Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Europe Direct Algarve, Nacional

Mercenários do grupo Wagner saqueiam diamantes na RCA para vender na Europa

A venda é realizada através de uma empresa de fachada do grupo paramilitar russo.

11:09 3 Dezembro, 2022 09:12 17 Março, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O grupo paramilitar russo Wagner, liderado por Evgueni Prigozhin, está a saquear diamantes na República Centro-Africana (RCA) para depois os vender para a Europa, através de empresas de fachada, revelou esta sexta-feira uma investigação internacional.

Este trabalho conjunto de investigação, realizado pela European Investigative Collaborations, o projeto All Eyes on Wagner e o Dossier Centre, denunciou que a empresa Diamville opera como um braço de Wagner na República Centro-Africana.

Através de uma rede de empresas, com ligações ao grupo Wagner, a análise detalhada explica que uma especialista em diamantes mudou-se para a República Centro-Africana em setembro de 2018, onde avaliou as pedras preciosas e posteriormente as colocou à venda na sua rede social Facebook.

A Diamville, empresa alvo da investigação, foi inscrita no registo comercial da República Centro-Africana em março de 2019 e tornou-se um “escritório de exportação de ouro e diamantes autorizado por decreto do Governo” em outubro de 2019.

O email no registo aponta para um número de telefone russo e duas contas em duas redes sociais estão associadas a este contacto. A página do Facebook, explica a investigação, pertencia anteriormente a um utilizador chamado “Lanadiamanter“.

Nesse perfil, cuja primeira publicação é de janeiro de 2020, havia fotos de diamantes à venda, além de fotos pessoais de uma mulher que foi identificada como Svetlana Troitskaia, que gosta de ponto cruz e desportos.

Troitskaia, além de engenheira especializada em física de diamantes, já trabalhou em diversas empresas e chegou a lecionar na Russian State University for Geological Prospecting (MGRI), segundo dados fornecidos no seu perfil na rede social LinkedIn.

Nesta plataforma, a própria Troitskaya garante que, de agosto de 2018 a agosto de 2021, desenvolveu um “projeto de negócios” na Rússia e em África através de uma empresa internacional, que não cita.

O seu papel, ainda segundo Svetlana Troitskaia, é valorizar os diamantes e oferecer suporte tecnológico para as suas operações de transformação, exportação e importação.

Segundo apurou este consórcio de jornalistas, o responsável pela Diamville tem nacionalidade centro-africana e chama-se Bienvenu Patrick Setem Bonguende, motorista de Dimitri Sitii, conhecida figura russa que tem ligações ao grupo Wagner na capital do país, Bangui.

Outra informação extraída da investigação é que a empresa centro-africana Bois Rouge, dedicada à extração de madeira, e ligada ao grupo de mercenários na República Centro-Africana, foi registada no mesmo dia que a Diamville.

A sua diretora, Anastasie Naneth Yakoima, é amiga de Patrick no Facebook.A investigação regressa a Troitskaya para revelar que esta aparece numa fotografia ao lado de Dimitri Sitii, e também de um dos principais assessores políticos de Prigozhin, Evgeny Kopot, em Lobaye, região no oeste do país onde o líder do grupo Wagner tem várias empresas, como a Lobaye Invest.

Os documentos recolhidos pela investigação mostram que Troitskaia viajou de Moscovo para Bangui, através de Casablanca, em setembro de 2018, quando trabalhava para a Russian Service K LLC, empresa de propriedade de Yana Nikitina e que ocupa vários cargos de recursos humanos em diferentes empresas ligadas a Prigozhin.

As provas recolhidas apontam que Troitskaia aparece em documentos que formam uma rede de empresas ligadas ao grupo Wagner, incluindo a M-Finance, para garantir o seu emprego durante o mês em que trabalha como avaliadora de diamantes naquele país africano.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Empresa condenada por vigiar funcionária com GPS no carro: Tribunal da Relação de Lisboa confirma coima de quase 15 mil euros

19:50 27 Julho, 2026 17:56 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Tribunal da Relação de Lisboa concluiu que o GPS era usado para controlar a atividade diária da trabalhadora, prática proibida pelo Código do Trabalho

Algarve Economia

Neste posto de combustível a poucos minutos do Algarve, encher o depósito é quase 20€ mais barato

16:50 27 Julho, 2026 15:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem atravessar a fronteira para abastecer poderá encontrar combustível muito mais barato, a diferença chega aos 30 cêntimos por litro

Algarve

Jovem desaparece no mar durante travessia de paddle no Algarve e buscas mobilizam vários meios

17:50 27 Julho, 2026 17:38 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Amigo que acompanhava o jovem foi resgatado por uma embarcação de pesca. Autoridades procuram o praticante de paddle ao largo de Aljezur

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Algarve Cultura Vida & Lazer

Último verão do Lick leva cinco grandes noites a Boliqueime

15:20 27 Julho, 2026 15:21 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A antiga Kadoc vive o último capítulo como Lick, com cinco headliners internacionais e uma programação inédita no Algarve

Nacional

Drama em Coimbra: menino de 8 anos luta pela vida após ficar mais de 20 minutos submerso em praia fluvial

18:50 27 Julho, 2026 17:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cerca de 30 operacionais participaram no resgate da criança de 8 anos, que foi transportada para o Hospital Pediátrico de Coimbra

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consultoria de imagem como ferramenta de consciência | Por Carmen Garrido

08:32 27 Julho, 2026 08:35 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Integrada no espírito do Novo Bauhaus Europeu, a consultoria de imagem afirma-se como uma ponte entre identidade, sustentabilidade e expressão individual"

Opinião

A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão

17:28 27 Julho, 2026 17:36 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade onde a suspeição se torna permanente é uma sociedade onde a confiança começa a rarear"

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho

16:26 27 Julho, 2026 16:29 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ao olhar para o mar, que rosto lhe damos? O mar não tem rosto — ganha-o em cada pessoa que com ele constrói uma história. Seja um pescador, um cientista, um turista ou um membro do júri do Concurso de Fotografia "Rostos do Mar" — cada pessoa vê o oceano de acordo com a sua experiência

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Consulta com médico.
Gastronomia Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Praia cheia de turistas. Crédito: Freepik
Tempo

Calor não dá tréguas até ao fim de julho: há regiões onde os termómetros podem chegar aos 42 ºC

15:30 27 Julho, 2026 15:18 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Últimos dias de julho trazem uma nova subida das temperaturas em Portugal continental. Há zonas onde os termómetros poderão aproximar-se dos 42 ºC

Cultura Europe Direct Algarve

Europe Direct Algarve inaugura exposição com imagens vencedoras e uma retrospetiva do concurso LIXARTE

12:06 27 Julho, 2026 14:44 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A exposição da Comunidade LIXARTE reúne os melhores trabalhos da quarta edição e revisita três anos de fotografia dedicada ao oceano

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho

11:49 27 Julho, 2026 14:47 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Como uma garrafa lançada ao mar, cada edição do Concurso de Fotografia LIXARTE lança a mesma mensagem: devemos fazer a nossa parte para proteger o oceano.

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Empresa condenada por vigiar funcionária com GPS no carro: Tribunal da Relação de Lisboa confirma coima de quase 15 mil euros

19:50 27 Julho, 2026 17:56 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Tribunal da Relação de Lisboa concluiu que o GPS era usado para controlar a atividade diária da trabalhadora, prática proibida pelo Código do Trabalho

Algarve, Economia

Neste posto de combustível a poucos minutos do Algarve, encher o depósito é quase 20€ mais barato

16:50 27 Julho, 2026 15:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem atravessar a fronteira para abastecer poderá encontrar combustível muito mais barato, a diferença chega aos 30 cêntimos por litro

Algarve

Jovem desaparece no mar durante travessia de paddle no Algarve e buscas mobilizam vários meios

17:50 27 Julho, 2026 17:38 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Amigo que acompanhava o jovem foi resgatado por uma embarcação de pesca. Autoridades procuram o praticante de paddle ao largo de Aljezur

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Algarve, Cultura, Vida & Lazer

Último verão do Lick leva cinco grandes noites a Boliqueime

15:20 27 Julho, 2026 15:21 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A antiga Kadoc vive o último capítulo como Lick, com cinco headliners internacionais e uma programação inédita no Algarve

Nacional

Drama em Coimbra: menino de 8 anos luta pela vida após ficar mais de 20 minutos submerso em praia fluvial

18:50 27 Julho, 2026 17:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cerca de 30 operacionais participaram no resgate da criança de 8 anos, que foi transportada para o Hospital Pediátrico de Coimbra

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consultoria de imagem como ferramenta de consciência | Por Carmen Garrido

08:32 27 Julho, 2026 08:35 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Integrada no espírito do Novo Bauhaus Europeu, a consultoria de imagem afirma-se como uma ponte entre identidade, sustentabilidade e expressão individual"

Opinião

A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão

17:28 27 Julho, 2026 17:36 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade onde a suspeição se torna permanente é uma sociedade onde a confiança começa a rarear"

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho

16:26 27 Julho, 2026 16:29 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ao olhar para o mar, que rosto lhe damos? O mar não tem rosto — ganha-o em cada pessoa que com ele constrói uma história. Seja um pescador, um cientista, um turista ou um membro do júri do Concurso de Fotografia "Rostos do Mar" — cada pessoa vê o oceano de acordo com a sua experiência

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Consulta com médico.
Gastronomia, Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Praia cheia de turistas. Crédito: Freepik
Tempo

Calor não dá tréguas até ao fim de julho: há regiões onde os termómetros podem chegar aos 42 ºC

15:30 27 Julho, 2026 15:18 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Últimos dias de julho trazem uma nova subida das temperaturas em Portugal continental. Há zonas onde os termómetros poderão aproximar-se dos 42 ºC

Cultura, Europe Direct Algarve

Europe Direct Algarve inaugura exposição com imagens vencedoras e uma retrospetiva do concurso LIXARTE

12:06 27 Julho, 2026 14:44 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A exposição da Comunidade LIXARTE reúne os melhores trabalhos da quarta edição e revisita três anos de fotografia dedicada ao oceano

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho

11:49 27 Julho, 2026 14:47 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Como uma garrafa lançada ao mar, cada edição do Concurso de Fotografia LIXARTE lança a mesma mensagem: devemos fazer a nossa parte para proteger o oceano.

Últimas Notícias

  • Trabalha a partir de casa? Fisco pode negar este benefício no IRS ao vender o imóvel
    Trabalha a partir de casa? Fisco pode negar este benefício no IRS ao vender o imóvel
  • Empresa condenada por vigiar funcionária com GPS no carro: Tribunal da Relação de Lisboa confirma coima de quase 15 mil euros
    Empresa condenada por vigiar funcionária com GPS no carro: Tribunal da Relação de Lisboa confirma coima de quase 15 mil euros
  • Atriz de “Morangos com Açúcar” acusa Joana Marques de a humilhar por ter autismo
    Atriz de “Morangos com Açúcar” acusa Joana Marques de a humilhar por ter autismo
  • Algarve escolhe sete patrimónios para a Meia-Final Nacional das Novas 7 Maravilhas de Portugal
    Algarve escolhe sete patrimónios para a Meia-Final Nacional das Novas 7 Maravilhas de Portugal
  • Drama em Coimbra: menino de 8 anos luta pela vida após ficar mais de 20 minutos submerso em praia fluvial
    Drama em Coimbra: menino de 8 anos luta pela vida após ficar mais de 20 minutos submerso em praia fluvial

Opinião

  • Estamos todos em lista de espera… | Editorial de Henrique Dias Freire
    Estamos todos em lista de espera… | Editorial de Henrique Dias Freire
  • A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão
    A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão
  • Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho
    Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho

Europe Direct Algarve

  • Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho
    Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho
  • Robalo e dourada testam no Algarve novas dietas para uma aquacultura mais sustentável
    Robalo e dourada testam no Algarve novas dietas para uma aquacultura mais sustentável
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento