Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia, Mundo, Nacional, Política

Hospital Central remetido para as calendas

A construção do Hospital Central do Algarve, aquela que seria a unidade de referência nos cuidados de saúde a sul do Tejo e que permitiria uma resposta melhorada e adequada às necessidades da região do Algarve, foi alvo de concurso público em 2008 e chegou a ter dois consórcios seleccionados para avançarem com o […]

07:04 20 Março, 2015 12:31 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Imagens de antevisão do Hospital Central do Algarve de uma das propostas candidatas ao concurso internacional para a construção do equipamento

A construção do Hospital Central do Algarve, aquela que seria a unidade de referência nos cuidados de saúde a sul do Tejo e que permitiria uma resposta melhorada e adequada às necessidades da região do Algarve, foi alvo de concurso público em 2008 e chegou a ter dois consórcios seleccionados para avançarem com o projecto em regime de parceria público-privada.

Com a crise e a redução drástica do investimento público e das malogradas parcerias público-privadas o concurso caiu por terra e a unidade hospitalar que seria construída no Parque das Cidades, entre Faro e Loulé, junto à Via do Infante, numa área de 77 mil metros quadrados e com capacidade para responder a uma população de cerca de 800 mil habitantes – dadas as necessidades de capacidade de resposta ao crescimento exponencial de população da região durante a época alta – tem-se mantido como um assunto em que ninguém, nem Governo, nem oposição quer pegar.

O silêncio parece agora quebrado, com Pedro Nunes, administrador do Centro Hospitalar do Algarve (CHA), a revelar que em cima da mesa, como alternativa, está uma proposta da Administração do CHA ao Governo de investir cinco milhões de euros em obras no actual Hospital de Faro.

O que se pretende fazer

Em declarações à Lusa, Pedro Nunes adiantou que o projecto prevê deslocar o bloco operatório de ambulatório para junto do bloco operatório central e também aumentar a capacidade da unidade de cuidados intensivos coronários de seis para dez camas, além da aquisição de novo equipamento para ambos os serviços.

Segundo o presidente do Conselho de Administração do CHA, o bloco de ambulatório vai ficar no terceiro piso do edifício central do Hospital de Faro, um piso abaixo do local onde já funciona o bloco central, ficando ambos ligados através de um acesso interior, para potenciar os recursos humanos e aumentar a segurança no transporte dos doentes. 

Projectos existem há já dois anos e podem ver desenvolvimento este ano

Aquilo que era tema tabu para as hostes partidárias da região e mesmo nacionais pelos vistos tinha resposta desenhada há bastante tempo.

De acordo com Pedro Nunes, “os projectos de alteração já estão feitos há mais de dois anos”, sendo que a administração do centro aguarda ainda, revela a Lusa, a aprovação do Ministério da Saúde para avançar, embora Pedro Nunes esteja confiante de que deverá haver luz verde do Governo para se conseguir lançar as obras ainda este ano.

CHA saldou as dívidas

“Este investimento só é possível no Algarve na medida em que os hospitais estão articulados e já se faz uma gestão conjunta”, argumentou, sublinhando que as poupanças decorrentes da criação do centro hospitalar, há um ano e meio, e, sobretudo, a injecção de capital por parte do ministério em 2014, permitiram liquidar uma dívida de 120 milhões de euros.

“Com o último aumento de capital social, de 24 milhões de euros, no final de 2014, e mais dez milhões de euros do orçamento do hospital, conseguimos pagar a dívida”, afirmou aquele responsável, ressalvando que a administração conseguiu normalizar a situação financeira do centro no ano passado e que actualmente “não gasta mais do que o orçamento”.

Segundo Pedro Nunes, o orçamento do CHA para este ano ainda não está fixado, mas o orçamento anual é de aproximadamente 180 milhões de euros, pelo que, mesmo que se avançasse com a obra do Hospital Central do Algarve, cinco milhões de euros representariam apenas um pequeno investimento.

“Não é por mais cinco milhões de euros que não se investe no velho hospital, sobretudo enquanto não tivermos capacidade para construir um novo”, afirmou, argumentando que o equipamento novo que se for adquirindo pode sempre ser aproveitado e transferido para um novo hospital.

O CHA – criado em 2013 e que integra as unidades de Faro, Portimão e Lagos, foi alvo de dois aumentos de capital em 2014 – um primeiro, de 69,4 milhões de euros e um outro mais recente, de 24,6 milhões de euros -, o que permitiu ao centro sair da situação de falência técnica e iniciar 2015 sem dívidas. 

Remendos ditam o destino do hospital central

As obras sucessivas no sentido de melhorar a capacidade actual de resposta das unidades do CHA ditam assim a morte a médio prazo do hospital central e as promessas de um hospital central de referência na região. Em 2014, o centro tinha já investido na renovação de equipamentos em vários serviços, nomeadamente, com a aquisição de um novo equipamento para ressonância magnética no hospital de Portimão, que vai agora ser instalado, e de um sistema de navegação para neurocirurgia e cirurgia na especialidade de otorrinolaringologia.

Já em Janeiro de 2013 tinha sido inaugurado um novo espaço contíguo às urgências do Hospital de Faro, uma área de Decisão Clínica com 560 metros quadrados, criada de raiz, e que custou 600 mil euros.

Com o fim do projecto do hospital central cai por terra também a ambição do Curso de Medicina da Universidade do Algarve de ver ali criado espaço para uma verdadeira integração do curso na estrutura dum hospital de primeira linha como acontece com as faculdades de medicina de Lisboa, Porto e Coimbra.

Nacional

PJ detém homem acusado de violação após abordagem a mulher numa estrada de Odemira

11:50 30 Setembro, 2026 12:51 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito de 52 anos foi detido pela PJ por uma alegada violação de uma mulher de 62 anos, ocorrida numa estrada municipal de Odemira

Algarve Europa

PJ detém em Tavira homem procurado em França por tráfico de armas e branqueamento

11:31 30 Setembro, 2026 11:32 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O luso-francês, de 40 anos, foi detido pela PJ em Tavira ao abrigo de um mandado europeu emitido pela justiça francesa

Algarve Opinião Política

À Mesa com o Poder Local: As Mulheres que o CHEGA deixou à porta da Assembleia Municipal | Por Adriana Martins

08:00 30 Setembro, 2026 07:51 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

À Mesa com o Poder Local, rubrica escrita sobre temas em debate na Assembleia Municipal de Faro, pela deputada municipal Adriana Martins

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Algarve

PJ detém suspeito de roubos com arma de fogo em Almancil e Lagoa

12:50 30 Setembro, 2026 12:49 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Armas de fogo, motociclos com matrículas falsas e um relógio de 35 mil euros estão entre os elementos associados aos três roubos investigados pela PJ

Ovos.
Gastronomia

Tem ovos na cozinha? Este pequeno número na casca diz o que muitos não sabem

12:40 30 Setembro, 2026 11:42 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

DGAV esclarece que o primeiro algarismo impresso nos ovos revela como foram criadas as galinhas que os produziram

Idosa a contar dinheiro.
Economia Nacional

Segurança Social já revelou as datas de outubro: saiba em que dia recebe cada apoio

06:45 27 Setembro, 2026 13:16 28 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já são conhecidas as datas em que a Segurança Social vai pagar as diferentes prestações sociais ao longo do mês de outubro

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Cultura Opinião

História de Tavira: Com os pés na terra – Parte 2 | Por José Manuel do Carmo

09:40 30 Setembro, 2026 09:21 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Assim como em outros povos do Sul da Europa, a principal ancestralidade genética dos povos ibéricos é a dos agricultores anatólios, que introduziram a pele clara na península"

Botija de gás.
Economia Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Mulher a guardar uma lata de atum no frigorífico.
Gastronomia

Abriu uma lata de atum e sobrou metade? Não a guarde assim no frigorífico

11:40 30 Setembro, 2026 11:13 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

As sobras de uma conserva de atum aberta devem ser retiradas da lata antes de serem colocadas no frigorífico

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados nesta data e estas vão ser as regiões afetadas (até 7 horas)

14:00 29 Setembro, 2026 12:53 29 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções programadas no fornecimento de eletricidade e cortes de luz para domingo, 4 de outubro

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Lar de idosos.
Economia Nacional

Vai para um lar e tem ADSE? Há um apoio diário que pode chegar aos 9,48 euros

12:40 28 Setembro, 2026 12:00 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Comparticipação depende dos rendimentos do agregado e pode abranger beneficiários em situação de dependência que cumpram os requisitos

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Foi a um hotel e o papel higiénico estava assim? Saiba o que significa e qual o objetivo

11:50 29 Setembro, 2026 11:36 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A dobra em triângulo no papel higiénico é um sinal usado na hotelaria para transmitir limpeza e preparação do quarto

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

É oficial: estes pensionistas vão receber até mais 200 euros em dezembro

13:20 29 Setembro, 2026 13:05 29 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

António José Seguro promulgou o diploma que prevê um pagamento único entre 100 e 200 euros a mais de dois milhões de pensionistas já em dezembro

Nacional

PJ detém homem acusado de violação após abordagem a mulher numa estrada de Odemira

11:50 30 Setembro, 2026 12:51 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito de 52 anos foi detido pela PJ por uma alegada violação de uma mulher de 62 anos, ocorrida numa estrada municipal de Odemira

Algarve, Europa

PJ detém em Tavira homem procurado em França por tráfico de armas e branqueamento

11:31 30 Setembro, 2026 11:32 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O luso-francês, de 40 anos, foi detido pela PJ em Tavira ao abrigo de um mandado europeu emitido pela justiça francesa

Algarve, Opinião, Política

À Mesa com o Poder Local: As Mulheres que o CHEGA deixou à porta da Assembleia Municipal | Por Adriana Martins

08:00 30 Setembro, 2026 07:51 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

À Mesa com o Poder Local, rubrica escrita sobre temas em debate na Assembleia Municipal de Faro, pela deputada municipal Adriana Martins

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Algarve

PJ detém suspeito de roubos com arma de fogo em Almancil e Lagoa

12:50 30 Setembro, 2026 12:49 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Armas de fogo, motociclos com matrículas falsas e um relógio de 35 mil euros estão entre os elementos associados aos três roubos investigados pela PJ

Ovos.
Gastronomia

Tem ovos na cozinha? Este pequeno número na casca diz o que muitos não sabem

12:40 30 Setembro, 2026 11:42 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

DGAV esclarece que o primeiro algarismo impresso nos ovos revela como foram criadas as galinhas que os produziram

Idosa a contar dinheiro.
Economia, Nacional

Segurança Social já revelou as datas de outubro: saiba em que dia recebe cada apoio

06:45 27 Setembro, 2026 13:16 28 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já são conhecidas as datas em que a Segurança Social vai pagar as diferentes prestações sociais ao longo do mês de outubro

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Cultura, Opinião

História de Tavira: Com os pés na terra – Parte 2 | Por José Manuel do Carmo

09:40 30 Setembro, 2026 09:21 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Assim como em outros povos do Sul da Europa, a principal ancestralidade genética dos povos ibéricos é a dos agricultores anatólios, que introduziram a pele clara na península"

Botija de gás.
Economia, Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Mulher a guardar uma lata de atum no frigorífico.
Gastronomia

Abriu uma lata de atum e sobrou metade? Não a guarde assim no frigorífico

11:40 30 Setembro, 2026 11:13 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

As sobras de uma conserva de atum aberta devem ser retiradas da lata antes de serem colocadas no frigorífico

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados nesta data e estas vão ser as regiões afetadas (até 7 horas)

14:00 29 Setembro, 2026 12:53 29 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções programadas no fornecimento de eletricidade e cortes de luz para domingo, 4 de outubro

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Lar de idosos.
Economia, Nacional

Vai para um lar e tem ADSE? Há um apoio diário que pode chegar aos 9,48 euros

12:40 28 Setembro, 2026 12:00 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Comparticipação depende dos rendimentos do agregado e pode abranger beneficiários em situação de dependência que cumpram os requisitos

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Foi a um hotel e o papel higiénico estava assim? Saiba o que significa e qual o objetivo

11:50 29 Setembro, 2026 11:36 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A dobra em triângulo no papel higiénico é um sinal usado na hotelaria para transmitir limpeza e preparação do quarto

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

É oficial: estes pensionistas vão receber até mais 200 euros em dezembro

13:20 29 Setembro, 2026 13:05 29 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

António José Seguro promulgou o diploma que prevê um pagamento único entre 100 e 200 euros a mais de dois milhões de pensionistas já em dezembro

Últimas Notícias

  • Disse “não” às obras do condomínio? Votar contra pode não chegar para escapar à conta
    Disse “não” às obras do condomínio? Votar contra pode não chegar para escapar à conta
  • Lar clandestino encerrado em Olhão pela Segurança Social: 22 idosos retirados e há suspeitas de maus-tratos
    Lar clandestino encerrado em Olhão pela Segurança Social: 22 idosos retirados e há suspeitas de maus-tratos
  • Nem Faro nem Tavira: há 2.000 anos esta antiga cidade romana no Algarve cunhava a própria moeda junto à Ria Formosa
    Nem Faro nem Tavira: há 2.000 anos esta antiga cidade romana no Algarve cunhava a própria moeda junto à Ria Formosa
  • PJ detém suspeito de roubos com arma de fogo em Almancil e Lagoa
    PJ detém suspeito de roubos com arma de fogo em Almancil e Lagoa
  • Tem ovos na cozinha? Este pequeno número na casca diz o que muitos não sabem
    Tem ovos na cozinha? Este pequeno número na casca diz o que muitos não sabem

Opinião

  • Portugal é o 4.º país europeu onde mais se utiliza o automóvel
    Portugal é o 4.º país europeu onde mais se utiliza o automóvel
  • História de Tavira: Com os pés na terra – Parte 2 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: Com os pés na terra – Parte 2 | Por José Manuel do Carmo
  • À Mesa com o Poder Local: As Mulheres que o CHEGA deixou à porta da Assembleia Municipal | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local: As Mulheres que o CHEGA deixou à porta da Assembleia Municipal | Por Adriana Martins

Europe Direct Algarve

  • Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço
    Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço
  • Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
    Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento