Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional

Já a pensar nas próximas férias? Veja os feriados, fins de semana prolongados e pontes de 2025

Com a aproximação do fim de 2024, muitos já começam a sonhar com as merecidas férias do próximo ano

19:10 3 Outubro, 2024 15:43 2 Outubro, 2024 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Com a aproximação do fim de 2024, muitos já começam a sonhar com as merecidas férias do próximo ano. A boa notícia para os trabalhadores portugueses é que 2025 promete trazer uma série de feriados e oportunidades de pontes que permitirão desfrutar de mais dias de descanso. Abaixo, uma análise completa do que 2025 reserva em termos de feriados nacionais e regionais, assim como a possibilidade de fins de semana prolongados.

Feriados obrigatórios e regionais em 2025

O ano de 2025 arranca com um feriado a 1 de janeiro, uma quarta-feira, oferecendo um início de ano tranquilo e propício para um descanso renovador. Em fevereiro, não há feriados oficiais, mas o Carnaval, que será celebrado a 4 de março, uma terça-feira, pode proporcionar uma pausa. Embora não seja um feriado oficial, muitas instituições públicas e privadas costumam conceder tolerância de ponto, permitindo criar uma ponte com a segunda-feira anterior.

O mês de abril traz o primeiro feriado prolongado do ano, com a Sexta-feira Santa a 18 de abril e o Domingo de Páscoa a 20 de abril. Assim, este período oferece uma excelente oportunidade para recarregar energias.

Abril é particularmente generoso, com dois feriados que caem em dias de semana, começando pela Sexta-feira Santa a 18 de abril, seguida pelo Dia da Liberdade a 25 de abril, que também calha numa sexta-feira. Esta coincidência proporciona dois fins de semana prolongados consecutivos, permitindo a muitos desfrutar de um merecido descanso.

O Dia do Trabalhador, celebrado a 1 de maio, calha numa quinta-feira, e, assim, solicitar o dia 2 de maio (sexta-feira) de férias possibilita um descanso prolongado de quatro dias. O mês de junho traz também algumas datas significativas, como o Dia de Portugal, a 10 de junho, que será uma terça-feira, e o Dia de Santo António, um feriado municipal que ocorre a 13 de junho, numa sexta-feira, especialmente benéfico para os lisboetas.

Os trabalhadores que residem em Lisboa poderão aproveitar a semana de forma ainda mais especial, dado que o feriado municipal do Dia de Santo António será seguido pelo Dia de Portugal. Já no Porto, o Dia de São João a 24 de junho (uma terça-feira) oferece uma oportunidade semelhante para os habitantes da cidade.

Em junho, a quinta-feira de Corpo de Deus a 19 de junho representa mais uma oportunidade de ponte. Ao solicitar o dia 20 de junho (sexta-feira) de férias, os trabalhadores podem garantir mais quatro dias seguidos de descanso.

Após junho, julho não conta com feriados, tornando-se o único mês do verão sem uma pausa. No entanto, agosto traz a Assunção de Nossa Senhora, celebrada a 15 de agosto, que será uma sexta-feira, assegurando mais um fim de semana prolongado para os portugueses.

Setembro é, novamente, um mês sem feriados, enquanto outubro oferece o Dia da Implantação da República a 5 de outubro, que calha num domingo, não proporcionando assim descanso adicional. Em novembro, o Dia de Todos os Santos, a 1 de novembro, coincide com um sábado, excluindo também a possibilidade de fins de semana prolongados.

Finalmente, dezembro encerra o ano de forma generosa com o Dia da Restauração da Independência a 1 de dezembro e o Dia da Imaculada Conceição a 8 de dezembro, ambos a cair em segundas-feiras, oferecendo assim duas oportunidades para fins de semana prolongados consecutivos. O Natal, a 25 de dezembro, calha a uma quarta-feira, permitindo aos trabalhadores a possibilidade de fazer pontes e usufruir de mais dias de descanso.

Resumo dos feriados obrigatórios em 2025

  • 1 de janeiro: Ano Novo (quarta-feira)
  • 4 de março: Carnaval (terça-feira, não oficial)
  • 18 de abril: Sexta-feira Santa
  • 20 de abril: Domingo de Páscoa
  • 25 de abril: Dia da Liberdade (sexta-feira)
  • 1 de maio: Dia do Trabalhador (quinta-feira)
  • 10 de junho: Dia de Portugal (terça-feira)
  • 19 de junho: Corpo de Deus (quinta-feira)
  • 15 de agosto: Assunção de Nossa Senhora (sexta-feira)
  • 5 de outubro: Implantação da República (domingo)
  • 1 de novembro: Dia de Todos os Santos (sábado)
  • 1 de dezembro: Restauração da Independência (segunda-feira)
  • 8 de dezembro: Dia da Imaculada Conceição (segunda-feira)
  • 25 de dezembro: Natal (quarta-feira)

Feriados regionais

  • 13 de junho: Dia de Santo António (sexta-feira), feriado municipal em Lisboa e outras localidades.
  • 24 de junho: Dia de São João (terça-feira), feriado municipal no Porto e em outros locais.
  • 29 de junho: Dia de São Pedro (domingo), feriado municipal em várias cidades.

Possibilidades de pontes em 2025

  • Carnaval (4 de março): Tire o dia 3 de março para uma ponte.
  • 1 de maio: Tire o dia 2 de maio para prolongar o descanso.
  • Corpo de Deus (19 de junho): Tire o dia 20 de junho para uma ponte.
  • Dia de Santo António (13 de junho): Feriado prolongado em Lisboa.

Fins de semana prolongados

  • 18 a 20 de abril: Sexta-feira Santa a Domingo de Páscoa
  • 25 a 27 de abril: Dia da Liberdade
  • 9 a 10 de junho: Dia de Portugal
  • 15 a 17 de agosto: Assunção de Nossa Senhora
  • 29 de novembro a 1 de dezembro: Dia da Restauração da Independência
  • 6 a 8 de dezembro: Dia da Imaculada Conceição

Com tantas oportunidades para férias, 2025 promete ser um ano repleto de momentos para relaxar e aproveitar com a família e amigos. Portanto, comece a planear as suas férias e prepare-se para um ano de merecido descanso.

Leia também: Esqueceu-se da carteira? Saiba como levantar dinheiro no Multibanco sem cartão

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve Cultura

Sérgio Godinho cancela concerto no Festival MED e já há substituto

16:00 24 Junho, 2026 15:58 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Devido a um imprevisto físico, Sérgio Godinho já não irá atuar no Festival MED. Passes de três dias (25 a 27 de junho) custam 40 euros

Algarve Desporto

Benfica e Flamengo disputam troféu no Estádio do Algarve

10:00 24 Junho, 2026 11:28 24 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Troféu do Algarve celebra 25 anos com um clássico internacional entre Benfica e Flamengo, organizado pela Singular Sport

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Algarve

Temperatura e vento preocupam Proteção Civil após incêndio dominado em Loulé

16:20 24 Junho, 2026 16:19 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Incêndio em Loulé: como o dispositivo de emergência se mobiliza para combater as reativações durante o dia

Chutou com o dono.
Animais Mundo

“Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€

10:55 24 Junho, 2026 10:55 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desaparecimento de um cão seguido por mais de um milhão de pessoas acabou num desfecho que gerou grande tristeza ao dono

Pessoas com guarda-chuva em dia de mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’

09:30 24 Junho, 2026 09:11 24 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias sufocantes, um fenómeno atmosférico promete mudar radicalmente o cenário nas próximas horas

Idosa pensativa.
Economia Opinião

A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão

07:30 24 Junho, 2026 19:49 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dizer apenas que 'não se pode baixar a idade da reforma' é, no fundo, dizer que não se consegue governar para alterar as condições que tornam essa medida impossível"

Cabine de avião da Ryanair.
Europa Vida & Lazer

Afinal não é só em Lisboa? Mais de 20 passageiros perdem voo da Ryanair em Atenas por causa das filas no controlo de passaportes

15:50 24 Junho, 2026 15:15 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Atenas, mais de 20 passageiros perderam um voo da Ryanair, após longas filas no controlo de passaportes

Idoso a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Reforma antecipada em Portugal: saiba quando pode pedir a pensão antes da idade normal

15:00 23 Junho, 2026 13:26 23 Junho, 2026 | João Luís

Idade normal da reforma sobe em Portugal, mas há regimes que permitem pedir a pensão mais cedo. Saiba quem pode antecipar

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Algarve

Voto de pesar em Tavira homenageia o sargento-chefe Mário Teixeira

17:40 23 Junho, 2026 17:34 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Teixeira é lembrado como filho de Tavira e figura ligada ao Exército Português e aos Bombeiros de Faro – Cruz Lusa

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Algarve Nacional

GNR detém dois suspeitos em Albufeira após encontrar droga em viatura procurada

16:10 24 Junho, 2026 16:06 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

A operação em Albufeira culminou na apreensão de 4.305 doses de cocaína, 183 de haxixe, 50 de canábis e mais de 250 gramas de MDMA

Avião da Emirates.
Mundo Vida & Lazer

Emirates quer ‘reconquistar’ a confiança dos passageiros e tem estadias gratuitas para todos num hotel de 5 estrelas

12:25 23 Junho, 2026 12:25 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea Emirates lançou uma campanha de verão que inclui estadias gratuitas num hotel de luxo no Dubai para passageiros elegíveis

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve, Cultura

Sérgio Godinho cancela concerto no Festival MED e já há substituto

16:00 24 Junho, 2026 15:58 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Devido a um imprevisto físico, Sérgio Godinho já não irá atuar no Festival MED. Passes de três dias (25 a 27 de junho) custam 40 euros

Algarve, Desporto

Benfica e Flamengo disputam troféu no Estádio do Algarve

10:00 24 Junho, 2026 11:28 24 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Troféu do Algarve celebra 25 anos com um clássico internacional entre Benfica e Flamengo, organizado pela Singular Sport

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Algarve

Temperatura e vento preocupam Proteção Civil após incêndio dominado em Loulé

16:20 24 Junho, 2026 16:19 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Incêndio em Loulé: como o dispositivo de emergência se mobiliza para combater as reativações durante o dia

Chutou com o dono.
Animais, Mundo

“Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€

10:55 24 Junho, 2026 10:55 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desaparecimento de um cão seguido por mais de um milhão de pessoas acabou num desfecho que gerou grande tristeza ao dono

Pessoas com guarda-chuva em dia de mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’

09:30 24 Junho, 2026 09:11 24 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias sufocantes, um fenómeno atmosférico promete mudar radicalmente o cenário nas próximas horas

Idosa pensativa.
Economia, Opinião

A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão

07:30 24 Junho, 2026 19:49 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dizer apenas que 'não se pode baixar a idade da reforma' é, no fundo, dizer que não se consegue governar para alterar as condições que tornam essa medida impossível"

Cabine de avião da Ryanair.
Europa, Vida & Lazer

Afinal não é só em Lisboa? Mais de 20 passageiros perdem voo da Ryanair em Atenas por causa das filas no controlo de passaportes

15:50 24 Junho, 2026 15:15 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Atenas, mais de 20 passageiros perderam um voo da Ryanair, após longas filas no controlo de passaportes

Idoso a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Reforma antecipada em Portugal: saiba quando pode pedir a pensão antes da idade normal

15:00 23 Junho, 2026 13:26 23 Junho, 2026 | João Luís

Idade normal da reforma sobe em Portugal, mas há regimes que permitem pedir a pensão mais cedo. Saiba quem pode antecipar

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Algarve

Voto de pesar em Tavira homenageia o sargento-chefe Mário Teixeira

17:40 23 Junho, 2026 17:34 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Teixeira é lembrado como filho de Tavira e figura ligada ao Exército Português e aos Bombeiros de Faro – Cruz Lusa

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Algarve, Nacional

GNR detém dois suspeitos em Albufeira após encontrar droga em viatura procurada

16:10 24 Junho, 2026 16:06 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

A operação em Albufeira culminou na apreensão de 4.305 doses de cocaína, 183 de haxixe, 50 de canábis e mais de 250 gramas de MDMA

Avião da Emirates.
Mundo, Vida & Lazer

Emirates quer ‘reconquistar’ a confiança dos passageiros e tem estadias gratuitas para todos num hotel de 5 estrelas

12:25 23 Junho, 2026 12:25 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea Emirates lançou uma campanha de verão que inclui estadias gratuitas num hotel de luxo no Dubai para passageiros elegíveis

Últimas Notícias

  • Temperatura e vento preocupam Proteção Civil após incêndio dominado em Loulé
    Temperatura e vento preocupam Proteção Civil após incêndio dominado em Loulé
  • GNR detém dois suspeitos em Albufeira após encontrar droga em viatura procurada
    GNR detém dois suspeitos em Albufeira após encontrar droga em viatura procurada
  • Sérgio Godinho cancela concerto no Festival MED e já há substituto
    Sérgio Godinho cancela concerto no Festival MED e já há substituto
  • Afinal não é só em Lisboa? Mais de 20 passageiros perdem voo da Ryanair em Atenas por causa das filas no controlo de passaportes
    Afinal não é só em Lisboa? Mais de 20 passageiros perdem voo da Ryanair em Atenas por causa das filas no controlo de passaportes
  • Investigação admite possibilidade de tratamento usado no combate ao cancro reverter os cabelos brancos
    Investigação admite possibilidade de tratamento usado no combate ao cancro reverter os cabelos brancos

Opinião

  • A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão
    A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão
  • Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
    Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
  • António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro
    António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
    Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
  • Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos
    Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal