Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia, Mundo, Nacional, Política

Hospital Central remetido para as calendas

A construção do Hospital Central do Algarve, aquela que seria a unidade de referência nos cuidados de saúde a sul do Tejo e que permitiria uma resposta melhorada e adequada às necessidades da região do Algarve, foi alvo de concurso público em 2008 e chegou a ter dois consórcios seleccionados para avançarem com o […]

07:04 20 Março, 2015 12:31 29 Novembro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Imagens de antevisão do Hospital Central do Algarve de uma das propostas candidatas ao concurso internacional para a construção do equipamento

A construção do Hospital Central do Algarve, aquela que seria a unidade de referência nos cuidados de saúde a sul do Tejo e que permitiria uma resposta melhorada e adequada às necessidades da região do Algarve, foi alvo de concurso público em 2008 e chegou a ter dois consórcios seleccionados para avançarem com o projecto em regime de parceria público-privada.

Com a crise e a redução drástica do investimento público e das malogradas parcerias público-privadas o concurso caiu por terra e a unidade hospitalar que seria construída no Parque das Cidades, entre Faro e Loulé, junto à Via do Infante, numa área de 77 mil metros quadrados e com capacidade para responder a uma população de cerca de 800 mil habitantes – dadas as necessidades de capacidade de resposta ao crescimento exponencial de população da região durante a época alta – tem-se mantido como um assunto em que ninguém, nem Governo, nem oposição quer pegar.

O silêncio parece agora quebrado, com Pedro Nunes, administrador do Centro Hospitalar do Algarve (CHA), a revelar que em cima da mesa, como alternativa, está uma proposta da Administração do CHA ao Governo de investir cinco milhões de euros em obras no actual Hospital de Faro.

O que se pretende fazer

Em declarações à Lusa, Pedro Nunes adiantou que o projecto prevê deslocar o bloco operatório de ambulatório para junto do bloco operatório central e também aumentar a capacidade da unidade de cuidados intensivos coronários de seis para dez camas, além da aquisição de novo equipamento para ambos os serviços.

Segundo o presidente do Conselho de Administração do CHA, o bloco de ambulatório vai ficar no terceiro piso do edifício central do Hospital de Faro, um piso abaixo do local onde já funciona o bloco central, ficando ambos ligados através de um acesso interior, para potenciar os recursos humanos e aumentar a segurança no transporte dos doentes. 

Projectos existem há já dois anos e podem ver desenvolvimento este ano

Aquilo que era tema tabu para as hostes partidárias da região e mesmo nacionais pelos vistos tinha resposta desenhada há bastante tempo.

De acordo com Pedro Nunes, “os projectos de alteração já estão feitos há mais de dois anos”, sendo que a administração do centro aguarda ainda, revela a Lusa, a aprovação do Ministério da Saúde para avançar, embora Pedro Nunes esteja confiante de que deverá haver luz verde do Governo para se conseguir lançar as obras ainda este ano.

CHA saldou as dívidas

“Este investimento só é possível no Algarve na medida em que os hospitais estão articulados e já se faz uma gestão conjunta”, argumentou, sublinhando que as poupanças decorrentes da criação do centro hospitalar, há um ano e meio, e, sobretudo, a injecção de capital por parte do ministério em 2014, permitiram liquidar uma dívida de 120 milhões de euros.

“Com o último aumento de capital social, de 24 milhões de euros, no final de 2014, e mais dez milhões de euros do orçamento do hospital, conseguimos pagar a dívida”, afirmou aquele responsável, ressalvando que a administração conseguiu normalizar a situação financeira do centro no ano passado e que actualmente “não gasta mais do que o orçamento”.

Segundo Pedro Nunes, o orçamento do CHA para este ano ainda não está fixado, mas o orçamento anual é de aproximadamente 180 milhões de euros, pelo que, mesmo que se avançasse com a obra do Hospital Central do Algarve, cinco milhões de euros representariam apenas um pequeno investimento.

“Não é por mais cinco milhões de euros que não se investe no velho hospital, sobretudo enquanto não tivermos capacidade para construir um novo”, afirmou, argumentando que o equipamento novo que se for adquirindo pode sempre ser aproveitado e transferido para um novo hospital.

O CHA – criado em 2013 e que integra as unidades de Faro, Portimão e Lagos, foi alvo de dois aumentos de capital em 2014 – um primeiro, de 69,4 milhões de euros e um outro mais recente, de 24,6 milhões de euros -, o que permitiu ao centro sair da situação de falência técnica e iniciar 2015 sem dívidas. 

Remendos ditam o destino do hospital central

As obras sucessivas no sentido de melhorar a capacidade actual de resposta das unidades do CHA ditam assim a morte a médio prazo do hospital central e as promessas de um hospital central de referência na região. Em 2014, o centro tinha já investido na renovação de equipamentos em vários serviços, nomeadamente, com a aquisição de um novo equipamento para ressonância magnética no hospital de Portimão, que vai agora ser instalado, e de um sistema de navegação para neurocirurgia e cirurgia na especialidade de otorrinolaringologia.

Já em Janeiro de 2013 tinha sido inaugurado um novo espaço contíguo às urgências do Hospital de Faro, uma área de Decisão Clínica com 560 metros quadrados, criada de raiz, e que custou 600 mil euros.

Com o fim do projecto do hospital central cai por terra também a ambição do Curso de Medicina da Universidade do Algarve de ver ali criado espaço para uma verdadeira integração do curso na estrutura dum hospital de primeira linha como acontece com as faculdades de medicina de Lisboa, Porto e Coimbra.

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensões e subsídios em novembro: estas são as datas em que a Segurança Social vai pagar

07:00 21 Outubro, 2026 13:51 20 Outubro, 2026

Calendário de novembro já está disponível e há pagamentos previstos para diferentes dias do mês. Saiba quando recebe a pensão e os subsídios

Algarve Cultura

Fortaleza de Sagres recebe três dias de ciência com construção de caravela de 10 metros

09:28 21 Outubro, 2026 09:30 21 Outubro, 2026

Nova Escola de Sagres regressa à Fortaleza de Sagres de 22 a 24 de outubro, com experiências científicas, realidade virtual e atividades para famílias.

Algarve

Condutor tenta subornar GNR com mil euros após ser apanhado a conduzir alcoolizado em Silves

09:50 21 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Homem de 48 anos foi detido em Silves por conduzir alcoolizado e tentar entregar mil euros aos militares da GNR para evitar a detenção

Algarve Economia

Resort de Albufeira eleito o melhor de Portugal em regime tudo incluído nos World Travel Awards

08:35 20 Outubro, 2026 08:37 20 Outubro, 2026

Unidade hoteleira de Albufeira conquista distinção internacional nos World Travel Awards 2026, numa cerimónia realizada no Montenegro

Algarve Política

Jovens sociais-democratas de Loulé tomam posse para novo mandato com mais de 30 militantes

09:14 21 Outubro, 2026 09:14 21 Outubro, 2026

Núcleo de estudantes sociais-democratas de Loulé inicia novo mandato e pretende reforçar a participação dos jovens através de debates e palestras

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Praia da Cordoama.
Algarve

Conheça a praia no Algarve onde é possível caminhar entre três areais diferentes quando a maré está baixa

16:30 20 Outubro, 2026 11:26 20 Outubro, 2026

No Algarve há uma praia que, com a maré baixa, fica ligada a dois areais vizinhos e permite um passeio pouco habitual junto ao Atlântico

Opinião

O Olhar de um Coach: Como gere o seu Tempo? | Por Helder Gonçalves

07:30 21 Outubro, 2026 07:52 21 Outubro, 2026

"Espero que estas simples dicas vos ajudem a orientar melhor as vossas agendas diárias e a Planificação do vosso Tempo!".

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional Tech

Perdeu o telemóvel? Banco de Portugal alerta para o que deve fazer de imediato para proteger o seu dinheiro

21:00 20 Outubro, 2026 12:47 20 Outubro, 2026

Aplicações bancárias e códigos de autorização podem ficar expostos se perder o telemóvel. Saiba o que fazer para proteger a sua conta

Economia Europe Direct Algarve

Algarve tem de executar mais 58 milhões de euros de fundos europeus até ao final de 2026

18:40 20 Outubro, 2026 18:37 20 Outubro, 2026

Beneficiários do programa Algarve 2030 têm de apresentar mais 58 milhões de euros em despesas até dezembro para cumprir as metas financeiras

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Duas frentes frias estão a caminho de Portugal: saiba onde e quando vai chover até sexta-feira

18:30 20 Outubro, 2026 14:32 20 Outubro, 2026

O Atlântico está cada vez mais agitado e duas frentes frias vão atingir Portugal nos próximos dias

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve

Lembra-se do falso tsunami de 1999 em Faro? Estas são as zonas da cidade que podem ser afetadas por um fenómeno real

14:40 20 Outubro, 2026 13:03 20 Outubro, 2026

Episódio que esvaziou praias algarvias não passou de um falso alarme, mas estudos e relatos ajudam a identificar vulnerabilidades em Faro

Algarve Desporto

Atleta de Albufeira conquista três medalhas de ouro em competição internacional de Jiu-Jitsu

07:45 20 Outubro, 2026 07:27 20 Outubro, 2026

Luciano Candal brilhou numa prova oficial da IBJJF, conquistando três medalhas de ouro, uma delas apesar de competir lesionado

Algarve Cultura Europa

Algarvia Aida dos Santos vence prémio literário de 30 mil euros em Espanha

18:11 20 Outubro, 2026 18:13 20 Outubro, 2026

Prémio Nacional de Ensaio de Espanha distingue Aida dos Santos, natural de Faro, por uma reflexão sobre desigualdades e discriminação social

Algarve Cultura Economia

Feira de Todos os Santos regressa a Silves com música, carrosséis e sabores tradicionais

11:17 20 Outubro, 2026 11:17 20 Outubro, 2026

Tradição volta a animar Silves de 29 de outubro a 1 de novembro, com a Feira de Todos os Santos, concertos, tasquinhas e diversões

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensões e subsídios em novembro: estas são as datas em que a Segurança Social vai pagar

07:00 21 Outubro, 2026 13:51 20 Outubro, 2026

Calendário de novembro já está disponível e há pagamentos previstos para diferentes dias do mês. Saiba quando recebe a pensão e os subsídios

Algarve, Cultura

Fortaleza de Sagres recebe três dias de ciência com construção de caravela de 10 metros

09:28 21 Outubro, 2026 09:30 21 Outubro, 2026

Nova Escola de Sagres regressa à Fortaleza de Sagres de 22 a 24 de outubro, com experiências científicas, realidade virtual e atividades para famílias.

Algarve

Condutor tenta subornar GNR com mil euros após ser apanhado a conduzir alcoolizado em Silves

09:50 21 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Homem de 48 anos foi detido em Silves por conduzir alcoolizado e tentar entregar mil euros aos militares da GNR para evitar a detenção

Algarve, Economia

Resort de Albufeira eleito o melhor de Portugal em regime tudo incluído nos World Travel Awards

08:35 20 Outubro, 2026 08:37 20 Outubro, 2026

Unidade hoteleira de Albufeira conquista distinção internacional nos World Travel Awards 2026, numa cerimónia realizada no Montenegro

Algarve, Política

Jovens sociais-democratas de Loulé tomam posse para novo mandato com mais de 30 militantes

09:14 21 Outubro, 2026 09:14 21 Outubro, 2026

Núcleo de estudantes sociais-democratas de Loulé inicia novo mandato e pretende reforçar a participação dos jovens através de debates e palestras

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Praia da Cordoama.
Algarve

Conheça a praia no Algarve onde é possível caminhar entre três areais diferentes quando a maré está baixa

16:30 20 Outubro, 2026 11:26 20 Outubro, 2026

No Algarve há uma praia que, com a maré baixa, fica ligada a dois areais vizinhos e permite um passeio pouco habitual junto ao Atlântico

Opinião

O Olhar de um Coach: Como gere o seu Tempo? | Por Helder Gonçalves

07:30 21 Outubro, 2026 07:52 21 Outubro, 2026

"Espero que estas simples dicas vos ajudem a orientar melhor as vossas agendas diárias e a Planificação do vosso Tempo!".

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional, Tech

Perdeu o telemóvel? Banco de Portugal alerta para o que deve fazer de imediato para proteger o seu dinheiro

21:00 20 Outubro, 2026 12:47 20 Outubro, 2026

Aplicações bancárias e códigos de autorização podem ficar expostos se perder o telemóvel. Saiba o que fazer para proteger a sua conta

Economia, Europe Direct Algarve

Algarve tem de executar mais 58 milhões de euros de fundos europeus até ao final de 2026

18:40 20 Outubro, 2026 18:37 20 Outubro, 2026

Beneficiários do programa Algarve 2030 têm de apresentar mais 58 milhões de euros em despesas até dezembro para cumprir as metas financeiras

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Duas frentes frias estão a caminho de Portugal: saiba onde e quando vai chover até sexta-feira

18:30 20 Outubro, 2026 14:32 20 Outubro, 2026

O Atlântico está cada vez mais agitado e duas frentes frias vão atingir Portugal nos próximos dias

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve

Lembra-se do falso tsunami de 1999 em Faro? Estas são as zonas da cidade que podem ser afetadas por um fenómeno real

14:40 20 Outubro, 2026 13:03 20 Outubro, 2026

Episódio que esvaziou praias algarvias não passou de um falso alarme, mas estudos e relatos ajudam a identificar vulnerabilidades em Faro

Algarve, Desporto

Atleta de Albufeira conquista três medalhas de ouro em competição internacional de Jiu-Jitsu

07:45 20 Outubro, 2026 07:27 20 Outubro, 2026

Luciano Candal brilhou numa prova oficial da IBJJF, conquistando três medalhas de ouro, uma delas apesar de competir lesionado

Algarve, Cultura, Europa

Algarvia Aida dos Santos vence prémio literário de 30 mil euros em Espanha

18:11 20 Outubro, 2026 18:13 20 Outubro, 2026

Prémio Nacional de Ensaio de Espanha distingue Aida dos Santos, natural de Faro, por uma reflexão sobre desigualdades e discriminação social

Algarve, Cultura, Economia

Feira de Todos os Santos regressa a Silves com música, carrosséis e sabores tradicionais

11:17 20 Outubro, 2026 11:17 20 Outubro, 2026

Tradição volta a animar Silves de 29 de outubro a 1 de novembro, com a Feira de Todos os Santos, concertos, tasquinhas e diversões

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Últimas Notícias

  • Condutor tenta subornar GNR com mil euros após ser apanhado a conduzir alcoolizado em Silves
    Condutor tenta subornar GNR com mil euros após ser apanhado a conduzir alcoolizado em Silves
  • Fortaleza de Sagres recebe três dias de ciência com construção de caravela de 10 metros
    Fortaleza de Sagres recebe três dias de ciência com construção de caravela de 10 metros
  • Jovens sociais-democratas de Loulé tomam posse para novo mandato com mais de 30 militantes
    Jovens sociais-democratas de Loulé tomam posse para novo mandato com mais de 30 militantes
  • Atletas de Albufeira conquistam oito medalhas no Campeonato Europeu de Capoeira
    Atletas de Albufeira conquistam oito medalhas no Campeonato Europeu de Capoeira
  • Treinadora de golfe no Algarve regressa à competição internacional após lesão prolongada
    Treinadora de golfe no Algarve regressa à competição internacional após lesão prolongada

Opinião

  • Portugal acumula 15 anos de atraso na construção de habitação
    Portugal acumula 15 anos de atraso na construção de habitação
  • O Olhar de um Coach: Como gere o seu Tempo? | Por Helder Gonçalves
    O Olhar de um Coach: Como gere o seu Tempo? | Por Helder Gonçalves
  • Politicamente (in)correto: A democracia não morre sozinha | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: A democracia não morre sozinha | Por Francisco Moleiro

Europe Direct Algarve

  • Algarve tem de executar mais 58 milhões de euros de fundos europeus até ao final de 2026
    Algarve tem de executar mais 58 milhões de euros de fundos europeus até ao final de 2026
  • Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
    Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal