Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Ciência, Nacional

Investigadores da Universidade Católica desenvolvem pele humana a partir de derme de coelho

Derme de coelho serve de base para substituto de pele em estudo na UCP, com impacto na medicina, cosmética e economia circular

09:41 27 Maio, 2025 09:46 27 Maio, 2025
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Investigadores da Universidade Católica Portuguesa (UCP) estão a desenvolver, através da derme de coelho, um novo substituto de pele humana que poderá ser usada em produtos farmacêuticos, cosméticos e em unidades de queimados, revelaram esta terça-feira as responsáveis da equipa.

“Cerca de 50% a 60% do processo já está escalável industrialmente, porque a empresa [Cortadoria Nacional] já trabalha a transformação. Nós [investigadores] precisamos de escalar os outros 50% das etapas. A seguir, vamos repopular esta pele com células humanas e criar modelos para que as farmacêuticas possam testar”, descreveu a investigadora Ana Leite Oliveira.

Com o nome ReSkin, o projeto está a ser desenvolvido por uma equipa de investigadores do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da UCP, no Porto, e pela Cortadoria Nacional, uma empresa portuguesa líder de mercado a nível mundial no setor das peles, onde cerca de 70% do produto é, atualmente, desperdício.

“Há interesse e necessidade na área médica e temos outra coisa que também é muito interessante que é a estabilidade do produto natural, quando comparado com o sintético”, acrescentou a investigadora.

O trabalho que tem por base a derme de coelho (a camada interior da pele, subjacente à primeira camada onde estão os pelos) está a ser desenvolvido há cerca de dois anos.

O potencial da ideia já foi comprovado junto da comunidade médica, nomeadamente através da colaboração do cirurgião plástico e reconstrutivo do Hospital de São João e professor universitário da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Ricardo Horta, bem como em reuniões com dermatologistas.

“Se não avança mais rápido é porque somos nós quem coloca um travão. A perspetiva médica é sempre diferente da do cientista, porque acabam por ser mais terra a terra e conseguem ver, quase de imediato, quais as potencialidades que aquele produto pode ter”, acrescentou a investigadora Viviana Pinto Ribeiro.

O objetivo é desenvolver um novo substituto de pele humana, um produto que possa ser opção, por exemplo, nas unidades de queimados onde há escassez de pele por falta de dadores ou onde existe elevado risco de rejeição devido à resposta imune do paciente.

Outra potencial linha de utilização está associada às necessidades das indústrias farmacêutica e cosmética.

Segundo Ana Leite Oliveira, que falava à Lusa desde Friburgo (Suíça), onde participou numa conferência de engenharia de tecidos e medicina regenerativa, neste momento já existe um material “livre de carga genética do coelho que pode ser identificado pelo corpo humano com resposta imune” que avançará para a próxima fase “mais devagar ou mais depressa, consoante o volume de financiamento” que a equipa conseguir.

“A preservação e purificação da pele está garantida. Nós vamos dar continuidade a esse processo até chegar à esterilização. Temos que ter instalações próprias, as chamadas de ‘salas limpas’, onde os dispositivos médicos depois são finalizados e onde poderão, a partir daí, ser comercializados. É um investimento muito grande”, concluiu.

Já Viviana Pinto Ribeiro – que falava à Lusa após ter apresentado o ReSkin ao programa de investigação Cotec da Fundação Jorge Mello, onde está em jogo um prémio de 250 mil euros, e na mesma semana em que a equipa, incluída num consórcio europeu, candidatou o projeto a um financiamento, cujo valor total para o consórcio é próximo dos três milhões de euros – lembrou que “as coisas estão sempre a mudar, mesmo em termos regulamentares”, razão pela qual prefere ser cautelosa nos prazos.

“O feedback tem sido bastante positivo. A ideia é recebida com surpresa, mas com muita confiança no produto”, disse a investigadora, valorizando muito o “comprometimento e empenho da Cortadoria Nacional”.

É convicção da equipa, lê-se na informação consultada pela Lusa, que os resultados do ReSkin possam vir a traduzir-se em vantagens significativas ao nível da economia circular, dando resposta a um desafio premente com elevado impacto social e económico.

O ReSkin, que foi distinguido em 2023 com o Prémio Alfredo da Silva/Cotec “Inovação Tecnológica, Mobilidade e Indústria”, poderá permitir a valorização das mais de cinco toneladas de pele de coelho produzidas pela empresa Cortadoria Nacional.

Leia também: Estas ilhas portuguesas estão ‘cheias’ de tarântulas e só lá entra quem tem autorização

Europa Nacional

Português simulou venda de carro com documento falso para enganar juiz no Luxemburgo: foi detido em Vila Real

13:00 17 Outubro, 2026 11:28 17 Outubro, 2026

Contrato falso e transferência simulada de 10.000€ estão no centro do caso. Português procurado pelo Luxemburgo ficou em prisão preventiva

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Algarve Cultura Edição Papel

Entrevista a Arménio Aleluia Martins: “a história de Paderne escrita nas vidas dos seus cidadãos”

16:00 17 Outubro, 2026 15:18 16 Outubro, 2026

Memórias, fotografias e testemunhos familiares cruzam-se no novo livro de Arménio Aleluia Martins, dedicado a preservar a história das gentes de Paderne

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Opinião Política

Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos

16:10 17 Outubro, 2026 16:05 17 Outubro, 2026

"Continuamos a assistir ao desfile dos que bem dominam a arte de não desagradar a ninguém. Falam sem se comprometer (...) salienta José Figueiredo Santos

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Mulher organizou o seu funeral em vida. Crédito: DR
Mundo

“Adorava estar presente”: mulher organizou o próprio funeral aos 80 anos para ouvir as homenagens

11:20 17 Outubro, 2026 12:13 17 Outubro, 2026

Mulher reuniu cerca de 100 convidados para celebrar a vida num funeral antecipado, com discursos, um caixão e um bolo de aniversário

Black Friday. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday

11:50 17 Outubro, 2026 09:09 17 Outubro, 2026

Pagamentos em prestações sem juros entram nas novas regras europeias do crédito. Saiba o que está previsto

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Algarve Nacional

João percorreu 700 quilómetros a pé desde o Algarve até ao norte de Portugal para ajudar criança com cancro

15:40 17 Outubro, 2026 15:08 17 Outubro, 2026

Durante 26 dias, João da Silva atravessou Portugal a pé, desde Faro até Melgaço, numa caminhada solidária destinada a angariar 9.400 euros para ajudar uma criança com cancro

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

Europa, Nacional

Português simulou venda de carro com documento falso para enganar juiz no Luxemburgo: foi detido em Vila Real

13:00 17 Outubro, 2026 11:28 17 Outubro, 2026

Contrato falso e transferência simulada de 10.000€ estão no centro do caso. Português procurado pelo Luxemburgo ficou em prisão preventiva

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve, Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Algarve, Cultura, Edição Papel

Entrevista a Arménio Aleluia Martins: “a história de Paderne escrita nas vidas dos seus cidadãos”

16:00 17 Outubro, 2026 15:18 16 Outubro, 2026

Memórias, fotografias e testemunhos familiares cruzam-se no novo livro de Arménio Aleluia Martins, dedicado a preservar a história das gentes de Paderne

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Opinião, Política

Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos

16:10 17 Outubro, 2026 16:05 17 Outubro, 2026

"Continuamos a assistir ao desfile dos que bem dominam a arte de não desagradar a ninguém. Falam sem se comprometer (...) salienta José Figueiredo Santos

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Mulher organizou o seu funeral em vida. Crédito: DR
Mundo

“Adorava estar presente”: mulher organizou o próprio funeral aos 80 anos para ouvir as homenagens

11:20 17 Outubro, 2026 12:13 17 Outubro, 2026

Mulher reuniu cerca de 100 convidados para celebrar a vida num funeral antecipado, com discursos, um caixão e um bolo de aniversário

Black Friday. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday

11:50 17 Outubro, 2026 09:09 17 Outubro, 2026

Pagamentos em prestações sem juros entram nas novas regras europeias do crédito. Saiba o que está previsto

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Algarve, Nacional

João percorreu 700 quilómetros a pé desde o Algarve até ao norte de Portugal para ajudar criança com cancro

15:40 17 Outubro, 2026 15:08 17 Outubro, 2026

Durante 26 dias, João da Silva atravessou Portugal a pé, desde Faro até Melgaço, numa caminhada solidária destinada a angariar 9.400 euros para ajudar uma criança com cancro

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

Últimas Notícias

  • Entrevista a Arménio Aleluia Martins: “a história de Paderne escrita nas vidas dos seus cidadãos”
    Entrevista a Arménio Aleluia Martins: “a história de Paderne escrita nas vidas dos seus cidadãos”
  • João percorreu 700 quilómetros a pé desde o Algarve até ao norte de Portugal para ajudar criança com cancro
    João percorreu 700 quilómetros a pé desde o Algarve até ao norte de Portugal para ajudar criança com cancro
  • Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia
    Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia
  • Movimento pela habitação destaca mobilização em Faro e promete continuar protestos
    Movimento pela habitação destaca mobilização em Faro e promete continuar protestos
  • Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada
    Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

Opinião

  • Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos
    Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
  • Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
    Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira

Europe Direct Algarve

  • Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
    Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal