três meses mas pouco: Camilo Lourenço explica por que é que os bancos não querem subir mais as taxas

13:50 17 Julho, 2026 12:08 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Camilo Lourenço explica por que é que os bancos continuam sem interesse em aumentar significativamente as taxas de juro dos depósitos

Algarve, Cultura

Festival Beliche Jazz esgota todos os concertos

12:50 17 Julho, 2026 12:46 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O sucesso de bilheteira volta a confirmar o crescente reconhecimento do Beliche Jazz como referência cultural do verão algarvio

Desporto, Economia, Ensino, Opinião

As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão

11:10 17 Julho, 2026 11:11 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal continua a ser um país extraordinariamente tranquilo: quando faltam professores, resigna-se; quando faltam casas, conforma-se; quando falta Governo, liga a televisão para ver a bola"

Ciência, Europe Direct Algarve

Algarve 2030 abre candidaturas com dois milhões de euros para projetos de investigação e desenvolvimento

07:35 17 Julho, 2026 07:26 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Empresas podem obter cofinanciamento até 80%, enquanto as entidades de investigação podem beneficiar de uma taxa máxima de 85%

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover

06:00 17 Julho, 2026 14:25 16 Julho, 2026 | João Luís

Fim de semana traz uma subida gradual das temperaturas, embora algumas zonas do litoral possam acordar com mais nuvens e chuva fraca

Cultura, Europe Direct Algarve

Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico

12:12 17 Julho, 2026 12:13 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A histórica ligação entre Tui e Valença acolhe produtores, artesãos, músicos e criadores dos dois lados da fronteira durante 12 horas

Falésia Hotel.
Algarve, Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Nacional

GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara

19:30 15 Julho, 2026 13:32 15 Julho, 2026 | João Luís

Mais de 4.000 condutores já foram apanhados este ano numa infração que pode comprometer a segurança nas viagens de verão

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Europe Direct Algarve, Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Europa, Saúde

Poeiras do deserto estão a aumentar na Europa e afetam sobretudo o sul

18:02 16 Julho, 2026 18:02 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigadores alertam para impactos na saúde pública, na eficiência dos painéis solares e na estabilidade das redes elétricas

Cultura, Vida & Lazer

Mata portuguesa vai tornar-se a primeira Floresta Terapêutica da Península Ibérica

09:50 14 Julho, 2026 18:47 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A distinção será atribuída a 17 de julho e reconhece as características botânicas, culturais e ambientais de um espaço com cerca de 105 hectares

Últimas Notícias

  • Juros dos depósitos sobem há três meses mas pouco: Camilo Lourenço explica por que é que os bancos não querem subir mais as taxas
    Juros dos depósitos sobem há três meses mas pouco: Camilo Lourenço explica por que é que os bancos não querem subir mais as taxas
  • Inspetor da PJ foi apanhado pela PSP a circular na via do autocarro e fugiu
    Inspetor da PJ foi apanhado pela PSP a circular na via do autocarro e fugiu
  • Festival Beliche Jazz esgota todos os concertos
    Festival Beliche Jazz esgota todos os concertos
  • Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe
    Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe
  • Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico
    Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico

Opinião

  • As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
    As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
  • Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro
    Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico
    Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico
  • UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa
    UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal