Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Jornadas do Arade são palco de debate sobre o presente e o futuro

As Jornadas do Arade voltam a reunir à mesma mesa, de 8 a 10 de março, diversas entidades regionais e especialistas de diferentes áreas para um grande debate acerca dos temas que dominam o presente e projetam o futuro dos quatro municípios da Bacia do Arade: Portimão, Lagoa, Silves e Monchique. Nesta edição, serão […]

21:12 1 Março, 2019 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Museu de Portimão recebe Jornadas do Arade (Foto: D.R.)

As Jornadas do Arade voltam a reunir à mesma mesa, de 8 a 10 de março, diversas entidades regionais e especialistas de diferentes áreas para um grande debate acerca dos temas que dominam o presente e projetam o futuro dos quatro municípios da Bacia do Arade: Portimão, Lagoa, Silves e Monchique.

Nesta edição, serão os mais jovens os primeiros a tomar a palavra, com a participação de grupos de alunos do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo e do Agrupamento de Escolas de Monchique nas sessões plenárias que se realizarão na sexta-feira de manhã.

Pelas 15:00 horas, terá início o programa aberto ao público com uma mesa-redonda sob o mote “Promoção da prática desportiva a nível local – Da Formação ao Alto Rendimento”. No ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto, será debatido o papel das autarquias na promoção de hábitos de vida saudáveis na comunidade, o desporto escolar e o desporto adaptado.

A conferência de abertura das jornadas ficará a cargo de Francisco Serra, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), que dará a conhecer o papel dos fundos comunitários, em particular através do programa CRESC Algarve 2020, para o desenvolvimento da região.

Jorge Botelho, presidente do Conselho Intermunicipal da AMAL, e Elidérico Viegas, presidente da AHETA, irão trocar argumentos sobre as oportunidades mas também as eventuais vicissitudes da aplicação da taxa turística no Algarve, encerrando os trabalhos da tarde.

No final do primeiro dia, será servido um “Algarve de Honra”, com o apoio da Comissão Vitivinícola do Algarve, sendo também apresentado o livro “Uma amarra ao mar e outra à terra. Cristãos-novos no Algarve (1558-1650)” de Carla Vieira.

As Jornadas regressam no sábado, pela manhã, com a apresentação das conclusões do trabalho desenvolvido pelos jovens nas sessões do dia anterior, seguido de uma mesa-redonda dedicada ao tema “Património Local (Material e Imaterial) – Do reconhecimento à valorização”.

As Jornadas serão abertas ao público, sujeitas a inscrição (Foto: D.R.)

O ponto de discussão seguinte debruçar-se-á no património subaquático, com o arqueólogo Cristóvão Fonseca a dar a conhecer o património escondido nas águas do Arade, através da partilha do projecto em curso “Um complexo portuário milenar no Barlavento Algarvio: a arqueologia do estuário do rio Arade”, desenvolvido por uma equipa de investigadores do CHAM – Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com o Museu de Portimão.

O programa da manhã ficará completo com um debate em torno da controvérsia “40 anos de SNS no Algarve: Que caminhos para o futuro?”, com a participação de Paulo Morgado, presidente do Conselho Directivo da ARS Algarve, e Ulisses Brito, presidente do Conselho Regional da Sub-região de Faro da Ordem dos Médicos.

Os trabalhos da tarde de sábado iniciam-se com o debate “Eventos e iniciativas culturais de dimensão regional – Qual o Impacto Real?”, em que projectos intermunicipais, como a Rota do Petisco, o 365 Algarve, a Via Algarviana e a Rota da Dieta Mediterrânea, serão discutidos enquanto exemplos a replicar de troca de sinergias e de promoção da região.

Numa altura em que se começa a planear a próxima época festiva, a questão que será colocada a discussão será “o que mudou/vai mudar após o incêndio de agosto de 2018?”. Para discutir esta problemática, marcarão presença Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique e Emílio Vidigal, presidente da Associação de Produtores Florestais do Barlavento Algarvio.

As III Jornadas do Arade irão, no final da tarde de sábado, ser presenteados com a conferência em torno de “Portimão Cidade Europeia do Desporto”, com a participação de Teresa Mendes, vereadora da Câmara Municipal de Portimão.

O domingo de manhã vai convidar ao desporto ao ar livre e à troca de experiências entre gerações com a realização da I Olimpíadas do Arade de Jogos Tradicionais, às 10:00 horas, junto ao Museu Municipal de Portimão, iniciativa incluída na programação da Cidade Europeia do Desporto.

As Jornadas do Arade são uma iniciativa da Associação Teia D’Impulsos, enquanto parte do projecto Cidadania Activa e Intervenção Cívica (CAIC), contando com o apoio dos municípios de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique e de várias organizações e empresas locais.

A entrada no evento é livre, mas sujeita a inscrição através do site www.jornadasdoarade.pt ou no próprio dia, no local.

(AC/HF)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 16:17 9 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Algarve Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Algarve

PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves

18:50 9 Junho, 2026 18:15 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima e suspeito trabalhavam juntos numa obra em Silves, onde terão surgido desentendimentos frequentes

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?

19:00 9 Junho, 2026 16:18 9 Junho, 2026 | João Luís

O sistema Volta trouxe um depósito de 10 cêntimos para algumas garrafas e latas, mas a cobrança tem regras e deve ser indicada ao consumidor

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Sismo. Crédito: Foto DR
Algarve

Sismo de magnitude 3,5 registado perto de Sagres sem danos reportados

18:30 9 Junho, 2026 18:01 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O sismo de magnitude 3,5 foi registado esta terça-feira ao largo do Cabo de São Vicente, em Sagres

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Pessoa a encher o pneu. Crédito: Magnific
Auto

É legal cobrar para encher os pneus? Saiba o que diz a lei

16:50 9 Junho, 2026 16:43 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Encher os pneus já não é sempre gratuito em Portugal e há um detalhe que muitos condutores estão a descobrir tarde demais

Ciência Opinião

O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte

16:10 9 Junho, 2026 16:09 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater"

Seleção Nacional 1986. Crédito: Foto DR
Desporto Nacional

México de má memória para Portugal: a polémica de Saltillo que transformou o Mundial de 1986 num pesadelo

20:00 9 Junho, 2026 14:07 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso Saltillo marcou a participação de Portugal no Mundial de 1986, no México

Algarve Economia

Novo showroom da Vilaça Interiores junta design, arte e lifestyle em Almancil

11:58 9 Junho, 2026 12:01 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço de cerca de 1000 m² em Almancil apresenta ambientes completos, peças decorativas e marcas de design internacional

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

Opinião Política

Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro

15:01 9 Junho, 2026 15:01 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia corre o risco de se transformar num sofisticado teatro de sombras, onde os rostos são conhecidos, mas os verdadeiros centros de decisão permanecem ocultos"

Opinião Tech

O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:46 9 Junho, 2026 12:48 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O futuro da inteligência não se escreve apenas em algoritmos. Escreve-se também nas escolas, nas políticas públicas, nas consultas e na forma como integramos a tecnologia na nossa vida"

Waldkrankenhaus. Crédito: Idealista
Economia Europa

Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados

18:50 8 Junho, 2026 17:47 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O hospital na Alemanha está à venda por um preço simbólico de um euro. O edifício tem cerca de 6.000 metros quadrados, mas exige uma reabilitação

Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 16:17 9 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Algarve, Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Algarve

PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves

18:50 9 Junho, 2026 18:15 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima e suspeito trabalhavam juntos numa obra em Silves, onde terão surgido desentendimentos frequentes

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?

19:00 9 Junho, 2026 16:18 9 Junho, 2026 | João Luís

O sistema Volta trouxe um depósito de 10 cêntimos para algumas garrafas e latas, mas a cobrança tem regras e deve ser indicada ao consumidor

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais, Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Sismo. Crédito: Foto DR
Algarve

Sismo de magnitude 3,5 registado perto de Sagres sem danos reportados

18:30 9 Junho, 2026 18:01 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O sismo de magnitude 3,5 foi registado esta terça-feira ao largo do Cabo de São Vicente, em Sagres

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Pessoa a encher o pneu. Crédito: Magnific
Auto

É legal cobrar para encher os pneus? Saiba o que diz a lei

16:50 9 Junho, 2026 16:43 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Encher os pneus já não é sempre gratuito em Portugal e há um detalhe que muitos condutores estão a descobrir tarde demais

Ciência, Opinião

O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte

16:10 9 Junho, 2026 16:09 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater"

Seleção Nacional 1986. Crédito: Foto DR
Desporto, Nacional

México de má memória para Portugal: a polémica de Saltillo que transformou o Mundial de 1986 num pesadelo

20:00 9 Junho, 2026 14:07 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso Saltillo marcou a participação de Portugal no Mundial de 1986, no México

Algarve, Economia

Novo showroom da Vilaça Interiores junta design, arte e lifestyle em Almancil

11:58 9 Junho, 2026 12:01 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço de cerca de 1000 m² em Almancil apresenta ambientes completos, peças decorativas e marcas de design internacional

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

Opinião, Política

Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro

15:01 9 Junho, 2026 15:01 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia corre o risco de se transformar num sofisticado teatro de sombras, onde os rostos são conhecidos, mas os verdadeiros centros de decisão permanecem ocultos"

Opinião, Tech

O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:46 9 Junho, 2026 12:48 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O futuro da inteligência não se escreve apenas em algoritmos. Escreve-se também nas escolas, nas políticas públicas, nas consultas e na forma como integramos a tecnologia na nossa vida"

Waldkrankenhaus. Crédito: Idealista
Economia, Europa

Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados

18:50 8 Junho, 2026 17:47 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O hospital na Alemanha está à venda por um preço simbólico de um euro. O edifício tem cerca de 6.000 metros quadrados, mas exige uma reabilitação

Últimas Notícias

  • México de má memória para Portugal: a polémica de Saltillo que transformou o Mundial de 1986 num pesadelo
    México de má memória para Portugal: a polémica de Saltillo que transformou o Mundial de 1986 num pesadelo
  • A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região
    A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região
  • Tia de 26 anos acusada de 123 crimes de abuso sexual sobre os dois sobrinhos
    Tia de 26 anos acusada de 123 crimes de abuso sexual sobre os dois sobrinhos
  • Redução de verbas municipais deixa futuro do Imortal Basket em aberto
    Redução de verbas municipais deixa futuro do Imortal Basket em aberto
  • Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?
    Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?
  • PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves
    PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves

Opinião

  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
  • O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
  • O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
    O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal