Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Nacional

Loulé celebra Semana Europeia da Mobilidade com actividades de sensibilização

A Semana Europeia da Mobilidade celebra-se entre os dias 16 e 22 de Setembro. Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Loulé irá organizar um conjunto de actividades, sob o tema “Combina e Move-te!”. Destaque para o evento de rua “PARK(ing) Day – Ocupa do teu lugar na cidade”, a realizar-se no dia […]

17:57 5 Setembro, 2018 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
As actividades estão direccionadas para todas as idades (Foto: D.R.)

A Semana Europeia da Mobilidade celebra-se entre os dias 16 e 22 de Setembro. Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Loulé irá organizar um conjunto de actividades, sob o tema “Combina e Move-te!”. Destaque para o evento de rua “PARK(ing) Day – Ocupa do teu lugar na cidade”, a realizar-se no dia 21, na Praça da República. O conceito deste evento, na sua terceira edição,  consiste em efectuar uma mostra alargada e demonstração de diversos produtos/serviços relacionados com os temas da mobilidade inteligente, modo de vida saudáveis, eficiência energética, energias limpas, reutilização de materiais, sustentabilidade ambiental e adaptação climática, sendo para o efeito disponibilizados espaços nas zonas de habitual estacionamento de veículos no dia a dia.

Neste sentido, o “PARK(ing) Day” dirige-se a empresas, lojas e instituições, preferencialmente sediadas ou com instalações no Concelho de Loulé, que pretendam ocupar um lugar de estacionamento no espaço do evento para divulgação e promoção dos seus produtos ou serviços, e que se relacionem com estas temáticas.

Com esta iniciativa pretende-se assim, através de um evento diferenciador e promotor das diferentes formas de Mobilidade Sustentável, sensibilizar a população em geral para a necessidade de reduzir os impactos ambientais da mobilidade urbana, promovendo novas formas de deslocação em meio urbano e de usufruto do espaço público.

De entre as actividades previstas estão um passeio urbano bicicleta, marcha/corrida, o “Loulé Adapta”, rastreios de saúde, test drive e exposição de veículos eléctricos, jogos tradicionais, filmes educativos sobre alterações climáticas e promoção da adesão do comércio local.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScANePRmPMKp74FY5uZMfQVEFNMBVeU2oIqemm7Fa3e8Ry3fQ/viewform.

Normas de participação e informações disponíveis através do site: www.cm-loule.pt,  [email protected]  ou através do telefone 289 400 600.

As actividades são diversificadas e para todas as idades

Paralelamente realizam-se outras actividades. Logo no dia 18, no auditório da Escola Secundária de Loulé, das 14:00 às 18:00, decorre o Seminário “Loulé Adapta –Mobilidade Urbana”.

Ao longo de todo o dia 19, as escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico e escolas do ensino secundário recebem o “Dia 100 Bicicletas nas Escolas”. Com o objectivo de envolver a comunidade escolar na filosofia desta Semana, a Câmara Municipal lançou o apelo aos estabelecimentos de ensino para que reúnam neste dia, no recinto escolar, no mínimo, 100 bicicletas em cada escola, trazidas pelos alunos, professores, animadores ou auxiliares. São também os alunos das escolas que participam nas actividades pedagógicas programadas para o dia 21, na Praça da República, das 10:00 às 13:00. Já das 18:00 às 23:00 horas, é tempo de “PARK(ing) Day” neste mesmo local.

No dia seguinte, dia 22, o Dia Europeu sem Carros é assinalado na Praça da República, com iniciativas das 9:00 às 17:00 horas.

A temática da Semana Europeia da Mobilidade incentiva a fazer uma reflexão sobre as vantagens económicas dos modos de transporte mais sustentáveis, como a bicicleta, o andar a pé, o transporte colectivo ou público e os veículos menos poluentes e de como, através de escolhas de mobilidade mais inteligentes, podemos contribuir de forma determinante para a economia colectiva.

As cidades que promovem o transporte sustentável estão em vantagem, comparativamente àquelas que não o fazem. Do sector público para o sector privado, da sociedade em geral para o indivíduo, os benefícios económicos de uma mobilidade inteligente são evidentes: as formas de mobilidade suave mantêm-nos activos, o que melhora a saúde, reduz as importações de petróleo e melhora a qualidade do ar. Isso significa que estas escolhas são o melhor investimento para todos, para as vilas e cidades, e para a economia em geral.

Mulher no banco.
Economia Nacional

Estes portugueses ainda vão receber uma parte do subsídio de férias em setembro: saiba se está na lista

10:50 13 Agosto, 2026 10:03 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há trabalhadores que continuam a receber uma parcela do subsídio de férias todos os meses, incluindo em setembro

Algarve Ciência

Eclipse solar levou centenas de pessoas à praia do Arraial em Tavira

07:10 13 Agosto, 2026 07:21 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Centro Ciência Viva de Tavira reuniu mais de 300 pessoas na praia do Arraial para acompanhar um dos fenómenos astronómicos mais aguardados do ano

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoada regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 13 Agosto, 2026 12:49 12 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva e a trovoada podem voltar a marcar o estado do tempo em parte de Portugal já durante esta semana neste dia

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Bandeira portuguesa.
Nacional

Vem aí um feriado obrigatório: afinal, que lojas e empresas são obrigadas a fechar?

09:35 13 Agosto, 2026 09:35 13 Agosto, 2026 | João Luís

O próximo sábado é feriado obrigatório em Portugal, mas isso não significa que todas as portas tenham de ficar fechadas

Algarve Cultura

Open Day junta música, atividades e solidariedade no centro de Lagoa

11:17 13 Agosto, 2026 11:19 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Héber Marques é o cabeça de cartaz do Open Day Interparoquial, que regressa a Lagoa a 12 de setembro com música e entrada livre

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Algarve

Espaço Cidadão abre na Tôr e evita deslocações a Loulé e Faro

10:42 13 Agosto, 2026 10:43 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Chave Móvel Digital, Carta de Condução, Segurança Social e Finanças estão entre os serviços disponíveis no novo balcão da Tôr

Opinião Política

A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão

07:30 13 Agosto, 2026 22:47 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia não é apenas o resultado das eleições; é o processo contínuo de tentar compreender por que razão pessoas diferentes, com vidas diferentes, chegam a conclusões diferentes"

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

É melhor a reforma aos 60 ou esperar pelos 66 anos e 9 meses? Saiba quanto dinheiro pode estar a perder na sua pensão

07:30 11 Agosto, 2026 19:04 10 Agosto, 2026 | João Luís

Reformar-se mais cedo ou esperar pela idade normal pode fazer grande diferença no valor da pensão, e tudo depende de vários fatores

Carne embalada. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Novas regras da União Europeia nas embalagens de alimentos entram em vigor: saiba o que muda

11:00 13 Agosto, 2026 13:18 12 Agosto, 2026 | João Luís

As embalagens de alimentos passam a estar sujeitas a novas exigências em toda a União Europeia: fique a par das novas regras

Algarve Desporto

Ana Rosário representou Portugal no Europeu de Petanca com apoio de São Brás

10:20 13 Agosto, 2026 10:23 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A Seleção Nacional de Petanca contou com a são-brasense Ana Rosário numa competição europeia em Espanha, numa participação apoiada pela autarquia

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Algarve Nacional Saúde

Doentes esperam mais de quatro horas nas urgências de Portimão

10:00 13 Agosto, 2026 10:00 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Hospital de Portimão registava tempos de espera superiores ao recomendado, num contexto nacional de fortes demoras em vários serviços de urgência

Mulher no banco.
Economia, Nacional

Estes portugueses ainda vão receber uma parte do subsídio de férias em setembro: saiba se está na lista

10:50 13 Agosto, 2026 10:03 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há trabalhadores que continuam a receber uma parcela do subsídio de férias todos os meses, incluindo em setembro

Algarve, Ciência

Eclipse solar levou centenas de pessoas à praia do Arraial em Tavira

07:10 13 Agosto, 2026 07:21 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Centro Ciência Viva de Tavira reuniu mais de 300 pessoas na praia do Arraial para acompanhar um dos fenómenos astronómicos mais aguardados do ano

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoada regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 13 Agosto, 2026 12:49 12 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva e a trovoada podem voltar a marcar o estado do tempo em parte de Portugal já durante esta semana neste dia

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Bandeira portuguesa.
Nacional

Vem aí um feriado obrigatório: afinal, que lojas e empresas são obrigadas a fechar?

09:35 13 Agosto, 2026 09:35 13 Agosto, 2026 | João Luís

O próximo sábado é feriado obrigatório em Portugal, mas isso não significa que todas as portas tenham de ficar fechadas

Algarve, Cultura

Open Day junta música, atividades e solidariedade no centro de Lagoa

11:17 13 Agosto, 2026 11:19 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Héber Marques é o cabeça de cartaz do Open Day Interparoquial, que regressa a Lagoa a 12 de setembro com música e entrada livre

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Algarve

Espaço Cidadão abre na Tôr e evita deslocações a Loulé e Faro

10:42 13 Agosto, 2026 10:43 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Chave Móvel Digital, Carta de Condução, Segurança Social e Finanças estão entre os serviços disponíveis no novo balcão da Tôr

Opinião, Política

A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão

07:30 13 Agosto, 2026 22:47 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia não é apenas o resultado das eleições; é o processo contínuo de tentar compreender por que razão pessoas diferentes, com vidas diferentes, chegam a conclusões diferentes"

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

É melhor a reforma aos 60 ou esperar pelos 66 anos e 9 meses? Saiba quanto dinheiro pode estar a perder na sua pensão

07:30 11 Agosto, 2026 19:04 10 Agosto, 2026 | João Luís

Reformar-se mais cedo ou esperar pela idade normal pode fazer grande diferença no valor da pensão, e tudo depende de vários fatores

Carne embalada. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Novas regras da União Europeia nas embalagens de alimentos entram em vigor: saiba o que muda

11:00 13 Agosto, 2026 13:18 12 Agosto, 2026 | João Luís

As embalagens de alimentos passam a estar sujeitas a novas exigências em toda a União Europeia: fique a par das novas regras

Algarve, Desporto

Ana Rosário representou Portugal no Europeu de Petanca com apoio de São Brás

10:20 13 Agosto, 2026 10:23 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A Seleção Nacional de Petanca contou com a são-brasense Ana Rosário numa competição europeia em Espanha, numa participação apoiada pela autarquia

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Algarve, Nacional, Saúde

Doentes esperam mais de quatro horas nas urgências de Portimão

10:00 13 Agosto, 2026 10:00 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Hospital de Portimão registava tempos de espera superiores ao recomendado, num contexto nacional de fortes demoras em vários serviços de urgência

Últimas Notícias

  • Open Day junta música, atividades e solidariedade no centro de Lagoa
    Open Day junta música, atividades e solidariedade no centro de Lagoa
  • Novas regras da União Europeia nas embalagens de alimentos entram em vigor: saiba o que muda
    Novas regras da União Europeia nas embalagens de alimentos entram em vigor: saiba o que muda
  • Estes portugueses ainda vão receber uma parte do subsídio de férias em setembro: saiba se está na lista
    Estes portugueses ainda vão receber uma parte do subsídio de férias em setembro: saiba se está na lista
  • Espaço Cidadão abre na Tôr e evita deslocações a Loulé e Faro
    Espaço Cidadão abre na Tôr e evita deslocações a Loulé e Faro
  • Ana Rosário representou Portugal no Europeu de Petanca com apoio de São Brás
    Ana Rosário representou Portugal no Europeu de Petanca com apoio de São Brás

Opinião

  • A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão
    A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão
  • Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel
    Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel
  • Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos
    Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Novas regras da União Europeia nas embalagens de alimentos entram em vigor: saiba o que muda
    Novas regras da União Europeia nas embalagens de alimentos entram em vigor: saiba o que muda
  • Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
    Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento