Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Ciência, Nacional

Neurocientistas resolvem quebra-cabeças com 200 anos

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin PinterestA Lei de Weber é a regra quantitativa mais geral e mais bem comprovada da Psicofísica, a ciência que estabelece relações entre a força dos estímulos físicos e as sensações que estes geram na mente. Embora tenha sido enunciada há 200 anos, ainda não havia…

16:10 13 Agosto, 2019 20:01 29 Novembro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Lei de Weber é a regra quantitativa mais geral e mais bem comprovada da Psicofísica, a ciência que estabelece relações entre a força dos estímulos físicos e as sensações que estes geram na mente. Embora tenha sido enunciada há 200 anos, ainda não havia uma forma clara de escolher uma explicação desta lei entre as muitas que têm sido propostas.

O tempo é chave para explicar a Lei de Weber (Foto Diogo Matias)

Mas agora, uma equipa de cientistas mostrou que a Lei de Weber pode ser compreendida como a consequência de uma nova lei da psicofísica que descreve o tempo que demoram as decisões sensoriais a serem tomadas. A nova regra vem permitir uma explicação robusta e única da lei de Weber.

Durante séculos, o mundo da mente e o mundo físico foram considerados como fundamentalmente distintos. Enquanto o movimento de objectos inanimados podia ser medido e, portanto, previsto com a ajuda da Matemática, os movimentos dos organismos vivos – isto é, o seu comportamento – parecia moldado por forças diferentes, sob o controlo da vontade.

Há cerca de 200 anos, o médico alemão Ernst Heinrich Weber fez uma observação aparentemente inócua. Mais tarde, isso levou ao nascimento da Psicofísica, a ciência que relaciona os estímulos físicos provenientes do mundo exterior com as sensações que eles evocam na mente de uma pessoa.

Weber pediu aos seus sujeitos experimentais para decidir qual de dois pesos ligeiramente diferentes era o mais pesado. A partir dos resultados das suas experiências, descobriu que a probabilidade de uma pessoa fazer a escolha certa só depende do rácio entre os pesos.

Por exemplo, se um indivíduo acerta 75% das vezes quando compara um peso de 1 kg e um peso de 1,1 kg, também acertará 75% das vezes ao comparar um peso de 2 kg e um de 2,2 kg – e, mais geralmente, quando comparar qualquer par de pesos em que um deles é 10% mais pesado do que o outro. Esta regra simples e precisa abriu a porta à quantificação do comportamento em termos de “leis” matemáticas.

As observações de Weber foram desde então confirmadas em todas as modalidades sensoriais e em muitas espécies animais, conduzindo àquilo que ficou conhecido como Lei de Weber. É a mais antiga e mais fortemente comprovada lei da Psicofísica.

As leis da Psicofísica descrevem regras precisas da percepção e são importantes porque podem ser utilizadas para obter explicações matemáticas dos comportamentos em termos de processos cerebrais, tal como os padrões precisos de movimento dos planetas no céu foram úteis para perceber a gravitação.

Têm sido propostas muitas explicações da Lei de Weber e, embora todas consigam descrever os resultados de Weber, não foi encontrada nenhuma abordagem experimental que permita identificar quais desses modelos está certo. O quebra-cabeças da explicação matemática da lei de Weber tem permanecido sem solução.

Agora, uma equipa de cientistas do Centro Champalimaud em Lisboa, Portugal, descobriu que a Lei de Weber pode ser descrita como a consequência de uma nova lei da Psicofísica que envolve o tempo que demora a escolha e não apenas o desenlace da decisão. A equipa mostrou que esta nova regra é suficiente para obter um modelo matemático único e robusto que descreve o processo cognitivo subjacente à Lei de Weber. Os seus resultados foram publicados na revista Nature Neuroscience.

O tempo é chave 

Neste novo estudo, Alfonso Renart, o investigador principal que liderou o trabalho, e a sua equipa, treinaram ratos na discriminação entre dois sons de intensidades ligeiramente diferentes. Fabricaram para isso diminutos auscultadores, especialmente adaptados à cabeça dos ratos, e utilizaram-nos para transmitir sons em simultâneo para ambos os ouvidos dos animais.

Em cada tentativa, o volume do som que chegava a um dos ouvidos era ligeiramente mais alto do que o outro. A tarefa do rato consistia em comunicar a sua decisão orientando a cabeça para o lado de onde provinha o som mais forte. “Trata-se de um comportamento natural nos ratos, porque eles orientam a cabeça em direcção à fonte do som, tal como nós”, explica José Pardo-Vazquez, um dos co-autores do estudo. Os ratos tinham a possibilidade de ouvir os sons durante o tempo que fosse preciso para decidirem. Portanto, cada tentativa fornecia uma decisão e um tempo de tomada de decisão.

“As nossas experiências confirmaram que o comportamento dos animais seguia a Lei de Weber”, diz Pardo-Vazquez. A sua capacidade de determinar qual dos dois sons era mais alto apenas dependia do rácio entre as intensidades dos sons. Quando o rato comparava as intensidades de dois sons suaves, a sua taxa de respostas certas era a mesma que quando os dois sons tinham um volume mais elevado – desde que ambos os pares de sons tivessem o mesmo rácio de intensidade.”

A seguir, a equipa começou a analisar em pormenor o tempo que os ratos demoravam a fazer as suas escolhas – um passo que se revelou crucial. “Em geral, os estudos da Lei de Weber focavam-se na exactidão da discriminação dos sons – que era aquilo que Weber tinha efectivamente observado”, explica Pardo-Vazquez.

“Surpreendentemente, o tempo necessário para decidir tem sido muito pouco estudado.”

A equipa percebeu então que os tempos de reacção e a intensidade do par de sons estavam ligados – quanto mais intensos os sons, mais curto o tempo de reacção. E mais: os cientistas mostraram que a natureza desta ligação era única e matematicamente precisa. Isto fazia com que os tempos de decisão observados, por exemplo na discriminação entre dois sons suaves, fossem exactamente proporcionais aos tempos de decisão medidos quando o sujeito discriminava dois sons intensos – desde que as suas intensidades relativas fossem constantes.

Para além da Lei de Weber 

Os autores tinham, de facto, descoberto uma nova “lei da Psicofísica”, a que chamaram de “Equivalência Tempo-Intensidade na Discriminação” (em inglês, Time- Intensity Equivalence in Discrimination ou TIED), uma vez que ligava a intensidade global de um par de sons ao tempo que demorava a discriminá-los. A TIED é mais constringente do que a Lei de Weber, não apenas porque estabelece uma relação em termos da exactidão da discriminação de pares de sons, mas também em termos dos tempos de decisão associados. “A precisão desta relação entre os tempos de decisão nas nossas experiências é inacreditável, diz Pardo-Vazquez. “Não é frequente um comportamento animal poder ser descrito com um tal nível de precisão matemática.”

Para determinar se a TIED também se verificava em condições experimentais diferentes, a equipa fez o mesmo tipo de experiências em humanos, obtendo resultados semelhantes. Os cientistas também analisaram experiências feitas por outros grupos, em ratos, onde os animais tinham de realizar uma discriminação olfactiva quando expostos a uma mistura de cheiros. Mais uma vez, os resultados foram semelhantes. “Ainda é cedo para afirmar que a TIED é tão geral como a Lei de Weber, mas o facto de termos obtido os mesmos resultados em duas espécies e em duas modalidades sensoriais é um primeiro passo alentador”, conclui Pardo- Vazquez.

À procura do modelo certo 

Dezenas de modelos matemáticos têm sido propostos ao longo dos anos para explicar a Lei de Weber, mas não existia até aqui nenhuma forma experimental clara de os distinguir. Agora, segundo este estudo, a TIED permite dar esse passo. A análise realizada revelou que, para ser consistente com a TIED, o modelo matemático da tarefa de discriminação sensorial teria de satisfazer um conjunto de condições estritas. “Foi fantástico”, diz Juan Castiñeiras, co-autor do estudo. “A TIED colocava constrangimentos no universo de explicações possíveis e, portanto, resolvia a ambiguidade entre os muitos modelos propostos para explicar a Lei de Weber.” Um modelo anteriormente proposto pelo psicólogo Stephen Link, no fim dos anos 1980, esteve perto da solução, mas faltava-lhe uma condição importante que descrevia como a intensidade dos estímulos sensoriais é codificada pela actividade dos neurónios sensoriais.

O passo final consistiu em aplicar este conjunto de condições para construir um modelo e testar a exactidão com que este modelo dava conta do comportamento dos ratos. “Analisámos o modelo mais simples, com o menor número de parâmetros possível”, explica Castiñeiras. E quando escolheram os valores desses parâmetros de maneira a maximizar a semelhança com o comportamento dos ratos, os cientistas descobriram que o modelo “encaixava” nos dados de forma notável, com um erro quase nulo. “Mesmo esse modelo tão simples capturou bem tudo aquilo que conseguíamos medir. Ficámos assim muito mais confiantes de que o nosso modelo descreve de facto algo verdadeiro sobre como funciona a percepção”, diz Renart.

Avanço garantido 

Estes resultados são notáveis na sua área devido à precisão de ambos: a nova lei psicofísica e do modelo matemático que descreve os dados experimentais. “Embora menos frequentemente observados em Biologia e no estudo do comportamento do que na Física, os resultados experimentais precisos permitem explicações precisas que resolvem as ambiguidades anteriores e, portanto, constituem um avanço”, diz Renart. Por exemplo, os resultados da equipa sugerem que uma das principais teorias da Psicofísica não é adequada para descrever a TIED. “A produção de explicações matemáticas que excluem teorias concorrentes é muito rara em Neurociências, porque existe sempre a possibilidade de modificar ligeiramente um modelo para o tornar compatível com os dados experimentais”, salienta Castiñeiras. “Nós mostrámos que uma teoria muito influente da Psicofísica (chamada Teoria da Detecção) não permitia modelizar os tempos de decisão e que, portanto, não conseguia descrever a TIED. Passava ao lado da essência da explicação da Lei de Weber”.

Um dos próximos objectivos dos cientistas é perceber como é que o modelo matemático que identificaram é implementado pelo cérebro: “Queremos determinar sistematicamente quais são as áreas cerebrais relevantes para a nossa tarefa sensorial e como os neurónios desses circuitos realizam os diversos elementos computacionais do modelo”, conclui Renart.

Centro Champalimaud
(2019 – Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva)

(CM)

Nacional

Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”

20:50 7 Novembro, 2026 15:38 7 Novembro, 2026

Uma mulher portuguesa perdeu 400 mil euros depois de confiar numa alegada taróloga que conheceu no Instagram. A vítima conta como foi enganada durante meses

Algarve Auto

Obras condicionam trânsito numa das ruas mais movimentadas de Faro durante quatro meses: saiba o que muda e até quando

16:10 7 Novembro, 2026 17:06 7 Novembro, 2026

Condutores que circulam junto ao Fórum Algarve vão enfrentar alterações ao trânsito até 27 de fevereiro de 2027

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve Opinião Saúde

A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos

12:30 7 Novembro, 2026 12:27 7 Novembro, 2026

No Hospital de Portimão, a morte poderá ter chegado sem que saibamos ainda porquê. Mas há uma outra morte, mais lenta, que já anda por aí

Algarve Edição Papel Política

Macário Correia: “Faro deve afirmar sempre a sua função relevante no contexto do Algarve”

14:00 7 Novembro, 2026 11:52 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: capitalidade do Algarve, diálogo entre partidos e participação dos cidadãos marcam o balanço de Macário Correia

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus. Crédito: DR
Desporto Nacional

Porque é que a despedida de Cristiano Ronaldo emocionou tantos portugueses? Psicóloga explica o que está por detrás desta reação

14:40 7 Novembro, 2026 14:24 7 Novembro, 2026

Cristiano Ronaldo despediu-se da Seleção Nacional e despertou emoções entre os adeptos

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Edição Papel Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Nacional

Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”

20:50 7 Novembro, 2026 15:38 7 Novembro, 2026

Uma mulher portuguesa perdeu 400 mil euros depois de confiar numa alegada taróloga que conheceu no Instagram. A vítima conta como foi enganada durante meses

Algarve, Auto

Obras condicionam trânsito numa das ruas mais movimentadas de Faro durante quatro meses: saiba o que muda e até quando

16:10 7 Novembro, 2026 17:06 7 Novembro, 2026

Condutores que circulam junto ao Fórum Algarve vão enfrentar alterações ao trânsito até 27 de fevereiro de 2027

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve, Opinião, Saúde

A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos

12:30 7 Novembro, 2026 12:27 7 Novembro, 2026

No Hospital de Portimão, a morte poderá ter chegado sem que saibamos ainda porquê. Mas há uma outra morte, mais lenta, que já anda por aí

Algarve, Edição Papel, Política

Macário Correia: “Faro deve afirmar sempre a sua função relevante no contexto do Algarve”

14:00 7 Novembro, 2026 11:52 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: capitalidade do Algarve, diálogo entre partidos e participação dos cidadãos marcam o balanço de Macário Correia

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus. Crédito: DR
Desporto, Nacional

Porque é que a despedida de Cristiano Ronaldo emocionou tantos portugueses? Psicóloga explica o que está por detrás desta reação

14:40 7 Novembro, 2026 14:24 7 Novembro, 2026

Cristiano Ronaldo despediu-se da Seleção Nacional e despertou emoções entre os adeptos

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Edição Papel, Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa, Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Últimas Notícias

  • Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”
    Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”
  • Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes
    Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes
  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
    Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
  • Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas
    Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas

Opinião

  • A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
    A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
  • A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
    A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

Europe Direct Algarve

  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
    A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal