Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional

“Nada podemos fazer”: continua a ocupação ilegal de casas neste concelho, mas a lei protege quem?

A ocupação ilegal de casas continua a crescer em Portugal. Desta vez, um casal viu a sua casa ser ocupada ilegalmente, mas a GNR não conseguiu intervir

13:32 27 Fevereiro, 2025 14:10 28 Fevereiro, 2025 | Rubén Gonçalves
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma casa localizada no Funchalinho, no concelho de Almada, foi ocupada ilegalmente, deixando os proprietários sem acesso ao imóvel. A ocupação ilegal de casas pode afetar qualquer pessoa que possua uma propriedade e a lei não é de fácil interpretação.

Segunda habitação ocupada ilegalmente

A residência, utilizada como segunda habitação pelos donos, encontrava-se em fase de reabilitação para futura colocação no mercado imobiliário. O alerta para a ocupação ilegal foi dado pelo agente imobiliário responsável pela venda, que detectou a presença de um casal com dois filhos menores dentro do imóvel.

De imediato, os proprietários dirigiram-se ao local e contactaram a GNR, que compareceu para averiguar a situação. No entanto, as autoridades informaram que não poderiam atuar sem um flagrante delito, impossibilitando o despejo imediato dos ocupantes.

A inspeção inicial realizada pela GNR concluiu que não havia sinais evidentes de arrombamento. Apesar disso, os donos da casa garantem que uma das janelas da cozinha foi forçada para permitir o acesso ao interior.

Crime previsto na lei, mas difícil de comprovar

Segundo a Executive Digest, mesmo tratando-se de um crime previsto na lei, a legislação exige que se prove a permanência dos invasores na casa para que possam ser legalmente retirados. Diante deste impasse, os proprietários foram aconselhados a apresentar queixa e a recorrer à via judicial.

A opção encontrada pelos donos do imóvel foi apresentar uma providência cautelar, permitindo a recuperação provisória da habitação. Contudo, o caso terá ainda de passar pelo tribunal, aguardando-se a decisão de um juiz.

O fenómeno da ocupação ilegal em Espanha

O fenómeno da ocupação ilegal de casas é particularmente comum em Espanha, onde se verificam milhares de casos semelhantes todos os anos. Segundo dados do Ministério do Interior espanhol, foram registadas mais de 16 mil denúncias de ocupações ilegais no país no ano passado.

Na Catalunha, a situação é ainda mais grave, concentrando 42% das ocupações ilegais registadas em Espanha. Regulamentações regionais têm dificultado o despejo rápido, levando proprietários a adotarem medidas de segurança adicionais.

Muitos donos de imóveis tomam precauções, como instalação de sistemas de segurança, inspeções regulares e reforço das entradas, para evitar ocupações ilegais.

Relacionados: O que fazer se o multibanco engolir o seu cartão? É desta forma que pode resolver o problema

Nova invasão a um quilómetro da primeira

No caso de Almada, a ocupação ilegal não se limitou a uma casa. O mesmo casal de ocupantes voltou a invadir outro imóvel, localizado a cerca de um quilómetro de distância do primeiro.

O novo proprietário afetado foi informado por um vizinho sobre a presença dos invasores na sua casa. Ao chegar ao local, encontrou sinais evidentes de ocupação, incluindo pertences dos ocupantes e alterações feitas à instalação elétrica.

Tal como aconteceu na primeira ocupação, os invasores instalaram-se na casa sem autorização, utilizando eletricidade e água sem qualquer tipo de pagamento. Os vizinhos relatam que o casal se comporta de forma intimidatória.

Com receio de represálias, o novo proprietário dirigiu-se à GNR da Charneca de Caparica para apresentar queixa e pedir acompanhamento policial. As autoridades informaram que, sem flagrante delito, não poderiam proceder ao despejo.

Moradores da zona mostram-se preocupados com a situação, afirmando que os ocupantes perturbam a tranquilidade da vizinhança. Alguns referem que os invasores acumulam lixo e utilizam terrenos próximos para fazer as necessidades.

O sentimento de insegurança entre os habitantes tem vindo a crescer. Muitos residentes, sobretudo idosos, temem que casos semelhantes voltem a acontecer na região.

Proprietário sente-se desprotegido pela lei

Perante a inércia das autoridades em agir de imediato, os proprietários das casas ocupadas sentem-se desprotegidos pela lei. “Nunca pensei viver uma situação destas. É frustrante. Invadem a nossa casa e nada podemos fazer”, desabafou uma das vítimas.

A preocupação com a ocupação ilegal tem levado a um debate sobre a necessidade de revisão das leis que regulam a proteção da propriedade privada. Especialistas defendem a implementação de medidas que agilizem o despejo de invasores.

A problemática da ocupação ilegal continua a gerar controvérsia, levantando questões sobre equilíbrio entre direitos dos proprietários e proteção social. Enquanto a legislação não é alterada, várias famílias enfrentam processos demorados para reaver as suas propriedades.

Leia também: Esta ilha portuguesa fica no coração do Atlântico, fala-se um dialeto único e toda a gente é bem-vinda

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados no início de junho: estas serão as regiões afetadas

17:30 31 Maio, 2026 15:23 30 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para o início do mês de junho

Praia do Camilo.
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis ‘fogem’ do calor de Sevilha e vão para esta pequena praia no Algarve que pode não ter espaço para todos

15:20 31 Maio, 2026 15:38 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Há cada vez mais espanhóis a atravessar a fronteira para conhecer uma praia no Algarve rodeada por falésias

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo vai dar nova ‘reviravolta’? Chuva, frio e calor podem marcar os próximos dias e estas serão as regiões afetadas

10:30 31 Maio, 2026 10:24 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O tempo pode voltar a mudar em Portugal, com chuva e frio em algumas regiões antes de uma possível subida acentuada da temperatura

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma viragem no tempo em Portugal: jato polar pode trazer chuva, vento e descida da temperatura nesta data

06:00 31 Maio, 2026 10:39 30 Maio, 2026 | João Luís

Junho pode trazer uma mudança no tempo em Portugal: corrente de jato polar pode trazer chuva, vento e temperaturas mais amenas

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve Europa Vida & Lazer

Nem praias nem restaurantes: alemães entregam prémio ao Algarve e este foi o motivo

14:40 31 Maio, 2026 15:01 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Algarve voltou a entrar nas listas internacionais, mas desta vez o destaque não tem ligação direta às praias

Opinião Saúde

Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo

07:30 31 Maio, 2026 15:45 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Aproveite o bom tempo. Saia de casa. Caminhe, ande de bicicleta, vá à praia, brinque com os filhos no parque"

Peixe frito.
Algarve Gastronomia

Vivo não, frito sim: este peixe que ninguém quer ver pela frente na praia tem cada vez mais fãs nos restaurantes algarvios

18:40 31 Maio, 2026 15:31 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Peixe conhecido pelas picadas nas praias algarvias está a ganhar espaço na restauração, sobretudo em filetes fritos

Unhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas

20:20 31 Maio, 2026 19:53 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Remover as cutículas das unhas pode parecer inofensivo, mas especialistas alertam para os riscos desta prática

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Nesta região de Portugal os impostos e regras fiscais são diferentes do resto do país e é isto que muda para ‘melhor’

20:50 31 Maio, 2026 20:19 31 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Existe uma região em Portugal na qual impostos como o IRS, o IRC e o IVA funcionam de forma diferente em relação ao resto do país

Mulher a segurar um cão e um gato. Crédito: Freepik AI
Animais

Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos

20:00 31 Maio, 2026 19:38 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Fumar dentro de casa pode expor os animais a substâncias tóxicas associadas a doenças respiratórias e a um maior risco de cancro

Recusa de água da torneira. Crédito: Foto AI
Nacional

Estabelecimentos podem recusar servir água da torneira grátis? Saiba o que diz a lei portuguesa

19:40 31 Maio, 2026 17:20 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Cafés, restaurantes, bares e hotéis têm regras próprias sobre a água da torneira grátis para clientes, segundo a legislação portuguesa

Cristiano Ronaldo.
Desporto Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados no início de junho: estas serão as regiões afetadas

17:30 31 Maio, 2026 15:23 30 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para o início do mês de junho

Praia do Camilo.
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis ‘fogem’ do calor de Sevilha e vão para esta pequena praia no Algarve que pode não ter espaço para todos

15:20 31 Maio, 2026 15:38 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Há cada vez mais espanhóis a atravessar a fronteira para conhecer uma praia no Algarve rodeada por falésias

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve, Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo vai dar nova ‘reviravolta’? Chuva, frio e calor podem marcar os próximos dias e estas serão as regiões afetadas

10:30 31 Maio, 2026 10:24 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O tempo pode voltar a mudar em Portugal, com chuva e frio em algumas regiões antes de uma possível subida acentuada da temperatura

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma viragem no tempo em Portugal: jato polar pode trazer chuva, vento e descida da temperatura nesta data

06:00 31 Maio, 2026 10:39 30 Maio, 2026 | João Luís

Junho pode trazer uma mudança no tempo em Portugal: corrente de jato polar pode trazer chuva, vento e temperaturas mais amenas

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Nem praias nem restaurantes: alemães entregam prémio ao Algarve e este foi o motivo

14:40 31 Maio, 2026 15:01 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Algarve voltou a entrar nas listas internacionais, mas desta vez o destaque não tem ligação direta às praias

Opinião, Saúde

Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo

07:30 31 Maio, 2026 15:45 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Aproveite o bom tempo. Saia de casa. Caminhe, ande de bicicleta, vá à praia, brinque com os filhos no parque"

Peixe frito.
Algarve, Gastronomia

Vivo não, frito sim: este peixe que ninguém quer ver pela frente na praia tem cada vez mais fãs nos restaurantes algarvios

18:40 31 Maio, 2026 15:31 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Peixe conhecido pelas picadas nas praias algarvias está a ganhar espaço na restauração, sobretudo em filetes fritos

Unhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas

20:20 31 Maio, 2026 19:53 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Remover as cutículas das unhas pode parecer inofensivo, mas especialistas alertam para os riscos desta prática

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Nesta região de Portugal os impostos e regras fiscais são diferentes do resto do país e é isto que muda para ‘melhor’

20:50 31 Maio, 2026 20:19 31 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Existe uma região em Portugal na qual impostos como o IRS, o IRC e o IVA funcionam de forma diferente em relação ao resto do país

Mulher a segurar um cão e um gato. Crédito: Freepik AI
Animais

Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos

20:00 31 Maio, 2026 19:38 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Fumar dentro de casa pode expor os animais a substâncias tóxicas associadas a doenças respiratórias e a um maior risco de cancro

Recusa de água da torneira. Crédito: Foto AI
Nacional

Estabelecimentos podem recusar servir água da torneira grátis? Saiba o que diz a lei portuguesa

19:40 31 Maio, 2026 17:20 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Cafés, restaurantes, bares e hotéis têm regras próprias sobre a água da torneira grátis para clientes, segundo a legislação portuguesa

Cristiano Ronaldo.
Desporto, Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Últimas Notícias

  • Nesta região de Portugal os impostos e regras fiscais são diferentes do resto do país e é isto que muda para ‘melhor’
    Nesta região de Portugal os impostos e regras fiscais são diferentes do resto do país e é isto que muda para ‘melhor’
  • Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas
    Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas
  • Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos
    Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos
  • Estabelecimentos podem recusar servir água da torneira grátis? Saiba o que diz a lei portuguesa
    Estabelecimentos podem recusar servir água da torneira grátis? Saiba o que diz a lei portuguesa
  • Vivo não, frito sim: este peixe que ninguém quer ver pela frente na praia tem cada vez mais fãs nos restaurantes algarvios
    Vivo não, frito sim: este peixe que ninguém quer ver pela frente na praia tem cada vez mais fãs nos restaurantes algarvios
  • Atenção se vai à praia: saiba o que fazer se tocar numa alforreca e que erros deve evitar
    Atenção se vai à praia: saiba o que fazer se tocar numa alforreca e que erros deve evitar

Opinião

  • Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
    Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
  • Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo
    Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo
  • Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
    Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
  • Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
    Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal