Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional

Loulé comemora Semana Europeia da Mobilidade com mais um “PARKING DAY”

Durante a Semana Europeia da Mobilidade há a oportunidade de usufruir de atividades direcionadas e dedicadas à mobilidade sustentável

20:00 19 Setembro, 2023 20:28 19 Setembro, 2023 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Loulé abre as portas a mais uma edição do “PARK(ing) DAY – Ocupa o teu lugar na cidade”, que decorrerá nos dias 22 e 23 de setembro, das 18:00 às 23:00, na Avenida 25 de Abril – Parque Municipal de Loulé, integrado na Semana Europeia da Mobilidade 2023.

À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Loulé participará nesta efeméride com um conjunto de atividades, integrando, em simultâneo, a FAVA – Feira de Ambiente e Vegan do Algarve.

O programa prevê diversos momentos dinâmicos, tais como passeios e concentrações de bicicletas, mesas-redondas dedicadas à mobilidade e sustentabilidade, atividades e animação infantil, entre os quais um planetário de projeção 360º, hora do conto ou a pista rodoviária da GNR, atividades desportivas promovidas pela Autarquia mas também por ginásios e associações locais, rastreios gratuitos de saúde e bem-estar, participação de expositores dedicados a esta matéria e animação de rua.

A 22 de setembro, Dia Europeu sem Carros, terá lugar o debate “Qual o Futuro das Cidades de Hoje?”, que acontece das 18:00 às 19:30, no Largo do Monumento Engº Duarte Pacheco, e irá abordar a gestão dos resíduos, gestão da água, autossuficiência energética, refúgios climáticos; florestas nas cidades, autossuficiência alimentar, mobilidade urbana e economia circular. A moderação está a cargo de Uwe Heitkamp, jornalista e fundador da publicação ECO123.

Às 19:00, tem lugar o passeio urbano de bicicleta por Loulé, “Massa Crítica”. Trata-se de um passeio informal, dentro do espírito destas manifestações que ocorrem em várias cidades do mundo, todas as últimas sextas-feiras do mês, com milhares de pessoas a percorrerem as principais artérias das cidades de forma pacífica, descontraída.

É normal aparecerem os mais variados géneros de bicicletas sendo, por vezes, consideradas uma passerelle de veículos ímpares. Esta é uma iniciativa que pretende reforçar a mobilidade ciclável como uma mobilidade democrática, ágil, amiga do ambiente e sustentável.

Por outro lado, a comunidade escolar também terá uma participação ativa nestas celebrações. O Agrupamento de Escolas Padre Cabanita irá realizar um passeio de bicicleta, pelas principais artérias da cidade, envolvendo toda a comunidade educativa e civil que queira associar-se. A partida será dada às 10:00 e o percurso inclui uma passagem pelo centro da cidade. 

Também o Agrupamento de Escolas de Almancil celebra este Dia e, longo de toda a manhã, na Escola EB2,3 Prof. Dr. António de Sousa Agostinho decorrerão diversas atividades com as bicicletas dentro do recinto escolar.

Já no dia 23, às 11:00, no Largo do Monumento Engº Duarte Pacheco, vai estar em destaque a mesa redonda/debate “O Mercado Voluntário de Carbono em Portugal”, moderado por Miguel Freitas, ex-secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural. O protocolo celebrado ente a Autarquia de Loulé e o CEIIA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, será um dos pontos de partida desta sessão.

Segue-se, no mesmo local, a entrega do prémio “Essência do Ambiente” à Autarquia de Loulé. O galardão promovido pela empresa de comunicação e relações públicas ‘Essência – Comunicação Completa’, na categoria “Boas Práticas”, visa distinguir a Câmara de Loulé pelo projeto “Reutilização de Águas Residuais Tratadas em Contexto Escolar”, implementado na Escola EB2,3 Padre João Coelho Cabanita.

Também neste dia acontece a 1ª concentração de utilizadores de bicicletas elétricas. Um evento que tem como objetivo celebrar a mobilidade urbana suave como uma resposta aos objetivos de desenvolvimento sustentável das cidades e, consequentemente, ao bem-estar dos seus habitantes.

Com início às 11:00, os participantes terão à sua disposição as seguintes atividades: welcome drink para quem trouxer a sua bicicleta ou trotinete, serviço de check-up gratuito para bicicletas, formação sobre bicicletas, pista de condução rodoviária para crianças e exposição e test-drive de bicicletas urbanas, de carga e elétricas.

Em ambos os dias, decorre mais uma edição da FAVA – Feira do Ambiente e Vegan do Algarve. Para além das secções de comida e bebida, vestuário, cosmética e artesanato, são apresentadas empresas, marcas e associações que tenham soluções para a proteção animal, agricultura sustentável, economia circular e mobilidade elétrica. 

A FAVA apresenta ainda um programa com cerca de 30 espetáculos e atividades gratuitas, para todas as idades e interesses, como espetáculos de música, circo, teatro, exposições, debates, showcookings, oficinas, planetário, meditação, exercício físico e tanto mais.

Nos dois dias, parte do trânsito automóvel da Av. 25 de Abril, assim como da R. Ascensão Guimarães, estará encerrado das 18:00 às 23:00 (dia 22) e das 11:00 às 23:00 (dia 23), promovendo a Autarquia de Loulé nesse horário um programa de animação e sensibilização no local. 

A Semana Europeia da Mobilidade constitui um momento em que os cidadãos por toda a Europa têm a oportunidade de usufruir de atividades mais direcionadas e dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel.

O tema escolhido pela Comissão Europeia para a realização de ações deste ano recaiu na “Eficiência Energética”. A dependência energética maioritariamente dos combustíveis fósseis russos e as consequências imediatas devido à guerra, tais como a cessação de abastecimento, as sanções iniciadas, o aumento abrupto dos preços da energia e ainda a crise da subida de preços induzida pela inflação, a pobreza energética e o impacte ambiental do elevado consumo de energia são tudo matérias que inquietam a comunidade internacional.

“Todos nós podemos contribuir para a poupança de energia, através de uma mobilidade mais ativa. Uma aposta no uso de transportes públicos, o investimento em soluções de transporte eficientes e sustentáveis, a opção por uma condução mais sustentável e, sempre que possível, a redução das necessidades de transporte são medidas fundamentais alterarmos o paradigma. Investir no Ambiente é uma aposta essencial e o caminho certo para um futuro melhor, mais sustentável e consequentemente com gerações mais conscientes e felizes”, consideram os responsáveis municipais.

Leia também: Câmara de Loulé lamenta morte de Hugo Duarte. Era colaborador da autarquia há 25 anos

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idoso a conduzir.
Nacional

Condutor de 71 anos foi parado por falsos agentes da GNR que lhe aplicaram uma multa: retiraram-lhe 6.000€ da conta

16:50 13 Julho, 2026 15:12 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Ministério Público investiga esquema que envolve um condutor de 71 anos que perdeu 6.000 euros após ser abordado por falsos agentes da GNR

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Gastronomia Saúde

Nem laranja nem pitaia: fruto muito produzido no Algarve ‘dá anos de vida’ e é dos que traz mais benefícios para a saúde

15:20 13 Julho, 2026 14:41 13 Julho, 2026 | Gonçalo Viegas

Com inúmeros benefícios para a saúde, este fruto muito produzido no Algarve pode ser uma boa opção para as suas refeições

Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional Vida & Lazer

É nestas praias portuguesas que Cristiano Ronaldo costuma passar férias e uma delas fica no Algarve

16:20 13 Julho, 2026 14:41 13 Julho, 2026 | Gonçalo Viegas

Cristiano Ronaldo demonstra especial apreço por passar férias em Portugal com a sua família. Ainda em 2023 foram publicadas algumas fotografias pela sua companheira Georgina numa praia do Algarve

Algarve Economia

Mais de 1.400 artigos contrafeitos apreendidos pela GNR no Algarve

17:09 13 Julho, 2026 17:14 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Apreensão ocorreu num período de maior procura por camisolas e artigos ligados ao Mundial de Futebol de 2026

Casal de reformados triste.
Economia Nacional

Verifique este valor no recibo de vencimento: um erro pode custar-lhe dinheiro na reforma

18:00 13 Julho, 2026 14:18 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma linha que passa despercebida no recibo de vencimento pode significar descontos abaixo do devido e afetar a pensão futura

Radar de velocidade.
Auto Europa

“Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália

21:10 13 Julho, 2026 18:12 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de radares de velocidade foram desligados em Itália depois de entrarem em vigor novas exigências técnicas

Mulher sentada num banco durante um dia de calor intenso. Crédito: Freepik
Tempo

Há uma data que pode marcar o regresso dos ’40 graus’ a Portugal: saiba quando será e quais vão ser as regiões mais afetadas

09:30 13 Julho, 2026 09:09 13 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

A semana começa fresca, mas os modelos meteorológicos apontam para uma reviravolta já no próximo fim de semana em Portugal

Desporto Europe Direct Algarve

Comunidade Europeia do Desporto mobiliza mais de 19 mil atletas na Eurocidade do Guadiana

09:11 13 Julho, 2026 09:11 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António acolheram provas que mobilizaram atletas de várias categorias e nacionalidades

Mulher a usar telemóvel. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades

19:10 13 Julho, 2026 15:43 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Comissão Europeia prepara novas regras para limitar o acesso de crianças às redes sociais

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Homem armado barricou-se numa casa em Loulé com bebé de 6 meses e ainda tentou fugir pela janela

15:10 13 Julho, 2026 14:28 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Loulé, no Algarve, um homem armado barricou-se numa habitação com a ex-companheira e uma bebé de seis meses.

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Europe Direct Algarve

Algarve 2030 abre aviso de 20 milhões para reforçar eficiência hídrica

18:14 13 Julho, 2026 18:20 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investimentos elegíveis incluem redução de perdas, reabilitação de infraestruturas e reutilização de águas residuais tratadas

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Idoso a conduzir.
Nacional

Condutor de 71 anos foi parado por falsos agentes da GNR que lhe aplicaram uma multa: retiraram-lhe 6.000€ da conta

16:50 13 Julho, 2026 15:12 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Ministério Público investiga esquema que envolve um condutor de 71 anos que perdeu 6.000 euros após ser abordado por falsos agentes da GNR

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Gastronomia, Saúde

Nem laranja nem pitaia: fruto muito produzido no Algarve ‘dá anos de vida’ e é dos que traz mais benefícios para a saúde

15:20 13 Julho, 2026 14:41 13 Julho, 2026 | Gonçalo Viegas

Com inúmeros benefícios para a saúde, este fruto muito produzido no Algarve pode ser uma boa opção para as suas refeições

Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

É nestas praias portuguesas que Cristiano Ronaldo costuma passar férias e uma delas fica no Algarve

16:20 13 Julho, 2026 14:41 13 Julho, 2026 | Gonçalo Viegas

Cristiano Ronaldo demonstra especial apreço por passar férias em Portugal com a sua família. Ainda em 2023 foram publicadas algumas fotografias pela sua companheira Georgina numa praia do Algarve

Algarve, Economia

Mais de 1.400 artigos contrafeitos apreendidos pela GNR no Algarve

17:09 13 Julho, 2026 17:14 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Apreensão ocorreu num período de maior procura por camisolas e artigos ligados ao Mundial de Futebol de 2026

Casal de reformados triste.
Economia, Nacional

Verifique este valor no recibo de vencimento: um erro pode custar-lhe dinheiro na reforma

18:00 13 Julho, 2026 14:18 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma linha que passa despercebida no recibo de vencimento pode significar descontos abaixo do devido e afetar a pensão futura

Radar de velocidade.
Auto, Europa

“Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália

21:10 13 Julho, 2026 18:12 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de radares de velocidade foram desligados em Itália depois de entrarem em vigor novas exigências técnicas

Mulher sentada num banco durante um dia de calor intenso. Crédito: Freepik
Tempo

Há uma data que pode marcar o regresso dos ’40 graus’ a Portugal: saiba quando será e quais vão ser as regiões mais afetadas

09:30 13 Julho, 2026 09:09 13 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

A semana começa fresca, mas os modelos meteorológicos apontam para uma reviravolta já no próximo fim de semana em Portugal

Desporto, Europe Direct Algarve

Comunidade Europeia do Desporto mobiliza mais de 19 mil atletas na Eurocidade do Guadiana

09:11 13 Julho, 2026 09:11 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António acolheram provas que mobilizaram atletas de várias categorias e nacionalidades

Mulher a usar telemóvel. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades

19:10 13 Julho, 2026 15:43 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Comissão Europeia prepara novas regras para limitar o acesso de crianças às redes sociais

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional, Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Homem armado barricou-se numa casa em Loulé com bebé de 6 meses e ainda tentou fugir pela janela

15:10 13 Julho, 2026 14:28 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Loulé, no Algarve, um homem armado barricou-se numa habitação com a ex-companheira e uma bebé de seis meses.

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Europe Direct Algarve

Algarve 2030 abre aviso de 20 milhões para reforçar eficiência hídrica

18:14 13 Julho, 2026 18:20 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investimentos elegíveis incluem redução de perdas, reabilitação de infraestruturas e reutilização de águas residuais tratadas

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • “Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália
    “Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália
  • Autódromo Internacional do Algarve prepara-se para acolher o Ferrari Challenge a 18 e 19 de julho
    Autódromo Internacional do Algarve prepara-se para acolher o Ferrari Challenge a 18 e 19 de julho
  • Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades
    Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades
  • Equipa da Vela Solidária alcança 1.º lugar na Classe ORC e 2.º na geral
    Equipa da Vela Solidária alcança 1.º lugar na Classe ORC e 2.º na geral
  • Castores do Arade destacam-se na Taça do Mundo de Canoagem no Canadá
    Castores do Arade destacam-se na Taça do Mundo de Canoagem no Canadá

Opinião

  • “À mulher de César não basta ser honesta; tem também de parecê-lo” | Por Luís Ganhão
    “À mulher de César não basta ser honesta; tem também de parecê-lo” | Por Luís Ganhão
  • A República da Esperança Imobiliária | Por José Figueiredo Santos
    A República da Esperança Imobiliária | Por José Figueiredo Santos
  • Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes
    Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes

Europe Direct Algarve

  • Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades
    Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades
  • Algarve 2030 abre aviso de 20 milhões para reforçar eficiência hídrica
    Algarve 2030 abre aviso de 20 milhões para reforçar eficiência hídrica
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal