Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia, Nacional, Política

Horta da Areia vale mais de 300 milhões de euros em imobiliário

A Horta da Areia é a jóia da coroa das zonas urbanizáveis da cidade de Faro e pode valer mais de 300 milhões de euros (ME). O valor pode parecer espantoso mas, de acordo com o levantamento feito pelo POSTAL junto de operadores imobiliários de referência, mais de 300 ME é o valor potencial […]

12:37 22 Abril, 2016 12:30 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Clique sobre a imagem para ver em pormenor

A Horta da Areia é a jóia da coroa das zonas urbanizáveis da cidade de Faro e pode valer mais de 300 milhões de euros (ME).

O valor pode parecer espantoso mas, de acordo com o levantamento feito pelo POSTAL junto de operadores imobiliários de referência, mais de 300 ME é o valor potencial da Horta da Areia a preços de venda de imóveis construídos no mercado, tendo em conta um conjunto de factores que sujeitámos à análise de peritos do sector público e privado na área do urbanismo e imobiliário.

Para este exercício considerámos como área de intervenção (AI) toda a área de terreno a sul da linha férrea, incluindo o bairro social e toda a zona fabril adjacente, bem como a área a nascente do viaduto sobre a linha férrea, visíveis na foto/maquete (ver imagem).

O valor, para que se compreenda, corresponde a cerca de oito vezes o orçamento da autarquia farense para 2016 (39,1 ME) e a uma vez e meia o valor investido pelo grupo IKEA no novo complexo comercial que vai instalar em Loulé.

Para chegar a este valor os especialistas contactados pelo POSTAL apostaram em valores médios de terrenos sem infra-estruturas – como são actualmente os terrenos da Horta da Areia – sujeitaram-nos a custos de infra-estruturação e aos limites médios de definição da área bruta de construção, bem como, a um índice de aproveitamento máximo, tendo sempre como premissas de base uma volumetria de construção baixa condicente com uma área turístico-residencial de baixa densidade e próxima de uma zona ambientalmente sensível.

Valor por metro quadrado construído pode chegar aos 1.700 euros no mercado

O valor por metro quadrado infra-estruturado e metro quadrado edificado a preços de mercado

Nos cálculos que o POSTAL realizou com o auxílio de empresas imobiliárias de referência, o valor do metro quadrado com infra-estruturas atinge para a área em análise os 450 euros em média, chegando aos 1.700 euros, em média, por cada metro quadrado construído e vendido ao proprietário final de cada casa ou apartamento.

No primeiro caso o valor dos cerca de 291 mil metros quadrados de AI, deduzidos de 50%, ficar-se-iam pelos 145.500 metros quadrados de lotes passíveis de construção que valeriam cerca de 65 ME. Um valor que após os arranjos paisagísticos e a construção típica das áreas turístico-residenciais facilmente ascenderia para mais de 300 ME.

Alteração no PDM de Faro permitirá intervenção urbanística

Jóia da coroa ainda é área industrial no Plano Director Municipal

A Horta da Areia ainda figura no Plano Director Municipal (PDM) de Faro como zona industrial, confirmou ao POSTAL a Câmara farense, mas a intenção da autarquia é a de, no âmbito da revisão do PDM em curso, passar a classificar aquela área como turístico-residencial.

Uma alteração que permitiria aproveitar a área de cerca de 29 hectares para a construção, mas sempre restringida a um índice de baixa densidade, dada a localização da área de intervenção e tendo em conta a proximidade do Parque Natural da Ria Formosa.

Seguindo estas premissas o POSTAL criou a foto/maquete (ver imagem), que pretende mostrar uma ideia genérica do que poderia ser desenvolvido naquela área, uma imagem virtual, já que a definição em concreto do que ali poderia ser desenvolvido passará sempre pela criação de plano de pormenor urbanístico capaz de definir, nomeadamente, a área efectiva de construção.

A alteração do PDM e a elaboração de um plano de pormenor será assim o primeiro passo para que se possa arrancar para a viabilização e aproveitamento de uma área actualmente votada ao abandono.

Quem tem a propriedade dos terrenos

Uma das dificuldades na Horta da Areia, pode parecer à primeira vista, seria a proliferação de proprietários dos terrenos actualmente, mas o POSTAL sabe que todos os proprietários estão identificados, estando entre eles a Câmara de Faro na zona do bairro social e do campo de futebol, a Carmo & Braz, a Petrogal/Galp Energia, a Rubis gás, a fábrica de cortiça Torres Pinto, a Cavan, o Lidl e mais cerca de uma dezena de proprietários de terrenos onde funcionaram e funcionam ainda instalações industriais.

Clique na imagem abaixo para ver a fotogaleria da Horta da Areia actualmente:

IMG_3586

Em todos estes casos não seria particularmente difícil a negociação para a venda dos terrenos a um investidor ou consórcio de investidores imobiliários como seria mais provável.

Mesmo no caso da autarquia, proprietária do bairro social da Horta da Areia, a Câmara poderia facilmente aceitar entrar no negócio desde que se assegurasse o realojamento das famílias ali instaladas, ao que o POSTAL apurou junto de uma fonte próxima da Câmara, preferencialmente de forma dispersa pelo concelho.

Uma zona privilegiada e de excepcional beleza natural, mas isso não chega

A possibilidade de toda a zona da Horta da Areia vir a ser englobada num projecto de investimento turístico é uma realidade, tanto mais que a zona tem uma vista de Ria Formosa das mais belas da região, o que cria uma zona de investimento urbanístico de rara beleza e elevado potencial.

Por outro lado, a proximidade da cidade é um factor que apresenta sob alguns aspectos uma enorme vantagem, podendo os compradores de casas naquela área usufruir de todas as comodidades de uma cidade a minutos de distância, factor a que se soma a proximidade do Aeroporto de Faro, a apenas cinco minutos de distância pela nova variante a Faro.

Vantagens não faltam à área da Horta da Areia para ser um investimento de elevada valia no mercado imobiliário, mas a criação de um consórcio de investidores capaz de garantir um projecto com estas dimensões depende sempre da existência de pelo menos um equipamento âncora que garanta o potencial de venda do imobiliário no mercado a preços elevados.

Uma marina de média capacidade, sabe o POSTAL, seria a resposta preferencial para alguns investidores que vão mantendo com as autoridades públicas alguns contactos. Se esta pode vir a ser uma realidade ou não é uma questão que pode, ou não, ser complexa, dependendo da abordagem (ver notícia na página ao lado).

Rogério Bacalhau vê grande potencial na zona uma vez requalificada

Câmara acredita no potencial da zona e não está parada

A Câmara de Faro, presidida por Rogério Bacalhau, acredita no potencial da zona da Horta da Areia, com o autarca a defender que “o espaço tem todas as condições para ali se desenvolver um projecto de excelente qualidade, sem pôr em causa nem o funcionamento do porto comercial, nem a preservação dos valores naturais e paisagísticos da Ria Formosa”.

Aliás a autarquia não está parada nesta matéria, além de estar a tratar da alteração do fim a que se destina a área ao nível do PDM, o autarca manteve “contactos com o anterior Governo sobre a viabilidade de um projecto turístico-residencial com marina para aquela zona”, tendo “solicitado ao actual Governo uma reunião no mesmo sentido”.

“A viabilidade da estrutura do porto comercial, mesmo que se entenda que este é uma infra-estrutura fundamental de dimensão regional, não tem de ser posta em causa por este projecto”, defende o presidente, que afirma “não considero que quer a parte urbanística, quer a marina tenham necessariamente de colidir com a defesa dos valores ambientais que importa preservar naquela que é a nossa maior riqueza potencial, a Ria Formosa”.

Mais-valia do projecto poderia ter impacto elevado na economia da cidade e da região

Para Rogério Bacalhau, “um projecto desta natureza teria uma mais-valia potencial notável, quer ao nível do desenvolvimento de uma área degradada da cidade, quer ao nível da qualidade urbanística da mesma”.

Mas o que o autarca realça é que “o mais relevante são os postos de trabalho que se podem criar num investimento deste tipo durante a construção e durante a exploração”, bem como “a dinâmica económica que geraria no concelho e na própria região”.

“Estamos a deixar passar oportunidades ao não estarmos preparados para os investidores que se não tiverem aqui condições investirão noutro qualquer local do mundo”, remata o autarca.

Quanto a investidores, o autarca não dá nomes nem sequer confirma o número dos potenciais contactos com a autarquia, mas sempre avança que há consórcios de grande dimensão que referem que estariam interessados num projecto com estas características.

(Esta notícia foi corrigida relativamente ao nome da fábrica de cortiça existente na Horta da Areia, que por lapso se identificava como Neves Pires e na realidade se trata das instalações da antiga Torres Pinto)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Campo de futebol.
Desporto Europa Nacional

“Deplorável”: equipa de futebol espanhola está em Portugal a estagiar mas pondera desistir antes do tempo

10:00 20 Julho, 2026 09:50 20 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Menos de dois dias após a chegada a Melgaço, um problema inesperado está a levar um clube espanhol a ponderar mudar de planos

Concentração Internacional de Motos de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Cultura

Concentração de Motas de Faro reúne 17 mil pessoas e prepara edição histórica para 2027

07:10 20 Julho, 2026 07:07 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A edição de 2027 vai assinalar os 45 anos da Concentração de Faro e já está marcada para os dias 15 a 18 de julho

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

GNR detém 76 pessoas e regista 710 infrações rodoviárias numa semana no Algarve

14:26 20 Julho, 2026 14:30 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Excesso de velocidade, falta de inspeção e álcool ao volante estiveram entre as principais infrações registadas no Algarve

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Já se encontra na reforma? Saiba qual o mecanismo legal que pode aumentar o valor da pensão

07:00 19 Julho, 2026 17:02 19 Julho, 2026 | João Luís

Quem já está reformado pode, em alguns casos, aumentar o valor da pensão: veja como funciona este mecanismo legal

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

Homem foi parcialmente sugado para fora de avião da Ryanair: investigação preliminar aponta causa inesperada

19:30 20 Julho, 2026 19:23 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novos detalhes sobre o caso da Ryanair que chocou passageiros em toda a Europa

Algarve Economia

APAL alcança 12 milhões de pessoas com promoção de Albufeira

16:18 20 Julho, 2026 16:35 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha “Albufeira faz parte da sua vida” chegou a Portugal, França, Espanha, Alemanha, Suíça e Bélgica

Bandeira de Espanha.
Desporto Europa

Espanha já está em casa: um milhão de pessoas esperado nas ruas para celebrar os novos campeões do Mundo

20:00 20 Julho, 2026 19:34 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de conquistar o Mundial frente à Argentina, a seleção espanhola regressou ao país e prepara uma receção histórica, com centenas de milhares de adeptos esperado

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro

17:52 20 Julho, 2026 17:54 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talk em Faro reuniu projetos ligados à moda, sustentabilidade, identidade e criação colaborativa no âmbito do Novo Bauhaus Europeu

Opinião

Ninguém sabe as batalhas que o outro trava | Por Andrea Moura

09:40 20 Julho, 2026 09:36 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ninguém sabe quais são os desafios que o outro enfrenta, nem quais são as forças que ainda o mantêm de pé para continuar a aceitar, a acreditar e a dar tudo o que tem em cada instante, muitas vezes com um sorriso no rosto"

Mulher a pagar num parquímetro. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Largue o carro: estacionar em Lisboa vai ficar mais caro pela primeira vez em 15 anos

13:40 20 Julho, 2026 14:00 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Estacionar nas zonas tarifadas de Lisboa vai ficar mais caro pela primeira vez em 15 anos: conheça os novos valores previstos para cada zona

Algarve Cultura

Olhão recebe dois dias de jazz ao pôr do sol junto à Ria Formosa

16:00 19 Julho, 2026 14:15 19 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Júlio Resende, Áurea, Orquestra de Jazz do Algarve e Sara Badalo atuam na primeira edição do Olhão South Jazz, junto à Ria Formosa

Tempo nublado. Crédito: Freepik
Tempo

O tempo vai voltar a mudar: calor até 39 ºC durante dois dias e depois há possibilidade de chuva

16:10 19 Julho, 2026 15:22 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os modelos apontam para uma nova descida dos termómetros e não excluem o regresso da chuva no próximo fim de semana

Bandeira de Espanha.
Europa Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Cultura

Diego Miranda, presença habitual no Algarve, atua pela 10.ª vez no Tomorrowland

11:30 18 Julho, 2026 09:56 18 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Com fortes ligações profissionais e pessoais ao Algarve, o DJ regressa ao Tomorrowland como o português com mais participações no festival

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Espada de São Jorge: saiba quando deve regar esta planta para a manter saudável

09:30 18 Julho, 2026 12:53 15 Julho, 2026 | João Luís

A Espada de São Jorge é resistente e exige poucos cuidados, mas a rega certa pode fazer toda a diferença para a manter viçosa

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Campo de futebol.
Desporto, Europa, Nacional

“Deplorável”: equipa de futebol espanhola está em Portugal a estagiar mas pondera desistir antes do tempo

10:00 20 Julho, 2026 09:50 20 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Menos de dois dias após a chegada a Melgaço, um problema inesperado está a levar um clube espanhol a ponderar mudar de planos

Concentração Internacional de Motos de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Cultura

Concentração de Motas de Faro reúne 17 mil pessoas e prepara edição histórica para 2027

07:10 20 Julho, 2026 07:07 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A edição de 2027 vai assinalar os 45 anos da Concentração de Faro e já está marcada para os dias 15 a 18 de julho

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

GNR detém 76 pessoas e regista 710 infrações rodoviárias numa semana no Algarve

14:26 20 Julho, 2026 14:30 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Excesso de velocidade, falta de inspeção e álcool ao volante estiveram entre as principais infrações registadas no Algarve

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Já se encontra na reforma? Saiba qual o mecanismo legal que pode aumentar o valor da pensão

07:00 19 Julho, 2026 17:02 19 Julho, 2026 | João Luís

Quem já está reformado pode, em alguns casos, aumentar o valor da pensão: veja como funciona este mecanismo legal

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

Homem foi parcialmente sugado para fora de avião da Ryanair: investigação preliminar aponta causa inesperada

19:30 20 Julho, 2026 19:23 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novos detalhes sobre o caso da Ryanair que chocou passageiros em toda a Europa

Algarve, Economia

APAL alcança 12 milhões de pessoas com promoção de Albufeira

16:18 20 Julho, 2026 16:35 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha “Albufeira faz parte da sua vida” chegou a Portugal, França, Espanha, Alemanha, Suíça e Bélgica

Bandeira de Espanha.
Desporto, Europa

Espanha já está em casa: um milhão de pessoas esperado nas ruas para celebrar os novos campeões do Mundo

20:00 20 Julho, 2026 19:34 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de conquistar o Mundial frente à Argentina, a seleção espanhola regressou ao país e prepara uma receção histórica, com centenas de milhares de adeptos esperado

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro

17:52 20 Julho, 2026 17:54 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talk em Faro reuniu projetos ligados à moda, sustentabilidade, identidade e criação colaborativa no âmbito do Novo Bauhaus Europeu

Opinião

Ninguém sabe as batalhas que o outro trava | Por Andrea Moura

09:40 20 Julho, 2026 09:36 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ninguém sabe quais são os desafios que o outro enfrenta, nem quais são as forças que ainda o mantêm de pé para continuar a aceitar, a acreditar e a dar tudo o que tem em cada instante, muitas vezes com um sorriso no rosto"

Mulher a pagar num parquímetro. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Largue o carro: estacionar em Lisboa vai ficar mais caro pela primeira vez em 15 anos

13:40 20 Julho, 2026 14:00 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Estacionar nas zonas tarifadas de Lisboa vai ficar mais caro pela primeira vez em 15 anos: conheça os novos valores previstos para cada zona

Algarve, Cultura

Olhão recebe dois dias de jazz ao pôr do sol junto à Ria Formosa

16:00 19 Julho, 2026 14:15 19 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Júlio Resende, Áurea, Orquestra de Jazz do Algarve e Sara Badalo atuam na primeira edição do Olhão South Jazz, junto à Ria Formosa

Tempo nublado. Crédito: Freepik
Tempo

O tempo vai voltar a mudar: calor até 39 ºC durante dois dias e depois há possibilidade de chuva

16:10 19 Julho, 2026 15:22 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os modelos apontam para uma nova descida dos termómetros e não excluem o regresso da chuva no próximo fim de semana

Bandeira de Espanha.
Europa, Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Cultura

Diego Miranda, presença habitual no Algarve, atua pela 10.ª vez no Tomorrowland

11:30 18 Julho, 2026 09:56 18 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Com fortes ligações profissionais e pessoais ao Algarve, o DJ regressa ao Tomorrowland como o português com mais participações no festival

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Espada de São Jorge: saiba quando deve regar esta planta para a manter saudável

09:30 18 Julho, 2026 12:53 15 Julho, 2026 | João Luís

A Espada de São Jorge é resistente e exige poucos cuidados, mas a rega certa pode fazer toda a diferença para a manter viçosa

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Últimas Notícias

  • Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem
    Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem
  • Depois do Festival da Sardinha de Portimão vem o Mar Me Quer: Chico da Tina, Kevinho e Maiara & Maraisa animam a cidade de 12 a 14 de agosto
    Depois do Festival da Sardinha de Portimão vem o Mar Me Quer: Chico da Tina, Kevinho e Maiara & Maraisa animam a cidade de 12 a 14 de agosto
  • Espanha já está em casa: um milhão de pessoas esperado nas ruas para celebrar os novos campeões do Mundo
    Espanha já está em casa: um milhão de pessoas esperado nas ruas para celebrar os novos campeões do Mundo
  • Homem foi parcialmente sugado para fora de avião da Ryanair: investigação preliminar aponta causa inesperada
    Homem foi parcialmente sugado para fora de avião da Ryanair: investigação preliminar aponta causa inesperada
  • Feira da Serra muda-se para o centro de São Brás com entrada gratuita
    Feira da Serra muda-se para o centro de São Brás com entrada gratuita

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
  • As proteínas “erradas” que as células preferem | Por Isabel Duarte
    As proteínas “erradas” que as células preferem | Por Isabel Duarte
  • O futuro do Erasmus+ 2028-2034 | Por Hélder Sousa Silva
    O futuro do Erasmus+ 2028-2034 | Por Hélder Sousa Silva

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
  • O futuro do Erasmus+ 2028-2034 | Por Hélder Sousa Silva
    O futuro do Erasmus+ 2028-2034 | Por Hélder Sousa Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal