Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Movimento Ajuda Monchique propõe apadrinhamento de famílias desalojadas

Fundado por “filhos da terra” e constituído por mais de 200 voluntários, o movimento Ajuda Monchique pretende apoiar a população afetada pelo incêndio que lavrou na região do Algarve, propondo à sociedade civil o apadrinhamento das famílias desalojadas. “Temos um apuramento de 250 famílias afectadas, das quais 160 famílias precisam de ajuda”, nomeadamente alimentação […]

10:02 17 Agosto, 2018 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
População afectada pelos incêndios precisa de alimentação e alojamento (Foto: Agência Lusa)

Fundado por “filhos da terra” e constituído por mais de 200 voluntários, o movimento Ajuda Monchique pretende apoiar a população afetada pelo incêndio que lavrou na região do Algarve, propondo à sociedade civil o apadrinhamento das famílias desalojadas.

“Temos um apuramento de 250 famílias afectadas, das quais 160 famílias precisam de ajuda”, nomeadamente alimentação e alojamento, avançou à agência Lusa Joana Martins, uma das fundadoras do grupo “Ajuda Monchique”.

Natural de Monchique, Joana Martins vive em Moçambique e estava em missão na África do Sul quando teve conhecimento do fogo que lavrava na zona do barlavento algarvio. Ao saber da situação, a jovem algarvia decidiu “apanhar o primeiro avião” e voltar à terra natal, onde a família ainda vive, para poder ajudar.

Com experiência em missões humanitárias em países em desenvolvimento e em situações de intervenção de emergência, Joana Martins fundou o movimento cívico Ajuda Monchique, em conjunto com outros dois “filhos da terra”, Shanti Fernandes e John Roy Dommett, e em articulação com a Câmara Municipal de Monchique, com o objetivo de “coordenar a ajuda de forma sistematizada” e “apoiar a população de forma imediata”.

Neste âmbito, foi criado um centro de apoio à população, localizado na Escola Básica Manuel do Nascimento, em Monchique, onde é possível fazer o acompanhamento das pessoas afetadas pelo incêndio e onde estão a ser recolhidos e distribuídos os bens doados, através de uma rede de “mais de 200 voluntários”.

“A sociedade civil pode ajudar de várias formas, uma delas é através dos donativos, e deve visitar a página www.ajudamonchique.com, onde diariamente temos atualizada a lista de bens necessários”, disse Joana Martins, indicando que, neste momento, os bens mais necessários são tubos de água, depósitos de água, utensílios agrícolas, material de limpeza e produtos de higiene pessoal.

A melhor forma de apoiar a população afectada pelo fogo é o apadrinhamento directo

Na perspetiva da responsável, a forma “mais interessante” de apoiar a população afectada pelo fogo é o apadrinhamento directo, “doando coisas específicas para as famílias ou fazendo um acompanhamento, chegando perto das pessoas e mantendo um contacto”.

Outras das formas de ajudar são a participação como voluntário e a disponibilização de alojamento temporário ou permanente para as famílias que precisam e para os voluntários deslocados.

“Gostaríamos que as pessoas se focassem nos bens que estamos a priorizar, porque são esses que podemos escoar rapidamente. Precisamos muito de tendas familiares, ‘roulottes’ e caravanas, porque enquanto as casas estão a ser reconstruídas, talvez tenhamos de encontrar algumas soluções deste género”, afirmou a fundadora do movimento cívico.

A plataforma Ajuda Monchique não recebe donativos monetários, encaminhando esse tipo de ajudas para as contas solidárias já criadas por associações locais.

“A principal preocupação é que a ajuda seja coordenada e que a informação seja partilhada para que possamos chegar às pessoas, isso é importantíssimo. […] Preocupa-nos, imediatamente, o seguimento sistematizado das pessoas, porque é uma população envelhecida, há muitas pessoas carenciadas que já o eram e agora a situação ficou mais grave”, apontou Joana Martins, pedindo que os apoios que venham do Governo também “sejam ágeis e rápidos”.

Questionada sobre a adesão da população até ao momento, a responsável revelou que “tem sido absolutamente incrível”.

“Isto é muito bom, porque há algumas situações de desgraça que afinal nos unem e nos recordam o nosso lado humanitário, que é maravilhoso”, considerou.

Para o movimento Ajuda Monchique, é necessário um debate sobre o que está na origem do problema dos incêndios florestais e “é importantíssimo que não se comece outra vez a plantar os eucaliptos”.

“Esta questão do ordenamento da floresta é crucial”, defendeu Joana Martins.

O incêndio rural de Monchique, que destruiu perto de 28 mil hectares, deflagrou em 03 de agosto e foi dado como dominado uma semana depois, no dia 10. Atingiu também o concelho vizinho de Silves, depois de ter afetado, com menor impacto, os municípios de Portimão (no mesmo distrito) e de Odemira (distrito de Beja).

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 16:17 9 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Algarve

PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves

18:50 9 Junho, 2026 18:15 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima e suspeito trabalhavam juntos numa obra em Silves, onde terão surgido desentendimentos frequentes

Autocarro da FlixBus.
Europa Nacional Vida & Lazer

FlixBus avança com duas novas rotas que ligam Portugal a Espanha por menos de 15€

15:22 9 Junho, 2026 15:22 9 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Novidades da FlixBus garantem novas rotas entre Portugal e Espanha com preços baixos e novas ligações diretas a várias cidades fronteiriças

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Algarve Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Ciência Opinião

O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte

16:10 9 Junho, 2026 16:09 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater"

Algarve Desporto

Redução de verbas municipais deixa futuro do Imortal Basket em aberto

19:10 9 Junho, 2026 19:05 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Câmara de Albufeira defende critérios de equidade, mas Imortal Basket alerta para risco de continuidade do projeto

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Pessoa a encher o pneu. Crédito: Magnific
Auto

É legal cobrar para encher os pneus? Saiba o que diz a lei

16:50 9 Junho, 2026 16:43 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Encher os pneus já não é sempre gratuito em Portugal e há um detalhe que muitos condutores estão a descobrir tarde demais

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?

19:00 9 Junho, 2026 16:18 9 Junho, 2026 | João Luís

O sistema Volta trouxe um depósito de 10 cêntimos para algumas garrafas e latas, mas a cobrança tem regras e deve ser indicada ao consumidor

Algarve

Prisão preventiva para homem suspeito de perseguir ex-companheira em VRSA

17:40 8 Junho, 2026 17:45 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigação da PSP termina com prisão preventiva de homem suspeito de violência doméstica e de violar medidas de coação

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Opinião Política

Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro

15:01 9 Junho, 2026 15:01 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia corre o risco de se transformar num sofisticado teatro de sombras, onde os rostos são conhecidos, mas os verdadeiros centros de decisão permanecem ocultos"

Opinião Tech

O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:46 9 Junho, 2026 12:48 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O futuro da inteligência não se escreve apenas em algoritmos. Escreve-se também nas escolas, nas políticas públicas, nas consultas e na forma como integramos a tecnologia na nossa vida"

Waldkrankenhaus. Crédito: Idealista
Economia Europa

Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados

18:50 8 Junho, 2026 17:47 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O hospital na Alemanha está à venda por um preço simbólico de um euro. O edifício tem cerca de 6.000 metros quadrados, mas exige uma reabilitação

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Termómetros vão ‘disparar’: vem aí uma massa de ar quente e temperaturas chegam aos 40 ºC nestas regiões

18:20 8 Junho, 2026 17:22 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente subtropical vai influenciar Portugal continental a partir de quarta-feira

Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 16:17 9 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Algarve

PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves

18:50 9 Junho, 2026 18:15 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima e suspeito trabalhavam juntos numa obra em Silves, onde terão surgido desentendimentos frequentes

Autocarro da FlixBus.
Europa, Nacional, Vida & Lazer

FlixBus avança com duas novas rotas que ligam Portugal a Espanha por menos de 15€

15:22 9 Junho, 2026 15:22 9 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Novidades da FlixBus garantem novas rotas entre Portugal e Espanha com preços baixos e novas ligações diretas a várias cidades fronteiriças

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Algarve, Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Ciência, Opinião

O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte

16:10 9 Junho, 2026 16:09 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater"

Algarve, Desporto

Redução de verbas municipais deixa futuro do Imortal Basket em aberto

19:10 9 Junho, 2026 19:05 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Câmara de Albufeira defende critérios de equidade, mas Imortal Basket alerta para risco de continuidade do projeto

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais, Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Pessoa a encher o pneu. Crédito: Magnific
Auto

É legal cobrar para encher os pneus? Saiba o que diz a lei

16:50 9 Junho, 2026 16:43 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Encher os pneus já não é sempre gratuito em Portugal e há um detalhe que muitos condutores estão a descobrir tarde demais

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?

19:00 9 Junho, 2026 16:18 9 Junho, 2026 | João Luís

O sistema Volta trouxe um depósito de 10 cêntimos para algumas garrafas e latas, mas a cobrança tem regras e deve ser indicada ao consumidor

Algarve

Prisão preventiva para homem suspeito de perseguir ex-companheira em VRSA

17:40 8 Junho, 2026 17:45 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigação da PSP termina com prisão preventiva de homem suspeito de violência doméstica e de violar medidas de coação

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Opinião, Política

Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro

15:01 9 Junho, 2026 15:01 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia corre o risco de se transformar num sofisticado teatro de sombras, onde os rostos são conhecidos, mas os verdadeiros centros de decisão permanecem ocultos"

Opinião, Tech

O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:46 9 Junho, 2026 12:48 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O futuro da inteligência não se escreve apenas em algoritmos. Escreve-se também nas escolas, nas políticas públicas, nas consultas e na forma como integramos a tecnologia na nossa vida"

Waldkrankenhaus. Crédito: Idealista
Economia, Europa

Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados

18:50 8 Junho, 2026 17:47 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O hospital na Alemanha está à venda por um preço simbólico de um euro. O edifício tem cerca de 6.000 metros quadrados, mas exige uma reabilitação

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Termómetros vão ‘disparar’: vem aí uma massa de ar quente e temperaturas chegam aos 40 ºC nestas regiões

18:20 8 Junho, 2026 17:22 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente subtropical vai influenciar Portugal continental a partir de quarta-feira

Últimas Notícias

  • México de má memória para Portugal: a polémica de Saltillo que transformou o Mundial de 1986 num pesadelo
    México de má memória para Portugal: a polémica de Saltillo que transformou o Mundial de 1986 num pesadelo
  • A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região
    A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região
  • Tia de 26 anos acusada de 123 crimes de abuso sexual sobre os dois sobrinhos
    Tia de 26 anos acusada de 123 crimes de abuso sexual sobre os dois sobrinhos
  • Redução de verbas municipais deixa futuro do Imortal Basket em aberto
    Redução de verbas municipais deixa futuro do Imortal Basket em aberto
  • Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?
    Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?
  • PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves
    PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves

Opinião

  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
  • O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
  • O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
    O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal