Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Praia Verde, Castro Marim, 27 de maio de 2025. LUÍS FORRA/LUSA
Lusa
Cultura, Nacional, Vida & Lazer

Não se diz ‘gracias’: emigrante em Portugal revela os erros que as pessoas cometem quando se mudam para o nosso país

Emigrante a viver em Portugal revela quatro erros comuns que aqueles que se mudam para o nosso país tendem a cometer numa fase inicial

14:40 12 Junho, 2025 14:22 12 Junho, 2025 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Mudar de país envolve mais do que fazer malas ou procurar casa. Há hábitos, expressões e formas de estar que não vêm nos guias nem nos blogs de viagens. Para quem decide viver em Portugal, alguns erros repetem-se e não são apenas gramaticais.

É o caso relatado por Alexandra Victoria Bonte, uma residente estrangeira no país, que partilhou num vídeo os principais equívocos cometidos por quem chega de fora. De acordo com a GB News, a autora destacou quatro ideias erradas que muitos têm sobre Portugal e que convém evitar.

Dizer ‘obrigado’ pode estar certo, mas também pode estar errado

A primeira questão prende-se com a língua. Segundo a mesma fonte, muitos falantes de inglês acreditam que “obrigado” serve universalmente como forma de agradecimento. No entanto, a palavra varia consoante o género de quem a pronuncia: “obrigado” para homens, “obrigada” para mulheres.

Este detalhe pode parecer insignificante, mas é um dos primeiros sinais de que o português europeu tem regras específicas que não devem ser ignoradas. Segundo a mesma fonte, assumir que basta decorar algumas expressões pode levar a mal-entendidos.

Para além disso, como forma de agradecimento, muitos dos que estão há pouco tempo em Portugal utilizam o termo ‘gracias’, que se encontra incorreto na língua portuguesa.

Não se come só bacalhau

A gastronomia portuguesa é outro terreno onde surgem suposições erradas. Escreve a GB News que alguns estrangeiros chegam a acreditar que a cozinha local gira apenas em torno do bacalhau. Alexandra Victoria Bonte sublinha que, embora este peixe seja muito consumido, há uma diversidade significativa de pratos de mar e terra, incluindo marisco fresco, carne de porco e enchidos regionais.

De acordo com a mesma fonte, reduzir a gastronomia nacional a um só ingrediente é ignorar a riqueza das receitas locais.

Há praia, mas nem sempre são o que parecem

Portugal é conhecido pelas suas praias, sobretudo no Algarve. No entanto, nem todas correspondem à imagem de águas mornas e calmas que alguns visitantes esperam. A publicação explica que o oceano Atlântico, embora de uma beleza reconhecida, é notoriamente frio.

De acordo com a GB News, muitos expatriados depararam-se com esta surpresa ao darem o primeiro mergulho. Apesar do sol e da areia dourada, a temperatura da água raramente se aproxima daquilo que se encontra em destinos tropicais.

Espanha fica ‘ali ao lado’, mas não é igual a Portugal

O último equívoco é também um dos mais comuns: pensar que Portugal e Espanha são essencialmente iguais. Embora partilhem a Península Ibérica, as duas nações têm línguas, culturas e histórias distintas.

Recomendamos: Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas sob o risco de ficarem ’em terra’

Refere a mesma fonte que muitos turistas e recém-chegados tratam as duas culturas como equivalentes, o que pode ser mal recebido pelos portugueses. Alexandra Victoria Bonte descreveu esta confusão como “um grande erro”.

Entre tradição e identidade

Portugal tem um conjunto de tradições que reforçam esta diferença cultural. O site Vortex Mag destaca manifestações, como o fado, reconhecido pela UNESCO como Património Cultural e Imaterial da Humanidade desde 2011. Criado em Lisboa, este estilo musical reflete sentimentos e histórias do povo português.

Outro exemplo é a azulejaria. Conforme a mesma fonte, os azulejos azuis decoram paredes, igrejas, estações de comboio e fachadas de casas por todo o país. Esta arte visual tem séculos de história e continua a inspirar designers e artistas.

A filigrana, sobretudo presente no norte do país, é uma técnica de joalharia tradicional feita com fios finíssimos de metal. Explica a Vortex Mag que estas peças são frequentemente usadas em trajes regionais e cerimónias e constituem um símbolo da identidade cultural portuguesa.

Preservar o que diferencia

Estas expressões culturais e sociais ajudam a distinguir Portugal, tanto de Espanha como de outros países europeus. Saber apreciá-las e compreendê-las é essencial para quem pretende integrar-se e viver em harmonia com os hábitos locais.

Evitar generalizações, respeitar as particularidades linguísticas e conhecer as tradições são passos fundamentais para ultrapassar os obstáculos iniciais.

A experiência de viver em Portugal torna-se mais rica quando acompanhada de uma vontade genuína de aprender. Pequenos gestos, como usar o termo certo ou reconhecer um prato típico, fazem a diferença no dia a dia.

Sublinha ainda a GB News que, no final, mais do que evitar erros, trata-se de cultivar respeito por uma cultura própria. Uma cultura feita de palavras, sabores, paisagens e símbolos que, embora partilhados com o mundo, continuam profundamente portugueses.

Leia também: Alerta europeu para inseto ‘gigante’ que está a invadir as praias do Mediterrâneo e pode mesmo chegar a Portugal

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido fazer pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

19:40 11 Junho, 2026 17:27 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor a 10 de julho de 2027

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve Nacional Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 17:37 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com uma nova ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Chaves do carro no micro-ondas. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Já viu chaves do carro no micro-ondas? Saiba o que significa e por que há condutores a fazê-lo

21:00 11 Junho, 2026 19:32 11 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Parece um gesto invulgar, mas há quem guarde as chaves do carro no micro-ondas para tentar bloquear o sinal e evitar furtos

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Algarve Economia

Festival ‘mudou de mãos’ em Albufeira e contratos foram para empresa ligada a apoiante do Chega

18:20 11 Junho, 2026 18:13 11 Junho, 2026 | João Luís

A organização do Albufeira Radical envolveu contratos de 239 mil euros com uma empresa ligada a um apoiante da campanha local do Chega

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Gastronomia mundial. Crédito: Foto D.R.
Gastronomia Mundo Nacional

É oficial: esta cidade portuguesa foi eleita uma das melhores do mundo para amantes de gastronomia

20:00 11 Junho, 2026 19:24 11 Junho, 2026 | Daniel Fallows

A gastronomia de uma cidade portuguesa foi reconhecida num ranking mundial que analisou qualidade, preços e opinião dos residentes

Túnel subaquático. Crédito: Foto AI
Mundo

6 horas de viagem passam a 40 minutos: vai ser construído o maior túnel subaquático do mundo e esta será a sua localização

20:40 11 Junho, 2026 17:38 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 123 km de extensão e 120 deles debaixo de água, o maior túnel subaquático do mundo para comboios de alta velocidade unirá duas penínsulas na China

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Bolo de chocolate.
Gastronomia

Este bolo de chocolate cremoso tem três ingredientes e está viral no Brasil: aprenda a fazê-lo em casa

15:10 8 Junho, 2026 14:40 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bolo de chocolate com três ingredientes tornou-se viral no Brasil e destaca-se pela simplicidade e preparação rápida em casa

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Europe Direct Algarve

Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa

16:12 10 Junho, 2026 16:13 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro INTREPIDA começa no Algarve e percorre regiões portuguesas através da cultura, história e língua

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido fazer pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

19:40 11 Junho, 2026 17:27 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor a 10 de julho de 2027

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 17:37 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com uma nova ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Chaves do carro no micro-ondas. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Já viu chaves do carro no micro-ondas? Saiba o que significa e por que há condutores a fazê-lo

21:00 11 Junho, 2026 19:32 11 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Parece um gesto invulgar, mas há quem guarde as chaves do carro no micro-ondas para tentar bloquear o sinal e evitar furtos

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Algarve, Economia

Festival ‘mudou de mãos’ em Albufeira e contratos foram para empresa ligada a apoiante do Chega

18:20 11 Junho, 2026 18:13 11 Junho, 2026 | João Luís

A organização do Albufeira Radical envolveu contratos de 239 mil euros com uma empresa ligada a um apoiante da campanha local do Chega

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Gastronomia mundial. Crédito: Foto D.R.
Gastronomia, Mundo, Nacional

É oficial: esta cidade portuguesa foi eleita uma das melhores do mundo para amantes de gastronomia

20:00 11 Junho, 2026 19:24 11 Junho, 2026 | Daniel Fallows

A gastronomia de uma cidade portuguesa foi reconhecida num ranking mundial que analisou qualidade, preços e opinião dos residentes

Túnel subaquático. Crédito: Foto AI
Mundo

6 horas de viagem passam a 40 minutos: vai ser construído o maior túnel subaquático do mundo e esta será a sua localização

20:40 11 Junho, 2026 17:38 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 123 km de extensão e 120 deles debaixo de água, o maior túnel subaquático do mundo para comboios de alta velocidade unirá duas penínsulas na China

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Bolo de chocolate.
Gastronomia

Este bolo de chocolate cremoso tem três ingredientes e está viral no Brasil: aprenda a fazê-lo em casa

15:10 8 Junho, 2026 14:40 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bolo de chocolate com três ingredientes tornou-se viral no Brasil e destaca-se pela simplicidade e preparação rápida em casa

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Europe Direct Algarve

Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa

16:12 10 Junho, 2026 16:13 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro INTREPIDA começa no Algarve e percorre regiões portuguesas através da cultura, história e língua

Últimas Notícias

  • Já viu chaves do carro no micro-ondas? Saiba o que significa e por que há condutores a fazê-lo
    Já viu chaves do carro no micro-ondas? Saiba o que significa e por que há condutores a fazê-lo
  • 6 horas de viagem passam a 40 minutos: vai ser construído o maior túnel subaquático do mundo e esta será a sua localização
    6 horas de viagem passam a 40 minutos: vai ser construído o maior túnel subaquático do mundo e esta será a sua localização
  • É oficial: esta cidade portuguesa foi eleita uma das melhores do mundo para amantes de gastronomia
    É oficial: esta cidade portuguesa foi eleita uma das melhores do mundo para amantes de gastronomia
  • Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido fazer pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal
    Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido fazer pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal
  • Praia na Europa cobra 10€ à entrada e os banhistas entre 10 e 65 anos não podem levar chapéu-de-sol
    Praia na Europa cobra 10€ à entrada e os banhistas entre 10 e 65 anos não podem levar chapéu-de-sol
  • Carro parado há semanas na via pública: afinal, quando é que o estacionamento passa a ser abusivo?
    Carro parado há semanas na via pública: afinal, quando é que o estacionamento passa a ser abusivo?

Opinião

  • Portugal é um dos 30 maiores países do mundo graças à extensa área marítima das regiões autónomas
    Portugal é um dos 30 maiores países do mundo graças à extensa área marítima das regiões autónomas
  • Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
    Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
    Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
  • Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
    Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal