Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Monchique: vários feridos, carros e casas queimadas – Bombeiros lutam com as suas vidas contra a tragédia

O fogo está a tornar Monchique num inferno. Infelizmente, já são mais de uma dezena de bombeiros feridos. Infelizmente, muitos deles ficarão entregues a si próprios. Sem os verdadeiros e merecidos apoios pós incêndio. Resumir o esforço heróico dos bombeiros com cerimónias de reconhecimento público com algumas medalhas à mistura é pouco… é mesmo […]

11:29 4 Agosto, 2018 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
BOMBEIROS HERÓIS – NÃO SE ESQUEÇAM DOS NOSSOS GLORIOSOS HOMENS DA PAZ..! (Foto arquivo)

O fogo está a tornar Monchique num inferno. Infelizmente, já são mais de uma dezena de bombeiros feridos. Infelizmente, muitos deles ficarão entregues a si próprios. Sem os verdadeiros e merecidos apoios pós incêndio.

Resumir o esforço heróico dos bombeiros com cerimónias de reconhecimento público com algumas medalhas à mistura é pouco… é mesmo quase nada. Os portugueses e o País têm que parar para pensar se é apenas essa a retribuição que é devida aos bombeiros…

Faltam meios e condições de trabalho. Falta o reconhecimento de quem oferece a sua própria vida em prol dos outros. Faltam salários e carreiras dignas. Falta dar um futuro condigno a quem está sempre presente nos momentos de tragédia.

Ontem, eram mais de 700 operacionais a batalhar contra as chamas que lavram em Monchique, depois de ter sido ativado o Plano Municipal de Emergência.

Incendio Monchique

O inferno de Monchique começou de forma “explosiva”. Temperaturas que chegaram a atingir os 47ºC e a humidade nos 14%.

Absurdo! Bombeiros em risco de vida permanente. Carros e casas atingidos pelo fogo. Vidas desfeitas. A tragédia já não é o inferno da força do fogo ardente que persiste. A tragédia é a incapacidade dramática das forças públicas perante a tragédia anunciada.

Do Poder Central fica, mais uma vez, a desilusão. Mas hoje, fica a reflexão sobre a responsabilidade ou não do Poder Local deixar as suas gentes reviverem um inferno anunciado.

Entre festas e festinhas, há muito mais a fazer pelas populações. Que 2018 seja o último ano em Monchique da tragédia anunciada. Se o Poder Central não sabe responder, espera-se do Poder Local uma resposta mais musculada.

Assistir à repetição da tragédia é injusto e irresponsável. As gentes de Monchique merecem e exigem mais…

Já na sexta-feira, cinco pessoas foram obrigadas a deslocarem-se para fora da localidade de Taipas, e mais de quinze foram deslocadas da Foz do Carvalhoso durante a noite como medida de prevenção. Também várias viaturas dos bombeiros ficaram queimadas, o que leve a reflectir seriamente sobre a falta de condições de segurança.

Há infra-estruturas de apoio agrícolas queimadas e receio das habitações poderem vir a ser afectadas. Três dias depois, já são casas e viaturas ardidas.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações do Socorro (CDOS) de Faro, às 07h50 de sábado fogo era combatido por cerca de 700 operacionais, 188 viaturas e seis meios aéreos.

Monchique está a ser consumido a demasiado tempo. É mais um inferno de sofrimento para as populações e para o nosso exemplar Exército da Paz.

Não se esqueçam da população de Monchique e das suas gentes. Mas sobretudo, não se esqueçam dos nossos gloriosos Homens da Paz.

A TODOS, O NOSSO PROFUNDO SENTIMENTO DE SOLIDARIEDADE. OBRIGADO!

Henrique Dias Freire – Jornalista

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Carlos descontou durante 44 anos e pediu a reforma antecipada sem penalizações aos 60: “Dá perfeitamente para viver e não gasto tudo”

08:00 7 Setembro, 2026 12:37 6 Setembro, 2026 | João Luís

Reformou-se aos 60 no Luxemburgo depois de trabalhar desde os 16 anos. Em Portugal, 44 anos de descontos não permitiriam reforma sem cortes

Praia de Salema.
Algarve Vida & Lazer

Portugal tem uma das praias mais secretas do mundo e fica no Algarve

08:30 7 Setembro, 2026 10:32 6 Setembro, 2026 | João Luís

Esta praia no Algarve foi distinguida como uma das melhores praias secretas do mundo e conserva tradição piscatória e pegadas de dinossauros

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva e vento forte a caminho de Portugal: este será o dia com o tempo mais severo da semana

06:00 7 Setembro, 2026 12:02 6 Setembro, 2026 | João Luís

Luso Meteo prevê chuva, vento forte e descida das temperaturas, sobretudo no Norte e Centro, e este será o pior dia da semana

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 09:13 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Algarve Cultura

Depois de 67 concertos, Festival F anuncia regresso à Vila Adentro em 2027

07:20 7 Setembro, 2026 07:26 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Organização diz que objetivo não é aumentar a dimensão do Festival F, mas consolidar o evento e qualificar a experiência

Algarve Cultura Desporto

Academia do Saber de Quarteira abre inscrições para novo ano letivo

09:40 7 Setembro, 2026 09:45 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quarteira assinala uma década de um programa dedicado à valorização pessoal e social da população com mais de 50 anos

Ensino Opinião

Quando é que chega a nossa vez? | Por Ana Alexandra Resende

07:30 7 Setembro, 2026 18:10 4 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Quero poder deitar a cabeça na almofada e não estar permanentemente a pensar no mês seguinte, no trabalho seguinte, na candidatura seguinte, na conta seguinte"

Europe Direct Algarve Opinião Política

União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas

09:13 7 Setembro, 2026 09:13 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A política europeia é, porventura, o melhor exemplo de transformação da política em tudo o que se refere à sua ambição e redefinição dos limites"

Nacional Saúde

Poluição do ar poderá causar cerca de 4.200 mortes prematuras por ano em Portugal

08:10 7 Setembro, 2026 08:18 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Com menos de quatro anos até 2030, ambientalistas alertam que Governo e autarquias têm cada vez menos tempo para agir.

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Algarve

IPMA regista sismo de magnitude 2,6 ao largo de Faro

10:11 7 Setembro, 2026 10:11 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Instituto não recebeu informação confirmada de que o abalo, registado na manhã de domingo, tenha sido sentido pela população

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Algarve Desporto Europa

Dupla da Vela Solidária conquista 4.º lugar no Campeonato Nórdico na Suécia

08:40 7 Setembro, 2026 08:49 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A participação na Suécia antecede o Mundial de Portimão, que reunirá velejadores e equipas de vários países em outubro

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Carlos descontou durante 44 anos e pediu a reforma antecipada sem penalizações aos 60: “Dá perfeitamente para viver e não gasto tudo”

08:00 7 Setembro, 2026 12:37 6 Setembro, 2026 | João Luís

Reformou-se aos 60 no Luxemburgo depois de trabalhar desde os 16 anos. Em Portugal, 44 anos de descontos não permitiriam reforma sem cortes

Praia de Salema.
Algarve, Vida & Lazer

Portugal tem uma das praias mais secretas do mundo e fica no Algarve

08:30 7 Setembro, 2026 10:32 6 Setembro, 2026 | João Luís

Esta praia no Algarve foi distinguida como uma das melhores praias secretas do mundo e conserva tradição piscatória e pegadas de dinossauros

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva e vento forte a caminho de Portugal: este será o dia com o tempo mais severo da semana

06:00 7 Setembro, 2026 12:02 6 Setembro, 2026 | João Luís

Luso Meteo prevê chuva, vento forte e descida das temperaturas, sobretudo no Norte e Centro, e este será o pior dia da semana

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 09:13 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Algarve, Cultura

Depois de 67 concertos, Festival F anuncia regresso à Vila Adentro em 2027

07:20 7 Setembro, 2026 07:26 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Organização diz que objetivo não é aumentar a dimensão do Festival F, mas consolidar o evento e qualificar a experiência

Algarve, Cultura, Desporto

Academia do Saber de Quarteira abre inscrições para novo ano letivo

09:40 7 Setembro, 2026 09:45 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quarteira assinala uma década de um programa dedicado à valorização pessoal e social da população com mais de 50 anos

Ensino, Opinião

Quando é que chega a nossa vez? | Por Ana Alexandra Resende

07:30 7 Setembro, 2026 18:10 4 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Quero poder deitar a cabeça na almofada e não estar permanentemente a pensar no mês seguinte, no trabalho seguinte, na candidatura seguinte, na conta seguinte"

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas

09:13 7 Setembro, 2026 09:13 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A política europeia é, porventura, o melhor exemplo de transformação da política em tudo o que se refere à sua ambição e redefinição dos limites"

Nacional, Saúde

Poluição do ar poderá causar cerca de 4.200 mortes prematuras por ano em Portugal

08:10 7 Setembro, 2026 08:18 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Com menos de quatro anos até 2030, ambientalistas alertam que Governo e autarquias têm cada vez menos tempo para agir.

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Algarve

IPMA regista sismo de magnitude 2,6 ao largo de Faro

10:11 7 Setembro, 2026 10:11 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Instituto não recebeu informação confirmada de que o abalo, registado na manhã de domingo, tenha sido sentido pela população

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Algarve, Desporto, Europa

Dupla da Vela Solidária conquista 4.º lugar no Campeonato Nórdico na Suécia

08:40 7 Setembro, 2026 08:49 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A participação na Suécia antecede o Mundial de Portimão, que reunirá velejadores e equipas de vários países em outubro

Últimas Notícias

  • IPMA regista sismo de magnitude 2,6 ao largo de Faro
    IPMA regista sismo de magnitude 2,6 ao largo de Faro
  • Academia do Saber de Quarteira abre inscrições para novo ano letivo
    Academia do Saber de Quarteira abre inscrições para novo ano letivo
  • Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém
    Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém
  • Dupla da Vela Solidária conquista 4.º lugar no Campeonato Nórdico na Suécia
    Dupla da Vela Solidária conquista 4.º lugar no Campeonato Nórdico na Suécia
  • Portugal tem uma das praias mais secretas do mundo e fica no Algarve
    Portugal tem uma das praias mais secretas do mundo e fica no Algarve

Opinião

  • União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
    União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
  • Quando é que chega a nossa vez? | Por Ana Alexandra Resende
    Quando é que chega a nossa vez? | Por Ana Alexandra Resende
  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire

Europe Direct Algarve

  • União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
    União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
  • UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
    UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento