Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Manhã de nevoeiro. Crédito: Freepik AI
Manhã de nevoeiro. Crédito: Freepik AI
Nacional

Não se vai ver ‘um palmo à frente’ nestas regiões: nevoeiro intenso vai deixar Portugal ‘às cegas’ mas temperaturas vão subir aos 19 ºC

Temperaturas sobem até 19 ºC e dezembro vai saber a primavera. Mas atenção: nevoeiro denso pode reduzir muito a visibilidade nestas regiões

15:30 5 Dezembro, 2025 15:21 5 Dezembro, 2025 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma massa de ar tropical marítimo, invulgarmente quente para o início de dezembro, deverá envolver Portugal continental entre sexta-feira, e quarta-feira, com subida das temperaturas e máximas que podem tocar os 19 ºC em várias capitais de distrito, e um forte nevoeiro que vai assolar várias regiões do país. A indicação é avançada pelo Meteored, site especializado em meteorologia, com base no cenário desenhado pelo modelo europeu ECMWF para o período do fim de semana prolongado da Imaculada Conceição.

Apesar de o jato polar se manter muito forte e de continuar a “empurrar” depressões atlânticas e frentes pelo Atlântico Norte, o Meteored prevê uma mudança de padrão a partir de hoje, sexta-feira, com tendência para menor precipitação em grande parte do território.

O anticiclone deverá assumir uma configuração em crista sobre a Península Ibérica, reduzindo as condições favoráveis à chuva em muitas regiões e afastando, quase por completo, a possibilidade de queda de neve durante estes dias.

Menos chuva, mas o Noroeste continua na rota das frentes

O Meteored aponta que a precipitação persistirá sobretudo no Noroeste, enquanto, de Coimbra para sul, o cenário tende para aguaceiros fracos e isolados, quando ocorram. No sábado, a chuva deverá ainda afetar a Região Norte e o Centro-norte, com maior incidência a oeste da chamada Barreira de Condensação.

Nesse contexto, são referidos como mais expostos Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro, além de setores ocidentais de Vila Real e Viseu. Há ainda possibilidade de precipitação nos distritos de Bragança e Guarda, embora com um padrão mais irregular.

Para domingo, mantendo-se o cenário atual, a chuva deverá concentrar-se no Minho e nos distritos do Porto e de Vila Real, sem excluir aguaceiros fracos e dispersos noutros pontos do litoral e do interior do Centro.

Segunda-feira mais estável e atenção a uma possível viragem na terça

Na segunda-feira, a previsão aponta para um estado do tempo predominantemente estável, ainda assim com céu muito nublado e hipótese de chuviscos muito isolados em áreas montanhosas do Norte e Centro.

O Meteored admite, contudo, que a estabilidade pode ter “prazo”: se o cenário do ECMWF se confirmar, as primeiras 12 horas de terça-feira serão calmas, mas, a partir da tarde, um sistema frontal poderá atingir o Minho e alastrar nas horas seguintes a outras regiões do Continente.

Quanto ao fim deste episódio ameno, o período indicado vai até quarta-feira, embora seja referida alguma incerteza sobre o momento exato em que a massa de ar perde influência.

Nevoeiro ganha protagonismo e a geada tende a desaparecer

Com menos chuva e temperaturas mais altas, o nevoeiro é apontado como um dos fenómenos com maior probabilidade de marcar os próximos dias. O Meteored destaca que poderá formar-se em grande parte do território continental, com atenção especial ao Minho, Douro Litoral, Beira Baixa, Alentejo e Algarve.

Em alguns locais, o nevoeiro poderá ser denso e persistente, dificultando deslocações rodoviárias durante o fim de semana prolongado. A recomendação implícita é de prudência na estrada, sobretudo ao início da manhã e ao final do dia.

Ao mesmo tempo que o nevoeiro se forma, a subida das temperaturas deverá reduzir de forma significativa a probabilidade de neve e fazer recuar a geada nas regiões do Interior, sobretudo devido ao aumento das mínimas noturnas.

Máximas até 19 ºC e noites mais “mornas” para a época

O Meteored antecipa que as temperaturas diurnas serão iguais ou superiores a 16 ºC em várias capitais de distrito. Entre sexta e domingo, algumas cidades a sul do Mondego poderão atingir 17 a 19 ºC, com exemplos como Lisboa (18 ºC), Faro (19 ºC), Santarém (19 ºC), Setúbal (19 ºC) e Évora (17 ºC).

No litoral Norte, como Porto e Viana do Castelo, as máximas deverão ficar ligeiramente abaixo, entre 16 e 17 ºC. Já no interior Norte e Centro, o contraste será mais evidente, com a Guarda apontada nos 11/12 ºC e Bragança e Viseu entre 12 e 15 ºC.

As mínimas também devem subir de forma expressiva, podendo ficar entre 3 e 8 ºC acima da média em várias zonas do Continente, o que reforça a sensação de tempo ameno “de primavera” em pleno dezembro, segundo a leitura apresentada.

Para a reta final do período, o Meteored indica que, a partir de terça-feira (9), é provável que as temperaturas comecem a descer progressivamente de oeste para leste, embora com alguma incerteza associada à evolução frontal.

Leia também: Tempestade intensa aproxima-se de Portugal e estas regiões vão ser as mais ‘castigadas’

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Algarve Cultura Desporto Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Operação stop. Crédito: DR
Auto Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água em Portugal: há locais que podem ficar até 9 horas sem abastecimento

20:00 6 Setembro, 2026 19:21 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes e perturbações no abastecimento de água estão previstos em várias localidades portuguesas durante a semana que começa esta segunda-feira

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Lua vermelha. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Taróloga Maria Helena diz o que significa a fase da Lua em que nasceu: veja se corresponde à realidade

18:20 6 Setembro, 2026 16:30 3 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Fase da Lua no momento do nascimento é associada pela taróloga Maria Helena a diferentes traços de personalidade e etapas da vida

Orla Ecoglamping na ilha de Tavira.
Algarve

“Foi incrível”: casal elegeu esta ilha no Algarve para as férias e ficou neste parque de campismo onde se paga pouco mais de 30€ por noite

15:40 6 Setembro, 2026 16:10 2 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal viajou de Lisboa até ao Algarve nas férias para acampar no parque de campismo de uma ilha sem carros nem casas

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Política Saúde

BE exige reabrir radioterapia em Évora e alerta para deslocações até Faro

19:40 6 Setembro, 2026 19:24 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Desde junho, “centenas de doentes” fazem radioterapia fora de Évora, segundo o BE, que pede garantias para os tratamentos e os postos de trabalho

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Rafael trocou Maiorca pela Tailândia com uma pensão de cerca de 1.250 euros: “Aqui consigo viver bem”

19:30 4 Setembro, 2026 19:16 4 Setembro, 2026 | João Luís

Reformado espanhol recebe cerca de 1.250 euros de pensão e vive na Tailândia, onde diz pagar 100 euros de renda e conseguir viver melhor

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Algarve, Cultura, Desporto, Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Operação stop. Crédito: DR
Auto, Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água em Portugal: há locais que podem ficar até 9 horas sem abastecimento

20:00 6 Setembro, 2026 19:21 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes e perturbações no abastecimento de água estão previstos em várias localidades portuguesas durante a semana que começa esta segunda-feira

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Lua vermelha. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Taróloga Maria Helena diz o que significa a fase da Lua em que nasceu: veja se corresponde à realidade

18:20 6 Setembro, 2026 16:30 3 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Fase da Lua no momento do nascimento é associada pela taróloga Maria Helena a diferentes traços de personalidade e etapas da vida

Orla Ecoglamping na ilha de Tavira.
Algarve

“Foi incrível”: casal elegeu esta ilha no Algarve para as férias e ficou neste parque de campismo onde se paga pouco mais de 30€ por noite

15:40 6 Setembro, 2026 16:10 2 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal viajou de Lisboa até ao Algarve nas férias para acampar no parque de campismo de uma ilha sem carros nem casas

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Política, Saúde

BE exige reabrir radioterapia em Évora e alerta para deslocações até Faro

19:40 6 Setembro, 2026 19:24 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Desde junho, “centenas de doentes” fazem radioterapia fora de Évora, segundo o BE, que pede garantias para os tratamentos e os postos de trabalho

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Rafael trocou Maiorca pela Tailândia com uma pensão de cerca de 1.250 euros: “Aqui consigo viver bem”

19:30 4 Setembro, 2026 19:16 4 Setembro, 2026 | João Luís

Reformado espanhol recebe cerca de 1.250 euros de pensão e vive na Tailândia, onde diz pagar 100 euros de renda e conseguir viver melhor

Últimas Notícias

  • Vai haver cortes de água em Portugal: há locais que podem ficar até 9 horas sem abastecimento
    Vai haver cortes de água em Portugal: há locais que podem ficar até 9 horas sem abastecimento
  • BE exige reabrir radioterapia em Évora e alerta para deslocações até Faro
    BE exige reabrir radioterapia em Évora e alerta para deslocações até Faro
  • José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”
    José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”
  • Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei
    Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei
  • Aviso de especialista: não compre bananas no supermercado se estiverem assim e estas são as várias razões
    Aviso de especialista: não compre bananas no supermercado se estiverem assim e estas são as várias razões

Opinião

  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
  • O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
    O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
  • Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
    Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins

Europe Direct Algarve

  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso
    Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento