Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cidade de Coimbra.
Cidade de Coimbra. Crédito: Freepik
Cultura, Nacional

Nem Lisboa nem Porto: afinal esta cidade continua a ser oficialmente a capital de Portugal

Muitos pensam que Lisboa é a capital de Portugal, mas há uma outra cidade que mantém oficialmente esse estatuto

07:30 6 Junho, 2025 20:32 6 Junho, 2025 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A discussão sobre qual deve ser a capital de Portugal é recorrente em conversas mais ou menos regionais. No entanto, há um dado histórico que tende a passar despercebido: oficialmente, Lisboa nunca foi designada como capital do país. O título continua, até hoje, a pertencer a outra cidade.

De acordo com o Ekonomista, Coimbra mantém esse estatuto por ausência de decreto ou diploma que o revogue. Esta cidade, situada no centro do país, foi a sede do poder real durante séculos e desempenhou um papel central na consolidação do Reino de Portugal.

Dos Condes de Portucale ao primeiro rei

A importância de Coimbra remonta ao tempo do Condado Portucalense. O Conde D. Henrique e D. Teresa, pais de Afonso Henriques, fixaram-se na cidade, o que contribuiu para o seu crescimento estratégico e político. Segundo a mesma fonte, existem até correntes que defendem que D. Afonso Henriques terá nascido em Coimbra, embora outras versões apontem Viseu ou Guimarães como possíveis locais de nascimento.

Durante o reinado de D. Afonso Henriques, Coimbra assumiu-se como centro do novo reino. Escreve a mesma fonte que a cidade passou a ser, de facto e de direito, a capital do Reino de Portugal.

Esse estatuto manteve-se até 1255, quando a corte começou a passar mais tempo em Lisboa, que beneficiava de uma posição geográfica privilegiada e de um porto cada vez mais dinâmico.

Lisboa cresce, mas sem proclamação

Acrescenta a publicação que foi durante o reinado de D. Afonso III que a corte se mudou definitivamente para Lisboa. A cidade alfacinha crescia em importância comercial, impulsionada pelo seu estuário e pelas ligações marítimas.

No entanto, essa transferência nunca foi oficializada em termos legais. Conforme a mesma fonte, até hoje não existe qualquer documento que declare Lisboa como capital do país.

Tal como sucedeu em momentos históricos anteriores com cidades, como o Rio de Janeiro, durante as Invasões Francesas, ou Angra do Heroísmo, nos Açores, durante as guerras liberais, também Lisboa se tornou capital por força das circunstâncias.

Um roteiro pela capital esquecida

A cidade de Coimbra oferece hoje um vasto conjunto de locais históricos que testemunham o seu antigo protagonismo. Entre eles, destaca-se o Mosteiro de Santa Cruz, fundado em 1131. Explica o Ekonomista que foi nesta casa monástica que se formou uma das mais importantes escolas do país medieval e que ali se encontram os túmulos de D. Afonso Henriques e do seu filho, Sancho I.

Outro ponto emblemático é a Quinta das Lágrimas, associada à história trágica de Inês de Castro e do infante D. Pedro. Segundo a mesma fonte, foi neste local que Inês foi assassinada por ordem de D. Afonso IV e a lenda da fonte com algas avermelhadas persiste até hoje.

Recomendamos: Esta ilha portuguesa que não tem semáforos fica no coração do Atlântico, o seu dialeto é único e todos são bem-vindos

Ruínas e fé junto ao Mondego

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha é outra das paragens obrigatórias. Fundado pela Rainha Santa Isabel no século XIV, permanece em ruínas, mas com grande valor patrimonial. A visita ao espaço inclui não só as estruturas remanescentes como também elementos audiovisuais que ajudam a contextualizar o seu passado.

A Sé Velha, construída em estilo românico sob o reinado de D. Afonso Henriques, é igualmente um testemunho do tempo em que Coimbra era centro do poder. Com uma fachada robusta, evoca mais um castelo do que uma catedral.

Do ensino superior aos jardins populares

A Universidade de Coimbra, fundada em 1290 por D. Dinis, representa outra dimensão do prestígio histórico da cidade. Fixada definitivamente em Coimbra em 1537, é a mais antiga do país. O conjunto monumental inclui a Biblioteca Joanina, a Porta Férrea e o Paço das Escolas.

Para os visitantes mais jovens ou famílias, o Portugal dos Pequenitos é um parque temático que apresenta réplicas dos principais monumentos e símbolos do país, de forma lúdica e educativa. Por fim, a Mata do Choupal oferece um espaço verde com ligação histórica às obras hidráulicas realizadas no século XVIII para controlar o assoreamento do rio Mondego.

Memória que resiste no tempo

O simbolismo da cidade de Coimbra como berço institucional do país é ainda reforçado pelas cerimónias académicas que, ano após ano, recordam a longevidade da Universidade e o seu impacto na formação da elite política e cultural nacional. A tradição estudantil, visível nas capas negras e nas serenatas, contribui para manter viva a identidade da cidade.

Refere a mesma fonte que, apesar de ter sido substituída funcionalmente por Lisboa, Coimbra nunca perdeu a sua dimensão histórica. A ausência de um ato formal a retirar-lhe o estatuto de capital é, para muitos historiadores, uma curiosidade significativa na forma como o poder se foi deslocando ao longo dos séculos.

No plano simbólico, continua a ser palco de decisões importantes no ensino, na justiça e na ciência, mantendo um papel relevante no panorama nacional. O debate sobre a capitalidade poderá não ter implicações práticas hoje, mas ajuda a compreender melhor os caminhos que Portugal percorreu desde a fundação da nacionalidade.

Leia também: Este peixe tem mais benefícios que o salmão e foi considerado o “príncipe da costa do Algarve”

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Portuguesa detida em Bali.
Mundo Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Algarve Cultura

Festival MED arranca em Loulé com artistas de 30 países e entrada gratuita no domingo

07:15 25 Junho, 2026 07:04 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Recinto do Festival MED foi ampliado e conta com uma nova entrada junto ao Largo de S. Francisco, em Loulé

Hugo Soares, líder parlamentar do PSD.
Economia Nacional Política

Hugo Soares reage ao trabalho obrigatório para os beneficiários da Prestação Social Única: “É tão obrigatório como Portugal ganhar à Colômbia”

15:12 25 Junho, 2026 12:22 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, reafirma que a atividade solidária social na Prestação Social Única é obrigatória

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Cultura Europe Direct Algarve

Comissário Carlos Coelho participa no Algarve nas comemorações dos 40 anos da adesão à CEE

10:22 25 Junho, 2026 10:30 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Conferência e exposição procuram recordar quatro décadas de integração europeia e refletir sobre o futuro de Portugal na União.

Algarve Política

PS segue proposta lançada por Carlos de Deus Pereira sobre a Regionalização

08:42 25 Junho, 2026 12:56 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas dizem que proposta socialista recupera ideia defendida por Carlos de Deus Pereira no Congresso do PSD

Algarve Nacional

Unidade de biometano já abastece parte de Olhão e Portimão, diz nova associação

19:03 24 Junho, 2026 19:05 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Associação para os Gases Renováveis defende que Portugal deve acelerar a integração do biometano na rede nacional, aproveitando as infraestruturas de gás existentes

Algarve Política

Moção por passadiço na Ria Formosa e votos de congratulação no desporto marcam Assembleia de Tavira

12:07 25 Junho, 2026 15:18 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Clubes, atletas e equipas técnicas de Tavira foram felicitados pelos resultados alcançados em várias modalidades

Mundo Opinião

Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

15:22 25 Junho, 2026 15:14 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“As nossas crianças são vítimas colaterais de uma guerra que está aqui ‘à porta’ e sentem-na”

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 13:42 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

12:30 25 Junho, 2026 15:17 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Este livro é de imenso interesse para aqueles que buscam uma boa obra sobre esse período conturbado da história italiana, com uma narrativa envolvente"

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Ciência Opinião

A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte

17:00 22 Junho, 2026 17:11 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Diagnosticar não é tratar: identificar a doença não equivale a saber o que fazer com a pessoa que a tem"

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Tech

Recebe muitas chamadas spam? Especialistas identificam erro que leva a que receba cada vez mais contactos

09:00 22 Junho, 2026 02:44 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Especialistas avisam para erro que muitas pessoas cometem sem saber e que pode levar a que receba mais chamadas spam

Idosa a escolher azeite no supermercado. Crédito: Freepik AI
Gastronomia

Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo

19:40 23 Junho, 2026 17:41 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Presente em muitas cozinhas portuguesas, o azeite nem sempre é guardado da melhor forma

Europe Direct Algarve Vídeo

Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]

18:50 23 Junho, 2026 18:50 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Verba disponível pretende reforçar a mobilidade ativa e promover modos de transporte mais sustentáveis no Algarve

Portuguesa detida em Bali.
Mundo, Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Algarve, Cultura

Festival MED arranca em Loulé com artistas de 30 países e entrada gratuita no domingo

07:15 25 Junho, 2026 07:04 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Recinto do Festival MED foi ampliado e conta com uma nova entrada junto ao Largo de S. Francisco, em Loulé

Hugo Soares, líder parlamentar do PSD.
Economia, Nacional, Política

Hugo Soares reage ao trabalho obrigatório para os beneficiários da Prestação Social Única: “É tão obrigatório como Portugal ganhar à Colômbia”

15:12 25 Junho, 2026 12:22 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, reafirma que a atividade solidária social na Prestação Social Única é obrigatória

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Cultura, Europe Direct Algarve

Comissário Carlos Coelho participa no Algarve nas comemorações dos 40 anos da adesão à CEE

10:22 25 Junho, 2026 10:30 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Conferência e exposição procuram recordar quatro décadas de integração europeia e refletir sobre o futuro de Portugal na União.

Algarve, Política

PS segue proposta lançada por Carlos de Deus Pereira sobre a Regionalização

08:42 25 Junho, 2026 12:56 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas dizem que proposta socialista recupera ideia defendida por Carlos de Deus Pereira no Congresso do PSD

Algarve, Nacional

Unidade de biometano já abastece parte de Olhão e Portimão, diz nova associação

19:03 24 Junho, 2026 19:05 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Associação para os Gases Renováveis defende que Portugal deve acelerar a integração do biometano na rede nacional, aproveitando as infraestruturas de gás existentes

Algarve, Política

Moção por passadiço na Ria Formosa e votos de congratulação no desporto marcam Assembleia de Tavira

12:07 25 Junho, 2026 15:18 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Clubes, atletas e equipas técnicas de Tavira foram felicitados pelos resultados alcançados em várias modalidades

Mundo, Opinião

Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

15:22 25 Junho, 2026 15:14 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“As nossas crianças são vítimas colaterais de uma guerra que está aqui ‘à porta’ e sentem-na”

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 13:42 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

12:30 25 Junho, 2026 15:17 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Este livro é de imenso interesse para aqueles que buscam uma boa obra sobre esse período conturbado da história italiana, com uma narrativa envolvente"

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Ciência, Opinião

A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte

17:00 22 Junho, 2026 17:11 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Diagnosticar não é tratar: identificar a doença não equivale a saber o que fazer com a pessoa que a tem"

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Tech

Recebe muitas chamadas spam? Especialistas identificam erro que leva a que receba cada vez mais contactos

09:00 22 Junho, 2026 02:44 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Especialistas avisam para erro que muitas pessoas cometem sem saber e que pode levar a que receba mais chamadas spam

Idosa a escolher azeite no supermercado. Crédito: Freepik AI
Gastronomia

Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo

19:40 23 Junho, 2026 17:41 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Presente em muitas cozinhas portuguesas, o azeite nem sempre é guardado da melhor forma

Europe Direct Algarve, Vídeo

Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]

18:50 23 Junho, 2026 18:50 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Verba disponível pretende reforçar a mobilidade ativa e promover modos de transporte mais sustentáveis no Algarve

Últimas Notícias

  • Hugo Soares reage ao trabalho obrigatório para os beneficiários da Prestação Social Única: “É tão obrigatório como Portugal ganhar à Colômbia”
    Hugo Soares reage ao trabalho obrigatório para os beneficiários da Prestação Social Única: “É tão obrigatório como Portugal ganhar à Colômbia”
  • Turismo do Algarve distingue melhores experiências culturais e criativas da região
    Turismo do Algarve distingue melhores experiências culturais e criativas da região
  • Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano
    Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano
  • Luís Montenegro questionado se baixaria os impostos caso Portugal fosse campeão do mundo: “Os impostos já estão a baixar”
    Luís Montenegro questionado se baixaria os impostos caso Portugal fosse campeão do mundo: “Os impostos já estão a baixar”
  • Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia
    Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

Opinião

  • Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
  • Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão
    A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • Comissário Carlos Coelho participa no Algarve nas comemorações dos 40 anos da adesão à CEE
    Comissário Carlos Coelho participa no Algarve nas comemorações dos 40 anos da adesão à CEE
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal