Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Loulé: famílias com menos recursos vão ter acesso gratuito a medicamentos [fotogaleria]

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, e Maria de Belém Roseira, embaixadora da Associação Dignitude, foram os signatários do protocolo celebrado esta terça-feira, dia 9, tendo em vista a adesão do município ao programa abem: Rede Solidária do Medicamento. Através desta iniciativa,…

16:35 10 Abril, 2019 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, e Maria de Belém Roseira, embaixadora da Associação Dignitude, foram os signatários do protocolo celebrado esta terça-feira, dia 9, tendo em vista a adesão do município ao programa abem: Rede Solidária do Medicamento. Através desta iniciativa, os louletanos com maiores dificuldades económicas passarão a aceder gratuitamente a toda a medicação prescrita por receita médica, em toda a rede de farmácias do país aderentes.

Como explicou Sara Nóbrega, gestora de parcerias, “o programa tem como protagonistas as famílias carenciadas que são identificadas pelo município”.

“Através dos técnicos dos serviços da Divisão de Coesão Social e Saúde, profundos conhecedores da realidade concelhia e com competência e experiência na referenciação dos cidadãos em situação precária, será realizada uma análise e posterior seleção dos beneficiários, de acordo com o que está estabelecido no protocolo. Segue-se, então, a emissão do cartão que dá acesso à obtenção, de forma gratuita, de medicamentos sujeitos a receita médica e comparticipados pelo Estado. O que o programa vai fazer é comparticipar o remanescente que o utente teria de pagar na farmácia e que, de outra forma, não teria dinheiro para o fazer”, explicou esta farmacêutica.

Os cartões são validados online

Os cartões são validados online, permitindo, por exemplo que caso a situação de um beneficiário melhore e não tenha mais necessidade de integrar o programa, possa dar lugar a outros beneficiários.

Tendo em conta que a transparência é de primordial importância para a Associação Dignitude, foi criado um fundo solidário que “dá a garantia de que todos os donativos que são dados para o programa abem são utilizados exclusivamente no pagamento dos medicamentos”, considerou Sara Nóbrega.

Para operacionalizar este projeto, a Associação Dignitude estabeleceu parcerias com autarquias, instituições particulares de solidariedade social locais e com as farmácias, enquanto que toda a parte da estrutura e logística necessária ao funcionamento da associação é custeado pelas associações promotoras – Associação Nacional das Farmácias, Associação das Farmácias de Portugal e APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.

Refira-se que esta Rede Solidária do Medicamento foi criada em maio de 2016 e integra neste momento 115 concelhos, 120 parcerias, mais de 600 farmácias, mais de 8000 beneficiários (15% dos quais são crianças), tendo já entregue mais de 200 mil embalagens de medicamentos.

Os objetivos passam por atingir, até ao final deste ano, 14.500 beneficiários

Para os responsáveis do programa, os objetivos passam por atingir, até ao final deste ano, 14.500 beneficiários e, em 2020, chegar aos 30 mil.

Para a embaixadora da associação e antiga Ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira, esta Rede pretende colmatar uma época em que “as farmácias tinham mais possibilidade de fazer aquilo que era normal fazer que era dar os medicamentos e as pessoas iam pagar quando podiam”. Face às dificuldades ao nível da sustentabilidade das farmácias e à própria incapacidade financeira dos utentes, surgiu a ideia de criação da Associação Dignitude que teve como fundadores “um conjunto de pessoas incentivadas a associar-se a esta causa”, entre as quais António Arnaut, Odete Ferreira, Ramalho Eanes, João Silveira e a própria Maria de Belém Roseira.

“Estar doente, ser doente crónico e não ter acesso aos medicamentos significa uma injustiça social enorme, muita gente fica impossibilitada de cumprir a vigilância da sua doença porque lhe faltam uns euros ou mesmo cêntimos”, salientou esta responsável da Dignitude, considerando também a dificuldade do sistema de segurança social em dar este apoio a todos os cidadãos.

A antiga responsável pela pasta ministerial da saúde sublinhou ainda a importância da transparência neste programa. Um programa inovador que, de resto, já foi premiado por diversas vezes pela importância do alcance social que tem.

Já Vítor Aleixo falou do “conteúdo muito nobre deste protocolo uma vez que a sua aplicação prática resultará na ajuda a muitos munícipes de Loulé que passarão a ter acesso à medicação que necessitam”.

O autarca sublinhou as “políticas sociais muito ativas que têm sido implementadas no Concelho nos últimos anos”, e elogiou os recursos humanos da câmara municipal que têm feito “um trabalho extraordinário junto das famílias que sentiram de uma maneira mais severa a crise”. Nesse sentido, garantiu que a seleção dos munícipes que irão beneficiar deste programa será feita de forma “rigorosa, exaustiva e muito criteriosa”. Relembrou ainda que esta é uma medida adicional ao Loulé Solidário, projeto através do qual a autarquia apoia os cidadãos mais vulneráveis em termos socioeconómicos, comparticipando o pagamento das rendas, água, luz, gás, mas também apoiando o acesso a medicamentos.

Ao abrigo da Rede Solidária do Medicamento, nesta primeira fase, a autarquia irá disponibilizar 10 mil euros para ajudar a cobrir as despesas de farmácia relativas a 100 beneficiários.

(SP/CM)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Algarve Cultura Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Algarve Animais Edição Papel

Zoomarine Algarve assinala 35 anos com nascimento de golfinho-roaz

08:00 26 Julho, 2026 08:08 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Nascido a 2 de junho, o golfinho Sami é filho de Luna e Hugo, apresenta evolução favorável e está sob vigilância permanente no parque algarvio

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Consulta com médico.
Gastronomia Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Algarve Nacional Saúde

Loulé e Faro entre municípios afetados pela “retirada de 100 ambulâncias” do INEM

13:17 26 Julho, 2026 13:17 26 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Trabalhadores alertam que menos ambulâncias podem atrasar o socorro, pressionar bombeiros e Cruz Vermelha e elevar o risco em Loulé e Faro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Combustíveis sobem em força a partir de amanhã

15:40 26 Julho, 2026 15:18 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Gasóleo deverá subir nove cêntimos e a gasolina três cêntimos já esta segunda-feira. Abastecer antes da atualização dos preços do combustível poderá permitir uma poupança

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí uma subida forte das temperaturas: calor regressa em força neste dia e estas serão as regiões mais quentes

06:00 26 Julho, 2026 11:12 25 Julho, 2026 | João Luís

A próxima semana deverá começar com uma subida acentuada das temperaturas, com várias zonas do país a aproximarem-se dos 40 ºC

Meia Praia, Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Ciência Opinião Saúde Tech

O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire

15:30 26 Julho, 2026 15:29 26 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Ao enterrá-la, teremos de garantir que não sepultamos também a humildade, a renovação, a memória e o sentido da vida"

Opinião Saúde

Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes

07:30 26 Julho, 2026 19:56 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nunca tivemos tão boas armas para combater as hepatites virais e, paradoxalmente, nunca estivemos tão conscientes da distância que nos separa da sua eliminação"

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

W Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Algarve, Cultura, Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Algarve, Animais, Edição Papel

Zoomarine Algarve assinala 35 anos com nascimento de golfinho-roaz

08:00 26 Julho, 2026 08:08 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Nascido a 2 de junho, o golfinho Sami é filho de Luna e Hugo, apresenta evolução favorável e está sob vigilância permanente no parque algarvio

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Consulta com médico.
Gastronomia, Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Algarve, Nacional, Saúde

Loulé e Faro entre municípios afetados pela “retirada de 100 ambulâncias” do INEM

13:17 26 Julho, 2026 13:17 26 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Trabalhadores alertam que menos ambulâncias podem atrasar o socorro, pressionar bombeiros e Cruz Vermelha e elevar o risco em Loulé e Faro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Combustíveis sobem em força a partir de amanhã

15:40 26 Julho, 2026 15:18 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Gasóleo deverá subir nove cêntimos e a gasolina três cêntimos já esta segunda-feira. Abastecer antes da atualização dos preços do combustível poderá permitir uma poupança

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí uma subida forte das temperaturas: calor regressa em força neste dia e estas serão as regiões mais quentes

06:00 26 Julho, 2026 11:12 25 Julho, 2026 | João Luís

A próxima semana deverá começar com uma subida acentuada das temperaturas, com várias zonas do país a aproximarem-se dos 40 ºC

Meia Praia, Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Ciência, Opinião, Saúde, Tech

O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire

15:30 26 Julho, 2026 15:29 26 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Ao enterrá-la, teremos de garantir que não sepultamos também a humildade, a renovação, a memória e o sentido da vida"

Opinião, Saúde

Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes

07:30 26 Julho, 2026 19:56 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nunca tivemos tão boas armas para combater as hepatites virais e, paradoxalmente, nunca estivemos tão conscientes da distância que nos separa da sua eliminação"

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

W Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Últimas Notícias

  • Lagos e Faro prolongam o Verão Azul com exposição e formação artística
    Lagos e Faro prolongam o Verão Azul com exposição e formação artística
  • Combustíveis sobem em força a partir de amanhã
    Combustíveis sobem em força a partir de amanhã
  • Homem que ateou incêndio em Lagos vai para a cadeia
    Homem que ateou incêndio em Lagos vai para a cadeia
  • Multa por mensagem? GNR alerta para burla que usa falsos links do site do Governo
    Multa por mensagem? GNR alerta para burla que usa falsos links do site do Governo
  • Coreógrafo algarvio vence prémio em Itália com videodança sobre desertificação
    Coreógrafo algarvio vence prémio em Itália com videodança sobre desertificação

Opinião

  • O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire
    O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes
    Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes
  • A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos
    A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
    Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
  • Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
    Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento