Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Nacional

Museu de Arqueologia de Albufeira com renovações para “chegar a todos”

Os espaços estão agora acessível para todos, independentemente das suas condições físicas, cognitivas, sociais e culturais

10:04 24 Julho, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O projeto de acessibilidade envolveu as obras físicas do espaço, que consistiram na criação de uma segunda entrada no Museu para visitantes com mobilidade reduzida

O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira voltou a reabrir portas recentemente, acessível agora a todos os tipos de público. Com quase 21 anos de existência, o equipamento não sofreu alterações desde a sua abertura, sendo este “um momento de viragem em termos de acessibilidade”, afirma o município em comunicado.

O espaço e a respetiva zona envolvente estão agora dotados de todos os meios necessários à criação de um percurso acessível para todos, independentemente das suas condições físicas, cognitivas, sociais e culturais, dando oportunidade a todos os visitantes de terem uma experiência única.

O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira reabriu ao público após “um trabalho exaustivo de levantamento de todas as barreiras, que incluiu as barreiras físicas e da zona envolvente, das áreas visitáveis, dos lavabos, bem como das barreiras intelectuais e de comunicação do espaço expositivo, que culminou na realização de obras que transformaram o equipamento num espaço totalmente acessível, dinâmico e inovador sob o ponto de vista tecnológico”, continua o comunicado.

O projeto de acessibilidade consistiu na criação de uma segunda entrada no Museu para visitantes com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas, instalações sanitárias adaptadas a pessoas com deficiência e respetiva plataforma de acesso, colocação de piso guia para deficientes visuais e criação de três lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida.

Foram introduzidas ainda legendas em inglês e em braile em todas as peças e vitrines e há réplicas de peças originais que podem ser tocadas por invisuais ou por quem pretender uma experiência mais sensorial. Na sala dedicada à pré-história, foi colocada uma parede de imagem projetada que conta a evolução da humanidade, a partir de um vídeo com locução em português e legendagem em inglês e língua gestual.

A visita ao Museu pode ser acompanhada através de um tablet com acesso aos conteúdos audioguia em português, inglês, espanhol, alemão e francês, língua gestual portuguesa e inglesa e ainda uma versão para o público infantil, também em português e inglês. Os mais novos foram também contemplados com um um jogo interativo que os convida a descobrir a História de Albufeira.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira manifestou-se muito satisfeito e orgulhoso pela reabertura do espaço, destacando a importância da obra no plano das acessibilidades e da recuperação do património cultural da cidade.

José Carlos Rolo sublinhou que “Albufeira é um destino turístico conhecido pela beleza e qualidade ambiental das suas praias mas é fundamental, cada vez mais, apostarmos no nosso património cultural. Esta complementaridade é fundamental para a diversificação do destino”. Frizou ainda que “o turismo acessível é cada vez mais importante na Europa”.

Para além desta obra, há a referir a recuperação dos vestígios arqueológicos em frente ao Museu, a recuperação da antiga Igreja Matriz (obra já adjudicada), a recuperação do antigo Tribunal que irá ser transformado num Centro de Artes e do antigo Hospital, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira.

Ana Pífaro, vice-presidente e vereadora responsável pelo pelouro da Cultura do Município, reiterou as palavras do presidente sobre a importância do turismo acessível e da recuperação da zona histórica “temos praias acessíveis, hotéis com todas as condições para receber turistas com dificuldades motoras e intelectuais e é fundamental que também os serviços públicos estejam adaptados para receber todas as pessoas ”.

Já a diretora regional da Cultura do Algarve, Adriana Nogueira, refere que “é preciso saber ouvir os mais velhos, guardar todas as histórias, todos os saberes que fazem com que as pessoas se sintam mais próximas dos locais e assim quem nos visita também vai sentir essa ligação”.

Por sua vez, Paulo Freitas, presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, fez questão de referir que este dia constitui um marco histórico para o concelho. “São pequenos passos como este que levam a que se tomem grandes medidas que assentam na mudança de mentalidades. “O turismo continua a ser a principal atividade do concelho, mas começa a haver uma visão que vai para além da noite, uma visão cada vez mais social e integradora, que nos leva a um desenvolvimento cultural sustentável”.

A obra teve um orçamento de 283.714 euros e que foi financiada pela Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal em 157.53€.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

João Neves a festejar o golo.
Algarve Desporto

“Foi por isso que apontei para o céu”: algarvio João Neves marca o primeiro golo de Portugal no Mundial e dedica-o à mãe

15:28 18 Junho, 2026 15:28 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarvio João Neves marcou o primeiro golo de Portugal no Mundial 2026 e dedicou o momento à mãe através de um gesto emotivo

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve

GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur

12:35 18 Junho, 2026 12:35 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Embarcação de alta velocidade colocou-se em fuga durante ação da GNR na costa de Aljezur e não foi intercetada

Algarve Cultura

Castelo de Alcoutim transforma-se em galeria viva dedicada à sustentabilidade

15:40 18 Junho, 2026 15:33 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Jogos, testemunhos, desafios e atividades práticas vão abordar saúde, educação, igualdade, água, clima e biodiversidade

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Nacional

Tertúlia Insurgente regressa a Silves para debater neoliberalismo

14:32 18 Junho, 2026 14:36 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Desigualdades, crises económicas, alterações climáticas e ascensão da extrema-direita estarão em debate em Silves

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Saúde Vida & Lazer

Há quem nunca escape às melgas e a explicação pode estar aqui: saiba o que as atrai e como evitá-las

16:50 15 Junho, 2026 16:38 15 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos são escolhidos ao acaso pelas melgas. Há sinais invisíveis que podem explicar noites bem menos tranquilas

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e vento forte: mau tempo não ‘dá tréguas’ a estas regiões

14:00 16 Junho, 2026 13:50 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários distritos do interior Norte e Centro estão em destaque devido à instabilidade meteorológica e trovoadas previstas até quinta-feira

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

João Neves a festejar o golo.
Algarve, Desporto

“Foi por isso que apontei para o céu”: algarvio João Neves marca o primeiro golo de Portugal no Mundial e dedica-o à mãe

15:28 18 Junho, 2026 15:28 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarvio João Neves marcou o primeiro golo de Portugal no Mundial 2026 e dedicou o momento à mãe através de um gesto emotivo

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve

GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur

12:35 18 Junho, 2026 12:35 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Embarcação de alta velocidade colocou-se em fuga durante ação da GNR na costa de Aljezur e não foi intercetada

Algarve, Cultura

Castelo de Alcoutim transforma-se em galeria viva dedicada à sustentabilidade

15:40 18 Junho, 2026 15:33 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Jogos, testemunhos, desafios e atividades práticas vão abordar saúde, educação, igualdade, água, clima e biodiversidade

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Nacional

Tertúlia Insurgente regressa a Silves para debater neoliberalismo

14:32 18 Junho, 2026 14:36 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Desigualdades, crises económicas, alterações climáticas e ascensão da extrema-direita estarão em debate em Silves

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Saúde, Vida & Lazer

Há quem nunca escape às melgas e a explicação pode estar aqui: saiba o que as atrai e como evitá-las

16:50 15 Junho, 2026 16:38 15 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos são escolhidos ao acaso pelas melgas. Há sinais invisíveis que podem explicar noites bem menos tranquilas

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e vento forte: mau tempo não ‘dá tréguas’ a estas regiões

14:00 16 Junho, 2026 13:50 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários distritos do interior Norte e Centro estão em destaque devido à instabilidade meteorológica e trovoadas previstas até quinta-feira

Últimas Notícias

  • Menina de 8 anos encontrada sem vida: madrasta confessou o crime
    Menina de 8 anos encontrada sem vida: madrasta confessou o crime
  • Castelo de Alcoutim transforma-se em galeria viva dedicada à sustentabilidade
    Castelo de Alcoutim transforma-se em galeria viva dedicada à sustentabilidade
  • “Foi por isso que apontei para o céu”: algarvio João Neves marca o primeiro golo de Portugal no Mundial e dedica-o à mãe
    “Foi por isso que apontei para o céu”: algarvio João Neves marca o primeiro golo de Portugal no Mundial e dedica-o à mãe
  • Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira
    Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira
  • Dois homens detidos pela PSP em Tavira por droga e condução sem carta
    Dois homens detidos pela PSP em Tavira por droga e condução sem carta

Opinião

  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal