Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Lusa
Cultura, Nacional

Noite e Dia dos Museus celebram-se com arte, história e experiências para toda a família

Em todo o país, mais de 175 atividades gratuitas marcam o Dia e a Noite dos Museus, a 17 e 18 de maio

12:40 14 Maio, 2025 12:22 14 Maio, 2025
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Mais de 175 atividades, a maioria de entrada gratuita, vão assinalar o Dia Internacional e a Noite dos Museus, com visitas guiadas, oficinas, jogos, experiências imersivas e atividades para famílias, por todo o país.

O Dia Internacional dos Museus comemora-se em 18 de maio e, este ano, na véspera, a 17 de maio, assinala-se a Noite Europeia dos Museus, com dezenas de iniciativas a decorrer em museus, monumentos e palácios, de entrada gratuita, informou a empresa pública Museus e Monumentos de Portugal (MMP).

Este ano, o mote “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), promotor do evento a nível mundial, convida a reimaginar o papel dos museus como catalisadores de mudança, inovação e inclusão social.

Em Braga, as celebrações começam logo no dia 17 de manhã, com momentos musicais no Paço dos Duques de Bragança, em colaboração com o Conservatório de Guimarães, enquanto à noite, as portas do Museu Nogueira da Silva se abrem para visitas guiadas à sua coleção permanente e aos seus jardins.

Entre as ofertas no Porto, incluem-se visitas à botica oitocentista do Hospital de Santo António e à farmácia de oficina do Hospital Joaquim Urbano, sessões de yoga no jardim do Museu de Vila do Conde, visitas guiadas à Torre dos Clérigos, bem como a várias obras do Museu Soares dos Reis, que abre as portas à noite para outras visitas e para um concerto do Grupo Solista da Academia A Pauta.

Das várias atividades propostas, destacam-se os ‘workshops’ “Aurélia de Souza: Construindo um Autorretrato” e “Vamos desenhar as esculturas do Soares dos Reis”, em que os participantes exploram a expressão artística. Há ainda uma oficina de construção naval de madeira, que permite experimentar ferramentas e conhecer os saberes dos antigos carpinteiros e calafates, no Museu de Vila do Conde.

Em Coimbra, à noite, no Museu Nacional Machado de Castro, há espetáculos de música, dança, teatro e circo, estudos sobre o universo alimentar representado por Josefa d’Óbidos e uma viagem com degustação pela história dos vinhos e licores aromatizados, da Roma Imperial à Coimbra do século XIX.

Durante o dia, no mesmo espaço, há várias visitas guiadas e temáticas, jogos, uma oficina multimédia e outras oficinas criativas, ao passo que o Museu Nacional de Conímbriga propõe uma sessão de desenho de modelo vivo com panejamento.

Em Leiria, há oficinas para refletir sobre o papel dos museus e visitas estendidas até à noite, no Museu José Malhoa.

No Museu de Alcobaça, há visitas orientadas a diversos espaços, como a Capela do Desterro e abertura das reservas técnicas, normalmente não visitáveis, e uma visita noturna, intitulada “O Quotidiano dos Monges”, que dará uma visão do dia-a-dia dos monges cistercienses.

Neste dia dos museus é possível também fazer uma visita orientada à Fortaleza e ao Museu Nacional Resistência e Liberdade, ao pôr do Sol.

Em Lisboa, desenha-se ao ar livre, há uma oficina de diário gráfico dinamizada por finalistas de Belas Artes da Faculdade de Lisboa, no Parque Botânico do Museu Nacional do Traje, espaço que vai ainda disponibilizar visitas guiadas, horas de conto para crianças e uma sessão de Tai-Chi Chuan.

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência terá diversas visitas temáticas à noite, a povos, dinossauros, plantas, minerais e até à “Joias da Terra”, exposição dedicada à Mina da Panasqueira, a única mina de volfrâmio em atividade na Europa.

O Museu Nacional do Coches tem um ‘Peddy Paper’, que desafia crianças e adultos a desvendar um mistério; o Museu Nacional de Etnologia tem oficinas de cerâmica, fiação, tapeçaria, tecelagem manual em tear de cintura e tinturaria natural; e no Palácio Nacional da Ajuda, as recriações e encenações históricas permitem ser-se rei e rainha por uma noite.

No Museu da Água, celebra-se também os 180 anos do nascimento de Eça de Queirós, através de uma visita orientada com animação histórica, que dá a conhecer a relação existente entre o escritor e a Companhia das Águas de Lisboa. Neste museu, será também possível descobrir as peças expostas através de um jogo de Bingo.

No Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, uma visita-oficina ensina e permite experimentar na prática o trabalho de restaurador e conservador, enquanto à noite uma visita guiada permite conhecer algumas das principais peças da coleção museológica.

Fora do âmbito da MMP, a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, vai ter entrada gratuita nos dois dias e propõe visitas, ‘workshops’, poesia, conversas, performances e muita música.

O Museu Serralves, no Porto, tem oficinas artísticas de desenho, pintura, escultura, arquitetura e cinema; visitas guiadas, e uma sessão de “leitura furiosa”, uma festa que envolve pessoas que escrevem, pessoas que desenham e pessoas zangadas com a leitura.

Todas as atividades promovidas por entidades pertencentes à MMP podem ser consultadas na página https://dim.museusemonumentospt.pt/, que está em permanente atualização.

Anualmente, mais de 40 mil museus de todo o mundo participam no Dia Internacional dos Museus, segundo o ICOM, organizando programações que envolvem, entre outras, visitas guiadas, lançamento de livros, recriações históricas e conferências.

Leia também: Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

Auto Nacional

Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado

19:10 7 Novembro, 2026 15:03 7 Novembro, 2026

A Infraestruturas de Portugal anunciou condicionamentos de trânsito em quatro estradas a partir de 9 de novembro

Algarve Opinião Saúde

A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos

12:30 7 Novembro, 2026 12:27 7 Novembro, 2026

No Hospital de Portimão, a morte poderá ter chegado sem que saibamos ainda porquê. Mas há uma outra morte, mais lenta, que já anda por aí

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Algarve Saúde

Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas

19:00 7 Novembro, 2026 11:41 7 Novembro, 2026

Álvaro Bila pede reunião à ministra da Saúde e à ULS após duas mortes na urgência. Segundo doente morre sem ser visto por um médico: esteve 24 horas à espera

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Algarve Edição Papel Política

Macário Correia: “Faro deve afirmar sempre a sua função relevante no contexto do Algarve”

14:00 7 Novembro, 2026 11:52 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: capitalidade do Algarve, diálogo entre partidos e participação dos cidadãos marcam o balanço de Macário Correia

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus. Crédito: DR
Desporto Nacional

Porque é que a despedida de Cristiano Ronaldo emocionou tantos portugueses? Psicóloga explica o que está por detrás desta reação

14:40 7 Novembro, 2026 14:24 7 Novembro, 2026

Cristiano Ronaldo despediu-se da Seleção Nacional e despertou emoções entre os adeptos

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Edição Papel Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Algarve Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Auto, Nacional

Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado

19:10 7 Novembro, 2026 15:03 7 Novembro, 2026

A Infraestruturas de Portugal anunciou condicionamentos de trânsito em quatro estradas a partir de 9 de novembro

Algarve, Opinião, Saúde

A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos

12:30 7 Novembro, 2026 12:27 7 Novembro, 2026

No Hospital de Portimão, a morte poderá ter chegado sem que saibamos ainda porquê. Mas há uma outra morte, mais lenta, que já anda por aí

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Algarve, Saúde

Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas

19:00 7 Novembro, 2026 11:41 7 Novembro, 2026

Álvaro Bila pede reunião à ministra da Saúde e à ULS após duas mortes na urgência. Segundo doente morre sem ser visto por um médico: esteve 24 horas à espera

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Algarve, Edição Papel, Política

Macário Correia: “Faro deve afirmar sempre a sua função relevante no contexto do Algarve”

14:00 7 Novembro, 2026 11:52 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: capitalidade do Algarve, diálogo entre partidos e participação dos cidadãos marcam o balanço de Macário Correia

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus. Crédito: DR
Desporto, Nacional

Porque é que a despedida de Cristiano Ronaldo emocionou tantos portugueses? Psicóloga explica o que está por detrás desta reação

14:40 7 Novembro, 2026 14:24 7 Novembro, 2026

Cristiano Ronaldo despediu-se da Seleção Nacional e despertou emoções entre os adeptos

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Edição Papel, Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Algarve, Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa, Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Últimas Notícias

  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
    Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
  • Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas
    Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas
  • A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum
    A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum
  • “Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin
    “Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin

Opinião

  • A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
    A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
  • A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
    A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

Europe Direct Algarve

  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
    A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal